segunda-feira, 21 de março de 2022

MUSICANDO COM CRIANÇAS

Tapera das Artes implementa ensino de música em escolas públicas do município de Aquiraz com projeto Musicando com Crianças
Doze escolas receberão o projeto, beneficiando inicialmente um total de 1.500 alunos da rede pública de ensino
Uma educação integral de maneira holística e humana, com o uso da arte a partir de uma perspectiva musicada e que possibilita a integração da Escola com os matizes da cultura local. Esse é um dos objetivos do Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe, uma parceria público-privada a ser formalizada entre a Associação Tapera das Artes e a Prefeitura Municipal de Aquiraz, que permitirá a inclusão do ensino de música para crianças nas escolas da rede pública do município a partir de março de 2022, beneficiando cerca de 1.500 alunos de doze escolas de ensino público fundamental. O lançamento do programa acontecerá na próxima quinta-feira, 24 de março, às 17h, no Teatro Tapera das Artes.
Com uma população de 80 mil habitantes e uma taxa de escolarização básica em crianças de 6 a 14 anos de 96,5%, o município de Aquiraz, onde fica localizada a Associação Tapera das Artes, será beneficiado com a tecnologia social construída pela equipe pedagógica da entidade, que conta com quase quarenta anos de experiência na formação integral, no desenvolvimento do potencial humano e no enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares.
As ações do programa serão iniciadas com o segmento “Musicando Com Crianças”, sob a direção do maestro Ênio Antunes, diretor artístico-pedagógico do Programa Tapera das Artes de Cultura. Com foco na Educação Coletiva de Música e formação Cultural, as ações do “Musicando com Crianças” terão como tema norteador “O regionalismo musical na cultura cearense”, buscando desenvolver o universo formativo das crianças por meio da música infantil, de cirandas, cantigas, ritmos e danças brasileiras numa imersão no processo formativo musical infanto-juvenil nas escolas públicas do município.
Segundo Ritelza Cabral, fundadora da Tapera das Artes e coordenadora geral do Programa Tapera das Artes de Cultura, o projeto será desenvolvido com alunos matriculados no 1º ao 3º ano, do ensino fundamental I, fomentando o diálogo comunitário na escola, valorizando os traços estéticos do cotidiano das famílias inseridas neste processo. A ideia é que o programa traga bons resultados já em seu primeiro ano de realização e seja um modelo que possa ser replicado em outros locais. Para além da questão pedagógica em si, Ritelza reforça que o Programa traz como objetivo colaborar com a formação humana das crianças participantes. “Em uma alusão à canção de Lenine, quando diz que nosso ‘Corpo pede um pouco mais de Alma’, faremos isso na oferenda musical da Tapera das Artes para as crianças das Escolas Públicas de Aquiraz: ofereceremos um processo formativo onde o Amor deve permear profundamente em cada ato”, afirma a coordenadora.
O projeto é uma realização da Tapera das Artes e Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, contando com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará;  apresentação da Frezenius Kabi; agradecimento especial à Enel; patrocínio do Grupo FAN, Casas Freitas, Freitas Varejo, MDias Branco, Dakota, Marquise, Ecofor, Usibras, Avine, Roca, Acal, Cerbras e Azul; apoio cultural do Festival Sete Sóis Sete Luas; correalização da Enartes, Imaginário – Centro de Pesquisa e Difusão da Arte e da Prefeitura Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

Como vai funcionar o Musicando com Crianças
A metodologia, de autoria do Maestro Ênio Antunes, traz uma proposição pedagógica norteando o encantamento das danças regionais, com afeto e atenção ao processo de aprendizagem e comunicação da criança em seu tempo, impactando no equilíbrio mental e psicológico, potencializando a escuta consigo mesma, com o outro e com o espaço; gerando autoconhecimento e autocuidado; e mantendo foco no processo de crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Os participantes terão contato com técnicas da linguagem do canto-coral, flauta doce, percussão corporal e Instrumental Orff (modelo de referência na educação musical em vários centros de educação mundial pelo mundo), com um conteúdo ágil e de fácil assimilação, de forma lúdica, interativa, criativa e sustentável.
Serão quatro encontros mensais formativos e oito encontros mensais com aprendizes, organizados em momentos contrastantes com cada turma, formada por até 60 alunos, com a seguinte proposição: Encontros Formativo Semanais para Educadores, com linguagem técnica musical e vivências de formação musical específicas; Encontros Organizados com Canto-Coral & Percussão Corporal, com historicidade sobre autoria musical, literária com fomento a leitura, regional e período de criação, estreia da obra; Encontros com conteúdo desenvolvido em classe com Instrumental Orff e Pífanos ou flauta-doce com fomento à métrica/matemática; Vivências com foco na cultura, visitação do conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores, uma revisão de conteúdo; Apresentação por meio de uma Mostra de processo do conteúdo estudado no mês; e uma Visita anual monitorada dos aprendizes das escolas ao Centro Cultural da Tapera das Artes, para atividades de vivências com professores, mestres, instrumentistas e artistas.
O projeto ainda prevê a formatura cultural dos alunos do “Musicando Com Crianças”, Encontro Anual de Planejamento Pedagógico, Encontro de Confraternização Artístico-Pedagógica & Sociocultural e um Institucional concerto de confraternização.

Impactos Positivos do Projeto
Segundo o maestro Ênio Antunes, o projeto prevê a redução de 10% na evasão escolar do público atendido; o aumento de 10% na proficiência em língua portuguesa e matemática dos estudantes; aumento de 10% na Aprovação das turmas atendidas pelo projeto; e frequência mínima de 90% nas aulas do programa. “Enxergar o que se vê, compreender o que escreve e lê, transcender o que sente, ouvir o que escuta e guardar o bem do outro. Acreditamos que a relação e a participação da Tapera das Artes na rede municipal de ensino de Aquiraz, com a parceria também com a Secretaria Municipal de Cultura, são fonemas que impactam diretamente no crescimento e desenvolvimento humano dos munícipes da cidade de Aquiraz, nos territórios a serem impactados”, destaca o maestro.

Sobre a Tapera das Artes
A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Associação Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos.
O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae, e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.
O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades,  e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.
Em novo momento, Tapera das Artes ganha reforço no time de comunicação
A Associação Tapera das Artes, que possibilita a inclusão de crianças e jovens em ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento artístico no município de Aquiraz, ganhou um reforço no seu time de Comunicação e Marketing. O comunicador Aled Parry e a agência de publicidade Advance chegam para unir forças com a fundadora, Ritelza Cabral, o presidente Magno Miranda, a coordenadora de comunicação Gigi Borges e a agência de comunicação AD2M, responsável pela assessoria de imprensa. 
Com a parceria entre a AD2M e a Advance, um novo momento surge para a comunicação da Tapera das Artes, voltado para a prática de novas ideias e construção de imagem. A publicidade e o marketing ficarão a cargo da agência Advance, que chega em 2022 para somar junto à AD2M Comunicação, parceira antiga da Tapera das Artes em diversos projetos e que agora será responsável pelo relacionamento com a mídia e assessoria de imprensa da instituição. 
Como pontapé inicial, a Tapera das Artes recebeu todas as equipes de comunicação para um momento de confraternização, em fevereiro. Os novos parceiros puderam conhecer as instalações da instituição, e junto aos demais, apreciaram a apresentação do Grupo cênico-musical Catabum, formado por alunos da Tapera. 
Aled Parry conta que a Tapera das Artes está cada vez mais reconhecida como uma instituição de referência no ensino da música, sendo que este ano é especial pela celebração de quatro décadas de trabalho. “A instituição irá fazer 40 anos e estamos preparando, junto com a nossa fundadora e entusiasta, Ritelza Cabral, uma grande campanha de marketing e modernização da marca. Pretendemos avançar ainda mais em realizações de eventos de grande impacto cultural, além de movimentar os espaços como o teatro e a cafeteria”, destacou. 

SERVIÇO
Lançamento do projeto “Musicando com Crianças”, da Associação Tapera das Artes
Ensino de Música para Alunos da Rede Pública de Ensino de Aquiraz
Data: 24 de março de 2022
Horário: 17h
Local: Teatro Tapera das Artes (R. Antônio Gomes dos Santos, s/n - Centro, Aquiraz)

Nenhum comentário: