terça-feira, 16 de maio de 2023

Fortaleza ganha Praça Pet Friendly

Equipamento é fruto da parceria entre a Secretaria do Turismo, Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal e Construtora Colmeia

Fortaleza, a primeira capital com políticas públicas para pets, inaugurou, neste sábado (13/05), às 9h, a Praça Pet Friendly, que fica localizada no Parque Bisão, na Avenida Beira-Mar. O evento foi aberto ao público e contou com serviço de vacinação antirrábica, testes rápidos para leishmaniose, adoção de animais, distribuição de snacks para pets, apresentação da cordelista Samya Abreu, feira empreendedora com produtos pets e atividades para crianças.

O espaço conta com petplace equipado com pneu, túnel, rampa A, salto simples, gangorra e slalom pet para proporcionar atividades e momentos de lazer entre pets e tutores. A construção da praça é fruto de parceria entre a Secretaria do Turismo de Fortaleza, a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa) e a Construtora Colmeia.

“Esperamos que cada vez mais empresas sigam o exemplo da construtora Colmeia, que já é parceira da Prefeitura ao adotar essa praça e que agora adota também a política pública pet friendly que defendemos na Cidade”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira. “Como primeira capital a contar com uma política pública para pets, queremos que turistas e fortalezenses se sintam cada vez mais convidados a desfrutar da nossa cidade na companhia de seus pets”, conclui o gestor.

Para Marcel Girão, secretário de Proteção e Bem-estar Animal, a inauguração da Praça Pet Friendly demonstra como a gestão municipal tem projetado a cidade levando em consideração também o conforto dos animais. “Garantir uma convivência harmônica entre animais e pessoas nos espaços públicos passa pelo entendimento das necessidades dos pets e nossa cidade tem tido esse cuidado”, avalia.

"Nós, que fazemos a Colmeia, temos a noção exata da importância que são os pets hoje nas famílias. Quando concebemos nossos empreendimentos, fazemos a previsão de espaço para eles, locais onde possam brincar, tomar banho. A gente sabe que o pet faz parte da família, ajuda na alegria das crianças, dos adultos, na terapia emocional, e tudo isso traz grandes benefícios de um modo geral na convivência familiar", destaca o diretor presidente da Colmeia, Otacílio Valente.

Vacinação antirrábica e testes de triagem para leishmaniose (calazar)
A vacina contra a raiva pode ser aplicada a partir dos três meses de idade, em cães e gatos, anualmente. Fêmeas não podem estar prenhes, lactantes ou no cio. É recomendado que o tutor tenha em mãos o cartão de vacinação do animal no ato da vacinação, mas quem não possuir o documento, recebe no local. Já os testes de triagem para leishmaniose são realizados em cães a partir de quatro meses.


Nenhum comentário: