Novos membros do Conselho Estadual de Cultura do Ceará tomam posse no Theatro José de Alencar
O Conselho Estadual de Políticas Culturais do Ceará (CEPC) realizou nesta quarta-feira (30), no Theatro José de Alencar a Solenidade de Posse dos Novos Conselheiros do Biênio 2022-2024. A atividade contou com a presença do secretário da Cultura Fabiano Piúba, dos conselheiros que encerraram seus mandatos neste ano, dos novos conselheiros e familiares, além dos parlamentares deputado estadual Renato Roseno, a vereadora Larissa Gaspar, representante do mandato do vereador e ex-deputado estadual Guilherme Sampaio, e de servidores da Secretaria da Cultura.
O Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará é um órgão colegiado permanente, de caráter normativo, deliberativo, fiscalizatório e consultivo, de composição majoritária da sociedade civil, integrante do Sistema Estadual de Cultura, vinculado administrativa e financeiramente à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ce), com a atribuição de institucionalizar as relações entre a administração pública estadual e os diversos setores da sociedade civil, com a finalidade de promover uma gestão democrática e autônoma da política cultural no Estado do Ceará.
O evento contou com a homenagem ao ex-conselheiro Benício Pitaguary, realizada pelo secretário Fabiano Piúba. “Queria evocar aqui a memória de Benício Pitaguary. Conselheiro do CEPC, representante dos Povos Indígenas, jovem liderança, geógrafo, mestrando em desenvolvimento e meio ambiente pela UFC. Tivemos a alegria de estampar como selo um grafismo seu nos dois prêmios de culturas indígenas do Ceará, e também de contar com ele nas exposições realizadas no Sobrado Dr José Lourenço que, na ocasião levou sua comunidade e o museu da cultura indígena Pitaguary, em uma exposição coletiva. Benício agora é um ser encantado. Benício se encantou. Salve Benício!, finalizou o secretário entre palmas.
"O espírito de um Conselho Estadual de Políticas Públicas Culturais é o espírito que a Graça (ex vice-presidenta), que representa a ação finalizatória, consultiva, deliberativa. O CEPC é nossa maior instância de participação e controle social no âmbito das políticas culturais do Ceará, e temos o Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (COEPA). O Conselho é um espaço de debate, do embate, das construções respeitosas, colaborativas na perspectiva da qualificação das políticas públicas culturais. Deste modo, os conselheiros que estão chegando, precisam vir com este espírito aguerrido da Graça, para que possamos debater apontando lacunas, fragilidades, e caminhos possíveis e viáveis no exercício da democracia que passa pela Cultura”, ressaltou Fabiano.
“O Direito à Cultura é o direito de reinventar uma cidade, um estado, um país, uma nação. Por isso, foi eleita a Cultura como uma das medidas vitais para o desenvolvimento de uma nação. Deste modo, o exercício pleno de uma democracia passa pela Cultura, pelas artes enquanto posicionamento político, como visões e percepções do mundo, de ser e estar, e se relacionar com o outro em sociedade. Portanto, este conselho tem esta função também, de exercer a democracia e qualificar as políticas culturais”, completa o secretário.
Na defesa da Democracia, as falas dos conselheiros Bárbara Vasconcelos (DiCultura), Dr. Hugo Porto (MPCE) e do Deputado Renato Roseno pontuaram a participação popular, o debate qualificado, a necessidade da diversidade cada vez mais representada dentro do Conselho, e a importância da articulação em Rede.
Conheça os novos conselheiros para o Biênio 2022-2024
MÚSICA
1- AMAUDSON XIMENES VERAS
MENDONÇA (titular)
2- JOSÉ BRASIL DE MATOS FILHO (suplente)
FOTOGRAFIA
1- GLICIA GADELHA TEIXEIRA TITULAR
2- LUIZ CARLOS FREIRE LIMA
LITERATURA
1- WESLEY LYEVERTON CORREIA RIBEIRO
2- PATRÍCIA PEREIRA DE MATOS
ARTES VISUAIS
1- FRANCISCO CORREIA IVO TITULAR
2- JACQUELINE ROCHA LIMA MEDEIROS
TEATRO
1- EDCEU BARBOZA DE SOUSA TITULAR
2- LUANA LOPES DE SOUSA SUPLENTE
CIRCO
1- ANDREA CRUZ DE VASCONCELOS
MARANHÃO
2- WANDERSON LÚCIA FREITAS BRASIL
DANÇA
1- JANNE RUTH CHAVES NASCIMENTO VIANA
2- SILVIA JACQUELINE MOURA DE
OLIVEIRA
TRADIÇÕES POPULARES
1- FRANCISCO LUCAS BARBOSA DOS
SANTOS
2- LINDEVANDO RODRIGUES SOUSA
SEGMENTO
CULTURAS INDÍGENAS
1- VANDA LÚCIA ROSENO BATISTA
2- SUZENALSON DA SILVA SANTOS
CULTURAS AFRODESCENDENTES (Expressões Culturais Afrobrasileiras)
1- ISABEL CRISTINA SILVA DE SOUSA
2- MIGUEL FERREIRA NETO
ARTE E CULTURA DIGITAL
1- ARISON HELTAMI RODRIGUES UCHÔA
2- DANIEL DE MENEZES GULARTE
AUDIOVISUAL
1- MARILENE FERREIRA LIMA
2- MARCOS RIBEIRO DA COSTA ERTHAL
TARDIN
PRODUTORES CULTURAIS
1- JOÃO LUCAS GOMES DE ARAÚJO
2- SELMA MARIA SANTIAGO LIMA
DESIGN
1- ALDIANE LIMA DE OLIVEIRA TITULAR
2- RAFAEL BARROSO CARNEIRO GALVÃO
MODA
1- FÁBIO DE ANDRADE CARACAS TITULAR
2- RICARDO ANDRÉ SANTANA BESSA
HUMOR
1- FRANCISCO ERNESTO MARTINS DA
SILVA
2- ANTÔNIO IRAPUAN COSTA
DAMASCENO (LUAN DAMASCENO)
FÓRUNS REGIONAIS DE CULTURA E TURISMO
1- MARCOS JUNGLAS MIRANDA TEÓFILO
SOBRINHO
2- FRANCISCO ZENO GALDINO FALCÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário