sexta-feira, 19 de novembro de 2021

FESTIVAL

Canoa Blues retorna com nova edição e programação gratuita em Fortaleza e Canoa Quebrada


Desde 2008 mostrando o que há de melhor na cena nacional do Blues, o Festival Canoa Blues retorna em 2021 com a 14ª edição. Com programação totalmente gratuita e em formato híbrido, o festival será realizado em três momentos: 17 a 19 de novembro (arte-educação, em Canoa Quebrada), 19 e 20 de novembro (shows em Canoa Quebrada) e 18 de dezembro (shows em Fortaleza). Além da agenda musical, o evento conta com ações sociais em prol da arte-educação para crianças e adolescentes atendidos por ONGs locais.

O Festival Canoa Blues integra o calendário oficial de eventos do Ceará e realizará a edição 2021 de acordo com a política de biossegurança vigente contra a covid-19.

A programação também será transmitida virtualmente no Youtube, no canal oficial do Canoa Blues. Em formato compacto e valorizando as apresentações de cada artista, os espectadores poderão desfrutar de música de alta qualidade sem sair de casa. A agenda digital inclui, ainda, curso sobre a história do Blues, apresentado pelo músico e pesquisador Cláudio Oliveira.

Conexões musicais
Os apreciadores de Blues terão a oportunidade de prestigiar ao vivo o festival em espaços diferentes. Em Fortaleza, as apresentações serão em 18 de dezembro, no Teatro Antonieta Noronha, com Anderson Camello & Cláudio Oliveira, Shirley Cordeiro & Débora Marc e Roberto Lessa & Gabriel Yang. Já em Canoa Quebrada, Marília Lima e o pianista Leonardo Vasconcelos agitam a noite de 19 de novembro. No dia seguinte, a atração é o gaitista Jefferson Gonçalves, que sobe ao palco acompanhado pelo guitarrista, violonista e cantor Marcelo Justa.

Pandemia
Na edição de 2020, mesmo com o contexto limitante da pandemia no país, o Festival Canoa Blues ganhou roupagem inovadora. Apostando no até então recente formato de transmissão virtual, as lives no Youtube, o evento fez história na cena cultural e contou com a participação de mais de 60 mil espectadores virtuais.

Responsabilidade social
Assim como nas edições anteriores, o festival contará com programação única, somando cultura e responsabilidade social. Em 17, 18 e 19 de novembro, haverá atividade de arte-educação para a comunidade de Canoa Quebrada. Com apoio da ONG Canoa Criança, será ministrado minicurso de arte em areia, produto típico do Litoral Leste do Estado, para crianças e adolescentes e outros interessados. E, como nas edições anteriores, o Festival Canoa Blues estimulará a doação de livros por parte do público, que serão repassados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas nos locais dos shows.

Todas as apresentações em Fortaleza e em Canoa Quebrada têm acesso inteiramente gratuito, mas com limitação de público, respeitando as normas de controle sanitário adotadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Aracati para contenção da covid-19.

Sobre Canoa Quebrada
A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará, sendo incluída recentemente na Rota do Sol - seleção de destinos mais valiosos para o turismo regional. Com paisagem exuberante, marcada por falésias, Canoa está no município de Aracati e tem também forte tradição cultural. E dispõe de qualificada e diversificada estrutura de mais de 80 hotéis e pousadas, além de barracas de praia que oferecem até mesmo programações à noite.

Além das belezas naturais da região, a praia de Canoa Quebrada oferece ainda uma ampla programação que varia de opções musicais em diferentes estilos, como música nordestina, destacando-se o forró, MPB, pop, rock, blues, samba e reggae, artesanato, poesia e artes plásticas. E até produções cinematográficas.

Na rua principal, a chamada "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com distintas referências gastronômicas nacionais e internacionais, além de bares temáticos e casas noturnas.

PATROCÍNIO
Patrocínio em Fortaleza: Prefeitura Municipal de Fortaleza e InvestNE
Patrocínio em Canoa Quebrada: Prefeitura Municipal de Aracati, Sebrae e Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada

APOIO
InvestNE, Cantina Pet e Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

SERVIÇO
19 de novembro, sexta-feira
Local: Broadway Street, Canoa Quebrada
Shows: Marília Lima e Leonardo Vasconcelos
Horário: 22 horas
Acesso gratuito

20 de novembro, sábado
Local: Broadway Street, Canoa Quebrada
Shows: Jeferson Gonçalves e gaitistas convidados
Horário: 22 horas
Acesso gratuito

17, 18 e 19 de novembro
Local: ONG Canoa Criança/Canoa Quebrada
Oficina de arte-educação - Esculturas de Areia - Manhã

21 de novembro, domingo
Horário: 10h
Local: Conselho Comunitário de Canoa Quebrada.
Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

18 de dezembro, sábado
Local: Teatro Antonieta Noronha, Fortaleza
Shows:
- Claudio Oliveira & Anderson Camello,
- Roberto Lessa & Gabriel Yang,
- Shirley Cordeiro & Debora Marc.
Horário: 18 horas
Acesso gratuito, até o limite da metade da capacidade da plateia.

Canal oficial do Canoa Blues no Youtube, onde serão transmitidos os shows ao vivo: https://www.youtube.com/channel/UC5rjUmqxH2EMfb-k-RXNxh

Nenhum comentário: