A abordagem sobre a história e a função social dos museus, os princípios básicos da expografia, as noções fundamentais de conservação e a introdução à documentação museológica faz parte do programa da Oficina de Introdução à Museologia. A iniciativa será no Museu da Imagem e do Som do Ceará, de 7 a 10 de abril de 2025 , com carga horária de 12 horas. As inscrições abertas e serão realizadas até o dia 1º de abril por meio de formulário de inscrição . A divulgação das pessoas selecionadas será no dia 3 de abril .
Um workshop é voltado para trabalhadores de museus e estudantes interessados na área e será ministrado pela equipe de Acervo e Pesquisa do MIS. Os participantes serão apresentados os conceitos essenciais do setor para que possam compreender melhor o funcionamento dos museus e as principais áreas de atuação na museologia.
A programação inclui quatro temas centrais:
*a história dos museus e sua função social;
*os princípios básicos da expografia;
*as noções fundamentais de conservação, abordando a preservação de acervos e agentes de transferência;
*a introdução à documentação museológica, destacando a importância do inventário e da catalogação.
Com aulas expositivas e exemplos práticos, o workshop oferecerá um panorama fundamental sobre a Museologia.
1. Introdução à Museologia e História dos Museus (3h) - 04/07/2025 (segunda-feira)
Facilitadora: Simone Lopes
O que é Museologia?
Evolução histórica dos museus e sua função social
Museus hoje: desafios e perspectivas
2. Princípios fundamentais para elaboração de Exposição em museus (3h) - 04/08/2025 (terça-feira)
Facilitador: Jorge Lopes Júnior
Um breve histórico sobre as exposições e suas tipologias;
Gestão da exposição (produção executiva);
Elementos para acessibilidade em exposições.
3. Noções Fundamentais de Conservação (3h) 04/09/2025 (quarta-feira)
Facilitador: Raimundo Batista
Diferença entre preservação, conservação e restauração
Principais agentes de envolvimento
Cuidados básicos não relacionados e armazenamento de acervo
4. Introdução à Documentação Museológica (3h) - 04/10/2025 (quinta-feira)
Facilitadora: Sandra Regina de Jesus
O que é documentação museológica?
Importância do inventário e catalogação
Registros básicos e sistemas de documentação
Conheça as pessoas trabalhadoras do MIS que conduzem a atividade:
Jorge Lopes - é museólogo registado no Conselho Regional de Museologia da 1ª região (0654-I). Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto e pós-graduando em Gestão da Cultura Organizacional pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado. Possui experiência em pesquisa nas áreas de museus, museologia, memória social, identidades LGBTQIAPN+ negras, políticas culturais e arte contemporânea. Participou de projetos de curadoria, documentação museológica, conservação preventiva de acervos, elaboração e execução de ações educativas, mediação cultural e produção de exposições. Atualmente é Museólogo no MIS - Museu da Imagem e do Som do Ceará.
Sandra Regina de Jesus - Com expertise na área museológica, possui experiência em documentação, curadoria, pesquisa e expografia. Atuoso no Museu de Arte Moderna da Bahia por quase duas décadas, destacando-se como Coordenadora do Núcleo de Museologia, Acervo e Pesquisa (2010-2023). Foi Assistente de Museus (2005-2009), com foco em documentação e expografia. Na 3ª Bienal da Bahia (2013-2015), atuou no Núcleo de Museologia. Em 2017, assumiu a Coordenação Executiva da implantação do Memorial do Trabalhador do Ministério Público do Trabalho 5ºR-BA, liderando a curadoria expográfica e a supervisão das montagens. Sua trajetória inclui experiências iniciais no Museu de Arte Sacra da UFBA (2004-2006) e na Política Nacional de Museus – MinC (2004-2005), implementados em projetos museológicos. Ministra cursos sobre pesquisa e documentação em acervos artísticos (2021-2022). Possui especialização em Conservação de Acervos Documentais e diversas formações em gestão de acervos, expografia e educação patrimonial. Atua na Gerência de Acervo e Pesquisa do MIS.
Simone da Invenção Lopes é museóloga, natural de Salvador e residente em Fortaleza. Formada pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduada em Educação Digital e graduanda em Coleções e Digitalização pela Fondazione Scuola Beni Attività Culturali, na Itália. Com vasta experiência na área, iniciou sua carreira em 2001, participando em projetos de inventário e documentos de bens culturais em diversas regiões do Brasil, participando junto com o IPHAN-BA e Fundação José Augusto - RN. Foi coordenadora do Núcleo de Memória da Cinemateca da Bahia e teve papel fundamental na preservação de acervos audiovisuais. Também foi vice- presidente do Conselho Regional de Museologia 1ª Região e gerente de museologia do Museu Nacional de Enfermagem. Atualmente é gestora do acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará. Além disso, é olharista de projetos para o campo museal e membro fundador da ABPA.
Raimundo Batista é bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduado em Conservação e Restauro pela Faculdade Única de Ipatinga (MG). É um profissional dedicado à preservação e valorização do patrimônio cultural. Ao longo de sua trajetória, acumulou experiências significativas em instituições renomadas, como o Museu Murillo La Greca, o Museu da Abolição, o Laboratório de Conservação e Restauração da FUNDAJ e a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, todos localizados em Recife/PE.
Ainda no campo da museologia, destacam-se suas atuações como Coordenador de Conservação de Acervo e Courier do Instituto Oficina Francisco Brennand, também em Recife, onde liderou iniciativas externas para a preservação de um dos acervos privados mais importantes do patrimônio artístico e cultural do Nordeste.
Na área de Conservação e Restauro, participou de projetos emblemáticos, como a restauração do Palácio do Campo das Princesas, em Recife, do Conjunto de Pinturas em mural da Escola Benjamim Guimarães, em Valença, e do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Além disso, contribuiu para a conservação e restauração do acervo iconográfico do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, reforçando seu compromisso com a salvaguarda da memória e da história. Atualmente atua como um dos museólogos que realizam a Gestão do Acervo do MIS-CE.
Serviço:
Oficina de Introdução à Museologia no Museu da Imagem e do Som do Ceará
Período de inscrições: 25 de março a 1º de abril, por meio de formulário de inscrição.
Divulgação das pessoas selecionadas: 3 de abril
Período de realização do workshop: 7 a 10 de abril de 2025
Local: sala multiuso do Museu da Imagem e do Som do Ceará (avenida Barão de Studart, 410)
Nenhum comentário:
Postar um comentário