sexta-feira, 8 de abril de 2022

OUT CE

Marca cearense Jô de Paula participa de evento “#ModaDoNovoMundo”, em São Paulo
Foto: Lia de Paula

A inédita mostra reúne em São Paulo criadores de moda de todo Brasil, para celebrar a Semana de Arte Moderna de 22

O Centro Cultural São Paulo, CCSP, recebe, de 19 de abril a 1 de maio, a Mostra #ModaDoNovoMundo - um evento vanguardista, concebido em homenagem à Semana de arte moderna de 22, para apresentar ao Brasil e ao mundo a legítima cena da moda brasileira, que é parte fundamental da nossa cultura, e representa a prática real do antropofagismo proposto pelos modernistas há 100 anos.
Participam dela trinta criadores autorais convidados, representantes de todas as regiões do País, que passaram por uma curadoria muito criteriosa, e têm como fundamento a nossa essência de brasilidade.
Nela são expostas trinta peças, sendo uma de cada participante, profissionais com atuações peculiares em diferentes frentes: pintura, bordado, tecelagem, tricô, crochê, trançado com fibras naturais, tramas com retalhos, rendas manuais, tingimentos artesanais, naturais e botânicos, upcycling, customização, restauração; diversas aplicações e intervenções, com estamparias tanto conceituais quanto tradicionais.
São peças modernas com memórias, que misturam várias linguagens de arte, como poesia, literatura, música e audiovisual, e trabalham inovação, como experimentações em construção de biotêxteis e não-tecidos alternativos, e comunicação eletrônica experimental. São produções embasadas nos critérios da moda do novo mundo, diretamente conectadas com a nossa potência criativa aplicada ao segmento da moda, gerando um guia prático funcional sobre o muito que somos e podemos.
Participam da Mostra: Aline Martinez, Brechó da Poppi, Coelho Gavião, Coletivo de 2, Feito por Gita, Grão, Gustavo de Carvalho, H-AL, Jô de Paula, Júlia Novaes, Kátia Fagundes – Da Tribu, Las Chicas Tienen Fuego, Leila Bahia, Linhas pontos e panos, Lizzi, Luciano Pinheiro, Made in Acre, Maria com chá, Mylena Uhlig, Naná - moda comunitária, Noeme Gomes, Otake, Refazenda, Susana Fernandez, Ventana, Vermelho Flô, Verson Souto, Watatakalu Yawalapiti, Willi de Carvalho, Xilo Shirt.
A marca cearense Jô de Paula participa desta mostra. "A minha peça para a exposição foi um kimono, feito de cetim de seda, tirado de uma saia de um vestido de noiva comprado em brechó. Após confecção, foi feita uma estampa botânica com casca de cebola e eucalipto em parceria com a marca Caxo.Cria.", explica @jodepaula .
Mônica Horta, curadora e realizadora do evento, afirma: “existe um grande sentido de identidade na cena cultural da moda autoral brasileira, uma vez que a criatividade, para nós, é um recurso infinito, nosso bem coletivo mais precioso. Essa Mostra será uma documentação estética/conceitual, um registro histórico da democracia do estilo da legítima moda que a gente inventa”.
A Semana de arte moderna de 1922 nos enche de orgulho. Seu legado comprova que é possível construir conexões verdadeiras, e essa Mostra é inteiramente inspirada em seus feitos.
A #ModaDoNovoMundo se apresentará como instalação coletiva, uma coleção multiplural, como uma soma de profecias estéticas do presente-futuro, com toda a liberdade que lhe é devida, desde a ambientação, elaborada com estruturas orgânicas coletadas na Mata Atlântica e Cerrado [do ecótono da Cuesta Paulista], até as próprias peças, cada uma com conceito construtivo, fundamento, técnicas e matérias-primas próprias, riquezas vindas de todas as regiões do Brasil, desde o Xingu até Santa Catarina, passando pelo Acre e Minas Gerais, até o Maranhão.
Em sua abertura, no dia 19 de abril, acontecerá no CCSP, a partir das 17h, na Sala Adoniran Barbosa, uma roda de conversa, com a presença de grandes nomes da cena cultural que atuam em sintonia com os modernistas, e criadores de diferentes regiões, para trocar ideias sobre “A Semana de arte de 22 e a moda do novo mundo”, além de performances de marcas participantes. Já no dia 1 de maio, em seu encerramento, acontecem duas performances/desfiles, nas rampas da Praça das bibliotecas, a partir das 17h.
Paralelamente à Mostra, o Instagram @_modadonovomundo realizará a “Semana de moda moderna”, de forma híbrida, com a publicação de conteúdos diários inéditos de marcas convidadas, como visitas guiadas, filmes de moda, lives, rodas de conversas e oficinas.
Como já bem disse Oswald de Andrade, “só a antropofagia nos une”.

Sobre a Moda do novo mundo
A moda do novo mundo é moda vivida com respeito, comprometida com esses conceitos:
☞ Moda autoral - é inspirada no autoconhecimento e na própria cultura

☞ Moda humanizada - é conectada com o seu entorno e com a natureza

☞ Moda acessível - estabelece harmonia entre preço e valor

☞ Moda diversa - se comunica com diferentes corpos

☞ Moda libertária - é independente das tendências do mercado

☞ Moda ancestral - se empodera com tradições artesanais e é focada no processo

☞ Moda colaborativa - compartilha a sua potência e atua coletivamente
☞ Moda atemporal - investe na qualidade e é feita com calma, pra durar

☞ Moda questionadora - incentiva mudanças estruturais

☞ Moda inovadora - tem como fundamento a economia da experiência

Serviço:
Mostra “#ModaDoNovoMundo”
De 19 de abril a 1 de maio de 2022
Centro Cultural São Paulo | CCSP e @modadonovomundo
Acesso livre e gratuito para todesvoMundo”



Nenhum comentário: