quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Vai viajar de avião no Carnaval? Conheça seus direitos em casos de problemas com voos

AirHelp elenca oito dicas para passageiros afetados por atrasos e cancelamentos  

As viagens de Carnaval devem movimentar o turismo brasileiro nos próximos dias. Segundo a Infraero, somente nos 11 aeroportos administrados pela empresa são esperados cerca de 120 mil passageiros de 28 de fevereiro a 5 de março.
Para garantir viagens tranquilas, é importante que os passageiros aéreos se planejem antecipadamente, entendam os seus direitos e, em caso de transtornos, tomem as medidas necessárias para reivindicar uma indenização junto às companhias aéreas. 
“Boa parte dos passageiros desconhece, mas é dever das empresas aéreas prestarem suporte e garantir o acesso à informação, alimentação e acomodações aos viajantes quando ocorrem interrupções em voos, como atrasos e cancelamentos. Nossa missão é auxiliar os passageiros afetados a pleitearem seus direitos garantidos por lei, de acordo com as compensações cabíveis aos países de origem e destino dos voos”, explica Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil. 
A AirHelp, empresa de tecnologia de viagens que auxilia passageiros em interrupções de voos, elencou oito dicas para prestar assistência aos viajantes durante o Carnaval:
 
1 – Adquira as passagens com antecedência e prefira voos diretos  
Reservar os melhores assentos e encontrar as tarifas aéreas mais baratas são mais fáceis quando se adquire as passagens com antecedência. Também é recomendável optar por voos diretos. Voo com escala pode ser um pouco mais em conta, mas têm maior probabilidade de atrasar ou ser cancelado.
 
2 – Evite os dias mais movimentados do Carnaval  
Como a maioria dos viajantes deve planejar seus voos nos dias de folga, é provável que muitos tentarão voar antes do Carnaval e retornar no último dia de feriado. Evitar o deslocamento nos dias mais movimentados pode ajudar o passageiro a fugir de transtornos.
 
3 – Chegada ao aeroporto 
A maioria dos passageiros costuma chegar nos aeroportos 90 minutos antes do horário de embarque para fazer o check-in. Nos períodos de grande movimento, é aconselhável chegar com pelo menos quatro horas de antecedência para completar todas as etapas e verificações sem o risco de atrasos e consequente perda do voo.  

4 – Se prepare para possíveis atrasos ou cancelamentos 
Durante a temporada de Carnaval, é possível que haja atrasos e cancelamentos de voos. É importante que os viajantes se certifiquem de conhecer seus direitos como passageiro aéreo e verifique se é elegível para compensação se o voo for interrompido.  
 
5 – Pergunte o motivo do atraso do voo 
O passageiro deve ser persistente ao questionar o motivo do problema do voo. Se a companhia aérea for diretamente responsável pelo atraso ou cancelamento, como nos casos de problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo, o viajante pode ter direito a uma compensação de voo. Eventos extraordinários, como condições climáticas extremas ou situações epidemiológicas, podem desobrigar a empresa aérea de pagar a indenização. 
 
6 - Guarde os documentos de viagem 
O cartão de embarque e outros documentos de viagem podem facilitar a comprovação de que o passageiro comprou uma passagem e fez o check-in.  
 
7 – Reúna evidências de atraso e guarde os recibos de despesas extras 
Fotos do quadro de embarque ou comunicações da companhia aérea confirmando a interrupção ajudará o viajante a validar sua reclamação. Caso tenha sofrido danos morais em função de problemas de voo ou se perdeu um compromisso importante, é fundamental documentar também. 
Caso o passageiro precise pagar por acomodação, refeições adicionais, acesso à internet ou qualquer coisa que não precisaria se estivesse no avião, isso pode ser reembolsado. É indicado que guarde os recibos, pois poderá precisar deles.
 
8. Opte por esperar ou cancelar o voo se o atraso for superior a quatro horas 
Se o atraso ocorrer e for superior a quatro horas, é escolha do passageiro aguardar o próximo voo disponível ou solicitar o reembolso do preço da passagem. Independentemente de receber um reembolso, ele ainda pode ter direito a uma compensação adicional.

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