sexta-feira, 19 de novembro de 2021

FIM DE ANO

Ceará Natal de Luz 2021 terá volta dos espetáculos presenciais, show de luzes na árvore de Natal e homenagem a Belchior

O evento natalino começa no próximo dia 25 de novembro e trará ainda apresentações online no Youtube. O tema deste ano é “A luz da esperança em você”

O Ceará Natal de Luz celebra 25 anos acendendo “A luz da esperança em você”. O lema do maior evento natalino do Norte e Nordeste, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, faz refletir sobre a importância de espalhar positividade para o Ceará e para o mundo. Em 2021, em meio aos momentos desafiadores que a humanidade ainda tem passado com a pandemia, essa reflexão se fará através da internet, em multiplataformas, mas também de forma presencial seguindo todos os protocolos governamentais vigentes no período.
“Essa fonte de energia positiva virá da arte do nosso povo. Queremos a luz da alegria e da emoção voltando a brilhar nos lares. Temos em nós o amor, a solidariedade e a força do nordestino para nos reinventarmos diante das adversidades”, afirmou o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, em café da manhã para a imprensa, parceiros e patrocinadores.

Além de iluminar a cidade com uma decoração branca e dourada que faz brilhar a paz e o amor, o evento natalino que é sucesso entre cearenses e turistas fará uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros, o cearense Belchior. Durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, a filha do cantor, Vannick Belchior, fez uma apresentação especial e cantou clássicos de Belchior como “Apenas um rapaz latino-americano", "Alucinação" e "Como Nossos Pais".

 

75 anos de Belchior

A apresentação de Vannick Belchior abre as comemorações em homenagem a Antônio Carlos Belchior, ou simplesmente Belchior, que faria 75 anos em 26 de outubro de 2021 e será relembrado e celebrado em diversos momentos da programação do Ceará Natal de Luz deste ano.
A obra do cantor e compositor cearense tem sido gravada por artistas da atual geração e ganhará uma interpretação especial de um time de vozes femininas marcantes da música brasileira. “Elas cantam Belchior, um tributo a um ícone da nossa música” terá transmissão online e a participação de Elba Ramalho, Daíra, Solange Almeida, Amelinha e a caçula entre os filhos do poeta, Vannick Belchior. O show será direto da Cidade da Criança ou Parque das Crianças, como a maioria dos fortalezenses conhece.
 

Coral da Luz e Caminhão da Luz

Em respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19 e ao decreto estadual vigente, o Ceará Natal de Luz 2021, que será realizado entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, terá espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e presenciais no Cineteatro São Luiz.
O Coral da Luz volta a se apresentar das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas, mas com um número reduzido de crianças e adolescentes. O grupo formado por meninos e meninas que é uma das atrações mais esperadas do evento natalino não se apresentou no tradicional hotel, na Praça do Ferreira, no ano passado, quebrando uma tradição iniciada em 2002. Em alguns dias, cantores de sucesso como Chambinho do Acordeon, Vannick Belchior, Marcos Lessa, Waldonys e João Cláudio Moreno vão se apresentar junto com as crianças.
Além das apresentações do Coral da Luz, o Caminhão da Luz todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, que fez bastante sucesso no ano passado, percorrerá mais uma vez Fortaleza de ponta a ponta levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense, desde a área nobre até as mais periféricas.
“O Caminhão da Luz foi um enorme sucesso. No ano passado, foi a melhor forma que encontramos para levar a magia do Natal para toda a cidade. As pessoas ficaram nas janelas das casas e apartamentos acompanhando e registrando as crianças e os jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”, ressalta Assis Cavalcante.



Online

Nesta 25ª edição do Ceará Natal de Luz, as tradicionais apresentações com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita acontecerão de forma online direto de importantes equipamentos culturais e pontos turísticos da Capital. Entre os locais que receberão os 13 espetáculos, estão: o Theatro José de Alencar, a Praça José de Alencar, o Teatro São José, a Praça Portugal e a CDL de Fortaleza. Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.

Presencial

O Cineteatro São Luiz receberá seis apresentações com público, respeitando o limite de capacidade do decreto vigente durante os dias 11, 18 e 19 de dezembro, quando acontecerá a programação do Ceará Natal de Luz no espaço cultural. Vão se apresentar o grupo teatral Blitz com um musical infantil, os bailarinos da Edisca e a Orquestra de Sopro de Pindoretama.

Abertura

A abertura será no Theatro José de Alencar, no dia 25 de novembro, a partir das 18h, com um espetáculo natalino diferenciado, especial e online. Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical promete emocionar o público. Além dos atores, a apresentação contará com a participação do Coral da Luz, dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Chambinho do Acordeon, da cantora Amelinha e da dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel. A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará da tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos.

O espetáculo de abertura também será exibido em um telão para a diretoria da CDL de Fortaleza, patrocinadores, imprensa e autoridades com um show presencial das cantoras Vannick Belchior e Isabela Serpa.


Curadoria

O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele. Ele conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje, IFCE.


Árvores de redes com espetáculo de luzes e som

A tradicional e original árvore de Natal de redes aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. De lá para cá, outras árvores foram montadas com esse formato, mas em 2021, a escolha tem um significado emblemático.

Neste ano a grande novidade da árvore erguida na Praça Portugal será um espetáculo de luzes e som. A cada 30 minutos, a partir das 18h, quem passar pela região poderá ver luzes estroboscópicas com um acendimento sincronizado e uma trilha sonora emocionante.

Projeção mapeada

Sucesso nas edições anteriores durante a abertura, na fachada do Cineteatro São Luiz, a projeção mapeada ocorrerá, neste ano, na fachada do Theatro José de Alencar. O espetáculo de efeitos especiais, no qual as imagens se encaixam no prédio, acontecerá no dia 13 de dezembro. A recomendação ao público que comparecer é seguir à risca as medidas de prevenção à covid-19, como o uso de máscara.

Nenhum comentário: