segunda-feira, 18 de abril de 2022

TURISMO E GASTRONOMIA

Encontro promovido pelo Senac reúne Comitê Técnico Setorial do Turismo e Gastronomia do Ceará
O Senac Referece sedia, nos dias 18 e 19 de abril, reuniões do Comitê Técnico Setorial de Turismo e Gastronomia. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, recebe empresários, profissionais, especialistas do setor, assim como entidades representativas. Eles vão contribuir com o mapeamento funcional, que identifica ocupações e competências demandadas do profissional no mercado, para alinhamento das ofertas dos cursos do Senac Ceará nessas áreas.
O objetivo dos comitês setoriais é a escuta de seus principais atores quanto às necessidades do mercado de trabalho, levando em consideração as atualizações decorrentes das inovações. “Os processos de mudança social em todas as suas camadas, impactam de maneira constante os ambientes de trabalho. Tais impactos, exigem olhar pedagógico apurado para que em sintonia com o mercado de trabalho se realize uma Educação Profissional adaptada, inovadora e estruturada para atender as demandas atuais”, explica a consultora de produtos educacionais da área do Turismo, Cíntia Oliveira.
Na programação constam um painel sobre turismo gastronômico; apresentação de dinâmicas e mesas temáticas; apresentação das ações, cursos, projetos e unidades do Senac voltadas para o setor de Turismo e Gastronomia; o preenchimento e a validação do documento do perfil profissional e ocupações elencadas.  De acordo com a consultora, “as coletas de informações, construída de maneira colaborativa com os principais atores do segmento, provoca envolvimento sistêmico, com a intenção de finalizar em um documento heterogêneo e ao mesmo tempo consonante”.
“Além do levantamento de dados de maneira estruturada, esses encontros refletem como trabalhamos: junto dos empresários e profissionais visando à sustentabilidade dos negócios, que contribuem econômica e socialmente para o desenvolvimento do Estado. Por meio do comitê, vamos construir desenhos curriculares sintonizados com o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que pode contribuir para orientar as mudanças futuras”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio.

Nenhum comentário: