quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Biblioteca de escola pública de Aracati passa a integrar o Mundoteca, projeto patrocinado pela Alupar

A inauguração será no dia 8 de novembro, às 14h, com apresentações culturais dos alunos. O espaço foi revitalizado e conta com novo mobiliário, mais de 550 livros, recursos lúdicos e equipamentos audiovisuais voltados para toda a comunidade

A partir de oito de novembro, os alunos da Escola de Ensino Fundamental Heriberto Porto, na Praia de Quixaba, Aracati, bem como toda a comunidade, poderão frequentar gratuitamente um espaço cultural privilegiado. Neste dia, será inaugurada, às 14h, mais uma unidade do projeto Mundoteca, iniciativa da Alupar, que investe nas comunidades próximas aos seus empreendimentos, com o objetivo de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade de vida local. Essas comunidades são contempladas com projetos de incentivo à leitura, à cultura, à educação e ao esporte, a exemplo da Mundoteca, ampliada em 2024, sendo Aracati um dos locais escolhidos para a abertura de uma nova unidade do projeto.
Na ocasião, também acontecerão apresentações culturais realizadas por alunos da escola.
Revitalizada e equipada, a biblioteca da Escola Heriberto Porto irá oferecer à comunidade um ambiente acolhedor e propício para a imersão no universo literário. Com uma nova ambientação e mobiliário confortável, o espaço foi projetado para incentivar o hábito da leitura em todas as faixas etárias. O acervo variado inclui desde obras literárias clássicas e contemporâneas até materiais educativos que atendem aos mais diversos públicos. Além disso, a biblioteca disponibilizará recursos lúdicos que promovem o aprendizado de forma interativa e divertida. Para complementar a experiência, foram instalados equipamentos audiovisuais que potencializam atividades culturais, tornando o espaço um ponto de encontro para diferentes expressões artísticas e educativas. 
Para a Escola Heriberto Porto serão doados mais de 550 livros, que poderão ser retirados por empréstimo, de forma gratuita. Obras de escritores cearenses, Heroínas Negras Brasileiras, de Jarid Arraes; Pedra Encantada e Outras Histórias, Rachel de Queiroz; Iracema, Til e Senhora, de José de Alencar, e A bailarina fantasma, Socorro Acioli e Milena Galli, estarão à disposição dos leitores. A expectativa é impactar diretamente mais de 200 jovens e adultos da comunidade escolar e, potencialmente, beneficiar 1400 pessoas do entorno. 
“A prática da leitura é direito e condição necessárias para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, ter uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto.

Compromisso e pertencimento

A gestão da Mundoteca em Aracati será feita durante oito meses pela FGM Produções, com apoio pedagógico e formações realizadas por profissionais do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC). Depois, passará a ser responsabilidade da escola, que assume o compromisso de manter a unidade funcionando por, no mínimo, cinco anos. 
As formações realizadas pelo IBEAC terão como foco práticas literárias de enraizamento comunitário das ações desenvolvidas nas bibliotecas da Mundoteca, contribuindo, assim, para o envolvimento de educadores sociais e gestores das bibliotecas nas atividades de organização, programação e ativação dos espaços para atendimento de diferentes públicos. 
"A inauguração da nova unidade do projeto Mundoteca na nossa escola representa um passo significativo para fortalecer o senso de pertencimento e identificação dos nossos alunos com o universo da leitura e da literatura. Ao criar um espaço acolhedor e cheio de possibilidades, conseguimos estimular o desenvolvimento de uma relação afetiva e duradoura com o conhecimento, promovendo o enraizamento cultural e comunitário em nossa escola e em toda a comunidade”, destaca Kátia Linhares, diretora da Escola Heriberto Porto. 
Ao longo dos oito meses de gestão pelo projeto, serão realizados encontros mensais com os educadores sociais do espaço. A iniciativa ainda prevê a realização de eventos socioculturais gratuitos para a comunidade, como palestras, exibições de filmes e contação de histórias.
“Nosso apoio ao projeto Mundoteca está diretamente alinhado ao nosso compromisso com o ODS 4 – Educação de Qualidade e tem o propósito de incentivar a leitura através do livre acesso a livros com as mais variadas temáticas e assuntos. Além disso, temos por princípio, contribuir com o desenvolvimento das localidades no entorno dos nossos empreendimentos de geração e de transmissão de energia e a implantação dessas bibliotecas são atos concretos que demonstram nossa participação ativa nas comunidades” relata João Greco, diretor da Alupar.

Mundoteca e Alupar

A Mundoteca de Aracati tem patrocínio da Alupar, com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Mundoteca

O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no sudoeste baiano, nos municípios de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Após uma pausa durante o período da pandemia de Covid-19, foram inaugurados, em 2022, espaços em Santa Catarina, nos municípios de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis. Em 2023, a Mundoteca chegou aos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde (MT), Açailândia (MA), Tucuruí e Breu Branco (PA). 
Até fevereiro de 2025 serão inauguradas mais sete Mundotecas, sendo duas unidades com o patrocínio da Alupar na Baixada Santista, em São Paulo.


Serviço

Inauguração da Mundoteca de Aracati
08 de novembro, 14h

Escola de Ensino Fundamental Heriberto Porto 

Rua Francisco Germano, S/N, Praia de Quixaba, Aracati, Ceará
Funcionamento do espaço: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h20, e das 18h às 20h

Sobre a FGM Produções 

Produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta o trabalho.

Sobre a Alupar

Alupar, empresa do segmento de geração e transmissão de energia elétrica, com atuação em território nacional e em países da América Latina, proporcionando crescimento econômico e disponibilidade energética para diversas regiões. Através da Lei de Incentivo à Cultura, apoia projetos educacionais e culturais nas regiões próximas aos empreendimentos onde atua, com o intuito de contribuir para a valorização da cidadania, inclusão e desenvolvimento social, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, na busca de promover oportunidades de acesso à educação de qualidade e cultura para atuais e futuras gerações.

Nenhum comentário: