“In Visibilidades: Poética de estar juntos”: Galeria Ramos Cotoco recebe exposição a partir do dia 4 de abril
Numa realização do TJA em parceria com o Grupo Espírita Casa da Sopa, a coletiva reúne trabalhos de Antonello Veneri, Ed Rocha, Hannah Rodrigues, Mestre Júlio Santos e Raisa Christina.
O Theatro José de Alencar, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a partir do dia 4 de abril (sexta-feira), das 17h às 20h, na Galeria Ramos Cotoco (CENA TJA), a exposição “In Visibilidades: Poética de estar juntos”. A mostra, gratuita, segue com visitação até 28 de abril, sempre de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h.
Sobre a exposição
“In Visibilidades: Poética de estar juntos” reúne obras pertencentes ao acervo do Grupo Espírita Casa da Sopa. São expressões artísticas de Antonello Veneri, Ed Rocha, Hannah Rodrigues, Mestre Júlio Santos e Raisa Christina que nos revelam em imagens a face das pessoas em situação de rua, o desalento, bem como a força, os sonhos e a superação de sua condição de exclusão social. A coletiva propõe um cenário que deve ser um permanente convite à reflexão sobre o modelo de sociedade em que vivemos.
Nas obras, os personagens nos olham e dialogam conosco sobre as certezas e as incertezas do caminhar da experiência humana. Elas sensibilizam a visão sobre as pessoas em situação de rua para que possam construir os caminhos da inclusão e da superação. A mostra é resultado da articulação comunitária realizada pelo ponto focal de Cidadania Cultural do TJA, a Casa da Sopa e outras organizações da sociedade civil que mantêm o compromisso com as questões humanitárias e os direitos da população em situação de rua.
O Instituto Dragão do Mar (IDM) compreende a Cidadania Cultural como um vetor fundamental que incentiva o acesso, o vínculo e o pertencimento aos espaços culturais, assim como a conexão, confiança e parceria que se constrói de pessoa para pessoa no cotidiano dos territórios vizinhos aos equipamentos culturais.
O IDM defende a necessidade de construir uma política pública cultural descentralizada, acessível, diversa e participativa. É preciso compreender que a vivência cultural não se limita à realização de eventos ou processos formativos. Ela também envolve escutar as pessoas, reconhecê-las em suas particularidades e valorizá-las em suas potencialidades.
FICHA TÉCNICA
Curadoria
HERBERT ROLIM
ISABELLA ARÚ
Artistas convidados
ANTONELLO VENERI
ED ROCHA
HANNAH RODRIGUES
JÚLIO SANTOS
RAISA CHRISTINA
Produção
LEONARDO RODRIGUES
PAULO PROBO
Realização
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR
CASA DA SOPA
SERVIÇO:
[EXPOSIÇÃO] “In Visibilidades: Poética de estar juntos”
Abertura: dia 4 de abril, das 17h às 20h
Local: Galeria Ramos Cotoco/ CENA TJA (Rua 24 de Maio, 600, Centro)
Visitação: até 28 de abril
Horários: de terça a sexta, das 9h às 19h, aos sábados e domingos, das 14h às 19h
Classificação: Livre
Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário