Com tradições e arte à beira-mar, o evento promove programação musical de 02 a 04 de novembro. Donaleda, Dona Zefinha, Coco do Iguape do Mestre Casueira e Grupo Parente Torém, do Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, são algumas das atrações
O Praieira - Festival da Cultura Litorânea chega à sua última semana com uma programação extensa na Praia da Baleia, em Itapipoca, no litoral oeste do Ceará. Desde o dia 02 de outubro, o evento traz uma série de atividades com destaque para autenticidade e diversidade cultural da comunidade costeira local, expondo a riqueza de tradições, a dança, a música, a cultura alimentar e o artesanato, além de proporcionar vivências culturais em uma das mais belas praias do litoral do Estado. O acesso é gratuito!
Apresentado pelo Ministério da Cultura e DASS, o Praieira - Festival da Cultura Litorânea é financiado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do SEBRAE e da Tuboarte, parceira da BG Soluções e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itapipoca. É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
E nessa reta final, a música ganha destaque importante com shows à beira-mar, realizados por artistas do Ceará. As apresentações musicais acontecem a partir de quinta-feira (2) e seguem até sábado (4). Passam pela Praça da Praia da Baleia atrações como Rabecacello, Dona Zefinh Cupinchas, de Itapipoca; Fladiana e Banda (Guaramiranga) e Pife pro Mundo (Guaramiranga / Fortaleza), banda Donaleda e Radiola Reggae com a DJ Indira Marley, de Fortaleza.
Além dessas, também são atrações do Praieira - Festival da Cultura Litorânea grupos como: Coco do Iguape do Mestre Casueira, Grupo Parente Torém, Balanço do Coqueiro (Sítio Coqueiro - Assentamento Maceió), Banda da Escola do Campo (Maceió – Itapipoca) e As Defensoras da Mãe Terra (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú). A mais, com apresentações de dança, Coletivo Balé Baião Jovem (Itapipoca), Cia. Ikannús de Danças Urbanas (Itapipoca), Arreios Cia. de Dança (Trairi) e Dança do Coco da Lagoa (Trairi)
O Festival Praieira também oferece uma programação voltada para a gastronomia e artesanato. De quinta (2) a sábado (4) acontece a Feira de Artesanato e Cultura Alimentar. Na ocasião, os visitantes poderão conferir a criatividade e a habilidade dos artesãos locais e adquirir produtos exclusivos e genuínos, refletindo a cultura e a identidade das comunidades costeiras. O público também terá a oportunidade de saborear pratos típicos e autênticos das comunidades, como delícias à base de frutos do mar, produtos regionais e iguarias tradicionais.
Dentro das vivências de cultura alimentar de Itapipoca está inclusa a ação “Mãos que Alimentam”. Nos três dias, sempre às 10h, o Festival vai fazer visitas aos territórios onde vivem mulheres com dons culinários, que têm alimentado suas famílias por gerações. Será uma jornada de descoberta e conexão com as tradições gastronômicas e culturais profundamente enraizadas. Os visitantes vão ter a oportunidade de mergulhar na riqueza dos sabores locais, enquanto se testemunha o poder das mãos habilidosas que transformam ingredientes simples em refeições que nutrem o corpo e a alma.
Ações esportivas e vivências culturais
Na terça-feira, 31 de outubro, às 19h, no Estaleiro, acontece uma roda de conversa com pescadores e entusiastas do surf para explorar o "Carretilhando", um projeto que desvenda a fascinante história do surgimento do surf no Ceará. Nesse diálogo intergeracional, são compartilhados conhecimentos sobre as marés, o movimento das praias e dunas e a relação intrínseca entre os pescadores e o mar. É uma oportunidade única de aprender com aqueles que têm uma conexão profunda com o oceano, enquanto se desvenda a rica herança cultural e a paixão pelo surf que moldaram a costa cearense.
Já na quarta-feira, 1º de novembro, às 19h, na Praça da Baleia, vai ser realizada a roda de conversa "História de Pescador”, em que será compartilhado experiências, saberes e aventuras ligadas ao mar. A mediação é de Mozart Araújo. Estas narrativas, transmitidas de geração em geração, não apenas preservam tradições culturais valiosas, mas também conectam os habitantes locais com a rica herança marítima de suas regiões. Ao compartilhá-las, as histórias de pescador ajudam a criar laços comunitários sólidos, reforçando o orgulho e a conexão emocional com o ambiente costeiro, ao mesmo tempo em que enriquecem a compreensão coletiva da história e cultura locais.
Praieira - Festival da Cultura Litorânea: Programação artística e Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, de 02 a 04 de novembro, a partir das 17h, na Praça da Praia da Baleia. Informações: (85)98850-0006. Instagram: @praieirafestival. Site: https://praieirafestival.nicepage.io/Programação da última semana
Dia 31/10 (terça)
19h – Carretilhando, a Cultura do Surf no Litoral Cearense
Facilitador: Mozart Araújo
Local: Estaleiro (Ao lado do Restaurante DuJaime)
Dia 01/11 (quarta)
19h – História de Pescador
Mediador: Mozart Araújo
Local: Praça da Baleia
10h - Mãos Que Alimentam (Cultura Alimentar)
Cozinheira anfitriã: Maria José Nascimento (Zélia)
Local: Praia da Baleia (Itapipoca)
17h - Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
19h - Gincana Cultural
20h – Reisado da Barra do Córrego (Assentamento Maceió - Itapipoca)
20h30 – Balanço do Coqueiro (Sítio Coqueiro - Assentamento Maceió)
21h – Rebento, dançando o que restou - Coletivo Balé Baião Jovem (Itapipoca)
21h30 – Caminhos do Pife – Grupo Pife pro Mundo (Guaramiranga / Fortaleza)
23h – Los Cupinchas (Itapipoca)
Local: Praça da Praia da Baleia
10h - Mãos Que Alimentam (Cultura Alimentar)
Cozinheira anfitriã: Bete Martins (Bete do Córrego)
Local: Barra do Córrego – Assentamento Maceió (Itapipoca)
17h - Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
17h30 – Banda da Escola do Campo (Maceió – Itapipoca)
18h – CORPOMAR – Arreios Cia. de Dança (Trairi)
18h30 – Coco de Lagoa - Dança do Coco da Lagoa (Trairi)
19h – Grupo Parente Torém (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú)
20h – Manamauê | Tributo a Chico Science – Fladiana e Banda (Guaramiranga)
22h – Cantos e Causos - Dona Zefinha (Itapipoca)
Local: Praça da Praia da Baleia
10h - Mãos Que Alimentam (Cultura Alimentar)
Etno-vivência da Cultura Alimentar Tremembé com as Mulheres – Cunhã Porã Tremembé
Local: Ponto de Cultura Recanto dos Encantados – Território Indígena Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca)
17h - Feira de Artesanato e Cultura Alimentar
18h – As Defensoras da Mãe Terra (Povo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú)
18h30 – Coco do Iguape do Mestre Casueira (Aquiraz)
19h30 – Cia. Ikannús de Danças Urbanas (Itapipoca)
20h – Rabecacello (Itapipoca)
21h – Radiola Reggae - DJ Indira Marley (Fortaleza)
22h – Banda Donaleda (Fortaleza)
Local: Praça da Praia da Baleia
*programação sujeita a alterações
Nenhum comentário:
Postar um comentário