quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CENTRO DRAGÃO DO MAR

4ª edição do Festival Delícias do Mundo reúne os melhores sabores da gastronomia mundial


De 26 a 28 de novembro, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai receber a quarta edição do Festival Gastronômico Delícias do Mundo, que será realizado das 16h às 23h, de forma presencial. Com quase 40 chefs representando mais de 14 países, o Festival reúne o que há de mais saboroso em temperos, arte e cultura. Serão 20 stands com receitas nacionais e internacionais de dar água na boca. O Festival oferece ainda palestras, oficinas técnicas e atrações musicais voltadas para toda a família. Os preços dos pratos são acessíveis, variando entre R$ 5,00 e R$ 40,00, e a entrada é gratuita com a apresentação do passaporte da vacina.

 

“Estamos felizes por realizar o Festival de forma presencial. Preparamos algumas novidades e vamos seguir os protocolos de segurança sanitária exigidos. Queremos celebrar esse momento de forma segura e saborosa”, diz Liége Xavier, produtora cultural e realizadora do evento.

 

Uma das novidades desse ano é o debate “Gastronomia e comunicação: os desafios para vender seu peixe”, que será realizado no sábado, 27, às 19 horas. O encontro contará com a participação dos chefs Edil CostaPatrick Alex Kazumy Miura, sucesso em suas redes sociais, principalmente no Instagram. O Chef Edil Costa é colunista gastronômico, sommelier e professor de pós-graduação. Já Patrick Alex é mestre em economia, graduado em gastronomia, empresário e influenciador digital e Kazumy Miura, especializada em comida asiática e frutos do mar, está à frente do delivery Japa da Ostra. Eles vão falar sobre suas experiências com as mídias sociais, os conteúdos postados, retorno da visibilidade, engajamento e vendas de seus produtos com o apoio das redes sociais. O mediador do debate será o jornalista Alberto Perdigão.

 

Já as oficinas vão ocorrer sob a coordenação do Espaço Edil Costa e iniciam às 18h da sexta-feira, 26, com o Chef Felipe Farias apresentando o “Churrasco na Frigideira”. Logo após, às 19h, é a vez do Chef Elcio Nagano mostrar a Gastronomia Molecular - espumas e fumaças. No sábado, 27, o Chef Edil Costa vai elaborar o delicioso prato da cozinha Italiana: Ragu de calabresa com polenta gratinada e, às 19h, o Chef Luiz de França vai fazer o tradicional prato da cozinha francesa, o ratatuille. No domingo, o Chef Edil Costa retorna às 18 horas com sabores da cozinha nordestina e o seu espetacular escondido de carne de sol com abóbora, e às 19 horas com uma deliciosa moqueca de peixe com farofa cítrica. Um dia para aproveitar gratuitamente as concorridas oficinas gastronômicas do Chef Edil Costa.

 

Música boa também faz parte da programação do Festival Delícias do Mundo. Além do Dj Residente Cau Borges, que estará no comando do som durante os três dias de evento, a noite de sexta-feira (26) será embalada com o melhor do pop rock nacional da banda O Verbo, que tem na guitarra Alex Sampaio, no vocal Mauro Oliveira, na bateria Ponciano Braide e no baixo Wilson Neto. Já no sábado (27) tem Tributo a Tim Maia Racional com o quinteto cearense formado por Léo Suricate na voz, DJ Kerensk Barata nos Scratches, Pepeu na bateria, Plínio Câmara na guitarra e Gustavo Portela no baixo. O evento encerra no domingo (28) com o M&M Duo formado por Marcelo Justa na voz e violão e Marco Holanda também voz, violão e baixo, tocando os clássicos do country e blues. Na sexta e sábado os shows iniciam às 20 horas e no domingo a partir das 19 horas.

 Chefs, Países e Sabores

São cerca de 40 chefs envolvidos, que vão preparar pratos deliciosos, representando mais de 14 países. Entre eles estão o Chef Albertino Araújo, que obteve o Grand Diplôme Le Cordon Bleu e irá cozinhar as delícias da culinária espanhola. Representando também a Espanha e o Brasil teremos o Chef Bruno Carvalho, especialista em confeitaria internacional, que irá levar ao Festival pratos que são "paixão nacional": coxinhas e churros.

A Chef Kazumy Miura, a Japa da Ostra, vai oferecer comidinhas asiáticas que caíram no gosto brasileiro como guiozas e harumakis, além de suas famosas ostras que serão trazidas em um aquário para garantir o seu frescor além de um stand com vinhos finos tintos, brancos e espumantes no “mèthode traditionnelle”. A culinária japonesa estará presente com o Chef Élcio Nagano e sua filha Bia Nagano, que vão oferecer alguns pratos do Kina Restaurante como o Poke Hawai, Yakissoba e a novidade Tehot.

