terça-feira, 22 de agosto de 2023

Um encontro musical entre o Rio Cocó e a Baía da Guanabara: duo Del Brando e Gabriel Geszti faz show na Sabiaguaba

O som da Sabiaguaba se une ao instrumental carioca para que o ritmo e refinamento dos dois lugares sejam garantia de diversão e alegria da plateia

Um percurso musical que vai da Sabiaguaba ao Rio de Janeiro, entre a pesquisa instrumental e poética sobre uma Fortaleza em suas expressões mais naturais e preservadas ao piano e acordeon, em suas vertentes clássica e popular. Esse é o resultado da parceria musical entre Del Brando e Gabriel Geszti, cujo show será neste sábado (26.08), às 17h30, no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba.
O Show, um belo encontro entre estilos musicais tradicionais, clássicos e populares, trará um pouco do percurso musical de cada artista. Del Brando, nascido e criado na Sabiaguaba, tem se dedicado aos projetos “Caminhos de Sol”, cujas músicas remetem à espiritualidade de seu lugar de origem e viagens que fez numa busca entre a música e a ampliação de conhecimentos e horizontes, e à banda “Du KactuS”, que usa instrumentos tradicionais populares, como violão, viola, rabeca e cajón, para dar vida às letras que falam das buscas dos artistas, tanto internas quanto pelo conhecimento do que o Ceará tem de melhor. 
“Caminhos de Sol” foi apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Lei Aldir Blanc, durante a pandemia e está disponível no canal do artista no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=GRgvAvqzQhc&t=1362s).  
Gabriel Geszti é pianista e acordeonista carioca que mistura ritmos, musicalidades e muitas referências em suas composições. Hoje com 43 anos, estuda piano clássico desde os oito, quando começou a formação com Aida Gnattali, irmã de Radamés. Mas sua história na música data de muito antes: o tio, Ian Guest, veio da Hungria para o Brasil e, em 1987, fundou uma escola que popularizou aqui o método Kodály de aprendizagem musical, que formou de Raphael Rabello a Almir Chediak. 
Geszti, que retomou o sobrenome húngaro da família, formou-se em música pela Unirio e já trabalhou com Naná Vasconcelos, Gabriel Grossi, Paulinho da Viola, Mauro Senise, Áurea Martins, entre outros. Seu primeiro disco autoral foi "Confluência", lançado em 2011, em que o piano que comanda com maestria é acompanhado por Acordeon, Congas e Talkin drum (percussão) e a participação especial de Naná Vasconcelos, cantando “Sertões”. Já “Coresz”, seu segundo trabalho, de 2016, é totalmente instrumental e traz diálogos mais próximos ao jazz, em parcerias com Mauro Senise (sax alto), PC Castilho (flautas, sax soprano e percussões), Antonio Neves (bateria), Pedro Aune (baixo acústico), Henrique Band (sax barítono), entre outros. O terceiro trabalho, de 2019, “Aos meus irmãos”, tem uma musicalidade que interage batidas contagiantes e momentos sonoros de introspecção. É um show de música instrumental brasileira com duas canções de Gabriel feitas em parceria com o letrista baiano Juracy do Amor (segue vídeo ainda inédito (https://www.youtube.com/playlist?list=PL5bb1gp7n_keo-6eVs7O1XyzL8u7dFpXG), apenas para a imprensa).


Nesta união de musicalidades as águas dão o tom: o Rio Cocó e a Baía de Guanabara se encontrarão, ao pôr do sol deste sábado, no Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, para encantar a natureza e os ouvintes. 

Ouça:
Del Brando: https://www.youtube.com/@delbrando9964
Gabriel Geszti: https://www.youtube.com/@GabrielGeszti

*SERVIÇO:* 
_Duo Del Brando e Gabriel Geszti_
Data: 26.08.23, sábado
Horário: 17h30
Local: Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba
*Gratuito e aberto ao público* 
Fotos: 
https://drive.google.com/drive/folders/1rp79Ai492YkDU_a7wadey0Xb81mKjSre?usp=sharing

Nenhum comentário: