terça-feira, 21 de agosto de 2007

GASTRONOMIA Mariana Palhano

Nova coluna de deliciosas entrevistas com os chefs dos melhores restaurantes de Fortaleza. Confiram!

Entrevista com o chef Lúcio Figueiredo,

Restaurante Vojnilô

Mineiro, depois de possuir casas em São Paulo e Minas Gerais, Lúcio escolheu abrir o agradável restaurante de comida mediterrânea Vojnilô, na Varjota, em Fortaleza.

DIVIRTA-CE - Como você iniciou a carreira de Chef?

Há aproximadamente 15 anos atrás eu tive muito contato com a culinária através de um amigo, o Vicente Bojovski, que possui o restaurante Guaramare no ES há 18 anos. Eu passava férias em Guarapari, e ficava praticamente 30 dias, freqüentando o restaurante diariamente, que era anexo da casa onde eu ficava, então fui tomando gosto por essa arte. Além disso, eu morei muito tempo em SP, que é a capital da gastronomia, e como eu sempre gostei muito de cozinhar, começou a me despertar esse interesse e eu comecei a estudar, mas não em escolas especializadas, mas como autodidata mesmo: pesquisando em livros, pesquisando cozinhas diferentes, principalmente dentro da área que era o restaurante Guaramare, que possui o mesmo formato desse restaurante que eu tenho hoje.

DIVIRTA-CE - Por que escolheu Fortaleza?

Por que eu morava em SP, mas procurava uma cidade com uma melhor qualidade de vida e que tivesse abundância de frutos do mar para se trabalhar. Alem disso, uma cidade que fosse promissora na área de turismo, que estivesse em amplo desenvolvimento e Fortaleza acabou preenchendo todos esse quesitos.

DIVIRTA-CE - Para você, o que significa comer bem hoje?

Quando se fala em comer bem,significa a pessoa comer e saborear o que realmente gosta. E eu acredito que isso seja uma questão cultural. Por que se fosse para seguir um modelo então todo mundo deveria comer peixe cru, partindo de que os japoneses têm longevidade e baixa propensão ao câncer e já foi comprovado que os males que ocorrem com relação à saúde da humanidade são em decorrência da alimentação. Mas acontece que cada região tem a sua peculiaridade. Por exemplo, no Rio é tradicional comer feijão preto dificilmente alguém come feijão mulatinho. Aí você vai ao interior de Minas e quase não se come peixe, o máximo que se houve falar é em comer uma traíra frita, que aqui chama piaba. Eu por exemplo, nunca tinha experimentado o baião de dois, que quando bem feito, é um prato delicioso. Então comer bem é comer o que lhe dar prazer.

DIVIRTA-CE - Na sua opinião, para cozinhar é preciso ter o dom? Ou com o aprendizado técnico é suficiente?

As vezes as pessoas nascem com o dom pra fazer certas coisas, e outras pessoas têm o desejo muito grande, e eu sou do pensamento que quando você acredita em algo, o universo conspira a teu favor, e acaba havendo uma convicção própria de que você é bom naquilo. E quando se busca o conhecimento, cada vez mais você se aperfeiçoa. Então eu vejo que esses grandes chefs são pessoas que tinham o dom e aprenderam a fazer a profissão com maestria. Pra chegar ao topo eu acredito que é preciso também ser um criador, não se pode só copiar as coisas, é preciso ir aprendendo e moldando um perfil em cima da culinária que você estudou em cima dos ensinamentos de seus mestres.

DIVIRTA-CE - A culinária está na moda no Brasil e no mundo.Você vê isso como uma coisa positiva ou negativa?

Bom, tem muito aventureiro, que coloca um chapéu e se diz chefe de cozinha. Eu apesar de ter um restaurante e estar ha 15 anos estudando acredito que AINDA TENHO MUITA COISA PRA APRENDER. AQUILO QUE EU ME PROPONHO A FAZER EU FAÇO, da maneira mais CORRETA DE FORMA QUE AGRADe AS PESSOAS. Mas como em todas as profissões, hoje tem muitas escolas nessa área, mas o mercado é pequeno ainda, tem muita gente que esta estudando pra ser chef vai ficar sem emprego por que alem de tudo é uma área que exige muita dedicação, muita disciplina. Por que a culinária tem uma desvantagem: Vc faz tudo certo, mas no dia que vc comete um pequeno erro vai ser penalizado por isso, não importa o que tenha feito de certo anteriormente, o que importa é dia após dia.

DIVIRTA-CE - Atualmente está em alta também, no Brasil, a apreciação de vinhos. O senhor concorda que a culinária está necessariamente ligada à enologia ?

Olha, qndo vc come algo geralmente se bebe alguma coisa. Ao mesmo tempo que beber (bebidas alcoólicas) sem comer nada é sinônimo de ressaca, devido o funcionamento do fígado que absorve o álcool rapidamente. Então o que existe hje é um interesse pela harmonização. Ao pedir um prato, há um vinho que combina melhor com aquele prato. Por exemplo, com carne é aconselhável tomar um vinho mais acido,tanto pra uma melhor digestão qnto para aguçar o paladar, por isso existe essa preocupação. Alem disso existe a comprovação de que uma taça diária de vinho tinto promove saúde e longevidade. Portanto eu acho que a culinária sempre vai estar ligada ao vinho e vice-versa.

DIVIRTA-CE - Que outras bebidas podem acompanhar bons pratos? O senhor poderia citar algumas combinações de sucesso?

Como um bom mineiro eu aprecio uma cachacinha pura ou a caipirinha que combina com a feijoada. Entre o café e a sobremesa por exemplo cai muito bem um licor. Tudo deve estar ligado.

DIVIRTA-CE - O que mais o vc apreciou quando conheceu a culinária local?

Da culinária cearense eu adoro a tapioca, que foi uma iguaria criada pelos índios que hje em dia as pessoas tem diversificado bastante agregando DIVERSOS molhos e ingredientes deixando ela ainda mais rica. A carne de sol moída com farinha, a paçoca, eu também gosto muito. Outro que adoro é a buchada,que tbem se come muito em Minas.

DIVIRTA-CE - Quando você chegou aqui, como vc se deparou com o panorama da culinária cearense?

Qndo eu cheguei não tinha muitas casas em Fortaleza, tinha muitas churrascarias, mas poucos restaurantes bons e com uma identidade diferenciada.E aí a impressão que eu tive daqui foi de uma cidade em amplo crescimento gastronômico e isso me cativou. Hoje se abriram casas novas, renomadas, muita gente de fora, estrangeiros e brasileiros vindo montar restaurantes. E isso tem o lado excelente que é o de educar as pessoas a comerem bem, comerem diferente, por que não adianta eu colocar um restaurante diferenciado num local onde as pessoas estão habituadas a só comerem arroz com feijão. Esse avanço no processo gastronômico é vantajoso para todos.


CONFIRA INFORMAÇÕES SOBRE O RESTAURANTE NO SITE: http://www.restaurantevojnilo.com.br/

>>> Confira também a seção RESTAURANTES do DIVIRTA-CE


Nenhum comentário: