quarta-feira, 9 de julho de 2025

Maranguape em cena promove estreia de 10 filmes roduzidos pelos alunos

Nesta quinta-feira (10/07), o Maranguape em Cena promove a estreia de 10 documentários de curta-metragem produzidos pelos alunos do programa de formação e difusão audiovisual. A cerimônia de encerramento do projeto, com a certificação dos participantes, acontece na Praça Francisco Colares, às 18h30. De 11 a 27 de julho, a Mostra Itinerante de Audiovisual do projeto exibe os filmes nas localidades de Itapebussu, Amanari, Cachoeira, Guabiraba, Coité e Pato Selvagem, Novo Maranguape, além de espaços culturais e comunitários da sede do município.
O Maranguape em Cena, realizado de março a junho, beneficiou aproximadamente 150 pessoas do município com um percurso formativo em audiovisual gratuito voltado para a criação de documentários. Além de alunos e professores das redes pública e privada de ensino, artistas e profissionais do audiovisual, participaram pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pela APAE no município.
Para a jornalista e fotógrafa Érica Alessandra Cavalcante, que tem 52 anos e atua na área da comunicação desde 2002, participar do projeto foi um divisor de águas. Tanto para a vida profissional, pois também trabalha com vídeos e edições em redes sociais, quanto para a pessoal. “Sempre fui apaixonada pela arte e pelo cinema, mas nunca havia pensado em chegar tão longe. Já quero ingressar nesse mundo fantástico que é o cinema”, afirma. Junto com seus colegas de curso, pretende “levar o audiovisual de Maranguape para o mundo”.
Já a professora da rede pública municipal, residente do distrito de Amanari, Tamira Abreu, diz que o curso superou suas expectativas. “Estou saindo com um olhar diferenciado, agora consigo compreender e analisar bem todos os aspectos de uma produção audiovisual. Um diferencial foi ter acesso aos equipamentos, que é algo fora da nossa realidade, pois costumamos filmar com o celular. Meus objetivos foram alcançados e estou muito feliz, principalmente porque estamos fazendo algo inédito na nossa comunidade, que é apresentar uma pessoa ilustre daqui, o Laerte Andrade”.
Na tela grande, os moradores de Maranguape vão se identificar ou reconhecer algumas histórias contadas pelos novos cineastas. “Pois, além de promover a formação audiovisual, o projeto propõe a valorização das tradições, das memórias e da cultura local”, explica o coordenador do projeto, Adriano Souza. Ele ressalta que os alunos definiram os temas e as personagens a serem retratados em seus filmes, assim como conduziram toda a produção, “sendo os grandes protagonistas dessa jornada”.
As aulas aconteceram nas localidades de Itapebussu, Cachoeira e Amanari, além de Maranguape. “Por isso, o projeto contempla a exibição descentralizada dos filmes, para levar as produções até as comunidades dos territórios onde foram produzidos, incluindo bairros periféricos e comunidades rurais”, explica o produtor do projeto, Yago Vicente. Dentro da Mostra, ele destaca ainda a programação no cineclube Cine Serra, criado pelos alunos durante a formação.
Formação audiovisual com grandes nomes do cinema no Ceará
O Maranguape em Cena realizou um curso de 200 horas/aula que se estrutura em três eixos principais: Introdução à Produção Audiovisual e Roteiro; Captação de Imagens e Áudio; Edição e Finalização Audiovisual. O projeto inclui também o Laboratório de Produção Audiovisual, por meio do qual os participantes produziram os 10 documentários de curta duração (até cinco minutos).
Os alunos tiveram aulas com grandes nomes do mercado audiovisual cearense. Os instrutores foram o diretor de fotografia de cinema, TV e vídeo, com atuação nacional, Alex Meira; o produtor Daniel de Paula, que traz experiência em festivais como Cine Ceará e For Rainbow, além de participação em diversas produções locais; o jornalista, roteirista e diretor de cinema Émerson Maranhão, premiado pelos filmes Aqueles Dois e Transversais; e Rui Ferreira, montador, roteirista e produtor, que é um dos integrantes do pioneiro Núcleo de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e já realizou a montagem de mais de 250 títulos.
“Ainda que seja um percurso introdutório, o Maranguape em Cena cumpre com excelência seu objetivo. Os participantes passaram por todo o processo de realização de pelo menos um documentário, desde o surgimento da ideia à sua execução, foram apresentados as técnicas e procedimentos. Ao fim se descobrem realizadores, criadores de suas próprias histórias”, afirma Émerson Maranhão.
O projeto foi promovido pela Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Ministério da Cultura (Minc). A produção fica a cargo do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu.

Serviço:
Maranguape em Cena
Cerimônia de Encerramento e Estreia dos filmes
Data: 10/07 (quinta-feira)
Horário: 18h30
Local: Praça Francisco Colares (em frente à Igreja Matriz de Maranguape)
Gratuito

Mostra Itinerante de Audiovisual - Maranguape em Cena
Data: De 11 a 27/07
Locais: Itapebussu, Amanari, Cachoeira, Guabiraba, Coité e Pato Selvagem, Novo Maranguape e Sede de Maranguape (APAE, Acesse e Casa CHA)
Programação completa: Instagram @MaranguapeemCena - https://www.instagram.com/p/DLpnT_KuS1x/?img_index=1
Gratuito
Programação sujeita a alterações

Nenhum comentário: