quarta-feira, 7 de junho de 2023

Arte Encena promove espetáculos teatrais gratuitos no mês de junho

O Sesc inicia o mês de junho com uma programação cultural variada disponível na unidade do Sesc Fortaleza, de forma gratuita e para todos os públicos. São espetáculos teatrais que acontecem de 06 a 29 deste mês, através do projeto Arte Encena, todos com classificação indicativa livre, com o objetivo de promover a formação de plateia e a fomentação teatral de grupos locais. 
Abrindo a programação, no dia 06, o público poderá conferir, a partir das 17h, As Peripécias do Bode Ioiô, que conta as histórias desse bode tão querido pelo povo fortalezense, como por exemplo, quando foi eleito o vereador mais votado da Capital alencarina. Tudo com muito teatro e música ao vivo, levando diversão e irreverência para quem assistir. 
No dia 13, também as 17 horas, é a vez do espetáculo Zuadento Xote Shou, que tem como protagonista um palhaço vestido de flor de chita, com sinos e instrumentos percussivos, que está ali para fazer rir e fazer música, pra quem vê e pra quem se proponha a fazer com ele. Já o Espia só o meu Ceará, representa a rotina dos cearenses que no Sertão investem sua fé e sua dedicação no plantio e na colheita, para garantir recursos para todo o ano; e no litoral tem como meio de sustentação a pesca e o artesanato. A apresentação acontece dia 15, a partir das 17h30. 
Já a Performance Chapliniana é um espetáculo de teatro físico, que dialoga com aspectos da arte de rua, traz referências do cinema mudo e do universo chapliniano. O espetáculo acontece dia 20, às 17 horas. Também nesse mesmo horário, no dia 22, haverá o PARTidas, que fala poeticamente de passageiros sem rostos, sem nomes, sem lugares e com história, que se cruzam em meio a uma estação ferroviária e partem para outros lugares.  
Quem gosta de cultura popular pode conferir no dia 27, às 17 horas, a história do poderoso Coronel Baltazar e da sua linda Filomena, que rejeita Cassimiro como amigo da sua filha. Eis que, de repente, uma cobra ameaça a vida da filha de Baltazar e assim esse coronel resolve lançar um desafio. Uma reviravolta no enredo fará o público dançar junto com os personagens, encantando crianças e adultos, nos conectando a cultura popular, com Cassimiro Coco e a Filha do Coronel Baltazar. 
Encerrando a programação, no dia 29, às 17 horas, acontece o espetáculo circense Terra de Quem Rói, que perpassa o universo de três ratos. Valendo-se da palhaçaria clássica e construindo uma dramaturgia em diálogo com as técnicas do malabarismo e da acrobacia, trazem as personagens, ratos malquistos pela sociedade, sujeitos a fome e ao medo. Através de uma dramaturgia simples e excêntrica o espetáculo é pautado em reflexões sobre a nossa organização social. 

Sobre o Arte Encena 
Com apresentações de teatro, dança e circo, o Sesc multiplica as linguagens e o alcance da arte no imaginário popular. Por intermédio dessas diferentes expressões, os espectadores vivenciam novas experiências e veem ao vivo o desdobramento de novas reflexões da realidade. O projeto promove a formação de plateia e a fomentação teatral de grupos locais assegurando-lhes apresentações para as suas montagens com possibilidade de itinerância, primando sempre pela diversidade. 

Serviço 
Arte Encena 
Data: 06 a 29 de junho 
Local: Sesc Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro 
Mais Informações: 3464.9326 

Programação 

Terça-feira, 06  
17h - As Peripécias do Bode Ioiô (Evan Teixeira) 

Terça-feira, 13 
17h - Zuadento Xote Shou (Budega Jeremias) 

Quinta-feira, 15 
17h30 - Espia só o meu Ceará (Companhia de Ritmos e Danças Populares) 

Terça-feira, 20 
17h - Performance Chapliniana (Chaplin Cearense) 

Quinta-feira, 22 
17h - PARTidas (Coletivo Dama Vermelha) 

Terça-feira, 27 
17h - Cassimiro Coco e a Filha do Coronel Baltazar (Calu Maravilha) 

Quinta-feira, 29 
17h - Terra de Quem Rói (Cia. Itinerante de Malabares) 

 

Nenhum comentário: