segunda-feira, 24 de março de 2025

Farmacêuticos passam a poder prescrever medicamentos com nova resolução do CFF

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou, nesta quarta-feira (20), a Resolução nº 5/2025, que autoriza farmacêuticos a prescreverem medicamentos, inclusive aqueles que desabilitam receita médica, como os de tarja vermelha. A medida, no entanto, não se aplica aos medicamentos de tarja preta. A resolução também permite a renovação de prescrições emitidas por outros profissionais de saúde, ampliando o acesso da população a tratamentos essenciais. A nova regulamentação entrará em vigor em 30 dias.
A iniciativa visa facilitar o atendimento de pacientes que enfrentam dificuldades para realizar consultas médicas, especialmente aqueles que passam por tratamento contínuo. Com a ampliação das atribuições dos medicamentos, espera-se que haja uma melhoria significativa na adesão aos tratamentos e na continuidade da assistência farmacêutica.
Para Maurício Filizola, presidente da Rede Santa Branca e diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma), a resolução representa um grande avanço na prestação de serviços de saúde à população. "Essa decisão do CFF é um passo importante para garantir mais assistência e qualidade de vida, principalmente para aqueles que têm dificuldades de acessar um médico regularmente. Com a possibilidade de prescrição pelos farmacêuticos, ampliamos o acesso ao tratamento adequado e damos suporte essencial a quem precisa manter sua saúde em dia, especialmente pacientes em uso contínuo de medicamentos", afirmou Filizola.
A nova resolução reflete a evolução do papel da população farmacêutica no cuidado com a saúde da saúde, reforçando sua função não apenas como dispensador de medicamentos, mas também como um profissional capaz de contribuir na prescrição e no acompanhamento terapêutico.

Nenhum comentário: