A Temporada de Arte Cearense – Redes de Criação – TAC 2023/24, uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), representa um marco significativo nas políticas culturais do estado, conectando diferentes regiões e fortalecendo a cadeia produtiva artística cearense. Em sua 5ª edição, o edital trouxe uma nova abordagem, ampliando o alcance das iniciativas e investindo na regionalização da cultura. Mais de 30 projetos foram beneficiados, com um público estimado em mais de 24 mil pessoas.
Com cinco edições concluídas e voltado para apoiar a realização da programação de espaços culturais independentes durante o período de cinco meses, a TAC se consolidou como uma das principais ações culturais do estado, trazendo inovações e avanços significativos. A TAC, assim como as demais políticas da Secretaria da Cultura, aloca 50% dos recursos para propostas oriundas do interior do Estado, reforçando a regionalização e a democratização do acesso à cultura.
As edições oferecem ao público uma programação que reflete a diversidade artística. Nesta última edição, o edital concentrou-se nos espaços culturais independentes, que desempenham um papel vital na disseminação da arte e cultura em suas comunidades, além de promover um modelo de integração entre a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e espaços culturais privados. Com essa medida, a TAC tornou-se um ponto de convergência para a produção cultural, abrangendo diversas linguagens e iniciativas artísticas.
Difusão das Ações Culturais
Com quase 500 ações realizadas em 11 cidades e a participação de 36 espaços culturais, a edição contabilizou 282 atividades de difusão e 192 voltadas para a formação, alcançando um público de cerca de 24 mil pessoas. Essa expansão para além dos grandes centros urbanos reafirma o compromisso com a democratização da arte, tornando-a mais acessível a diferentes públicos e incentivando a economia criativa em várias regiões.
Lenildo Gomes, diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar, enfatiza a importância dessa iniciativa, que contribui para a integração e intercâmbio de práticas culturais. "O fortalecimento das políticas culturais regionais é uma prioridade para nós, e a Temporada de Arte Cearense é uma peça fundamental na cultura do Ceará. Além disso, o apoio a espaços culturais independentes é essencial, pois eles atuam como centros culturais em suas comunidades, promovendo iniciativas que incluem processos educativos e de geração de renda para artistas", afirma.
Cultura por todo o Ceará: Redes de Criação em Expansão
O catálogo "Cultura por todo o Ceará: Tecendo Redes de Criação" exemplifica o sucesso da 5ª edição da TAC, destacando as ações culturais que se espalharam por todo o estado, conectando iniciativas de Fortaleza a Juazeiro do Norte, em uma colaboração entre artistas, coletivos e espaços culturais.
O documento permite conferir o intercâmbio e o fortalecimento da cultura por meio de uma oportunidade de consolidar a produção artística como meio de vida e expressão cultural nas diversas regiões do Ceará. O robusto material de 54 páginas está disponível no link: https://heyzine.com/flip-book/b04ea85e51.html.
Saiba Mais
O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.
A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário