quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

"O Concerto do Senhor Parafuso" encanta Fortaleza com música e teatro

Espetáculo gratuito segue até sábado na Rede Cuca 

O Grupo Parafuso de Teatro está em cartaz com o espetáculo "O Concerto do Senhor Parafuso", um encontro mágico entre teatro e música que emociona públicos de todas as idades. Com uma história sensível sobre saudade, amor e amizade, as apresentações,gratuitas, tiveram início nesta terça-feira (18) e seguem até o próximo sábado (22 ) nos espaços da Rede Cuca em Fortaleza.
Pesquisando as manifestações culturais do Ceará há cinco anos, o Grupo Parafuso transforma histórias e tradições em espetáculos que resgatam a memória afetiva e valorizam a identidade cultural. Neste espetáculo, Keven Rocha, diretor e dramaturgo explica que a história é um convite para conhecer o universo das canções populares da infância e das brincadeiras de rua, trazendo à cena a história de Seu João, um idoso cheio de alegria que revive os momentos da infância por meio de suas lembranças.
Em sua casa, ele compartilha o dia a dia com sua fiel gatinha Mimi, um antigo relógio que o acompanha desde a juventude e seu inseparável boneco Senhor Parafuso, um exímio cantor. À noite, enquanto todos dormem, os objetos ganham vida e, entre músicas clássicas e populares, danças e poesias, Seu João se diverte em um concerto cheio de encanto e magia. O espetáculo é para todas as pessoas de todas as idades.  O espetáculo estará disponível em vídeo com tradução em libras, audiodescrição e legendas no canal do youtube (www.youtube.com/@parafusodeteatro7083) 
~ O projeto foi aprovado no 13º Edital Ceará Das Artes - Lei Paulo Gustavo da Secretaria da Cultura do Ceará. 

[SERVIÇO]
 O Concerto do Senhor Parafuso – Grupo Parafuso de Teatro
  18 a 22 de fevereiro
  Rede Cuca Fortaleza
  Entrada gratuita

Datas e locais das apresentações:
18/02 (terça) – 19h – Cuca Mondubim
19/02 (quarta) – 19h – Cuca Barra
20/02 (quinta) – 19h – Cuca Pici
21/02 (sexta) – 15h – Cuca Jangurussu
22/02 (sábado) – 10h – Cuca José Walter

FICHA TÉCNICA - Texto e direção: Keven Rocha | Atores: Dacosta Gomes, Eri Passos, Gratya, Higor Fernandes e Íris Befonzze | Trilha sonora: Wladimir Cavalcante | Produção musical: Silas Rabelo e i9HomeStudio | Iluminação: Ciel Carvalho |  Figurino: Rita Costa | Adereços: Samuel Siebra e Pedro Siolli | Adereços cenográficos: Lucas Gomes |  Ilustração cenográfica: Israel Menezes |  Coreografia: Ray Xavier | Produção Musical: Silas Rabelo e i9HomeStudio | Fotografia e vídeo: Tim Oliveira | Intérpretes de Libras: Islândia Castro e Sentidos Inclusos | Produção cultural: Keven Rocha |  Realização: Grupo Parafuso de Teatro.

Entrevista com Keven Rocha -  produtor e diretor do Grupo 
O Grupo Parafuso de Teatro pesquisa manifestações culturais do Ceará há cinco anos. Como e por que surgiu, e qual tem sido a principal missão do grupo ao longo desse tempo?
Quando comecei a pesquisar sobre manifestações artísticas da cultura popular no curso de Licenciatura em Teatro no IFCE, me debrucei nas tradições cearenses e em suas poéticas para criar  dramaturgias teatrais. A principal missão do Grupo Parafuso de Teatro é alcançar o público infanto-juvenil com apresentações teatrais e contribuir para salvaguardar as manifestações culturais e tradições populares das futuras gerações. 
O espetáculo "O Concerto do Senhor Parafuso" traz um forte resgate da memória afetiva e das tradições culturais cearenses. Como surgiu a ideia para essa história e quais foram suas principais inspirações na construção do texto e da direção?
Uma forte inspiração para a criação do texto “O Concerto do Sr. Parafuso”, foi apresentar ao público infantojuvenil, o amor pela a arte: teatro, música, dança e poesia. O texto faz um resgate de cantigas populares, brincadeiras antigas, ditados populares e o imaginário lúdico da infância. Minha intenção é que o público interaja com as cenas do espetáculo e se sinta convidado a entrar na casa do seu João, conhecer seus objetos encantados e suas brincadeiras.
O universo lúdico da peça envolve música, dança e poesia, além da presença de objetos que ganham vida. Como foi o processo de criação desses elementos e de integração entre os diferentes recursos cênicos?
As crianças atualmente são tecnológicas e vivem num tempo acelerado. Pensando nisso, busquei através dos elementos do espetáculo, das músicas, das danças, inserir personagens alegóricos, cenário com ilustração de desenho, objetos e adereços coloridos, para chamar a atenção das crianças e causar essa sensação de surpresa, encantamento e empatia com a história dos personagens. 
As apresentações acontecerão gratuitamente nos espaços da Rede Cuca, que atendem um público diverso. Como você enxerga o impacto do espetáculo para esses espectadores, especialmente os mais jovens?
Com os equipamentos da Rede CUCA, Acredito que seja uma boa oportunidade de alcançar o público infanto-juvenil que ocupa esses espaços culturais, moradores de bairros periféricos que têm difícil acesso a cultura e o público geral da cidade de Fortaleza. 
A acessibilidade é um tema cada vez mais relevante. Como ela foi pensada no espetáculo, considerando a presença de intérpretes de Libras e outros recursos inclusivos?
Na temporada de estreia teremos uma apresentação presencial com acessibilidade de tradução em Libras. O Grupo Parafuso de teatro também disponibilizará o vídeo do espetáculo com tradução em Libras, Audiodescrição e Legendas, com o objetivo de alcançar todas as pessoas. 
Informações - Keven Rocha (85) 98231-4482 \ Grupo Parafuso de Teatro 

Nenhum comentário: