O público cearense poderá apreciar 100 desenhos do pintor Di Cavalcanti, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 30 de outubro a 18 de novembro.
A mostra itinerante “Di Cavalcanti: Cronista de seu tempo” é um dos destaques da programação que o Circuito Cultural Banco do Brasil. Sob a curadoria do Profº Fábio Magalhães, é a primeira vez que estas obras, cedidas pelo acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP circulam pelo país.
São 100 desenhos produzidos por Di Cavalcanti, entre 1921 e 1964, período próspero de sua criação. As obras expostas espelham temas recorrentes na obra do artista – caricaturas, cenas da vida noturna, carnaval, crítica social, retratos, cenas parisienses, tipos populares, figuras femininas, ilustrações e painéis para cenários de teatro –, além de trazer um pouco do dia-a-dia da época vivida pelo artista.
O Artista - Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Mello, ou Di Cavalcanti é um dos mais importantes nomes do modernismo brasileiro. Um dos articuladores da Semana da Arte Moderna nasceu no Rio de Janeiro em 6 de setembro de 1897 e faleceu, na mesma cidade, em 26 de outubro de 1976.
O desenho foi atividade ininterrupta na vida do artista Di Cavalcanti. Desde seus primeiros traços, em 1914, desenhar ou pintar foi a forma que ele encontrou para estabelecer relações com as pessoas, com a vida, com seu tempo. Por isso muitos de seus desenhos foram feitos nos bares, nos prostíbulos e nas ruas.
Artista de traço rápido e econômico, através de suas ilustrações, caricaturas e charges, o artista criticou, de modo bem-humorado, mas com ironia, os valores de uma burguesia urbana (carioca e paulista) que procurava imitar hábitos parisienses. Seu desenho sublinhou as enormes diferenças existentes entre o modo de vida da elite e do povo brasileiro. O olhar sensual, a abordagem cordial, a preferência por tipos mestiços fazem de Di Cavalcanti o “pintor mais brasileiro dos artistas”, como afirmou o crítico de arte, Mário Pedrosa.
“Eles (os artistas) não amam a vida. Amam a arte como um mito. E eu amo, sobretudo, a vida, esta vida que vem como os calores sexuais, de baixo para cima...” (carta de Di Cavalcanti para Mário de Andrade em 1930).
A mostra “Di Cavalcanti: Cronista de seu tempo” já passou pelas cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Recife e Belém e conta com o patrocínio do BB Seguros. Em Fortaleza a exposição estará no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 30 de outubro a 18 de novembro, de terça a domingo, das 10 às 20 horas. A entrada é gratuita.
Serviço: Exposição: Di Cavalcanti: Cronista de seu tempo
De 30 de outubro a 18 de novembro.
Horário de visitas do MAC: Terça a domingo, das 10h às 20h. Entrada franca.
Pede-se a doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis, livros ou cadernos infantis. As doações serão entregues às instituições sociais da região.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CIRCUITO CULTURAL BANCO DO BRASIL EM FORTALEZA, QUE CONTARÁ COM SHOWS DE ZÉLIA DUNCAN E FREJAT, NA SEÇÃO NOTÍCIAS QUENTES DO DIVIRTA-CE
Marcos Assumpção faz uma temporada de shows na cidade
O artista, que toca MPB, faz um apanhado de seu trabalho autoral, passeando pelo repertório de seus quatro CDs: “Quintais” (2006), “Bem Natural” (2004), “Velho Novo Amor” (2002) e “Marcos Assumpção” (1998). O encerramento da noite fica por conta das pick ups do DJ Doido.
Marcos Assumpção é cantor e compositor romântico, com canções de linguagem popular, com arranjos refinados que abusam de elementos acústicos e eletrônicos. No CD "Quintais", Assumpção ganha a companhia das cordas de Tutuca Borba, do violão de aço de Victor Biglione e da bateria de Cláudio Infante.
Da intimista “Meu Quintal”, que remete às reminiscências do compositor, até outras com mais suíngue, como a funkeada “Livre pra você”, Marcos Assumpção lembra um pouco o estilo suave de Jorge Vercilo e Djavan. Destaque no roteiro do show, para sucessos como “Talismã sem par”, parceria com o próprio Vercilo, e de “Abre coração”, de Peninha, sucesso com Marcelo nos anos 80.
O show do cantor e compositor Marcos Assumpção já aconteceu no bar Café Ponto de Luz (Dunas) e no Mercado dos Pinhões, e dia 7 de novembro, às 19h30, no Centro Cultural Oboé. O álbum ´Quintais´ estará à venda por R$ 15.
Niemeyer é 9º em lista que reúne 100 'gênios vivos'
Químico suíço Albert Hoffman, criador da droga LSD, encabeça ranking elaborado por empresa de consultoria global
O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que completa 100 anos no próximo dia 15 de dezembro, ficou em nono lugar numa lista que reúne os "100 maiores gênios vivos", compilada pela empresa de consultoria global Synectics. A lista considerou fatores como aclamação popular, poder intelectual, realizações e importância cultural para eleger os vencedores.
Segundo o documento divulgado pela consultoria, Niemeyer é um "dos nomes mais importantes da arquitetura moderna internacional e pioneiro por ter explorado as possibilidades de construção do concreto armado".
O arquiteto dividiu o nono lugar com o compositor americano Philip Glass e o matemático russo Grigory Perelman. A lista foi encabeçada pelo químico suíço Albert Hoffman, criador da droga LSD, que provocou uma revolução nos tratamentos psiquiátricos nos anos 40. Hoffman dividiu o primeiro lugar com o cientista de computação britânico Tim Berners-Lee, criador do domínio World Wide Web, conhecido como "www".
A listagem ainda contemplou personalidades como o megainvestidor americano George Soros (3º), o animador e criador da série Os Simpsons, Matt Groening (4º), Nelson Mandela (5º), o físico inglês Steven Hawking (7º), o músico Daniel Barenboim (19º), o magnata das comunicações Rupert Murdoch (20º), o jogador russo de xadrez Garry Kasparov (25º), além do líder espiritual Dalai Lama (26º) e do cineasta americano Steven Spielberg (26º).
Ministro da Cultura recebe projetos do Ceará
O Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e o Secretário da Cultura do Estado, Auto Filho, estiveram nesta quarta, 17 de outubro, em audiência com o Ministro da Cultura, Gilberto Gil,
Entre os projetos apresentados para incorporar o Programa Mais Cultura ("PAC da Cultura") está a Universidade Popular dos Mestres da Cultura. A nova instituição criará, em torno dos Mestres da Cultura do Ceará, núcleos educativos e de repasse dos saberes tradicionais. Além disso, outro projeto batizado de Formação em Rede (ativação do Instituto Dragão do Mar) que abrange uma rede de iniciativas para a capacitação básica, técnica e superior em arte e cultura nas mais diversas regiões do Estado.
Na oportunidade, também foi apresentado o projeto Biblioteca Cidadã, que adqüire para o Ceará 3,5 milhões de livros em quatro anos e incorpora as diretrizes do Mais Cultura na ampliação da Rede de Bibliotecas Públicas para vinte e cinco municípios do Estado.
Entusiasmado, Gilberto Gil garantiu ao Governador Cid Gomes que virá ao Ceará ainda este ano para assinar o convênio de cooperação para a realização destes projetos.
Na primeira noite o destaque foi a nova coleção chique e descolada da Spezzato, que levou muito brilho a passarela ao som da bossa e jazz de Ed Motta. O camarote da Fórum tratou bem os convidados com muitos ices, champagnes e delícias da padaria Monte Carlo. Aliás, tratar bem a imprensa não é difícil e é uma simples demonstração de humildade, companheirismo e respeito – o que a Bossa Comunicação soube fazer muito bem no Fashion Music, com Vinícius Aguiar, Fátima Portugal e Paula Andrade. O DJ João Lee, filho de Rita Lee, encerrou a noite com muitas house hits. Sucessos do RPM e de Paulo Ricardo embalaram os desfiles da segunda noite de evento, com Dj Memê é o convidado para esquentar a festa.
O terceiro dia da maratona de desfiles teve a top Daniella Sarahyba e do dançarino Sebastian, com o suíngue da cantora Fernanda Abreu, que colocou fogo na passarela, dançando todos os seus sucessos, que estão no CD MTV Ao Vivo, fechando o primeiro Music Fashion com chave de ouro. (Confira comentários sobre os desfiles na coluna de Moda de João Victor Queiróz e fotos em High Society by Iratuã Freitas).Fortaleza sedia o 2º Fórum Espiritual Mundial
De 24 de Outubro (aniversário da ONU) a 28 do mesmo mês a capital do Ceará sediou o 2º Fórum Espiritual Mundial. Esta iniciativa anual vem preencher um espaço vazio deixado pelos Fóruns Econômico Mundial (Davos - Suíça) e Social Mundial (Porto Alegre - Caracas), ambos realizados também anualmente, mas que não conseguiram resolver o problema da miséria. Os idealizadores do Fórum Espiritual Mundial acreditam que só através do diálogo, da valorização da diversidade, da solidariedade, enfim, da expansão da consciência das pessoas e da implantação de valores éticos, como o da cultura de PAZ, é possível construir um mundo mais justo e solidário para nossos filhos e netos. Assim os grandes males da humanidade, como o materialismo, o orgulho e o egoísmo que geram toda uma cultura da violência e que, infelizmente, imperam hoje no mundo serão paulatinamente vencidos pelo sentimento de fraternidade e amor incondicional entre os povos. O mega evento é pioneiro, ousado e tem despertado uma enorme atenção do público e da mídia. Organizado pela renomada ONG União Planetária (www.uniaoplanetaria.org.br), sediada em Brasília, o Fórum Espiritual Mundial já em sua primeira edição levou no ano passado mais de 15 mil pessoas ao Centro de Convenções Ulisses Guimarães no DF. Leonardo Boff foi um dos 90 palestrantes que conduziram o evento onde ele praticamente antecipou o Prêmio Nobel da PAZ/2007 (que teve AL GORE como vencedor) quando afirmou que seria impossível defender a ecologia dissociada de uma Cultura de PAZ Ambiental. Também estiveram presentes ao 1º Fórum Espiritual Mundial os Ministros de Estado Patrus Ananias e Paulo Vanucci, vários Ministros do STJ, lideranças espíritas, lideranças católicas, Monges Beneditinos, Budistas, Israelitas, Sheiks Árabes, Judeus dentre outros. Em Fortaleza, a 2ª edição do Fórum Espiritual Mundial não será diferente: além de grandes nomes do Brasil e do Exterior, houve tambémuma vasta programação artístico-cultural como a exibição-teste do aguardado filme "Bezerra de Menezes: O Médico dos pobres", um Show pela PAZ com Nando Cordel , apresentação da dança Toren da Tribo Tremembé e de uma peça chamada "Gandhi: Um líder servidor", com o ator global João Signorelli.
Ceará Music enxuto
Menos atrações e mais lucro na sétima edição: o festival, que a cada ano registra mais público e patrocinadores, já chegou a ter quatro dias de shows nacionais - teve apenas dois esse ano. O FW Eletronic, com Djs internacionais, que acontecia todos os dias do evento, foi apenas quinta. A maioria dos artistas já vieram em quase todas as edições do evento - onde estão os shows internacionais?
>>> Nando Reis, que fez show mês passado em Fortaleza, e já esteve em várias edições do Ceará Music - atrações repetitivas
Há sete anos o Ceará Music vem levando uma multidão de jovens, adultos e adolescentes ao Marina Park, em vários dias de shows nacionais e muita música eletrônica. Só este ano, se esperava um público de 50 mil pessoas. E quem acompanha o festival todos os anos é visível o crescimento de público, principalmente pela permissiva entrada de menores de 18 anos ao evento. No segundo ano, em 2003, o Ceará Music chegou a ter quatro dias. Esse ano, o número de patrocinadores bateu recorde. Toddy levou para o evento a Tenda Toddy, e a Ruffles também teve a sua tenda, as duas com Djs. A Antarctica também marcou presença no Ceará Music. É o Bar da Boa, local onde o público vai poder conferir apresentações ao vivo de grupos de rock “de garagem”.
O número de atrações desceu na mesma escala que o sucesso de público e de patrocínio subiu. Esse ano houve apenas dois dias de show, sexta e sábado, com artistas nacionais que já vieram em quase todas as edições do Ceará Music, como o Rappa, e com algumas exceções, como MV Bill e NX Zero. A noite de quinta foi dedicada à música eletrônica, com Djs internacionais. É uma pena não vermos o Ceará entrar na rota de shows internacionais de grande porte, quando sempre conferimos nos jornais esse tipo de atração em cidades como Recife, Brasília e Porto Alegre. Falta de verba? Não deve ser.
Em 2007 foram 13 espaços com muita música nos três dias de festival. No Mucuripe Club, onde acontece o FW/Eletronic do Ceará Music, foram três espaços: MAIN STAGE FW/ELETRONIC, DJ MAG e 3SOUND!, com atrações locais, nacionais e internacionais, como A-Sides e Martijn Ten Velden, da Inglaterra; Pop Stream e Skazi, de Israel; Gui Boratto, Marky e Murphy, de São Paulo; André Pulse, de Goiás e Mary Zander, do Rio de Janeiro; além de cearenses como Rodrigo Lobbão, Sonnamond Duo e Toni MZT.
E os dias 12 e
>>> Claudia Leite, do Babado Novo: invasão do axé
Os adeptos das batidas eletrônicas também tiveram muito o que curtir nos dias 12 e 13 no Marina Park. O Tim Stage será totalmente dedicado a sons como psy-trance, house, techno com os DJs Itaquê, Sick Boy e Diego Grecchi.
Bastidores
Com modelo cada vez mais enxuto, o Ceará Music 2007 lotou os três dias. Na quinta, no Mucuripe Club, com a FW Eletronic, o destaque ficou com o Dj Marky, que levantou a festa misturando hits mixados e as velhas bate-estacas eletrônicas. Na sexta, o Capital Inicial incendiou literalmente o Marina Park. O vocalista Dinho Ouro Preto, com mais de 40 e corpinho de 20, foi o que mais cantou próximo do público, usando em quase todo show a passarela em frente ao palco. Sábado a grande estrela foi Lulu Santos com seu espetáculo dançante. Na seqüência, problemas de som deixaram a apresentação da banda O Rappa quase instrumental. O áudio do cantor Falcão era mais baixo que todos os instrumentos. Também destacamos o Tim Stage, a pista de dança da sexta e do sábado, no Ceará Music, com produção do Dj Itaquê Figueiredo.
Artistas nos camarotes
Ceará Kids
Estrutura
Palavrão
Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, foi um dos artistas que mais falou palavrão durante os shows do Ceará Music. Não tirou o car.... da boca, principalmente quando se referia aos políticos. Ganhou até mesmo de Chorão do Charlie Brown Jr.
Cearenses pop
Seu Jorge, que participou do show de Nação Zumbi no Ceará Music 2007, e fez show no Centro Dragão do Mar sábado que vem), reclamou a falta de artistas cearenses que ganharam destaque no cenário nacional no Ceará Music, como a banda Cidadão Instigado. E reclamou também a entrada de artistas populares como Martinho da Vila.
Secult lança edital do projeto Agentes de Leitura do Ceará
Até 5 de novembro, estão abertas as inscrições para o edital do projeto “Agentes de Leitura do Ceará – Cultura e Inclusão Social” uma ação da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e municípios selecionados. Neste segundo edital do projeto, a novidade é a duplicação do número de bolsas ofertadas para Agentes de Leitura, além do lançamento de uma nova função: Agente de Leitura Articulador.
“O edital de 2006 oferecia 175 bolsas somente para Agentes de Leitura, esse ano temos 390 bolsas, sendo 350 para Agentes de Leitura e 40 para Agentes de Leitura Articuladores, que atuarão como co-coordenadores das atividades de 10 (dez) Agentes de Leitura”, informa Geórgia Zaranza, coordenadora executiva e pedagógica do projeto.
O objetivo geral do projeto “Agentes de Leitura” é a democratização do acesso ao livro e à leitura, formando e estimulando novos leitores em nosso Estado. Os Agentes selecionados passarão por intercâmbio prático com os mediadores de leitura atuais, cursos de Formação Básica (Sensibilização à Pedagogia da Leitura, Dinamização de Acervo Bibliográfico, Formação para Cidadania, Consciência Corporal e Gestão e Planejamento) e Continuada (Literatura e Vida: abraços e conversas de mundos), que ocorrerão periodicamente.
Os Agentes selecionados e capacitados receberão mensalmente uma bolsa complementar de renda no valor de R$ 350,00 durante um ano, que é o tempo de vigência do projeto, além de uma bicicleta, uma mochila e um acervo literário de 200 livros por agente, para que possam realizar os atendimentos domiciliares com empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias e ações leitoras junto às famílias de suas comunidades. “Cada Agente deverá atender a 25 famílias. Para a realização das atividades serão distribuídos 62.480 livros no total”, enfatiza Geórgia Zaranza.
O raio de atuação do projeto inclui municípios cearenses e bairros de Fortaleza com baixo Índice de Desenvolvimento Municipal e Humano (IDM e IDH). Em Fortaleza, são os bairros: Curió, Dunas, Pedras, Siqueira, Genibaú, Granja Portugal, Mondubim, Moura Brasil, Paupina e Vicente Pinzón. No Ceará, as seguintes cidades: Assaré, Jardim, Salitre e Nova Olinda na Região do Cariri; Capistrano, Ocara, Mulungu e Itapiúna no Maciço de Baturité; Saboeiro, Lavras da Mangabeira, Catarina e Cariús no Centro Sul / Vale do Salgado; Pedra Branca, Choró, Itatira e Ibaretama no Sertão Central; Tejuçuoca e Apuiarés, Jijoca de Jericoacoara e Amontada no Litoral Oeste; Arneiroz, Aiuaba, Novo Oriente e Ararendá no Inhamuns; Meruoca, Alcântaras, Reriutaba e Mucambo no Vale do Acaraú/Ibiapaba; Ererê e Potiretama no Vale do Jaguaribe.
Para se inscrever no Edital do projeto “Agentes de Leitura do Ceará”, os interessados devem obedecer aos seguintes critérios: ter idade mínima de 18 anos, comprovar o seu registro ou de sua família no Cadastro Único do Governo Federal (Número de Indicador Social – NIS), haver concluído o Ensino Médio até a data de inscrição, comprovar experiência e participação em Atividades Comunitárias e ter residência fixa em algum dos locais de atuação do projeto.
Confira o projeto:
Em agosto deste ano, o projeto “Agentes de Leitura do Ceará – Cultura e Inclusão Social” completou um ano de ação e para comemorar este aniversário os agentes de leitura de Fortaleza atuam nos Reinos da Leitura, onde são realizadas leituras compartilhadas. Já nos municípios do interior do Ceará, as ações voltaram-se para os presídios e hospitais. Essa programação especial está acontecendo todos os sábados na Biblioteca Pública Gov. Menezes Pimentel, todos os domingos e dia 12 de outubro no Centro Cultural do Banco do Nordeste e no dia 17 de cada mês no Theatro José de Alencar.
Serviço
Edital do projeto “Agentes de Leitura do Ceará”
Inscrições: até 5 de novembro de 2007. Somente serão aceitas inscrições apresentadas em envelope lacrado, entregue no horário de 08:00h às 12:00h e 13:00h às 17:00h, no Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), ou encaminhado pelos Correios, com aviso de recebimento, postado até o dia 5 de novembro de 2007.
Informações: (85) 3101.1164 - www.secult.ce.gov.br
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE BRINQUEDOS
O Extra lançou a 7ª edição da Campanha Nacional de Arrecadação de Brinquedos, que vai até dia 10 de dezembro. As mais de 90 lojas do Hipermercado em todo o Brasil serão os postos de coleta das doações. Os brinquedos recebidos serão distribuídos no período da celebração do Natal, auxiliando também as entidades assistenciais a suprir a demanda de brinquedos gerada pela data.
Neste ano, o prazo da Campanha foi ampliado, já aproveitando a sazonalidade do Dia das Crianças, quando muitos pais fazem reciclagem de brinquedos ao presentear seus filhos com novos. Com a mudança, até o final da ação, a rede espera uma arrecadação 50% superior à registrada na edição anterior, com a soma de mais de 25 mil brinquedos recebidos em dois meses.
Quem quiser fazer a doação basta se dirigir a uma das lojas Extra espalhadas por todo o Brasil (No Ceará, as lojas são no Shopping Iguatemi, nos bairros do Montese e Parangaba) e entregar o brinquedo nos postos de arrecadação. Ao todo, serão mais de 25 mil crianças beneficiadas, por meio de 390 entidades previamente cadastradas pelas lojas da rede, como creches comunitárias, instituições, abrigos e orfanatos.
Serviço
Período - de 10 de outubro a 10 de dezembro de 2007
Postos de arrecadação – Nos Hipermercados Extra de todo o Brasil – No Ceará, lojas no Shopping Iguatemi e nos bairros do Montese e Parangaba.
PASSEIO PÚBLICO É REINAUGURADO A construção coletiva e permanente de uma cidade passa pela re-apropriação, re-ordenamento e re-qualificação de seus espaços públicos. É tarefa de todos, portanto - poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada -, criar mecanismos e estímulos para a cidade voltar a ser espaço de encontros, trocas simbólicas e plena convivência, sem distinção de qualquer ordem. Realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (FUNCET), o restauro do Passeio Público, logradouro cuja construção remonta a 1864, é mais um passo dado na direção do bem-estar coletivo e de um planejamento urbano que devolva ao cidadão e à cidadã o direito de ir e vir com tranqüilidade, como também o direito ao passeio, esse exercício estético de elevação do espírito, prazeroso por natureza. As obras de restauro do Passeio Público incluíram a recuperação do quiosque, dos monumentos, do gradil, dos bancos, das fontes, um novo projeto de iluminação e a recuperação do jardim. O investimento da Prefeitura de Fortaleza é de R$ 225.000, com pagamento dos serviços de restauro prestados pela construtora Decom. Outros R$ 45.000, foram doados em tinta e jardinagem pelo Instituto Cor da Cultura. O gasto com iluminação, à cargo da AMC, é da ordem de R$ 600.000. O uso que a Prefeitura Municipal propõe para o Passeio Público restaurado segue a direção contrária daquele noticiado nos idos de sua inauguração. Dividida em três níveis, um para cada classe social (alta, média e baixa), a primeira praça da cidade, notadamente segregadora, também foi palco de atrocidades históricas, quando do fuzilamento dos revolucionários da Confederação do Equador. Essa página está definitivamente virada. Hoje, o Passeio é de todos e todas, ressurgindo como cenário vivo de um processo de inclusão social através da arte e da cultura. Tombado pelos três poderes (municipal, estadual e federal), o Passeio abraça uma programação cultural permanente e gratuita, concebida pela FUNCET em parceria e consonância com artistas e agentes culturais. Em pauta, momentos de sesta, jogos, leitura, retretas e exposições fotográficas. De segunda à sexta, pela manhã, haverá roteiros histórico e botânico em torno do Passeio e oficinas de desenho para estudantes. Também estão previstas outras atividades, como aulas de ioga. De meio-dia às 18h, serão disponibilizados para uso público espreguiçadeiras, tabuleiros de xadrez e gamão, livros, áudio-livros e revistas. Mensalmente, uma exposição fotográfica ocupará as vias e jardins do Passeio. A primeira de uma série é de autoria dos fotógrafos Celso Oliveira, Gustavo Pellizzon, Rubens Venâncio e Lia de Paula. "Mas a grande atração do Passeio é ele mesmo", destaca a diretora do departamento do Patrimônio Histórico-Cultural da FUNCET, Ivone Cordeiro. Outrora Campo da Pólvora, Largo de Fortaleza, Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade, Praça da Misericórdia e Praça dos Mártires, o Passeio Público que renasce em 2007 é o do monumental Baobá, o do jardim frondoso, o da sombra e água fresca, que vem das duas fontes hoje em funcionamento, o do belo gradil de ferro, o do banco onde um dia namoraram o escritor Moreira Campos e sua Zezé, e o do livre trânsito. Que moradores e visitantes adotem o espaço e venham reocupar aquele que é, antes de tudo, patrimônio afetivo da cidade. Serviço: Passeio Público - rua Dr. João Moreira, s/n - ao lado da Santa Casa de Misericórdia - Centro. Aberto ao público. Mais informações: 3253.0227 ou 3252.8399.