Alunos com famílias participativas têm melhor desempenho escolar, de acordo com estudo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Isso se dá, segundo a educadora parental Cristina Martinez, especialista em medicina comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em decorrência do aumento da autoestima do estudante.
"O apoio emocional dos pais fortalece a confiança e a autoestima dos alunos, ajudando-os a lidarem com os desafios escolares de forma mais eficaz. Além de melhorar o desempenho acadêmico, os estudantes fortalecem o envolvimento emocional com os pais, aumentam a motivação para aprender e desenvolvem habilidades sociais e de resolução de problemas", diz Cristina Martinez, coordenadora do livro "Disciplina e Afeto - como criar filhos emocionalmente fortes e preparados para o mundo".
No Brasil, 50,2% dos estudantes dizem que os pais têm interesse pelas atividades escolares. Os dados apontam que há diferença entre aqueles com maior nível socioeconômico, grupo no qual 63,2% dos estudantes relatam a participação dos pais, e aqueles com menor nível socioeconômico, com 46%.
"Para auxiliar as crianças na escola os pais podem criar e estabelecer rotinas de estudo, oferecer apoio emocional, esclarecer dúvidas, incentivar a leitura, promover e estimular a curiosidade, participar das atividades, valorizar e elogiar o esforço das crianças, não apenas diante do resultado", orienta a diretora da escola Ver Crescer, em São Paulo, Cristina Martinez.
Cristina Martinez
Educadora Parental, especialista em medicina comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diretora e mantenedora da Escola Ver Crescer, autora do livro Best Seller "O Solzinho de Todas as Cores", coordenador do livro Disciplina e Afeto.
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