sexta-feira, 19 de novembro de 2021

LITERATURA

Bibliotecas de escolas públicas de Fortaleza e Maracanaú são revitalizadas através do projeto Territórios da Leitura


No dia 18 de novembro mais duas bibliotecas foram entregues em Fortaleza e Maracanaú. Realizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto revitaliza bibliotecas escolares e desenvolve práticas de leitura para educandos e educadores de Redes de Educação Básica Municipais.


Duas escolas públicas municipais, localizadas em comunidades de vulnerabilidade social de Fortaleza e Maracanaú, são beneficiadas pelo projeto Territórios da Leitura, que no dia 18 de novembro entregou, em cada uma delas, uma biblioteca totalmente revitalizada. Ao todo, são mais de 400 novos livros, 40 jogos educativos, seis computadores, smart TVs, ar-condicionados, móveis projetados, mesas de leituras, cadeiras novas, tapetes de EVA, pufes e uma ambientação inovadora. A proposta é que cada um desses espaços seja um ponto de conhecimento, encontro, afetos e construções de vínculos a partir do livro.

A entrega das bibliotecas com novas cores, mobiliários, equipamentos e livros é a primeira fase do projeto Territórios da Leitura, cujo propósito é democratizar o acesso ao livro e à leitura, aliado a uma proposta de formação de leitores. Após essa etapa, são ofertadas formações para educadores, contações de histórias e vivências literárias para alunos, a fim de melhorar e estimular a escrita e a leitura literária na escola.

AS DUAS ESCOLAS

Desde que foi lançado, em 2020, o Territórios da Leitura já entregou três bibliotecas no interior cearense, beneficiando quase 3.000 alunos de escolas públicas. Agora, com o patrocínio da Gerdau, o projeto chega na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Hildo de Carvalho Furtado (4⁰ ao 9⁰ ano), localizada no bairro Mondubim, em Fortaleza, e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sinfrônio Peixoto de Moraes (6ª ao 9º ano), no bairro Pajuçara, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

ATIVIDADES FORMATIVAS

Para educadores - Em setembro, educadores dessas escolas participaram de um seminário virtual e de oficinas na área da mediação de leitura e dinamização de acervo de bibliotecas escolares. Além disso, vão receber 60 horas de consultoria pedagógica com foco em práticas pedagógicas de leitura sustentadas na biblioteca. Essas atividades formativas contam com a colaboração de nomes relevantes da área da leitura no Ceará, como a bibliotecária Laiana Sousa, o ator e contador de história Raimundo Moreira e a atriz e contadora de história Paula Yemanjá.

Para os alunos - A partir de novembro os estudantes dessas escolas participarão de oficinas de leitura e escrita literária, clubes de leitura e contação de histórias com a escritora e agente literária Julie Oliveira, o ilustrador Lui Duarte, o ator Toni Benvenutti e a escritora Anna K. Lima.

O PROJETO

Lançado em 2020, o projeto Territórios da Leitura já beneficiou o município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, entregando uma biblioteca escolar de alto padrão na Escola Municipal Deputado Manoel Rodrigues, além de atividades formativas para educandos e educadores. No início deste ano, duas escolas do município de Itapipoca, no Vale do Curú, também foram beneficiadas pelo projeto. Duas bibliotecas escolares foram revitalizadas e tiveram oficinas literárias para crianças e adolescentes e formação para professores. Foram contempladas a Escola Dr. Péricles Fernandes Teixeira (1º ao 5º ano), no bairro Nova Aldeota, e a Escola Monsenhor Antônio Tabosa Braga (6º a 9º ano), no bairro Cruzeiro.

O Territórios da Leitura é uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Gerdau, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com a parceria da Secretaria de Educação de Maracanaú e Secretaria de Educação de Fortaleza, BG Soluções Sociais e Instituto Seara.
Saiba mais: https://territoriosdaleitura.com.br/#

Facebook: https://www.facebook.com/territoriosdaleitura/

Instagram: https://www.instagram.com/territoriosdaleitura/

YouTube (registro da biblioteca em Maranguape):

https://www.youtube.com/watch?v=5PHfFr309LE&t=50s


Nenhum comentário: