terça-feira, 18 de outubro de 2022

TURISMO & GASTRONOMIA

O sertão e o mar do Ceará invadem a Culinária da Van nesta terça-feira (18/10)
Os sons e sabores do Nordeste dão o tom da experiência nesta edição da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza
O Restaurante Culinária da Van é a próxima parada da Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza. Com o tema “Sertão e Mar do Ceará”, o restaurante oferece uma imersão gastronômica e musical inspirada no Nordeste nesta terça-feira (18/10), às 19h30. O projeto, lançado pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) no final de setembro, já passou pelos restaurantes Mayú, O Banquete e Café Ilha. Além desses e da Culinária da Van, o restaurante Geppos completa a Rota. A proposta é oferecer uma experiência onde a gastronomia e a música andam juntas e em harmonia, aguçando todos os sentidos.
Inspirada nas canções de Luiz Gonzaga, e suas letras, que falam do dia a dia do nordestino com graça e criatividade, a chef Van Régia criou um cardápio cheio de memórias afetivas. “Cresci e aprendi a cozinhar com minha avó, que fazia mágica com seu talento e suas panelas embaladas ao som desse grande compositor nordestino”, conta. “Daí veio meu encanto pela comida e os diversos sentimentos que ela aflora nas pessoas”, explica.
Para abrir a noite, Van escolheu um dos pratos mais tipicamente nordestinos, o baião, junto com outra iguaria bem local, o caranguejo. Partindo desses dois ingredientes, criou uma entrada que traz um pouquinho do Sertão e outro tanto do mar: bolinho de baião de dois com carne de sol e queijo coalho, acompanhado de molho de nata trufado; e bolinho de vatapá de caranguejo acompanhado de molho de coco fresco.
Como primeiro prato principal, camarão flambado na cachaça com pimentões coloridos, acompanhado de arroz cremoso de coco, polvilhado de coco queimado. Na sequência, ragu de linguiça picante com purê de macaxeira maçaricado com coalho e batata-doce. De sobremesa, cocada de forno coberta de rapadura e coco queimado.

Cacimba de Aluá
Para embalar o mergulho na culinária nordestina e nas criações da Chef Van Régia, o grupo Cacimba de Aluá irá tocar um repertório inspirado no Rei do Baião. Criado por por Dilson Pinheiro e Lídio Amarelo, o grupo é formado por Noeme Oliver (voz), Fábio Duarte (sanfona e voz), De Assis Coelho (Zabumba) e Charles Mesquita (triângulo).
Com a missão de continuar e preservar as músicas nordestinas de Luiz Gonzaga e de outros compositores que enriqueceram a cultura do Nordeste, os jovens e talentosos músicos trazem novos arranjos, dando uma nova leitura às composições, sem muitos efeitos que perturbem a linguagem da nossa música e sem ferir a originalidade. O Cacimba de Alá também tem composições próprias.
A Cacimba de Aluá já gravou três CDs e três DVDs, e se apresentou em diversas casas de shows e Festivais no Nordeste, onde dividiu o palco com artistas renomados como Geraldo Azevedo, Manassés, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste e outros.
A Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza é um projeto da Setfor, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) e com o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Nacional do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Serviço:
Rota da Gastronomia Cultural Fortaleza – Culinária da Van
Data: 18/10
Horário: 19h30
Valor: R$ 90,00 por pessoa (sem bebida) 
Endereço: Rua Waldery Uchôa, 260 – Benfica
Reservas e mais informações: (85) 3046.8600
Instagram: @culinaria.davan

Nenhum comentário: