segunda-feira, 24 de março de 2025

Edinho Vilas Boas e Luciano Franco brilham em temporada musical na Bahia, destacando a música autoral cearense

Edinho Vilas Boas, Luciano Franco e Dalwton Moura cumpriram temporada de sete shows em Salvador, de terça, 18/3, a domingo, 23/3, levando à Bahia um pouco da música autoral do Ceará. O show "Sonhos e Canções", que reúne músicas de Edinho, Luciano e Dalwton com diversos parceiros, além de contar com a presença de convidados/as especiais de Salvador, em um intercâmbio musical, foi apresentado sete vezes, ao longo de seis dias e em seis diferentes espaços, com casa cheia na maioria das apresentações e com muitos e entusiasmados elogios aos artistas. 
As apresentações também contaram com grande repercussão na imprensa e nas redes sociais. Cada show teve um repertório diferente, partindo de uma base e incorporando novas canções, além de convidados especiais para cada ocasião. 
O espetáculo priorizou músicas de Edinho, Luciano e Dalwton e também abriu espaço para parcerias entre baianos e cearenses, como "Bloco do prazer", de Moraes Moreira e Fausto Nilo, "Zanzibar", de Armandinho e Fausto, "Eu também quero beijar", de Pepeu Gomes e Fausto, "Passarás, passarás, passarás", de Capinan e Petrúcio Maia, todas interpretadas por Edinho, e "Nem azuis nem beira-mar", de Capinan e Rodger Rogério, interpretada por Dalwton. 
Parceria de Luciano e Edinho, "Trampolim" foi uma das mais tocadas nos shows, que incluíram parcerias de Edinho com autores como Luís Lima Verde ("Soneto do poeta morto-vivo" e "Coração de Alfinim"), Chico Araújo ("A liberdade de viver"), Jefferson Gonçalves ("De maré em maré"), Rui Farias ("Pra sempre luz"), Alan Mendonça ("Quartos de hotel"), entre outras.
De Luciano e Dalwton foram interpretadas por Edinho canções como "Presságio", "Baião sem fim", "Hora de sambar" e "As estrelas" e por Dalwton músicas como "Sempre a perguntar", "Estrela do meu cantar". Dalwton também interpretou canções como "Futuro e memória" e "Uma canção a mais", dele e de Rogério Franco, gravadas por Rodger Rogério, "Dunas", de Rosa Passos e Fernando de Oliveira, homenageando a presença de Fernando nos shows, e "Pelo avesso do tempo", de Dalwton e do mestre da bossa, Roberto Menescal. 
Diálogo com músicos de Salvador
Além dos participantes dos shows, o trio de artistas cearenses também interagiu com outros mestres da música da Bahia para o Brasil: o compositor, poeta e escritor Capinan, que os recebeu em sua casa, e o compositor, violonista, arranjador, produtor musical e pesquisador Roberto Mendes, que visitou os músicos de Fortaleza, debatendo projeto de um futuro show na capital cearense.
Edinho Vilas Boas também interagiu com músicos baianos no Pelourinho, cantando e tocando percussão, e levantou o público no Largo de Santana, no Rio Vermelho, ao participar de apresentação de artistas locais, cantando clássicos da música da Bahia e sua canção autoral "Retumbante", um dos grandes sucessos do compositor cearense.

A temporada, dia a dia
Na terça-feira, 18/3, o show aconteceu na Casa da Mãe, no bairro Rio Vermelho, com a participação de Stella Maris, cantora e anfitriã da noite, do compositor Walmir Palma e do compositor Fernando de Oliveira declamando poemas.
Na quarta-feira, 19/3, o show aconteceu no La Premiatta, no bairro Pituba, com o público bem perto dos artistas, em comunicação direta e atmosfera intimista e aconchegante, e novamente com participação de Walmir Palma, um dos principais parceiros da cantora baiana Rosa Passos, assim como Fernando de Oliveira. 
Na quinta-feira, 20/3, Edinho, Luciano e Dalwton se apresentaram no Fratello, no bairro Graça, com participação do cantor Claudio, da cantora e compositora Rita Tavarez, do contrabaixista Carlos Gomes, irmão do guitarrista e compositor Pepeu Gomes, e do cantor, compositor e violonista Roberval, muito aplaudido em Salvador. 
Na sexta-feira, 21/3, o show foi apresentado ao ar livre, na Praça Myriam Fraga, na Associação dos Moradores de Itaiguara, região da Pituba. Para um grande público, de moradores da região e visitantes, em atmosfera festiva e mais informal. Nem a chuva ao finalzinho da apresentação, com um toldo sendo rapidamente providenciado, atrapalhou a apresentação. 
No sábado, 22/3, Edinho, Luciano e Dalwton se apresentaram na Casa da Felicidade, na Rua da Paciência, voltando ao bairro Rio Vermelho. E com a participação especialíssima de três grandes cantoras da cena de Salvador, que inclusive têm um show coletivo juntas: Claudia Cunha, Sandra Soares e Manuela Rodrigues. Um dos momentos de maior emoção da turnê, nos duetos das intérpretes com Edinho Vilas Boas, repetidos em show na mesma noite na Casa da Mãe, aonde Edinho, Luciano e Dalwton foram convidados a se apresentar novamente no sábado, após o sucesso do show inicial da temporada no mesmo local, na terça-feira. O cantor Pedro de Rosa Morais também participou deste segundo show da noite de sábado.
No domingo, 23/3, o show de encerramento da temporada aconteceu no Pedra da Sereia, com espetacular vista do palco para o mar e para o pôr do sol. Participações de Fernando de Oliveira e de Walmir Palma. Um encerramento com a beleza espetacular do fim de tarde, no "mês de março em Salvador".

Shows em Fortaleza antes da temporada na Bahia
Na sexta-feira, 14/3, Edinho Vilas Boas, Luciano Franco e Dalwton Moura promoveram shows em Fortaleza, no BNB Clube, em preparação para a viagem e recebendo diversos convidados: Juruviara, Davi Duarte, Edmar Gonçalves, Claudine Albuquerque, Rogério Lima, Joana Angélica, Cris Fiúza. E no sábado, 15/3, o último show antes da viagem, no Fuxico. O Cantinho do Frango e o Estúdio Estação Fronteira, de Rogério Franco e sócios, também receberam shows preparatórios para a turnê, em uma grande ação de comunicação e de apoio coletivo à temporada de Edinho, Luciano e Dalwton em Salvador. 
Imprensa baiana destaca os artistas cearenses
Os shows em Salvador contaram também com grande destaque na imprensa e em perfis de redes sociais de agenda cultural e de turismo da capital baiana, sendo notícia em veículos como A Tarde, Rádio Educadora, Tribuna da Bahia, Correio Baiano, El Cabong em em perfis como Dialeto de Baiano, O que fazer em Salvador e SaideKasa Salvador. Durante a semana, Edinho, Luciano e Dalwton também participarão de entrevistas em outras emissoras de rádio e TV.

Mais sobre o show "Sonhos e Canções"
No repertório do show "Sonhos e Canções", que reúne Edinho Vilas Boas na voz e no violão, Luciano Franco na guitarra e Dalwton Moura com participação especial em voz e violão, canções dos três autores e também de Luciano e de parceiros como o mineiro Paulinho Pedra Azul (com quem o maestro lançou recentemente o disco "Casa das Flores"), Dalwton Moura, Luís Lima Verde, Eason Nascimento e diversos outros. 
Os artistas também apresentam releituras de músicas de compositores baianos que os influenciaram, com grandes clássicos para o público cantar junto. E tocarão músicas em parceria entre artistas da Bahia e do Ceará, como canções de Moraes Moreira com Fausto Nilo e de Capinan com Petrúcio Maia.  
Edinho mostra composições em que assina música e letra e parcerias com artistas como Luis Lima Verde, Chico Araújo, Raul Maxwell, Rui Farias, Jefferson Portela, Shirley Diógenes, entre outros/as.
O maestro Luciano Franco completou 74 anos em janeiro de 2025 e prepara nada menos que cinco discos para lançamento neste ano. Edinho Vilas Boas se destacou em 2024 ganhando prêmios em desafiadores e prestigiosos festivais nacionais de música, como o Fenac, em Minas Gerais, o mais antigo do País, e o Festival São José do Rio Preto-SP.

Mais sobre Edinho Vilas Boas
É cantor e compositor formado técnico em música pelo IFCE, já atuou ao lado de Luiz Melodia, Pedro Mariano, Paulinho Pedra Azul, Jane Duboc, Dominguinhos, Roberto Menescal, Jorge Vercilo, entre outros .
Premiado em vários festivais pelo país, Vilas Boas representou o Ceará em mais dois festivais nacionais em 2024 com a música autoral Retumbante, sendo premiado nos dois certames. 
Edinho Vilas Boas lançou três discos autorais - "Hoje à Noite" (2003), com participação especial de Dominguinhos; "Vida Voz e Violão" (2010), gravado ao vivo no teatro Sesc Iracema, em Fortaleza (CE); e “Retumbante” (2015).
Lançou também o DVD “Forró Brasileiro” (2017), em parceria com Eason Nascimento e Luciano Franco e mais recentemente dois trabalhos audiovisuais,   “Oxigenar” e " Forró Praia e Sertão ",  gravados em 2024, na Casa de Vovó Dedé, em Fortaleza – Ceará.

Mais sobre Luciano Franco
Um dos mais destacados compositores e multi-instrumentistas do Ceará, o maestro Luciano Franco, comemorou 74 anos em janeiro. Uma trajetória de mais de 55 anos de carreira e inúmeros shows, gravações, trabalhos, histórias para contar. Com destaque para a dedicação à música instrumental, tanto como compositor como quanto instrumentista, arranjador, produtor, contribuindo com diversas gerações.
Autor de centenas de músicas instrumentais ou com letras de diversos parceiros, Luciano contou em seus discos com expoentes como Dominguinhos, Arismar do Espírito Santo, Fábio Torres, Adriano Giffoni, além de inúmeros intérpretes e instrumentistas de primeiro time da cena cearense. Nos palcos, esteve ao lado de artistas como Cauby Peixoto, Doris Monteiro, Clara Nunes, Vanusa, Claudete Soares, Wanderley Cardoso, além de incontáveis nomes da cena cearense.

Mais sobre Dalwton Moura
É compositor, cantor, produtor cultural, jornalista, articulador da cena musical cearense, escritor. Lançou os discos "Futuro e Memória - Música do Ceará", com Rogério Franco e representantes de cinco gerações (2018), "Sonho ou Canção", com Luciano Franco e músicos de CE, SP, RJ e EUA (2019), o EP "Velho Menino", com Rodger Rogério (2019), "Futuro e Memória 2 - Música do Ceará", com Rogério Franco e representantes de cinco gerações (2021) e o EP instrumental "Milito Franco Moura", de 2022, em parceria com Luciano Franco e o pianista paulista Osmar Milito.  
Outros intérpretes e instrumentistas que participaram de gravações de canções de Dalwton são Roberto Menescal, Arismar do Espírito Santo, Fabio Torres, Luciana Alves, Adelson Viana, Melquíades, Humberto Pinho e a norte-americana Priscila Odinmah, entre outros. Premiado em inúmeros festivais, venceu o II Festival da Música de Fortaleza, com "Canção pra lhe encontrar", parceria com Roberto Menescal, interpretada por Marcos Lessa. Em paralelo às várias parcerias, também compõe canções assinando música e letra. Dalwton é vice-presidente do Sindicato dos Músicos do Ceará e um dos idealizadores e produtores do projeto Jazz em Cena, que acontece em Fortaleza e está completando 10 anos.

Nenhum comentário: