A loja realizará seu primeiro lançamento de livro, nessa quarta-feira, 24 de maio, às 19h, seguido de bate-papo com o autor e com a mediação do artista visual Felipe Camilo
Ao longo de cinco anos, o artista Rubens Venâncio fotografou diferentes situações de desaparecimento de moradore(a)s de uma cidade abandonada (Cococi – Inhamuns), de um distrito impactado pela transposição das águas do rio São Francisco (Baixo das Palmeiras, Crato - Cariri), e de uma cidade inundada pela construção de uma barragem (Jaguaribara – Vale do Jaguaribe). As fotografias, produzidas com filme Polaroid grande formato vencido (tipo 55), constituem uma narrativa visual sobre as histórias e o cotidiano de pessoas que vivem em contextos de ruínas nos sertões do Ceará. O que resultou no fotolivro Iminências.
A obra é composta por 15 envelopes lacrados contendo em cada, uma imagem positiva e outra negativa, além de uma carta e de restos do filme original utilizado. O livro fez parte de duas experiências acadêmicas desenvolvidas por Venâncio: uma pesquisa de doutorado em Artes (UFMG) e um pós-doutorado em Comunicação (UFC). Na ocasião do lançamento haverá um bate-papo com o autor sobre sua pesquisa e a concepção do fotolivro, que terá a mediação do artista visual Felipe Camilo.
Iminências inaugura, ainda, o ciclo de programações educativas e artísticas da Loja Reticências, que se configura como um lugar de formação para as artes visuais no Ceará.
Sobre o artista:
Rubens Venâncio é fotógrafo, pesquisador, professor (Artes Visuais / Universidade Regional do Cariri - URCA) e doutor em Artes (UFMG). A partir da ideia de poéticas do esquecimento realiza trabalhos artísticos sobre desparecimento e resistência por meio da fotografia, abordando arquivos, ruínas, sertões, álbum de família. O artista já participou de duas exposições individuais e de vários festivais e exposições coletivas no Brasil. Atualmente coordena o coletivo "uaná | fotografia, pesquisa, poéticas" (URCA/CNPq), compõe a coordenação do FotoKariri (Festival de Fotografia), organizou o livro "Mapeando.sensíveis: a fotografia no curso de Artes Visuais da URCA" (Editora Caseira, 2020) e publicou o fotolivro "iminências" (Editora Caseira, 2022). @rubens_venâncio | @uanafotografia
Ficha técnica:
- Livro de fotografias. Miolo contendo 15 envelopes pretos, em cada um impressões fotográficas com pigmentos minerais em papel opalina 240g e papel acetato. Capa e contracapa em papel color plus, impresso em serigrafia. Costura japonesa 180°. Encadernação artesanal.
SERVIÇO:
Lançamento do fotolivro Iminências
Data: 24/ 05/ 2023
Local: Loja Reticências/ Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: Das 19h às 21h
Nenhum comentário:
Postar um comentário