quinta-feira, 7 de abril de 2022

ESPECIAL

Projeto Aprendizes-Musicalizando promove oficinas musicais e atividades pedagógico-culturais ao longo do ano para o povo Jenipapo-Kanindé
Após cinco edições em São Paulo, iniciativa chega ao Ceará e, sob coordenação do Mestre Fernando Sardo, fomenta a musicalização de crianças, jovens e adultos

Desde o dia 04 de abril, teve início em Aquiraz o projeto “Aprendizes-Musicalizando”. A edição de 2022, que sucede cinco realizações prévias na cidade de São Paulo, chega ao Ceará e promove, no município de Aquiraz, oficinas de formação musical para a comunidade do povo Jenipapo-Kanindé. O projeto tem apresentação da Vestas e patrocínio do Carrefour e, ao todo, atingirá um público de 350 alunos entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, com atividades até o mês de dezembro deste ano.
O lançamento oficial do projeto será neste sábado (09), às 10h, durante a festividade do Marco Vivo, celebração tradicional da etnia Jenipapo-Kanindé que simboliza a luta pela demarcação das terras e pela garantia dos seus direitos. Na ocasião, os indígenas fazem o ritual do Toré ao redor do tronco de Yburana (imburana), celebram assim suas conquistas compartilhando de sua cultura e espiritualidade com os presentes.  Participam do evento outras etnias indígenas, pesquisadores, organizações apoiadoras e visitantes em geral.
A Vestas tem orgulho de contribuir com projetos que fomentam o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que atua, a partir da Lei de Incentivo à Cultura. “Um futuro sustentável envolve uma sociedade marcada pelo respeito à natureza, pelas relações mais justas entre as pessoas e um estilo de vida cada vez mais saudável, com o apoio indiscutível das Artes”, afirma Laura Pardo, CSR Manager da Vestas na América Latina.
Estão previstas oficinas de Luteria, Percussão e Canto-Coral, sob a coordenação pedagógica do Mestre Fernando Sardo. O luthier, compositor e músico integra em seu trabalho a música, a luteria e as artes plásticas, e cria instrumentos musicais, de cordas, sopros e percussão, esculturas sonoras, instalações sonoras e parques sonoros. Em seus cursos, Sardo tem como foco estimular a criatividade na construção de instrumentos musicais com o uso de matérias-primas alternativas, tornar essa prática mais acessível e incentivar a educação ambiental, relacionando arte e ecologia. É também diretriz do seu trabalho incentivar a criação e a composição musical.
A etnia Jenipapo-Kanindé é originária dos povos Payaku e está situada no município de Aquiraz (CE), nos arredores da Lagoa Encantada, onde vivem 130 famílias, totalizando 479 pessoas. Trata-se de um povo indígena urbanizado, mas que busca nas suas origens a redescoberta da prática dos rituais e das danças tradicionais de sua etnia, tal como se verifica com a dança do Toré, considerada um grande símbolo de resistência e forte tradição entre os povos indígenas das regiões do Nordeste brasileiro e do estado de Minas Gerais.
Ao final do projeto, será realizada uma atividade musical de encerramento na qual os participantes do projeto se apresentarão para exibir e praticar os aprendizados conquistados após as diversas atividades do projeto.
O Aprendizes-Musicalizando é uma realização do Ministério da Cidadania através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (8.313/91), com apresentação da Vestas, patrocínio do Grupo Carrefour Brasil, apoio cultural da Muda Cultural e da Tapera das Artes, gestão e produção da Rhadar Cultural.
“Além de prestar um serviço essencial para a sociedade, levando alimentação de qualidade com preços acessíveis aos lares brasileiros, o Grupo Carrefour Brasil tem o papel social de incentivar projetos que valorizem a cultura local e promovam o desenvolvimento dessas comunidades, como é o caso do Aprendizes-Musicalizando”, afirma Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Todas as atividades do projeto serão gratuitas e estarão abertas a toda a população, até o preenchimento das vagas disponíveis.

Mais sobre o Aprendizes-Musicalizando:
O Aprendizes-Musicalizando propõe a realização de um calendário anual com oficinas e atividades relacionadas à música instrumental e erudita, visando o desenvolvimento sociocultural da população por meio da economia criativa e da conscientização sobre a reutilização de materiais de descarte. Estão previstas atividades culturais durante o calendário de execução do projeto: workshops (oferecidos por músicos convidados sobre determinado tema dentro do universo musical), luteria (com exposição e atividades sobre construção artesanal de instrumentos), oficinas (oferecidas semanalmente, sendo abertas e livres a todos os matriculados no projeto), apresentação musical de encerramento e uma ação de contrapartida social. Todas as atividades do projeto serão gratuitas e estarão abertas a toda população.

Sobre a Vestas
A Vestas é o parceiro global da indústria de energia em soluções de energia sustentável. Projetamos, fabricamos, instalamos e fazemos manutenção de turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo e, com mais de 151 GW de turbinas eólicas em 86 países, instalamos mais energia eólica do que qualquer outra empresa. Por meio de nossos recursos de dados inteligentes líderes do setor e mais de 129 GW de turbinas eólicas em serviço, usamos dados para interpretar, prever e explorar recursos eólicos e fornecer as melhores soluções de energia eólica. Juntamente com nossos clientes, os mais de 29.000 funcionários da Vestas estão trazendo ao mundo soluções de energia sustentável para impulsionar um futuro brilhante.

SERVIÇO:
Lançamento do projeto “Aprendizes Musicalizando”, com apoio cultural da Tapera das Artes
Quando: 09/05, 10h - Festa do Marco Vivo da etnia Jenipapo-Kanindé
Onde: Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé (Lagoa Encantada Comunidade Indígena, sn / Iguape, Aquiraz – CE)

Nenhum comentário: