segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Museu da Imagem e do Som estreia nova obra na sala imersiva

“KEBRANTO”, obra de Jonas Van e Juno B, aborda mitologia Tupi Guarani em perspectiva onírica e visionária; estreia terá roda de conversa

O Museu da Imagem e do Som do Ceará estreia uma nova obra na sala imersiva nesta quarta-feira (26). “KEBRANTO”, obra de Jonas Van e Juno B, aborda a figura do Boitatá da mitologia Tupi Guarani em uma perspectiva onírica e visionária. A produção já havia sido exibida em vários espaços no Brasil e em outros países, e chega agora ao MIS em versão adaptada especificamente para o espaço da sala imersiva. Na estreia, haverá uma roda de conversa com os artistas e com a curadora Ariana Nuala, na sala imersiva do museu. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte. 
KEBRANTO
Uma serpente viaja através de paisagens digitais oníricas e também de imagens estáticas da floresta amazônica, narrada a partir da repetição cíclica de um tempo espiralado, o tempo proposto nos sonhos pela serpente. A obra “Kebranto”, de Jonas Van e Juno B, narra uma fantasia radical, uma possibilidade de transmutação corporal e temporal a partir do encontro com a serpente Boitatá, que se alimenta dos olhos, e que, após ter comido tantos, se transforma em fogo vivo. Os seres humanos que mergulham seu olhar nos olhos da serpente são irreversivelmente transformados. Como se estivessem olhando para seu próprio fogo e queimando sua retina, esquecendo assim as ferramentas que aprenderam a usar para serem homens e mulheres. 
Tomando como matéria visual o fenômeno nomeado pelas línguas ocidentais como fogo-fátuo, traduzido no norte e nordeste do Brasil, a partir da oralidade e da herança Tupi Guarani, sob o nome de Boitatá, uma serpente de fogo, Jonas Van e Juno B apresentam uma ficção visionária baseada na ideia de que a serpente Boitatá é um ancestral dos corpos trans e queer. A obra, lançada em 2021,  já havia sido exibida em diversos estados do Brasil e em vários países, como Suíça, Portugal, Estados Unidos e França. Ela foi agora adaptada para o formato de exibição em 360°, especialmente para projeção na sala imersiva do MIS Ceará.
“Exibir KEBRANTO no MIS, já tendo sido exibido na Europa, América do Norte, Ásia, America do Sul e em outros lugares do Brasil, marca nossa carreira em exibi-lo pela primeira vez no Ceará, onde nascemos e crescemos e de onde também vêm as referências para o trabalho. Além disso, apresentar KEBRANTO em uma sala imersiva como a do MIS, cria uma outra atmosfera para a obra, expandindo-a, e, com certeza, os diálogos sensoriais com o público serão expandidos também”, afirma Juno B. 
A estreia de “KEBRANTO” no MIS acontece na quarta-feira (26), das 16h às 18h. Na ocasião, haverá uma roda de conversa com os artistas Juno B e Jonas Van, e com a curadora Ariana Nuala. A mediação será de Rafael Damasceno, galerista do MIS.  
Após o lançamento, a obra segue em cartaz na sala imersiva juntamente com as demais exposições já em exibição, em apresentações alternadas.
Jonas Van e Juno B são uma dupla de artistas cearenses que trabalham juntos desde 2020. Jonas é mestre em Artes Visuais pela HEAD Genebra (programa CCC - Crítica, Curadoria e Cybermedias), e Juno é mestre pela LCC London College of Communication - University of Arts London (programa GMI - Graphics Moving Image). A convergência de seus trabalhos é a partir da prática da ficção visionária, usando elementos mágicos e científicos, construindo interações e ancestralidades monstruosas. Com uma perspectiva trans, eles propõem narrativas não lineares e oníricas, construindo obras sensoriais imersivas. Sua pesquisa é materializada por meio de elementos sonoros, imagéticos e poéticos, pensando ficções além da colonialidade, tendo a transmutação como eixo central. Seus trabalhos foram expostos recentemente no 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus - Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pina Contemporânea - Pinacoteca de São Paulo, Pivô e Kadist.

SERVIÇO:
- Estreia de “KEBRANTO”, de Jonas Van e Juno B
Roda de conversa com os artistas e com a curadora Ariana Nuala
Data: 26 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 16h às 18h
Local: sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo)
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Entrada: gratuita.
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.

Nenhum comentário: