terça-feira, 22 de agosto de 2023

Projeto Jazz em Cena: Rebeca Câmara com show em homenagem a Luciana Souza, brasileira de destaque no jazz nos EUA

A cantora, compositora e violonista Rebeca Câmara é a atração do projeto Jazz em Cena no sábado, 26/8, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, com um show especialíssimo, em homenagem a Luciana Souza, cantora brasileira que é destaque na cena jazz nos EUA. 
Cinco anos após o elogiado disco de estreia, Rebeca Câmara lançou em 2022 seu segundo álbum, "O Melhor de Mim", gravado com arranjos em colaboração entre ela e o pianista Thiago Almeida.  Jovem e já com uma considerável trajetória, Rebeca Câmara, que desde os 14 anos se dedica à música, conquistou espaço na cena cearense inicialmente como uma aplaudida violonista, tocando com mestres como Luizinho Duarte e Lu Basile, em formações como a Gargalhada Choro Banda, com cantores como Marcos Lessa e Lia Veras, instrumentistas como Marcio Resende, Heriberto Porto, Cainã Cavalcante, Tito Freitas e Carlinhos Patriolino, além de diversos grupos com quem atuou em palcos e estúdios.
Da força de uma instrumentista reconhecida pelos colegas e pelo público, com influências do choro, da MPB, da música instrumental brasileira, Rebeca mergulhou forte no universo da canção. Foi principalmente como compositora e cantora que lançou seu primeiro disco, em 2017, lotando o show de estreia do álbum, despertando elogios e obtendo espaço para algumas das faixas em rádios de Fortaleza.
A ambiência sonora comunicativa, o acento "MPBístico com um pé no pop", a criação de canções de destacados caminhos melódicos são características do trabalho da artista que se confirmam no segundo álbum. 
O convite para a homenagem a Luciana Souza, no projeto Jazz em Cena, foi recebido com entusiasmo por Rebeca, que já participou do projeto em show em tributo a Chico Pinheiro - outro brasileiro radicado nos EUA, que trilha o caminho do jazz. Para o show, Rebeca empreenderá uma pesquisa sobre o repertório de vários discos de Luciana Souza, destacando toda a força e a intensidade do trabalho dessa grande intérprete brasileira, que o Brasil precisa (re)conhecer mais.

Mais sobre Rebeca Câmara
Rebeca Câmara vivenciou a música desde muito cedo, tocando, nas festas de família, com seu avô, Sinésio, bandolinista. desde muito cedo teve a música presente em sua vida através do bandolim. Aos 14 anos passou a ter seu violão como companheiro. Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará, Rebeca é professora do instrumento e ministra oficinas de sensibilização musical.
Apresentou-se em grandes eventos, como o Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, e o Rio Mar Music Festival (abrindo shows de Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci), tendo também a alegria de dividir o palco com Guinga, a convite do aclamado violonista e compositor, em uma apresentação em Fortaleza. Lotou o Teatro Ceará Show para o lançamento de seu primeiro disco, em 2017, e de seu segundo álbum, "O Melhor de Mim", de 2022.

Nenhum comentário: