sexta-feira, 30 de junho de 2023

Espetáculo musical infantil promove a importância da ancestralidade negra na infância

Com música, dança e brincadeiras, a peça apresenta uma forma lúdica e divertida de aprender sobre a importância da valorização da cultura afro-brasileira e da ancestralidade negra
O espetáculo musical infantil “Mas peraí, de onde eu vim?” realiza sua estreia em Fortaleza, neste sábado, às 18 horas, na Casa de Encantaria e Cura Nossa Senhora das Dores, com entrada gratuita. A peça é uma realização do Grupo Teatro na Porta de Casa, composto por artistas negros de múltiplas linguagens. O projeto foi selecionado pelo II Edital Cultura Infância, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). 
A peça conta a história de Akanni Ayô (Lucas Limeira), uma criança negra que está conhecendo a sua ancestralidade junto com a sua amiga Zuri (Conceição Soares). Por meio de brincadeiras, músicas e conversas com suas mães, os pequenos descobrem os significados e as origens de seus nomes, danças e brincadeiras. A montagem conta e canta sobre a história e sabedoria afro-brasileira mostrando como a representatividade é necessária para a aceitação e a valorização de si.
A atriz, diretora e roteirista da peça, Conceição Soares, conta que a história foi inspirada no podcast “Histórias para ninar uma criança preta”, também de sua autoria. Ela diz que se motivou a falar sobre e para crianças negras ao se sentir distante de seu sobrinho, quando teve que sair de sua terra natal, Pacoti (CE), para estudar em Fortaleza. “Quando me vi distante do meu sobrinho, senti a necessidade de estar perto dele de alguma maneira, então fiz o podcast”, explica. “Eu tive medo de como a falta de uma referência negra e de como o preconceito chegaria até ele. Trabalhei muito a questão da autoestima, de ele desde cedo se reconhecer como negro e se amar por isso”. O podcast e o espetáculo são maneiras que a artista encontrou de contribuir com as vivências de seu sobrinho. 

Serão três (03) apresentações gratuitas, duas em Fortaleza e uma em Pacoti (Ce). O ator e produtor executivo, Lucas Limeira, espera poder levar o espetáculo para mais teatros e para mais cidades do Ceará. “É fundamental que as crianças desde cedo tenham contato com a história e as tradições da cultura negra, para que possam ter orgulho de seus traços, sua cor e conhecer a história de nossos ancestrais. Levar essa peça para mais apresentações, e quem sabe por mais cidades do estado, é uma forma de ampliar o alcance dessa mensagem”, conclui.

Lucas Limeira
Negro, Ator e Produtor do Grupo Teatro na Porta de Casa. Atua em Teatro, Cinema e Audiovisual. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2022), possui também formação no percurso básico de ator pela Escola Porto Iracema das Artes (2017). Atuou nas peças O Mágico de Oz (2011), Os Cavaleiros (2015), Zeca e o Mundo (2016), Além Aquém Daqui (2017). Foi protagonista nos filmes premiados Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno. Direção: Leon Reis. (2018), Cabeça de Nêgo. Direção: Déo Cardoso. Corte Seco Filmes (2020), Banzo. Direção: Rafael Luan. (2020), Estranho Caminho. Direção: Guto Parente. Tardo Filmes (2021) Atualmente é professor efetivo de artes na Rede Pública de Ensino da Prefeitura de Fortaleza.

Conceição Soares
Pacotiense, umbandista, trancista, mulher negra, artista, pesquisadora, diretora e professora. Atriz do Grupo Teatro na Porta de Casa. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2021).  dirigiu duas peças natalinas em Pacoti, em 2021, está desenvolvendo uma pesquisa sobre os Dramas Cantados em Pacoti e atualmente está em processo de montagem de seu primeiro espetáculo infantil "Mas peraí, de onde vim?".

SERVIÇO
Entrada gratuita
Espetáculo: Mas peraí, de onde eu vim?
Data/Hora: sábado, 01/07 às 18h
Local: Casa de Encantaria e Cura Nossa Senhora das Dores (Rua Pedro II, 552, Vila Peri)
Mais informações: Instagram @teatronaportadecasa 

Nenhum comentário: