quinta-feira, 30 de novembro de 2023

ENTREVISTA DA SEMANA: Cleane Fontelene, a rainha das dicas que conquistou o Brasil

A apresentadora, influenciadora e fisioterapeuta fala sobre sua trajetória, seus projetos e suas dicas para o sucesso nas redes sociais
Cleane Fontenele, a rainha das dicas,  conquistou o Brasil com seus vídeos no TikTok, YouTube e Instagram. Com mais de 2,9 milhões de seguidores no TikTok, mais de 34 mil inscritos no YouTube e mais de 1,1 milhão de fãs no Instagram, Cleane se tornou uma das maiores influenciadoras digitais da nova geração, compartilhando dicas de beleza, saúde, culinária, limpeza, emagrecimento e muito mais.

Cleane Fontenele é também apresentadora de televisão e fisioterapeuta, formada pela Universidade de Fortaleza. Ela apresenta o programa Corpo e Estilo de Vida, todos os sábados na TV Cidade, afiliada da Record TV no Ceará, e faz um quadro no programa nacional Ressoar, da Record News. Além disso, Cleane é uma das fundadoras da Escola dos Influenciadores, um projeto que visa capacitar e orientar novos talentos para o mercado digital.

Nesta entrevista exclusiva, Cleane Fontenele fala sobre sua trajetória, seus projetos e suas dicas para o sucesso nas redes sociais. Ela conta como surgiu a ideia de criar vídeos com dicas práticas e simples, que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Ela revela também quais são os seus segredos para manter a forma, a saúde e a autoestima, e como concilia sua rotina de trabalho com sua vida pessoal e familiar. Ela ainda dá uma dica especial para os leitores que querem se tornar influenciadores digitais. Confira!

Cleane Fontelene apresenta o programa Corpo e Estilo de Vida, todos os sábados na TV Cidade, afiliada da Record TV no Ceará, e faz um quadro no programa nacional Ressoar, da Record News.

DIVIRTA-CE- Como foi o seu início na carreira de apresentadora de televisão? Quais foram os principais desafios e conquistas que você enfrentou? Sempre quis ser artista e trabalhar com comunicação ou pensou em outras profissões?

CLEANE FONTENELE - Entrei no meio da comunicação de uma forma despretensiosa, mas na verdade eu sempre gostei de me comunicar, sempre fui líder de sala, bem participativa, amo apresentar os trabalhos desde da época do colégio e também ainda na faculdade, enfim a comunicação na minha vida é bem ativa no meio que vivo. Amo me comunicar com público e quando tive a oportunidade de apresentar um quadro de saúde em um programa dicas de saúde logo ainda na faculdade me formando em fisioterapia eu fui convidada por uma apresentadora de um programa na época e comecei a dar essas dicas de saúde e fui convidada por uma produtora na época para apresentar o meu próprio programa de TV e eu encarei com toda garra e força. Idealizei o nome Corpo e Estilo de Vida, que tinha tudo haver com saúde e qualidade de vida que eu vivo até hoje. Estilo de Vida nasceu em 2009 e está no ar até hoje graças a Deus.

DIVIRTA-CE - Você é uma das maiores influenciadoras digitais da nova geração, com milhares de seguidores pelo Brasil. Como você administra o seu tempo e o seu conteúdo nas redes sociais? Quais são as suas principais fontes de inspiração e aprendizado?
CLEANE FONTENELE - Amo interagir nas redes sociais com os meus seguidores e Recebi esse título com todo prazer do mundo. É um enorme prazer criar conteúdo diariamente e vir a cada dia conquistando e abrindo mais espaço, criando conteúdo nas plataformas TikTok, Instagram, YouTube, Kwai. Somos mais de 5 milhões de seguidores em todas as plataformas. Tudo é organização, desde o início tenho meu cronograma de conteúdo para ser postado dentro da semana e sigo direitinho as metas de postagens 30 vídeos no mínimo de dicas por mês. Me inspiro em grandes criadores de conteúdo do mundo, pessoas de sucesso. Nesse universo inspirações são necessárias, mas lembrando que cada um tem que ter sua identidade e personalidade na hora de gravar, editar no dia a dia os vídeos, ter a sua fórmula, cada um tem o seu brilho e tem espaço para todos.
DIVIRTA-CE - A Cleane é conhecida como a Rainha das Dicas, por compartilhar diversos truques e soluções para o dia a dia das pessoas. Como surgiu essa ideia e qual é o seu critério para escolher as dicas que você divulga?
CLEANE FONTENELE - Recebi esse título com todo prazer do mundo, acredito tudo ser merecimento. Fazer algo que vai facilitar a vida de alguém e que tem propósito, não apenas likes, é algo incrível. Esse título me deu uma abrangência muito boa de conteúdo para eu postar. Tudo que eu acho necessário, legal de dicas que facilitam a vida das pessoas eu Gosto de postar. A aceitação graças a Deus é muito boa, ter mais de 1 bilhão de visualizações no meu conteúdo é algo que me motiva cada vez mais que estou na área certa, que eu amo. Ensinar, mostrar, tentar facilitar de alguma forma a vida de alguém com as minha dicas de casa, gastronomia, saúde, salvar vidas, beleza, artes, ideias futuristas, inovadoras. Amo tudo o que faço.

DIVIRTA-CE - Você é a fundadora da Escola dos Influenciadores, junto com o criador de conteúdo Hud Souza. Como funciona esse projeto e qual é o seu objetivo? Quem pode participar e como se inscrever?
CLEANE FONTENELE - Sou fundadora da Escola dos influenciadores, com Hud Souza que mora no Canadá. Ele que foi o meu mentor na época quando eu comecei a conhecer mais sobre esse universo de criação de conteúdo e hoje sigo firme forte no projeto aqui no Brasil, Ceará e Hud com os projetos dele. Eu continuo com sendo mentora, palestrando sobre criação de conteúdo, ensinando os profissionais a terem autoridade nas redes sociais e alavancar os negócios e vendas, dando aulas palestras, cursos, mentorias, online e presencial também pelo mundo. Qualquer profissional que quer crescer nas redes sociais, produzir conteúdo dinâmico, vídeos curtos para alavancar suas vendas e muito mais, estão convocados a conhecerem minha Agência Corpo e Estilo de Vida - ACEV. Ajudo várias empresas e profissionais liberais a se posicionarem e vender se comunicar nas redes sociais.
DIVIRTA-CE - Sendo embaixadora do app Kwai, uma plataforma de vídeos curtos que está em crescimento no Brasil, como é a sua experiência com esse app e quais são as vantagens de usá-lo? Quais são as suas dicas para quem quer se destacar no Kwai?
CLEANE FONTENELE - Há três anos atrás, quando eu comecei a postar de forma Profissional no TikToK, logo ganhei destaque na plataforma e muitas marcas nacionais me contrataram para criar conteúdo para a Amazon, 99 aplicativo, Sazon e muitas outras marcas com destaques Internacional, Nacional e local. Cresci de forma rápida, logo ganhei o selo de verificação no TikToK,  com 3 Milhões de seguidores, e nesse percurso outras plataformas me convidaram para ser embaixadora também como o Kwai, já sendo remunerada pelas visualizações no auge do aplicativo aqui no Brasil. Lá eu tenho 1.5 milhão de seguidores. Também sou Criadora do Instagram com quase 600 mil Seguidores e YouTube com com quase 50 mil Inscritos e muito feliz com o meu crescimento de forma orgânica em todas as plataformas e reconhecida como Influencer e criadora de conteúdo nas comunidades existentes oficiais das plataformas.

DIVIRTA-CE - Você faz parte da campanha #AprendanoTiktok, que incentiva os criadores de conteúdo a usarem o TikTok como uma ferramenta de educação e entretenimento. Como você vê o papel do TikTok na sociedade atual e quais são os benefícios de aprender no TikTok? Você coleciona mais de 500 milhões de visualizações no TikTok, uma marca impressionante. Como você se sente ao saber que o seu trabalho tem um alcance tão grande e uma repercussão tão positiva? Como você lida com os comentários e as críticas dos seus seguidores?
CLEANE FONTENELE - Algo muito importante que eu sempre falo para os meus alunos de Criação de Conteúdo: quando você vai crescendo, vai ganhando visibilidade, você tem que estar preparado para as críticas. Quando as críticas são construtivas, escutar e aprender, quando são críticas que não vão fazer você evoluir, não dê atenção, seja amigável, atencioso com os seus seguidores, fãs, admiradores do seu trabalho, que o reconhecimento vem. E quando você tem haters significa que você está no caminho certo de alcance longo no seu conteúdo. Seja leve, atencioso e não trate mal ninguém e nem responda com ignorância tudo passa até eles cansam do desprezo. É difícil mais com Deus no comando e terapia em dia tudo fica mais fácil. Tenho orgulho de ser cearense e levar minhas dicas para o mundo todo,  ampliar o meu universo Empreendedor conquistando o meu espaço sem precisar tomar lugar de ninguém… apenas conquistando o que é meu. Tudo é merecimento. Hoje somos mais de 1 Bilhão de visualizações nas minhas redes sociais. Só orgulho e Gratidão.
DIVIRTA-CE - Você é apresentadora do programa Corpo e Estilo de Vida, que aborda temas relacionados à saúde, beleza e bem-estar. Como é a preparação e a produção desse programa? Quais são os assuntos que você mais gosta de abordar e por quê?
CLEANE FONTENELE - O Programa Corpo e Estilo de Vida foi é a base de tudo, onde tudo começou. Programa é completo, dicas de saúde, beleza e qualidade de vida unindo a minha formação enquanto Fisioterapeuta, Mentora de Estilo de Vida, eu resolvi levar o conteúdo diferenciado e tornar o programa cada vez mais amplo com conteúdos diversificados, além das dicas de saúde, beleza, qualidade de vida e estilo de vida, bem estar, o programa fala de tudo um pouco, Entretenimento, Famosos, Moda,  Arquitetura e Decoração, nosso quadro de maior Destaque, com quadros sociais ajudando as pessoas que mais precisam, que é a minha missão e propósito que eu sigo firme forte com resultados incríveis ajudando e transformando vidas também nesses 14 anos de Corpo e Estilo de Vida.

DIVIRTA-CE - Você também fez um quadro na Record News, onde você dá dicas de como economizar e aproveitar melhor os recursos do lar. Como surgiu esse convite e como é a sua relação com a emissora? Quais são os principais desafios e as principais recompensas de trabalhar na TV?
CLEANE FONTENELE - Foi um presente ser convidada pela Ionice Silva diretora do Programa Ressoar na Record News em rede nacional, fiquei muito feliz. Ionice é minha seguidora me acompanha das redes sociais e um belo dia recebi o convite de forma oficial para participar com as minhas dicas no quadro “Descomplica” e claro eu topei na hora. Hoje além do quadro com dicas do dia a dia que posto nas redes sociais, também fui convidada para enviar matérias do nosso Nordeste, do Curso, para eles. Orgulho em ser correspondente e enviar um material lindo com todo carinho para os telespectadora de todo o Brasil. Já tive a honra de visitar a Record em São Paulo. Gaída Dias maravilhosa abriu todas as portas para que eu oudesse ter ido visitar. Só gratidão! E vem muitas novidades, fiquem de olho.
DIVIRTA-CE - Você é formada em fisioterapia e tem conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano. Como você aplica esses conhecimentos na sua vida pessoal e profissional? Você tem alguma rotina de cuidados com a sua saúde física e mental?
CLEANE FONTENELE - Consegui conciliar por muitos anos a Fisioterapia e TV, com a minha demanda nas redes sociais como criadora de conteúdo. Me desliguei de algumas funções enquanto Fisioterapeuta na Prefeitura de Fortaleza, Setor de saúde da Assembléia Legislativa do Ceará, que passei muitos anos atendendo os pacientes das Comunidades e em clínicas particulares que eu atendia. Hoje continuo palestrando, criando conteúdo de saúde e qualidade de vida, profissionalizei o Clubedacleane.com.br o Clube mais completo com Receitas, treinos diários, orientações de profissionais médicos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicanalista é muito mais… O clube é uma plataforma online de mudanças que proporcionam qualidade de vida, muita saúde, longevidade, plenitude com Dicas incríveis no processo de emagrecimento e saúde como um Todo. Sou Mentora de Estilo de Vida e Fisioterapeuta com muito Orgulho. Levando para o mundo, tudo o que sei fazer, com carinho amor e dedicação, me comunicar, ajudar, e transformar vidas.

DIVIRTA-CE - Você é casada e tem dois filhos, que também aparecem nos seus vídeos nas redes sociais. Como é a sua vida familiar e como você concilia o seu trabalho com a sua família? Como os seus filhos reagem ao verem a sua mãe famosa na internet e na TV?
CLEANE FONTENELE - É tão gratificante viver tudo isso em família. Meus filhos amam Lucas Fontenele 10 anos e Gabriel Fontenele que vai fazer 5 anos. Eles vivem tudo isso de forma leve, se envolvem, quando não querem participar eles falam também, deixo bem à vontade as participações, quando eu estou com muito tempo no celular, peço para eles me avisarem: mamãe agora é atenção total sem celular, diálogo aberto e verdadeiro tudo flui de forma natural. E eles falam com todo orgulho: "minha Mãe é empresária, fisioterapeuta, apresentadora de Tv , criadora de conteúdo, Influencer, e o que mais em mamãe?" (Risos). Ela é tanta coisa! Fico tão feliz só Gratidão em ter minha família por perto, esposo Bruno, meus amados filhos, meus país Edinho e Zélia e Irmãos José e Suzane, Cris Helen, família inteira, todo mundo junto! O bom de tudo isso é que eles (Lucas e Gabriel) são desenrolados, se comunicam bem, não tem vergonha de gravar vídeos e nem de falar ao público, apresentam os trabalhos no colégio, amam um microfone, a influência da mãe está sendo positiva. Amo minha família e eles são a base de tudo na minha vida. Só gratidão a Deus por tudo e por tanto.
DIVIRTA-CE - Você é uma mulher de sucesso, que inspira muitas outras mulheres a seguirem os seus sonhos e a se empoderarem. Como você vê o papel da mulher na sociedade atual e quais são os principais desafios e as principais conquistas das mulheres brasileiras?
CLEANE FONTENELE - Eu sou do time que Mulheres enaltecem Mulheres, elevam Mulheres, elogiam e torcem pelo reconhecimento e crescimento. Juntas somos mais fortes! Quando temos um propósito de vida claro, tudo ganha forma e vida, sucesso e prosperidade em abundância é a consequência de um trabalho digno, honesto e Verdadeiro. Quanto mais a gente vibra com a felicidade do próximo, mais coisas boas vem para as nossas vidas. Lei do retorno, do plantio e colheita. Faça o bem sem esperar nada em troca que tudo volta e se eu sei que tudo volta, vamos ajudar mais, torcer mais, vibrar mais pelo sucesso do amigo. Tem mercado para todos. E a estrela de todos pode brilhar. É sobre acreditar, ter fé e correr atrás dos seus sonhos. Hoje sigo firme com muitos sonhos E realizações profissionais com as minhas empresas - Programa Corpo e Estilo de Vida - Agência de Produção de conteúdo e marketing Corpo e Estilo de Vida - Plataforma On-line Clube da cleane - Palestras e Mentorias Personalizados para crescer nas redes Sociais, tudo isso levando o o nosso melhor para clientes, pois eu amo tudo o que faço.

EM MARÇO DE 2024: Djavan confirma show da turnê 'D' em Fortaleza


A capital alencarina recebe, no dia 9 de março, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira: Djavan, com sua nova turnê "D" embalada com sucessos e canções inéditas. O artista se apresentará no Centro de Eventos do Ceará, e os ingressos serão vendidos em breve, no site http://efolia.com.br/.
O repertório da turnê contempla todas as fases de sua carreira. Músicas como ‘Sina’ e ‘Flor de Lis’ terão espaço no espetáculo. O artista é conhecido por diversas músicas ao longo da carreira, como “Samurai”, “Lilás” e “Oceano”. Djavan também conta com diversos reconhecimentos e títulos no mundo da música.

Serviço
Djavan - Turnê D
Dia: 9 de março (sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará

Ingressos: mesas e front em breve, no Efolia.com.br

 

Natiruts faz apresentação da turnê "Good Vibration" na Arena Barong neste sábado

A banda de reggae *Natiruts* retorna a Fortaleza com a turnê “Good Vibration”, que celebra o álbum lançado em 2021. O show será realizado na Arena Barong no dia 9 de dezembro (sábado), a partir das 19h. Os ingressos estão à venda com valores a partir de R$ 99, para os setores arena e frontstage, nas opções de meia-entrada, social e inteira. As apresentações de abertura ficam por conta do DJ Felipe BK, DJ Guga de Castro, Mateus Fazeno Rock e banda Singular.
O show destaca o trabalho mais recente do grupo, intitulado “Good Vibration”, composto por nove faixas, entre elas “América Vibra” e “Good Vibration” com boas influências sonoras, vibrações de positividade e esperança. O repertório também é composto por sucessos já conhecidos do Natiruts, como “Quero Ser Feliz Também", “Sorri, Sou Rei”, “Andei Só” e “Liberdade Pra Dentro da Cabeça”. 

*Sobre Natiruts
A banda nasceu em Brasília com o nome Nativus. Foi fundada em 1996 por Alexandre Carlo que, na época, era estudante. Figurou no circuito universitário da Capital Federal e destacou-se na cena local, até que surgiu a oportunidade de gravar o primeiro CD no Rio de Janeiro. Daí pra frente, a história da banda rumou para caminhos que os próprios integrantes jamais imaginaram trilhar. Atualmente a banda possui treze CDs e quatro DVDs lançados e várias canções que figuraram entre as mais tocadas nas rádios do Brasil e que estão na cabeça e no coração de muitas pessoas.

*SERVIÇO
*Show Natiruts em Fortaleza*
*Data:* sábado, 9 de dezembro, a partir das 19h 
*Local:* Arena Barong (Av. Zezé Diogo, 5700 - Cais do Porto)
*Horário de abertura dos portões:* 19h
*Ingressos:* R$ 99 (arena meia-entrada), R$ 109 (arena social) e R$ 198 (arena inteira); R$ 149 (Frontstage meia-entrada), R$ 159 (Frontstage social) e R$ 298 (Frontstage inteira). * Arena social e frontstage social o ingresso é válido mediante a doação de 1kg de alimento.
*Vendas:*
Bilheteria Virtual: https://www.bilheteriadigital.com/natiruts-good-vibrations-09-de-dezembro
Greenish: Av Beira Mar, 805 - Praia de Iracema / Shopping RioMar Fortaleza 
Santa Praia: Av Clovis Araes Maia, 3345 - Praia do Futuro

Vila Azul do Mar celebra as férias de dezembro com programação especial

Além de muita música e gastronomia de qualidade, Papai Noel estará no self point da Vila para fotos com as crianças

Durante todo o mês de dezembro, a Vila Azul do Mar, do Beach Park, oferece muita música boa e gastronomia de qualidade para o público curtir a alta estação. As apresentações musicais acontecem todos os dias, às 17h e 19h50 – com bandas do cenário local se apresentando ao vivo, trazendo no repertório muito samba, forró pé-de-serra, bossa nova, MPB, surf music, rock, classic rock, reggae, pop rock nacional e internacional.
E nos fins de semana do mês, das 17h às 18h30, a Vila ainda reserva uma atração especial para o público: Papai Noel vai recepcionar a criançada e suas famílias para sessões de fotos no self point da Vila. O Bom Velhinho estará vestido com figurino praiano, já que escolheu o Beach Park para passar alguns dias de férias com muito sol, praia e diversão.
Espaço de convivência, lojas e serviços para momentos de lazer com conforto e segurança para o público em geral, a Vila Azul do Mar ainda oferece o melhor da gastronomia na Pizzaria da Vila (TOP 10 Restaurantes para Família – TripAdvisor, 2023)  e no Coqueiral Bar e Restaurante, com funcionamento das 16h às 22h, todos os dias da alta estação.
Agende-se e venha conferir as atrações musicais da Vila Azul do Mar
- 01/12 (sexta-feira): 17h – Nayra Costa (Jazz, Soul, Rock, Reggae, R&B) e 19h50 - Magi (Brasilidades, MPB e rock)
- 02/12 (sábado): 17h – Mavericks (rock, reggae, jazz e blues) e 19h50 – Dayana Silver (Flashback e pop atual)
- 03/12 (domingo): 17h – Alaia (surf music, reggae, pop rock nacional e internacional e rock) e 19h50 – Groovi’in (jazz, rock e soul)
- 04/12 (segunda): 17h – Stefano Marques (rock nacional, internacional, surf music, reggae e samba rock) e 19h50 – Os Lamparinos (forró pé de serra e brasilidades)
- 05/12 (terça): 17h – Mano Braz (Pop rock nacional e internacional) e 19h50 – Stilo Novo (samba)
- 07/12 (quinta): 17h –  Will Singular (reggae, pop e brasilidades) e 19h50 – Lydia Dantas (Pop rock nacional, internacional e MPB).
- 08/12 (sexta): 17h –O Verbo (Pop rock nacional) e 19h50 - Shirley Cordeiro (rock, blues, soul music e jazz)
- 09/12 (sábado): 17h – David Ávila (MPB e reggae) e 19h50 – Caike Falcão (Blues, rock and roll, pop rock, mpb, pop reggae)
- 10/12 (domingo): 17h – Perfeita Simetria (tributo aos Engenheiros do Hawai e pop rock nacional) e 19h50 - Mano Braz (Pop rock nacional e internacional) 
- 11/12 (segunda): 17h– Pedro Jucá (MPB, surf music e pop rock) e 19h50 - Vanin e Nicinha (forró, xote, xaxado, baião, chorinho e frevo)
- 12/12 (terça): 17h – Moby Dick (Pop rock nacional e internacional) e 19h50 – Sambora (samba e pagode)
- 13/12 (quarta): 17h – Nave (clássicos do rock nacional e internacional e trilha de filmes) e 19h50 – Maui  (Rock, Pop, Reggae)
- 14/12 (quinta): 17h – Say My Name (Pop rock internacional e hits) e 19h50 – Vinny First (country e rock clássico)
- 15/12 (sexta): 17h – Two Folks (rock, pop rock, indie, reggae, clássicos nacionais e  internacionais) e 19h50 – Shirley Cordeiro (rock, blues, soul music e jazz)
- 16/12 (sábado): 17h – Amanda Alves (pop rock internacional) e 19h50 – Magi (Brasilidades, MPB e rock)
- 17/12 (domingo): 17h – Libre (pop rock, indie rock, rock alternativo anos 90 e 00’) e 19h50 – Lydia Dantas (Pop rock nacional, internacional e MPB).
- 18/12 (segunda): 17h – Fets Dômino (clássicos do pop rock internacional) e 19h50 – Os Lamparinos (forró pé de serra e brasilidades)
- 19/12 (terça): 17h – Magi (Brasilidades, MPB e rock) e 19h50 – Deixa de Caô (Samba)
- 20/12 (quarta): 17h – Chris Almeida (Pop rock acoustic e hits 80, 90 e 2000’) e 19h50 – Groovi’in (jazz, rock e soul)
- 21/12 (quinta): 17h – O Som do Samiro (samba rock, pop e reggae) e 19h50 – Vinny First (country e rock clássico)
- 22/12 (sexta): 17h – Amanda Alves (pop rock internacional) e 19h50 – Two Folks (rock, pop rock, indie, reggae, clássicos nacionais e  internacionais)
- 23/12 (sábado): 17h – Shirley Cordeiro (rock, blues, soul music e jazz) e 19h50 – Lorena Nunes (MPB)
- 25/12 (segunda): 17h – Mavericks (rock, reggae, jazz e blues) e 19h50 – Vanin e Nicinha (forró, xote, xaxado, baião, chorinho e frevo)
- 26/12 (terça): 17h – Moby Dick (Pop rock nacional e internacional)  e 19h50 – Stilo Novo (samba)
- 27/12 (quarta): 17h – The Shout (Tributo aos Beatles)  e 19h50 – Nave (clássicos do rock nacional e internacional e trilha de filmes)
- 28/12 (quinta): 17h – Uli Surf Band (Surf Music e pop rock nacional)  e 19h50 – Take One (rock nacional, internacional, flashbacks e new age)
- 29/12 (sexta): 17h – Nayra Costa (Jazz, Soul, Rock, Reggae, R&B) e 19h50 – David Ávila (MPB e reggae)
- 30/12 (sábado): 17h – Filipe Anderson (Surf music, pop rock nacional, internacional, Reggae) e 19h50 – Lorena Nunes (MPB)

SERVIÇO:
Vila Azul do Mar: música, gastronomia e diversão em Dezembro
Funcionamento todos os dias do mês (com exceção dos dias 6, 24 e 31/12)
Pizzaria da Vila e Coqueiral Bar e Restaurante: a partir das 16h.
Couvert para os shows, a partir das 17h: R$ 15
Estacionamento gratuito a partir das 17h.
Mais informações e programação no perfil @vilaazuldomar do Instagram.

Igualdade de gênero nos eventos de graffiti é tema da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará

O debate integra a programação da Semana Estadual de Hip Hop do Ceará, que conta com apoio da Secult Ceará

     Com apoio do Centro Dragão do Mar, o Fórum Cearense de Hip Hop segue com a Semana Estadual de Hip Hop do Ceará 2023 e traz, nesta sexta-feira (1º), a partir das 19h, no auditório do Dragão, a roda de conversa "Eventos de Graffiti e a Igualdade de Gênero". Com mediação da artista e educadora Quel Santos, as artistas e produtoras culturais Sara Beneduce (@cumbucor), Narah Adjane (@projetoruela) e Ana Clara Mendes (@maisquerosa) debatem a necessidade de uma presença mais ativa de mulheres nessa importante expressão da cultura Hip Hop. O acesso é gratuito e livre, limitado à capacidade do local. 

Sobre as participantes
     Quel Santos é artiste e arte educadora que se debruça nas temáticas afrodescendência, gênero e sexualidade. Teve seus aprendizados acumulados pelas vivências em espaços culturais e pela graduação em Licenciatura em Artes Visuais no IFCE. Atuante desde 2014, faz seu caminho pelas intervenções urbanas, educação formal, contação de histórias e produção cultural. Também idealizou o projeto de arte urbana, com foco no público LBTQI+  e mulheres (cis ou trans), denominado Mais que Rosa.
     Sara Beneduce é cearense, mãe, cria do 3° setor, educadora, multiplicadora e produtora sociocultural. Entusiasta de ações sociais que visam a promoção e democratização da arte, cultura, educação e lazer, criou no ano de 2018 o projeto CumbuCOR, que vem atuando na vila de pescadores da praia do Cumbuco (Caucaia, CE), onde artistas e comunidade criam uma conexão, através da vivência de uma experiência afetiva e humanizada.
     Narah Adjane é artista visual, arte-educadora e produtora cultural. Formada em Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE, trabalha com design gráfico, ilustração, graffiti e com pesquisas no campo da Arte Urbana. Idealizadora e coordenadora do Projeto Ruela, realiza junto ao coletivo movimentações culturais nas periferias de Fortaleza-CE.
     Ana Clara Mendes é multiartista e eterna aprendiz da cidade, de tudo que a corrói ou nela se sobrepõe. Formada no curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE, enxerga na arte uma maneira de rasurar os poderes opressores e traçar caminhos subversivos. Por meio do desenho e da palavra, sua poética visual provoca fissuras tácitas em silenciamentos ocos.

Serviço: [Semana Estadual do Hip Hop do Ceará 2023] Roda de Conversa "Eventos de Graffiti e a Igualdade de Gênero", com Narah Adjane, Ana Clara Mendes e mediação de Quel Santos
Data: 1º de dezembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre. Duração: 120 min. 



 

Dragão do Mar divulga a programação do fim de semana

6º Delícias do Mundo, mostras gratuitas do 33º Cine Ceará, espetáculos, performances e nova atividade gratuita do Planetário são alguns dos destaques da semana

     Complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) encerra o mês de novembro com uma agitada programação, a maior parte dela gratuita ou com preços acessíveis. Entre os destaques dos próximos dias, a 6ª edição do festival gastronômico Delícias do Mundo e novos espetáculos e performances cênicas. A agenda traz ainda, entre outras atrações, atividades gratuitas no Planetário e exibições do 33º Cine Ceará. Informações adicionais e novidades podem ser acompanhadas no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

Festival
    Em sua sexta edição, o Festival Gastronômico Delícias do Mundo acontece mais uma vez na Praça Verde, entre os dias 1º e 3 de dezembro (de sexta a domingo), das 16h às 23h. Com mais de 15 países representados, o festival reúne cerca de 20 chefs da gastronomia nacional e internacional oferecendo pratos temáticos a preços acessíveis, com valores entre R$ 5,00 e R$ 50,00. Ao longo dos três dias de evento, o Festival contará com atrações musicais, oficinas gastronômicas gratuitas e sorteios. O acesso é gratuito e livre.

Cena Ocupa

     Dragão do Mar segue com apresentações de projetos artísticos selecionados a partir da convocatória Cena Ocupa, iniciativa do Centro Dragão do Mar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
    Na sexta-feira (1º), a atriz, performer, produtora, artista visual e professora de teatro Ana Raquel apresenta a performance artística urbana "Pra Casar". Vestida com um traje de noiva completo, do salto branco nos pés ao véu preso em seus cabelos, a performer se posiciona na porta de uma igreja. Porém, ela inverte o caminho que a levaria ao altar, dá as costas à igreja e toma o verdadeiro rumo de milhares de mulheres pelo mundo: o cemitério. Com a saída da entrada dos Museus do Dragão em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza e depois ao cemitério São João Batista, a intervenção propõe um debate sobre o feminicídio e igualdade de gêneros, além de divulgar a linguagem da Performance Art.
     No sábado (2), às 19h, na Arena Dragão do Mar, Caio Victor e Banida Plataforma apresentam "Deriva - Queer AI Has no Imagination". A performance consiste na ativação do corpo por meio dos comandos de duas pessoas e uma Inteligência Artificial (AI). Configura-se como uma instalação performativa efêmera, na qual os elementos que compõem a cena são uma projeção, vários óculos de realidade virtual e as pessoas que fruem a obra. Em "Deriva", disponibiliza-se, em sessões performativas de cinco em cinco pessoas, uma experiência sensorial em realidade virtual, criada por meio de diálogos com uma inteligência artificial que forma imagens em vídeo imersivo em 360 graus. O acesso é gratuito.
     No domingo (3), às 16h, na Arena Dragão do Mar, acontece a performance "Cultivo Laudos F00-F99", com Daniel Rocha e Levi Banida. O momento proporcionará ao público uma ação instigante ao debate e cuidado mútuo em relação às questões de saúde mental, que sugerem, a partir da vivência interiorana do proponente, alternativas de tratamento por meio de ervas e plantas medicinais. A iniciativa conta com duas ações: distribuição de mudas pré-montadas, intitulada de "distribuição dos brotos-bulas"; montagem das mudas ao vivo, com amplificação sonora da ação por meio de microfone e caixa de som, intitulada "cultivo-cura". As terras das mudas são revestidas de bulas reais de remédios relacionados à saúde mental embebidos em água.    
     Sábado e domingo (dias 2 e 3), a Trupe Caba de Chegar apresenta "A Fábula do Monturo Velho", às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Com texto de Aldo Marcozzi, o espetáculo aborda, de forma lúdica e divertida, questões como tolerância e respeito, trazendo reflexões sobre a prática de bullying. Os ingressos custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão. As apresentações são acessíveis em Libras.

Teatro

     Também tem espetáculo adulto no sábado e no domingo (dias 2 e 3), a partir das 20h, no Teatro Dragão do Mar. O grupo Travessia Coletiva apresenta "A Maldição da Casa Usher". Combinando os gêneros musical, drama e comédia, a produção é um musical baseado no conto "A Queda da Casa Usher", de Edgar Allan Poe. A narrativa da peça aborda temas como ciclos de violência e abuso, bem como a libertação feminina das estruturas patriarcais da sociedade, fazendo uma analogia do século XVIII aos tempos atuais. O texto também busca alertar a plateia da negligência a assuntos como saúde mental, denunciando o estigma sofrido por portadores de transtornos mentais, que são marginalizados e têm o acesso ao tratamento dificultado. Os ingressos custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

Cinema
     Nesta terça-feira (28), às 20h, o Espaço Rogaciano Leite Filho, sediará mais um "Cinema da Praça", ação do programa "Se Achegue!" que oferta a exibição gratuita de filmes para pessoas em situação de rua, fruto de parceria entre o Cinema do Dragão e o Núcleo de Articulação Territorial (NAT) do Centro Dragão do Mar. Neste dia, será apresentado o longa "Eu Moro Em Qualquer Lugar", de Márcio Coutinho.
     Até sexta-feira (1º), o Cinema do Dragão segue com exibições da 33ª edição do Cine Ceará, além de trazer, a partir de quinta-feira (30), a tripla estreia de 'How to Have Sex', de Molly Manning Walker; 'Três Tigres Tristes', de Gustavo Vinagre, e 'Vai e Vem', de Fernanda Pessoa e Chica Barbosa. Os ingressos para as sessões custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) de quarta a domingo, podendo ser adquiridos na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao). Às terças, os ingressos custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira).     

Museus

Exposições
      No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), segue em cartaz a exposição imersiva "Terra de Gigantes", com concepção e curadoria de Daniel Lima. Nascida das memórias dos parques temáticos, a exposição traz uma verdadeira experiência imersiva para o público. A Mostra traz performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas no Brasil.
       No Museu da Cultura Cearense (MCC), o público pode conferir a exposição de longa duração "Vaqueiros". A exposição etnográfica tem curadoria de Margarita Hernandez e resulta de pesquisa coordenada pela historiadora Valéria Laena no período de 1998-1999, com equipe multidisciplinar formada por museólogos, antropólogos, historiadores, documentalistas e fotógrafos em expedição pelo sertão cearense. Nela, encontram-se elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que, tradicionalmente, compreende-se como cultura sertaneja.    
     Também ocupando duas salas no MCC e espaços externos do Dragão, "Festa, Baia, Gira, Cura", de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, apresenta o universo das religiões de matriz afroindígenas. A exposição nasce a partir da historicização dos terreiros e dos festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àsé Ojú Oyá, localizado no bairro Bom Jardim, dirigido por Pai Valdo de Yansã, juntamente da produção artística do antropólogo, fotógrafo e macumbeiro Jean dos Anjos, que há aproximadamente vinte anos documenta, através da fotografia e escritos, a história dos terreiros de Umbanda no Ceará.
     Os Museus do Dragão podem ser visitados das 9h às 18h (último acesso 17h30), de quarta a sexta, e das 13h às 18h (com acesso até as 17h30) aos sábados, domingos e feriados.
      Na quinta-feira (30), às 19h, será aberta a exposição "Retrato de Mestre" na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, Ceará, iniciativa fruto de parceria com o Museu da Cultura Cearense (MCC). Com curadoria do Mestre Júlio Santos, referência na arte da fotopintura, Valéria Laena e equipe do MCC, a mostra apresenta um acervo composto de imagens e objetos relacionados a uma fotografia que vai dos monóculos, das câmeras de instantâneo (popularmente conhecidas como lambe-lambes) e dos retratos pintados, práticas de registros mais artesanais que já foram comuns no Ceará, à aplicação de técnicas digitais. Gratuita, a mostra ficará em cartaz até fevereiro de 2024, com visitações às terças e quartas, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e às quintas e sextas, das 8h às 12h e das 14h às 21h.

Ações Educativas
    No sábado (2), o MCC, em parceria com o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil - NUPAC, realizará uma visita guiada ao território do Moura Brasil/Oitão Preto a fim de desmistificar o território através da Museologia Social e dando visibilidade ao potencial cultural que este lugar de memória possui. Na ocasião, o coordenador e idealizador do NUPAC, Ismael Gutemberg, guia comunitário e guardião das memórias, irá conduzir a visita. O evento é gratuito, mediante inscrições podem ser realizadas através do link bit.ly/inscricoesnomcc.

Feirinha
     Como todo sábado, a feirinha Fuxico no Dragão reúne expositores de produtos criativos e artesanais, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.

Dragão Encantado
    Seguindo com uma programação especial para a criançada aos domingos, das 16h às 19h, o "Dragão Encantado" traz atividades lúdicas do Brincando e Pintando, no domingo (2), desta vez, na Varanda dos Museus. O acesso é gratuito e livre.

Planetário
      Na quarta e quinta-feira (29 e 30) de novembro, das 18h às 20h, o planeta Júpiter encontra-se visível no céu noturno. Nestas noites, o Planetário Rubens de Azevedo disponibilizará, gratuitamente, potentes telescópios para observação astronômica do maior planeta do Sistema Solar e suas incríveis "Luas Galileanas". O acesso é gratuito. A realização da atividade fica condicionada às condições do tempo.
     Em dezembro, o Planetário traz novidades na programação de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins. Na sexta (1º) são ofertadas as sessões "A Lenda da Princesa Acorrentada" (Infantil), às 18h, e "Buraco Negro" (sessão juvenil-adulta), às 19h. No final de semana, são ofertadas quatro sessões, a partir das 17h: "A Lenda da Princesa Acorrentada" (sessão infantil), "Viagem no Foguete de Papel" (Infantil), "Explorando o Universo" (juvenil-adulto) e "À Procura pela Vida - Estamos sozinhos?" (sessão juvenil-adulta), uma a cada hora. Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira e podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.   

     No sábado (2), às 16h, tem Música nas Estrelas, atividade que traz sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão.

PROGRAMAÇÃO FIM DE SEMANA
2 de dezembro (sábado)
9h - Visita Guiada "Museu a Céu Aberto: nos Trilhos Do Moura Brasil"
Encontro com os participantes em frente à Estação das Artes
Capacidade: 10 pessoas
Gratuito e livre mediante inscrição em bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Duração: 180 minutos.
19h - [Cena Ocupa / Entre Performance] "Deriva - Queer AI Has no Imagination", com Caio Victor e Banida Plataforma
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito. 80min. Livre
16h - Feira Fuxico no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Entrada gratuita e livre. Duração: 240 min.
16h às 23h - Festival Gastronômico Delícias do Mundo - 6ª Edição
Na Praça Verde
Acesso gratuito e livre ao público.
16h - Música Nas Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de convite uma hora antes na bilheteria. 50 lugares. Duração: 60 min. Livre.
17h - Sessão "...E a bruxa foi para o Espaço" (Infantil)
18h - Sessão "Viagem no Foguete de Papel" (Infantil)
19h - Sessão "Explorando o Universo" (juvenil adulto)
20h - Sessão "À Procura pela Vida - Estamos sozinhos?" (juvenil adulto)
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. 65 lugares.
17h - [Cena Ocupa / Cena Infantil] "A Fábula do Monturo Velho", com a Trupe Caba de Chegar
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão.
Duração: 45 min. Classificação: Livre. Acessível em Libras.
19h - [Cena Ocupa / Entre Performance] "Deriva - Queer AI Has no Imagination", com Caio Victor e Banida Plataforma
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 80 min.
20h - "A Maldição da Casa Usher", do grupo Travessia Coletiva
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão.
Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.

3 de dezembro (domingo)
16h às 23h - Festival Gastronômico Delícias do Mundo - 6ª Edição
Na Praça Verde
Acesso gratuito e livre.
16h às 19h - [Dragão Encantado] Brincando e Pintando no Dragão
Na Varanda dos Museus
Acesso gratuito e livre. Duração: 180 min.
17h - Sessão "...E a bruxa foi para o Espaço" (Infantil)
18h - Sessão "Viagem no Foguete de Papel" (Infantil)
19h - Sessão "Explorando o Universo" (juvenil adulto)
20h - Sessão "À Procura pela Vida - Estamos sozinhos?" (juvenil adulto)
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. 65 lugares.
17h - [Cena Ocupa / Cena Infantil] "A Fábula do Monturo Velho", com a Trupe Caba de Chegar
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão.
Duração: 45 min. Classificação: Livre. Acessível em Libras.
16h - [Cena Ocupa / Entre Performance] "Cultivo Laudos F00-F99", com Daniel Rocha e Levi Banida
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 80 min.
20h - "A Maldição da Casa Usher", do grupo Travessia Coletiva
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão.
Duração: 80 min. Classificação: 10 anos.

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de 28 de novembro a 04 de dezembro de 2023
Horários diversos
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Mais informações: (85) 3488.8600 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)

Mostra de Teatro Violetas encerra programação neste fim de semana

Com o intuito de aprofundar as relações de gênero, o Teatro Violetas realiza até domingo, 03 de dezembro, a Mostra Violetas: teatros para des-inventar o desigual. Surgido há quatro anos, o Teatro Violetas nasceu com o intuito de investigar as relações de gênero e revelar o apagamento histórico de mulheres na perspectiva da cena expandida. E como a relação do teatro contemporâneo vem buscando aprofundar sua relação com a sociedade fomentando experiências unindo a arte e a vida, o grupo investe cada vez mais nesta pesquisa. 
O projeto vem realizando ações em sete territórios de Fortaleza – Poço da Draga (ONG Velaumar), sede do grupo Batuque de Mulher (Conj.Palmeiras),  Associação de Moradores do Titanzinho (Serviluz), sede do Grupo Formosura (Serrinha) e sede do Grupo Nóis de Teatro (Granja Portugal), Instituto dos Cegos e Recanto do Sagrado Coração de Jesus.
 “Desse modo, o processo criativo acaba por engendrar processos formativos que ampliam e aprofundam a experiência da fruição. É neste sentido, que propomos um projeto onde cada apresentação vincula-se também a uma proposta formativa, compreendendo que a natureza dessa formação é produzir vínculos mais significativos, expandir o ato poético e envolver o espectador mais organicamente (no sentido de criar um organismo) na experiência teatral. Foi a partir da investigação sobre desigualdade de gênero - que tem atravessado nossa poiesis - que chegamos no ponto central deste projeto: tensionar as forças que diariamente naturalizam as muitas desigualdades sociais”, afirma  Renata Lemes, diretora dos espetáculos.

PROGRAMAÇÃO 

01 de dezembro

Realização da oficina: Criação de microuniversos: uma experiência para tecer sonhos

Horário: 09h

Apresentação do espetáculo: “CARTA PARA VIOLETA”

Horário: 16h

Local: Escola em parceria com o Grupo Formosura de Teatro (Serrinha)     

02 de dezembro

Realização da oficina: Criação de microuniversos: uma experiência para tecer sonhos

Horário: 10h

Apresentação do espetáculo: “CARTA PARA VIOLETA”

Horário: 18h

Local: Sede do Grupo Nóis de Teatro (Granja Portugal)               

03 de dezembro

Realização da oficina: Criação de microuniversos: uma experiência para tecer sonhos

Horário: 16h

Apresentação do espetáculo: “VOO PARA O FIM DO MUNDO”

Horário: 19h

Local: Intiwatana Casa Coletiva (Sabiaguaba)

 

Homenagem a Josafá Duarte e exibição do longa brasileiro “Sou amor” são destaques desta quinta-feira (30) no 33º Cine Ceará

O cineasta homenageado Josafá Duarte e o longa brasileiro “Sou amor”, de André Amparo e Cris Azzi, que compete na Mostra Ibero-americana de Longa-metragem

O agricultor e cineasta popular cearense Josafá Duarte será homenageado com o Troféu Eusélio Oliveira nesta quinta-feira (30) no 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. A solenidade acontecerá no Cineteatro São Luiz, abrindo a programação da noite, com início às 19h30. Após a homenagem, serão exibidas mais quatro produções da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem: “Diafragma” (Robson Cavalcante. Animação. 10’. Alagoas. 2023), “Pulmão de pedra” (Torquato Joel. Documentário. 14’. Paraíba. 2023), “Os finais de domingos” (Olavo Junior. Ficção. 8’. Ceará. 2023) e “Lapso” (Caroline Cavalcanti. Ficção. 24’. Minas Gerais. 2023). Na sequência, a exibição será do filme “Sou amor” (André Amparo e Cris Azzi. Ficção. 110’. Brasil. 2023), representante brasileiro na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.
O 33º Cine Ceará segue até o dia 1º de dezembro, quando serão conhecidos os ganhadores do Troféu Mucuripe desta edição. O acesso é gratuito a toda a programação. Informações sobre a retirada de ingressos estão disponíveis no site do festival: www.cineceara.com.
Na noite de abertura o festival homenageou a jornalista e doutora em Sociologia Bete Jaguaribe e o roteirista George Moura. Na terça-feira foi homenageado o ator Ailton Graça. Na noite de quarta-feira o Cine Ceará prestou homenagens in memorian a dois profissionais que tiveram importante papel nas políticas públicas do setor audiovisual, o produtor Doug de Paula que, entre outros atribuições, foi membro da Câmara Setorial do Audiovisual, órgão consultivo ligado à Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (ADECE), e membro fundador da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste (CONNE), e ao servidor público federal Júlio Linhares, que esteve 17 anos à frente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, no qual desempenhou um relevante papel de interlocução com cineastas e artistas. No dia 1º de dezembro, durante a solenidade de encerramento desta edição, o Cine Ceará homenageará a cineasta Verônica Guedes.

O homenageado Josafá Duarte
Josafá Ferreira Duarte é um agricultor e cineasta popular autodidata com uma extensa produção audiovisual. Nascido em 1960 em Forquilha, no interior do Estado, é casado e pai de três filhos. Entre 1977 e 1997 morou em Fortaleza, onde militou no movimento de bairros e favelas e no MST. Começou a produzir cinema popular em 2006 em sua comunidade, o distrito do Salgado dos Mendes, em Forquilha.
De lá pra cá, já produziu 35 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens. Em 2016, seu trabalho virou tese de doutorado na Universidade Federal de Goiás (UFG), defendida pelo professor Paulo Passos de Oliveira, que, este ano, desenvolve o tema em pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2017, sua cidade foi reconhecida pelo Governo do Estado do Ceará como a capital cearense do cinema popular.
Os filmes de Josafá Duarte já foram exibidos na Alemanha, em Portugal e no Uruguai. Estes são alguns: “A história de um galo assado” (2006), “Por debaixo dos panos 1 e 2” (2010 e 2011), “A espiã que amava Forquilha” (2011), “A História de um calça curta aperreado” (2011), “Forquilha sob ameaça química” (2012), “A sogra e o lobisomem” (2013), “Os escudeiros contra a garrafa pet” (2013), “O homem que queria enganar a morte” (2014), “Cadê meus zócolos” (2015) - curta premiado no V Festival de Jericoacoara na categoria de melhor filme eleito pelo júri popular -, “Santeiro Luminoso contra o Santo do Pau Oco” (2015), “Os Malas e os Trouxas” (2016), “Escapei fedendo” (2017), “A volante do soldado 33” (2018), “Até o padre correu” (2019) e “Revolução eleitoral” (2019) - premiado no Festival de Meruoca nas categorias de melhor roteiro e melhor direção. Atualmente, está trabalhando na produção da série “Nascidos em Barro Vermelho”, que será exibida nas redes sociais em 2024.

“Sou amor” na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem
A ficção “Sou amor” é o único representante do cinema nacional na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Dirigido pelos cineastas mineiros André Amparo e Cris Azzi, o filme traz a história de Robson, que, depois de apanhar do pai na pequena cidade de Luisburgo, em Minas Gerais, vai, com seu irmão mais novo, morar com a avó na capital. “Ou amor” fala sobre a descoberta de si pós-trauma. Seis produções de 10 países estão na Mostra Ibero-americana. Os filmes disputam o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem (que ganha também R$ 20 mil para distribuição da obra no Brasil), Melhor Direção, Melhor Atuação Principal, Melhor Atuação Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som e Melhor Direção de Arte.
Para o diretor André Amparo, é muito bom ver o filme participando de uma seleção de longas-metragens como esta do Cine Ceará. “É um orgulho para a direção, para o elenco, para todos da equipe”, diz. Cris Azzi, também diretor do longa, compartilha da alegria de realizar a estreia do longa no festival cearense. “É uma honra ter o filme no Cine Ceará, por sua importância no calendário nacional. Ao mesmo tempo é uma responsabilidade, já que ‘Sou Amor’ é o único filme brasileiro selecionado para essa Mostra Competiva Ibero-americana”, comenta.

SERVIÇO
33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023 em Fortaleza, Ceará. Site: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com

Alex Tea, da banda Kiwi, volta ao ceará acompanhado pelos músicos da banda Ruderalis

Músico russo, radicado nos EUA e admirador da cultura brasileira se reúne com artistas locais para novas produções e realiza shows em Fortaleza e Canoa Quebrada. Confira agenda completa dos shows

Russo, americano, capoeirista e amante da cultura brasileira, Alex Tea desembarca em Fortaleza no mês de novembro para uma série de shows. Na ocasião, ele vai estar acompanhado de grupos, artistas e parceiros que vem fazendo em suas vindas ao Brasil. No dia 30/11, por exemplo, Alex Tea e a banda Ruderalis, de Canoa Quebrada, fazem show intimista na Laje, em Fortaleza. O repertório promete misturar os clássicos da carreira do artista, como músicas de Kiwi The Child, pedras do reggae, lados B e canções do próprio grupo cearense. 
Já na sexta-feira (01/12), Alex Tea participa da festa Reggae na Lazy Days, em Canoa Quebrada. O show contará com a participação especial de Juka Batera e de diversos DJs de reggae colocando um som até amanhecer. Dentre as atrações confirmadas para o evento estão ainda a  Caribbean Sounds, Indira Marley, Ras Marlon, Ilha Roots e Selecta Taccin. 
E encerrando a tour alencarina, no domingo, dia 03/12, Alex Tea faz um Tributo a Bob Marley no Moto Libre, também acompanhado pela banda Ruderalis, além da participação especial da cantora Nayra Costa e DJs. 

Relação com o Brasil

Alex Tea esteve recentemente de passagem por São Paulo, onde gravou vozes no estúdio Indigo Azul e acompanhou a mix de seu novo álbum, novamente em parceria com o produtor musical e baixista cearense Klaus Sena.  Após a breve turnê no Ceará, o artista retorna à São Paulo para o lançamento deste novo trabalho, bem como realizar novas colaborações com artistas locais. 
Nas duas cidades, Alex aproveita para estreitar laços com vários amigos músicos da cena paulistana e cearense, além de nutrir novos projetos. Em Canoa Quebrada, ele vai aproveitar para gravar um novo clipe, do single Lay Me Down, parceria do artista com o cearense Pepeu. O single e o clipe têm produção da Freedom Sounds e Pepeu. O single tem previsão de lançamento no verão de 2024.

Sobre o artista 
Alex Tea é norte americano, capoeirista e fluente em português. Vocalista, multi instrumentista e compositor, ele nasceu em uma família de músicos clássicos que o colocou em contato com a música desde muito novo. A partir da adolescência, Tea manifestou seu interesse pela diversidade e começou a estudar também o Folk, Jazz, música clássica indiana e africana. A exposição a essas múltiplas influências, levou-o a buscar variados timbres, modos e instrumentos. Teclados, baixo, guitarra, sopros e percussões, entraram em seu repertório.
Em 2003, ele descobriu sua paixão pela capoeira e, através dela, a cultura brasileira. Esse encontro marcou profundamente sua compreensão rítmica e novos elementos passaram a integrar o seu universo criativo. Nesse mesmo ano, Tea criou a banda Kiwi. Nascida dessa diversidade de linguagens, suas músicas trazem composições que, apesar de fortemente enraizadas no reggae, navegam pelos mais variados estilos. Reggae, Jazz, Samba, Ska, Soul e muitas outras escolas estão presentes em seu trabalho.
Essa eclética experiência influenciou sua forma de compor as músicas e arranjos da banda Kiwi, que manifesta-se de forma criativa e supra-nacional. Russo, americano, capoeira, Alex Tea representa essa amálgama de nacionalidades, ritmos e influências. 

Agenda: 
Quinta 30/11
Alex Tea e Ruderalis na Laje (@lajehead) - R. Paulino Nogueira, 82, Benfica - Fortaleza CE
Horário: a partir das 20h
Ingressos no local: 
17h às 19h - entrada liberada
19h às 21h - R$ 15 nome na lista e R$ 25 valor normal
Após 21h - R$ 25 nome da lista R$ 35 valor normal.
Casadinho: R$ 20,00 ( a noite toda)

Sexta 01/12
Alex Tea e Ruderalis - Reggae na Lazy Days (@lazydays_cq) - Canoa Quebrada - CE  
Horário: a partir das 21h - até o amanhecer
Ingressos antecipados pelo Sympla: https://bit.ly/alex-tea-e-ruderalis-na-lazy-days
R$ 15 primeiro lote
R$ 20 segundo lote
R$ 25 terceiro lote
R$ 30 na bilheteria do local

Sábado 02/12
Alex Tea DJ Set na Freedom (@freedomsounds_canoaquebrada) - Canoa Quebrada - CE
Horário: a partir das 16h
GRATUITO

Domingo 03/12
Alex Tea e Ruderalis - Tributo a Bob Marley no Moto Libre (@motolibrebar) -  Av. Monsenhor Tabosa, 299 - Fortaleza - CE
Horário: abertura da casa - 18h | show 20h30
Ingressos antecipados pelo sympla: https://bit.ly/tributoaobobmotolibre - 
R$ 15 antecipado
R$ 25 na hora

Lei Orgânica da Cultura do Ceará moderniza legislação do setor com resultados já no primeiro ano de vigência

Lei n.º18.012/2022 traz normas alinhadas às necessidades do campo cultural, promove Políticas Afirmativas, aperfeiçoa o acesso a fomento, prestação de contas e prevê a atuação da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará)

A Lei Orgânica da Cultura do Estado do Ceará (Lei n.º 18.012/2022) está no primeiro ano de vigência. Sancionada em abril de 2022, demarca hoje uma conquista histórica. Agora, os cearenses contam com uma legislação própria ao fomento à cultura, atualizada e voltada especificamente a demandas do setor.
O Sistema Estadual de Cultura (Siec), criado em 2006, foi totalmente renovado quanto aos princípios, objetivos e estrutura de organização. Uma série de avanços significativos passou a guiar as ações de promoção, fomento e incentivo realizadas pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).
Esta nova realidade jurídica observa e aproxima-se das melhores práticas brasileiras em atividade no momento. Para compreender a importância da Lei Orgânica da Cultura do Ceará, adentramos algumas das normas e inovações que agora guiam os profissionais do campo artístico local.
Diante dos primeiros meses de execução da Lei, é momento de conhecer seus aperfeiçoamentos como a efetivação de Políticas Afirmativas, o Regime Próprio de Fomento a Cultura, prestação de contas e atuação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece).
Lei dos cearenses
“O Ceará sempre esteve na vanguarda das legislações pertinentes aos direitos culturais. Temos a primeira Secretaria da Cultura estadual no Brasil. Em 2006, lançamos nosso primeiro Sistema Estadual de Cultura. Agora, com a Lei Orgânica da Cultura, estabelecemos os mecanismos próprios de fomento à cultura que o Estado adotará”, detalha Paulo Maranhão, da assessoria jurídica da Secult.
A nova legislação firma o compromisso de promover inclusão social e democratização do acesso ao investimento e fomento à cultura. Esta importante construção coletiva é efetivada a partir das Políticas Afirmativas.
Este compromisso acontece, por exemplo, por meio de cotas, editais e vagas específicas, bem como o bônus de pontuação para candidatos/as negros/as, quilombolas, indígenas, com deficiência, povos e comunidades tradicionais.
Com o Regime Próprio de Fomento a Cultura, a Secult Ceará passou a dispor de diversos mecanismos específicos ao setor, o que potencializa as suas atividades e provê uma atuação mais ágil junto aos agentes culturais do estado.
Em agosto último, o Governo do Estado publicou o decreto N°35.635 de 2023, que regulamenta alguns dos termos de fomento cultural previstos na Lei Orgânica da Cultura. Prevê os instrumentos de “Termo de Execução Cultural”, "Termo de Patrocínio Cultural” e “Termo de Premiação Cultural” do Regime Próprio de Fomento à Cultura.
Os resultados surgem com o aperfeiçoamento dos processos de inscrição, seleção e pagamento. Ainda nessa área, a Lei Nº 18.012 também realiza avanços em relação aos procedimentos de prestação de contas, que passam a ser mais simples que os previstos na legislação passada.
O documento é de suma importância para o setor cultural. Atua e orienta os proponentes que efetivam projetos culturais por meio dos editais lançados via Secult Ceará. Uma legislação avançada quanto às regras associadas ao fomento e alinhada com políticas afirmativas já rende frutos reconhecidos.
A partir da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), os cearenses contam com uma rica, diversa e acessível programação artística. A Rece atua conforme uma instância permanente de articulação entre os gestores desses espaços e das atividades relacionadas à gestão e programação. Esta perspectiva direciona e contempla como todos os espaços culturais mantidos pelo estado trabalham de forma integrada e sinérgica.

Construindo a Lei Orgânica da Cultura
O aperfeiçoamento das normas da cultura trata-se de uma antiga demanda dos trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural do Ceará. Após todo um processo de estudos e trabalho ao longo de dois anos, a legislação anterior passou por um processo de reavaliação..
“Avançamos muito ao ter no Ceará uma norma bastante moderna, que traz um aperfeiçoamento nos mecanismos que promovem os investimentos à cultura. Considero ser fundamental pensar a perspectiva normativa de uma forma mais apropriada e entendendo as especificidades do setor cultural. E, claro, promovendo ainda assim uma importante política afirmativa, bem como a acessibilidade”, detalha o coordenador da Assessoria Jurídica da Secult Ceará, Vitor Studart.
A Lei Orgânica dialoga com o Decreto do Fomento Nacional (lançado em março de 2023), bem como o Marco Regulatório do Fomento à Cultura (que tramita no Congresso Nacional) e prevê as normas nacionais relacionadas ao fomento por meio de termos de execução, colaboração e premiação cultural.
Ao longo das próximas semanas, adentramos algumas das inovações estabelecidas com a efetivação da Lei Orgânica da Cultura do Estado do Ceará. Para compreender os aspectos desta moderna legislação abordaremos o Regime Próprio de Fomento a Cultura, a simplificação da prestação de contas e a efetivação da Rece. O próximo tema aborda a consolidação das Políticas Afirmativas.

Sistema Fecomércio inaugura 2ª etapa da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará

O Sistema Fecomércio inaugurou neste mês de novembro a segunda etapa da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, administrada pelo Senac por meio de concessão do Governo do Estado. São mais quatro salas de aulas convencionais, um laboratório pedagógico na área de Tecnologia, além de terraço e de alojamento com dez apartamentos – incluindo dois com acessibilidade; para hospedar alunos do Senac, principalmente do interior do Estado.
Com área total de 4.000 m², a escola está em funcionamento desde dezembro de 2021 e hoje conta com seis salas de aula convencionais e quatro laboratórios nos segmentos de Cozinha, Informática e Hotelaria (Recepção e Suíte Modelos).
“Com a conclusão da segunda etapa das obras, poderemos ampliar a oferta de cursos nas áreas de Informática, Idiomas, Recepção de Hotel, Zeladoria e Governança, visando atender à demanda por profissionais qualificados para atuar no mercado do turismo no Ceará”, destaca a gerente da unidade, Raquel Cajé.
            Além da qualificação profissional e de projetos em parceria com a comunidade do entorno fomentando o empreendedorismo e a geração de renda, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará ainda funciona um restaurante Sesc, que leva alimentação saudável e de qualidade, com preços acessíveis, aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo da região.
            Até janeiro de 2024, a escola ganha em seu subsolo um Centro de Treinamento voltado para as Competições Senac de Educação Profissional, três cozinhas, laboratório de Alimentos e Bebidas, biblioteca, sala dos professores, espaço de convivência e laboratório de Infraestrutura. Também está em andamento um projeto para implantação de um hotel-escola do Senac Ceará.

Livraria Senac Ceará realiza 8º Bazar de Natal com descontos de até 80%

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, começa a oitava edição do Bazar de Natal da Livraria Senac Ceará, trazendo opções de publicações nas mais diversas áreas com até 80% de desconto. O bazar acontece até 21 de dezembro, no Senac Aldeota e no site www.livrariasenacceara.com.br.

São mais de 650 títulos em oferta, durante todo o mês. A livraria conta com um acervo das editoras Senac e Edições Sesc nas áreas de arquitetura, artes, comunicação, administração e negócios, gastronomia, turismo, desenvolvimento social, design e moda, dentre outros temas. A dica é comprar os presentes de amigos e familiares, de acordo com o perfil ou área de atuação.
 
Diversão e conhecimento
Conhecido pela internet como charlieissocoollike, Charlie McDonnell convida a todos para uma jornada ao cosmos em “Fun Science/Ciência Divertida: um guia para entender a vida, o universo e porque a ciência é tão incrível”. Ele começa pelo Sistema Solar e as origens da vida, até chegar às partículas que dão forma a tudo que nos rodeia, trazendo muitas informações, divagações e ilustrações divertidas.

Doce leitura
            Quem não se aventurou pelo universo da Confeitaria, mas tem interesse, “Bolos românticos: biscoitos e bolos para celebrar o amor” pode ser um bom começo. A autora, Peggy Porschen, é uma mestra estilosa na decoração de biscoitos, cupcakes e bolos.
Além dos lindos bolos de casamentos, a publicação traz opções fabulosas para celebrar o amor: criações para o dia dos namorados, chá de cozinha, festa de noivado e, até, para aniversários. Para todos os tipos de leitores, dos iniciantes aos mais experientes, traz um capítulo onde o equipamento, as receitas e técnicas básicas estão explicados com a ajuda do passo a passo.

Para se atualizar
            Entre as pautas sociais contemporâneas estão assuntos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), como sustentabilidade, diversidade e meio ambiente. Entre os livros com desconto, está o “Terrafutura: diálogos com o Papa Francisco sobre ecologia integral”. Esse relata as conversas entre o fundador do movimento “Slow Food”, Carlo Petrini, e o papa.
Duas referências em sustentabilidade, eles falam sobre os rumos do planeta Terra, refletindo sobre o modelo de desenvolvimento econômico em vigor, relação do ser humano com a natureza e com o outro. Nesse âmbito, criticam a globalização da indiferença, a inequidade social e a cultura do descarte, enaltecendo a importância do acesso universal à educação, do diálogo, da preservação da biodiversidade e da pluralidade cultural, buscando práticas que favoreçam o ser humano e o viver em comunidade.

Finalista do Prêmio Jabuti
Além dos descontos, uma das novidades nas estantes da Livraria Senac Ceará é o “Receitas do Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos”, de Regina Tchelly. O livro publicado pela Editora Senac Rio de Janeiro ficou entre os cinco finalistas na categoria Economia Criativa, da 65ª edição do Prêmio Jabuti.
O projeto Favela Orgânica nasceu no Morro da Babilônia (RJ), na casa de Regina, onde ela ministrou a primeira oficina sobre aproveitamento de alimentos. A cozinheira já ganhou outros prêmios, levou suas receitas para diversos países e para a TV. Nesse livro, ela reúne receitas fáceis e saborosas, repletas de cores, sabores e, principalmente, de amor.

SERVIÇO
BAZAR DE NATAL DA LIVRARIA SENAC CEARÁ

Data: De 01 a 21/12

Local: Senac Aldeota (Av. Desembargador Moreira, 1301)

Funcionamento: De segunda a sábado, de 8h às 20h

Whatsapp: 85 99230.9956

Bazar Virtual: www.livrariasenacceara.com.br/

 

 

Jefferson Gonçalves e o Bitencourt Duo se mobilizam para garantir participação em festival de gaitas na Alemanha

Jefferson Gonçalves deixou o Rio de Janeiro para conhecer as sonoridades do Nordeste. Músico de Blues, se tornou referência para gaitistas e admiradores da bicentenária harmônica - ou "realejo", "gaita de boca", "gaitinha", dependendo da região - e vem travando uma série de diálogos com parceiros de outros instrumentos. Inseriu-se em diferentes cenas culturais e, entre os muitos intercâmbios que pôde fazer em quase de 35 anos de carreira, cruzou caminho com os irmãos paulistas Júlio e Luciano Bittencourt, do Bitencourt Duo, que trabalham com instrumentos e cordas e com percussão.
Essa conversa musical resultou numa série de projetos - a maioria acessível nas plataformas de música na Internet - e  em ensinamentos, experimentos e muita criatividade. Pode-se dizer que, sempre, Jefferson e o Bitencourt Duo têm mostrado aos públicos aos quais se apresentam o que há de belo e plural na cultura do Brasil.
Agora, Jefferson Gonçalves e o Bittencourt Duo têm oportunidade de irem mais longe ainda. Eles foram convidados a participar do Festival Mundharmonika Live, em Klingenthal, na Alemanha - um feito e tanto para artistas sul-americanos que se dedicam a uma música plural, que está fora dos grandes roteiros comerciais. O evento será realizado em setembro do ano que vem e, afinados, Jefferson, Júlio e Luciano já iniciaram uma campanha para coletar recursos que os permitam viajar para a Europa.
O Festival Mundharmonika Live tem a assinatura de uma das mais reconhecidas e respeitadas fábricas de gaitas do mundo, a Seydel, empresa que já soma 176 anos de pequisas, estudos e qualificação do instrumento.
O Brasil, que vem assumindo uma nova imagem internacional, readquirindo crédito e reverência em campos distintos, não pode perder essa oportunidade de se reafirmar no meio cultural.
Quem puder contribuir e apoiar essa jornada musical, pode fazê-lo por meio de depósito bancário.

O pix é harmonicajg@gmail.com
Banco 237 - Bradesco
Agência 1434 / conta 38373-2
Jefferson Gonçalves da Costa

Beach Park vence Prêmio Maurício de Souza nos EUA

O complexo ganhou na categoria “ESG” com o projeto “Jornada Sustentável”.

O Beach Park foi um dos ganhadores da 3ª edição do Prêmio Maurício de Sousa – categoria “ESG”, com o projeto “Jornada Sustentável”. A premiação é uma realização da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), entregue no último dia 14/11, durante a programação do Adibra International Networking (AIN) no Sea World - Port of Call, em Orlando, na Flórida/Estados Unidos.
A diretora de Marketing, Conteúdo e Redes Sociais do Beach Park, Clarisse Linhares, representou o complexo turístico na premiação. Essa edição contou com 52 projetos inscritos, de 35 empresas, concorrendo nas categorias “Atração’, “Inovação” e “ESG” - com objetivo de incentivar e reconhecer a criação e implementação de produtos de entretenimento e atrações com conteúdo e visual de qualidade em parques de diversões.
A Jornada Sustentável é o primeiro evento sustentável lixo zero certificado do Beach Park pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e o quinto no Ceará. Realizado de forma anual, a programação da Jornada conta com limpeza do litoral, treinamento e ações de limpeza na comunidade e em escolas da região e realização de debates para troca de experiências entre empresas e ONGs para discutir as melhores práticas de ESG, conservação da biodiversidade e implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
“A Jornada Sustentável tem objetivo de promover a conscientização ambiental, trabalhando com o tema do descarte indevido dos resíduos na praia, rio, oceano e arredores do bairro Porto das Dunas. Estamos muito honrados pelo reconhecimento da Adibra a esse projeto tão relevante, que busca soluções para os impactos à biodiversidade”, avaliou Clarisse Linhares.
Em 2022, na mesma premiação, o Beach Park foi um dos ganhadores na categoria “Inovação”, com o projeto ‘Reconhecimento Facial’.

Sobre a Adibra
A Associação Brasileira de Parques e Atrações foi criada em 1989 e reúne mais de 200 empresas filiadas, que representam 500 empreendimentos, entre parques aquáticos, temáticos, itinerantes, de trampolim, aquários, atrações turísticas, Centros de Entretenimento Familiar (FEC´s), jogos eletrônicos, buffets infantis e fornecedores do setor.
A missão da Adibra é promover a união e desenvolvimento sustentável do setor, consolidando a cultura da segurança e da excelência por meio da educação, inovação, ética e responsabilidade social.

Sobre o Beach Park Entretenimento
Com 38 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023).
O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

Hemoce abre posto de coleta no RioMar Fortaleza com capacidade para atender até 50 voluntários diariamente

Unidade temporária está localizada no Piso E2, próximo à Caixa Econômica Federal, no RioMar Fortaleza (Foto: Divulgação)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) inaugurou na manhã desta quarta-feira (29), novo posto de coleta temporário no RioMar Fortaleza. O espaço está localizado no Piso E2, próximo à Caixa Econômica Federal. A unidade adaptada para a coleta de sangue possui capacidade para atender 50 voluntários por dia, contando com uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem. No local, os voluntários poderão se candidatar à doação de sangue e se cadastrar como doador de medula óssea.  
A nova unidade do equipamento, que é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), funcionará até o dia 14 de janeiro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h. 
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal. 

Parceria 
A parceria entre o Hemoce e o Grupo JCPM, administrador dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, ocorre desde 2015. Os centros comerciais disponibilizam voluntariamente espaços físicos e lojas para as atividades do hemocentro. Com o trabalho conjunto, foi possível alcançar, até o momento, a marca de 8.063 doações de sangue. 

Serviço: 
Posto de coleta do Hemoce no RioMar Fortaleza 

Local: Piso E1 do RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu) 

Atendimento: segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 13h às 20h.