quarta-feira, 5 de junho de 2019

GASTRONOMIA

COMIDA CASEIRA QUE FAZ SUCESSO
Aplicativos ajudam restaurantes tradicionais a ampliarem seu público consumidor
>Família que comanda o Restaurante O Ivan: tecnologia a favor das vendas 

FOTOS: Josué Salinas
Tentando fazer frente à enorme concorrência de grandes restaurantes que se instalaram na capital cearense, pequenos estabelecimentos tradicionais têm crescido com a ajuda de aplicativos de celular como IFood, Rappi ou Uber Eats
Esse é o caso do Restaurante O Ivan, aberto há mais de 20 anos, na Aldeota, que mantém uma clientela cativa que admira sua comida caseira, e que está conseguindo ampliar seu público com a ajuda da tecnologia. “Eu vim de Senador Pompeu para Fortaleza só com o dinheiro da passagem, sem dinheiro para tomar um suco, em 1988. Comecei a trabalhar como frentista, e após alguns anos decidi montar uma lanchonete com o dinheiro da indenização do meu emprego, em 1998. Tinha espetinho, caldo, almoço, frango assado. Mas o mercado de restaurantes era diferente. Hoje temos muita concorrência. E estamos inovando no cardápio e na forma como chegar até o público”, explicou Francisco Ivan Pinheiro, o Ivan, em entrevista ao DIVIRTA-CE. 
Depois de décadas de história, as filhas cresceram e se integraram a empresa do pai. Karol Pinheiro se formou em nutrição e agora emprega suas habilidades no Restaurante O Ivan. “No começo quis pegar um outro público, pois O Ivan tinha uma imagem de bar e começamos a investir mais em restaurante. Começamos a oferecer um self service com mais opções, com mais saladas, pensando na tendência de mercado que as pessoas procuram uma comida mais saudável hoje em dia”, explicou. Hoje o restaurante oferece diariamente de 12 a 13 tipos de saladas, que mudam todos os dias, vários tipos de arroz, inclusive o integral, além de diversificar no prato principal. Entre os mais apreciados estão o lagarto recheado com cenoura ao molho de tomate, o escondidinho de carne de sol, filé de peixe ao molho de camarão e o tradicional frango grelhado.  
Outro segmento do restaurante O Ivan foi criado e que faz incrível sucesso é feito por outra filha do proprietário, Kelyane Pinheiro, que virou doceira e criou o Emporio Di Maria, especializado em doces, que usa a empresa do pai como vitrine, com pudins, pavês, bolos, brownies e outras delícias que são vendidas tanto no local, quanto por encomenda. 
Mesmo fazendo entregas em domicílio há alguns anos, O Ivan, que cobra R$ 12 por prato feito em self service, viu um grande crescimento através da parceria com aplicativos de entrega de comida. Com apenas cinco meses nesse mercado, as vendas através de aplicativos como IFood já são responsáveis por 30% do faturamento do restaurante. “No aplicativo vendemos muito massas como macarrão a carbonara e lasanha, preenchendo uma lacuna de outro público e em outro horário, no período da noite”, explicou Karol, dizendo que o restaurante funciona no período noturno com venda de caldos, lanches e pratos a la carte. “Agora vamos colocar pra vender nos aplicativos pratos de camarão e um risoto de carne de sol. Faz muito sucesso também os combos, práticos e baratos, que oferecemos com comida, bebida e sobremesa com um preço com desconto”, acrescentou. Segundo Karol, ela espera que ainda esse ano as vendas online superem o faturamento do restaurante O Ivan com clientes no local. “A tendência é essa. Conheço muitos empresários do ramo que estão abrindo estabelecimentos para vendas apenas através de aplicativos, e estamos pensando também nessa possibilidade”, acredita Karol, que aproveitando o período de festas de São João, estará lançando este mês uma barraquinha de comidas típicas dentro do restaurante, com venda de vatapá de frango, creme de galinha, baião, paçoca, pé de moleque, bolos de milho e mandioca, dentre outras iguarias.      
      
SERVIÇO 
RESTAURANTE O IVAN 
Rua Pinto Madeira, 1130 - Aldeota  
Funcionamento de segunda a sexta, de 7h às 20h30. Sábado fecha às 17h.
Almoço de segunda a sábado, das 10h40 às 14h40 da tarde. 
Informações e delivery: (85) 3253-3656 ou 99653-1760. 

Um comentário:

Gabi disse...

Ótima iniciativa! Adorei!