Já a Chef Miriam Muniz, que hoje está à frente do Reino Gourmet e que presta consultoria usando técnicas da cozinha terapia, levará para o Festival pratos especiais da Itália. A Villa Girasole, que tem a frente a Chef Grazi Facundes, também vai representar a região oferecendo a tradicional comida de rua napolitana como a famosa Frittatine Napoletana a irresistível Pizza à Portafoglio. Portugal estará bem representando pela Chef Nice Silva, que vai oferecer bacalhau com natas, pastéis de Belém, travesseiro de Cintra e os famosos bolinhos de bacalhau. O Chef André Adjafre vai representar as arábias com as suas deliciosas kaftas.

A culinária norte-americana será representa pelo Chef Felipe Farias, que vai preparar pratos irresistíveis como porco no rolete, brisket, frango defumado e, para sobremesa, um delicioso brownie. Tem ainda o Chef Lucas Donadel com os clássicos hambúrgueres Donadel, entre eles, os saborosos burguers Junkie e o Deluxe. O Baptista Defumados, do Chef Lucas, estará com stand de dar água na boca servindo sanduíche no pão ciabatta artesanal com lombo defumado, mussarela, chutney de abacaxi, rúcula e tomate, além do sanduíche com pão ciabatta artesanal com pulled pork, mussarela, tomate e rúcula e aperitivo joelho de porco defumado com farofa crocante.

O It´s True Food Bar também estará presente com sanduíches inusitados, inspirados a partir de experiências adquiridas em viagens por diversos lugares. São eles Tikka Masala, baseado num prato tradicional indiano, e Boeuf Bourguignon, originado na região francesa de Borgonha.

A Grécia estará presente no Festival com o chef Saulo Donsouzis do Olimpo, pioneiro na gastronomia grega em Fortaleza. Ele vai preparar o delicioso Lanche dos Deuses, composto pelo famoso prato grego Souvlaki + batatinha frita. O Chef Luhen Aquino vai oferecer pratos da culinária mexicana como Chilli Dog com chips de batata, Chilli de caju com nachos e a deliciosa Smoked Porcheta en Fuego.

A França estará representada pela Crepitos Creperia da Chef Debora, uma empresa de crepe francês com toque brasileiro. E tem doces especiais com a Chef Karyny Goes com os doces “Pra Sentir’ e com a Chef Larissa Martins com a marca Donna Chocolatier.

O Brasil será representado pelo seu tradicional cafezinho com o stand Atelier 1913, que tem a frente Isabelly Giffony, nutricionista, pós-graduada em gastronomia e barista. Ela faz parte da quarta geração da família do sítio São Roque d Mulungu, referência em café sombreado, e vai levar para o para o Festival bebidas e produtos à base de café, como manteiga e geleias, além dos cafés moídos e em grãos. A comida afetiva cearense também será representada pelo Chef Carlos Henrique Sarmento, gestor de gastronomia do grupo Pinheiro, do restaurante do grupo Pirata e proprietário do CORDEL Gastronomia. Para o evento, ele vai preparar pratos saborosos como Stinco Cordeiro Cordel, Polpetta de costela suína defumada, Despacito e Pão de alho. Para sobremesa, pudim de cocada e torta de banana cordel.

O 4º Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier com consultoria gastronômica do Chef Elcio Nagano. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e possui patrocínio da Solar Coca-Cola, através do XII Mecenato Estadual do Ceará. Conta ainda com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Mercadinhos São Luiz, Japa da Ostra, Granja Regina e Espaço de Gastronomia Edil Costa.

Programação

Durante os 3 dias: Dj Residente: Cau Borges

Dia 26/11 (sexta)

18h – Oficina: Churrasco na Frigideira - Chef Felipe Farias

19h – Oficina: Gastronomia Molecular - Chef Elcio Nagano - espumas e fumaças

20h - Show: O Verbo – Pop Rock Nacional

Dia 27/11 (sábado)

18h – Oficina: cozinha Italiana - Ragu de calabresa com polenta gratinada - Chef Edil Costa

19h – Debate: “Gastronomia e comunicação: os desafios para vender seu peixe”

19h – Oficina: cozinha francesa – ratatuille - Chef Luiz de França

20h - Show: Tributo a Tim Maia Racional

Dia 28/11 (domingo)

18h – Oficina: cozinha nordestina - escondido de carne de sol com abobora - Chef Edil Costa

19h – Oficina: pescado - moqueca de peixe com farofa cítrica - Chef Edil Costa

19h - Show: M&M Duo – Clássicos Country e Blues

Serviço:

Data: 26, 27 e 28 de novembro de 2021
Horário de funcionamento: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Shows musicais: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Atrações (shows e palestra) e oficinas no espaço Edil Costa: grátis.

Entrada é grátis

* Permitida a entrada somente com a apresentação do Passaporte da Vacina por meio físico ou digital + Documento de identificação com foto.

Nenhum comentário: