Com mais de 30% de votação, a premiação confirma a ascensão de seu talento pictórico e reconhecimento artístico
O artista plástico mineiro e cidadão do mundo, Diego Mendonça, recebe o Prêmio Top Of Mind, que será entregue no dia 12 de outubro às 16h, no The LightHouse Theatre Camberwell, em Londres, na Inglaterra, tendo como Mestres de Cerimônia duas personalidades notáveis, Oscar Magrini e Cissa Guimarães. Diego Mendonça obteve 31,8% dos votos na categoria artista, o segundo colocado ficou com 16,1% dos votos, uma votação expressiva, que aconteceu através de voto popular na internet.
O olhar do mineiro Diego Mendonça vê o mundo em cores. Perspectiva que coloca em quadros. Sua pintura expressa retratos da vida. Na visão desse artista, a arte fala por si e leva o espectador a reflexões sobre quem somos, o que fazemos e com que emoção fazemos.
Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a rica construção artística do estado, agregando uma visão contemporânea e autêntica.
Nascido em 1982, em São João Del Rei/MG, Diego Mendonça é um exemplo notável de alguém que trocou a carreira de advogado para dedicar-se às artes, sua grande paixão. É mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del Rei - MG e foi discípulo de grandes nomes como o pintor Quaglia e Yara Tupynambá. Graduando do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del Rei – MG. Formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2009.
Com um currículo que abrange mais de 70 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. Suas criações convidam o espectador a refletir sobre a vida e a necessidade humana, proporcionando uma experiência profunda dentro de seu mundo pictórico.
Diego Mendonça por Yara Tupynambá - Associação Brasileira de Críticos de Arte
"Percorrer um longo caminho no aprendizado da pintura, indo do desenho ao conhecimento do equilíbrio, do espaço entre cheios e vazios, depois apaixonar-se pela cor, fazendo-a percorrer as formas e, finalmente, com estas armas, criar a unidade, essencial à criação do artista. Esta foi a batalha encetada por Diego Mendonça, na sua busca de ser artista.
Conheci-o há alguns anos, quando vi por acaso uma exposição numa galeria em São João Del Rei.
Quem é este jovem, criando músicos, com uma pintura já bastante elaborada?
Diego Mendonça, jovem aluno de Quaglia, respondam-m
Descobri assim sua filiação, através dos toques do grande mestre que era Quaglia. Seu nascimento foi perfeito.
Mais tarde, comecei a acompanhar seu trabalho, na busca de uma pintura mais elaborada e criação de assuntos agrupados em séries.
A questões estéticas trabalhadas pelo artista soma-se, agora, temas de caráter social – ofícios - em trabalho expressivo que significa nosso tempo político, com seus trabalho artesanal: doceiras, marceneiros, escultores, eis um novo mundo que vem trazer a público, junto a suas jovens figuras de circo, lembrando-nos que a pintura, ao expressar a sensibilidade e o pensamento do pintor, enriquece o mundo e traz a todos que veem a obra de arte, momentos de beleza e reflexão, tornando assim o planeta melhor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário