sexta-feira, 27 de agosto de 2021

VIAGENS & NEGÓCIOS

OS DESAFIOS DO TURISMO NA PANDEMIA

O Secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, realiza nesta segunda, dia 30, em Fortaleza um workshop para o trade turístico cearense, apresentando as atrações da linda cidade do Rio Grande do Sul e as ações que fizeram a famosa serra gaúcha ser reconhecida internacionalmente como um lugar seguro para moradores e visitantes, em meio a pandemia de Covid-19. Angelo conversou com o DIVIRTA-CE, leia a entrevista
 

A famosa cidade de Canela, na cidade do Rio Grande do Sul, vai ser tema do workshop "Quatro Estações", que será realizado na próxima segunda, dia 30, no Sebrae (Av Monsenhor Tabosa - Praia de Iracema), em evento para imprensa e trade turístico - vendedores, guias, operacionais e donos de agências de Fortaleza terão oportunidade de conhecerem os encantos de Canela e as ações que levaram esse ponto turístico a ser reconhecido internacionalmente como referência em Turismo seguro em relação a pandemia de Covid 19. O Secretário de Turismo e Cultura de Canela, Angelo Sanches, estará na capital cearense, apresentando o workshop, e deu entrevista para o DIVIRTA-CE, contando sobre o trabalho nesse difícil período e as atrações tradicionais e novidades da serra gaúcha.

 

 
DIVIRTA-CE - Você está circulando pelo Brasil divulgando o turismo na famosa cidade de Canela, no interior gaúcho. Quais as dificuldades que foram enfrentadas pelo setor durante a pandemia e que soluções foram feitas na sua administração para contornar essa situação?
 
ÂNGELO SANCHES - O turismo foi o primeiro a ser afetado. Mas nós aprendemos também que o turismo foi o primeiro a estar capacitado com todos os seus protocolos e seu dinamismo de seus colaboradores  empresários se prepararando para uma retomada em relação ao turismo. A nível nacional já estamos prontos e o turismo não é o vilão da Covid 19. A cidade de Canela se destacou desde o início, quando começou a pandemia, em ter um plano estratégico para que pudesse preparar todos. Canela foi a primeira cidade do país a receber uma certificação internacional de cidade segura. Então nós fazemos isso com muita segurança hoje, podemos divulgar a cidade para a todo o Brasil, porque Canela é um destino seguro.
 

DIVIRTA-CE - Quais os grandes atrativos tradicionais de Canela para os turistas, que você destacaria? E quais as novidades?
 
ANGELO SANCHES - Canela possui 52 atrativos. As pessoas precisam de no mínimo 5 dias para se conhecer a cidade na sua originalidade. Nós termos aqui identidades fantásticas, como o turismo de natureza, de aventura, o turismo gastronômico, cultural - isso que nos faz diferentes, somos um povo hospitaleiro. Os equipamentos que nós possuímos no município, desde museus até parques temáticos, são importantes para o trade turístico. A última atração que foi inaugurada é o Skyglass um parque que foi reconhecido internacionalmente como uma das maiores plataformas de vidro do mundo. É um atrativo novo que elevou ainda mais o nosso patamar de turismo na região. Mas todos os parques e atrativos tem sua importância dentro do município.
 

DIVIRTA-CE - O workshop que a Prefeitura de Canela está realizando em Fortaleza e outros capitais, "Quatro Estações", reunirá imprensa e o trade turístico cearense. Qual a proposta e intenção desses eventos pelo Brasil? Poderia dar uma prévia do que será apresentado? 

ANGELO SANCHES- O propósito é criar um intercâmbio turístico e cultural. É fazer com que todos do Ceará possam entender a importância de visitar a Serra Gaúcha e a cidade de Canela. Como também gostaríamos de mostrar ao povo gaúcho a importância de visitar o Ceará. E é esse intercâmbio turístico e cultural que o Brasil deve fazer agora, valorizando ainda mais o turismo interno do Brasil.

 
DIVIRTA-CE,- Sua pasta também agrega o setor cultural, um dos mais prejudicados pela pandemia e pela falta de incentivo do Governo Federal. Fale sobre a cultura em Canela e no Rio Grande do Sul, as atrações e seus projetos nessa área.
 
ANGELO SANCHES- Independente de governos, quem faz a cultura é o povo local. A cultura é a alma do ser humano. O que fazemos em Canela é valorizar os agentes culturais, as raízes, tanto que faz parte da nossa identidade, que mais é vista hoje no Brasil. Foi na cidade de Canela que surgiu o Festival Internacional de Bonecos. Nós temos grandes eventos culturais que são valorizadas todos os meses do ano. Sabemos também que a cultura também provoca o turismo. O melhor de tudo é as pessoas entenderem a sua originalidade, a sua história, e fazer com que a cultura, a arte, a dança, todos os incentivos culturais possam partir não só do Poder Público, mas sim da própria comunidade. E a cidade de Canela faz isso na sua raiz e se destaca cada vez mais.

 
DIVIRTA-CE- Os cearenses fogem do calor e muitos adoram o turismo em Gramado e Canela. Qual o perfil de visitantes do município? Qual o "estado" que visita mais o município de Canela? Existe muitos turistas internacionais?
 
ANGELO SANCHES - Na verdade temos uma miscigenação muito grande. Quem que mais frequenta o Rio Grande do Sul são os paulistas. Logo depois vem o Nordeste, o Norte, o Rio de janeiro, Minas Gerais. Esse trabalho que estamos fazendo em todo Nordeste é para cada vez mais capacitar os profissionais do turismo. Cada vez mais o cearense procura o Rio Grande do Sul pelas suas características: clima, gastronomia, cultura, eventos. Esse trabalho do workshop está sendo feito em diversos estados brasileiros. Para criar essa conexão, para mostrar essa conexão, para mostrar que o turismo é a mola propulsora  do nosso país, e mostrar agora, que o turismo, além de melhorar qualidade de vida das pessoas, a retomada possa fazer com o que o Brasil se conheça. Nós torcemos que outros estados façam essas capacitações também.
 

DIVIRTA-CE - O que falta para o turismo no Brasil se desenvolver ainda mais, e qual seu maior sonho a frente da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela?

ANGELO SANCHES- Na verdade, meu grande propósito, tanto como secretário de turismo de Canela e como presidente nacional da Associação dos Secretários de Turismo, é fazer com que os brasileiros entendam que o turismo muda a vida das pessoas, ele qualifica, capacita os trabalhadores. O turismo é a indústria limpa, desperta o ser humano a se conhecer cada vez mais. O meu sonho é deixar um legado no Brasil de transformação, através do meu trabalho em Canela. Quando você mexe na cultura, no interior do ser humano, a pessoa muda de vida. O turismo é isso tudo que fazemos na cidade de Canela, transformando a vida das pessoas e fazendo elas entenderem que moram no destino onde milhões de pessoas tiram fotografia, levam dali mensagens, lembranças, histórias, tanto quem vive, quanto quem vai visitar. O meu maior sonho é fazer com que os brasileiros reconheçam que nós somos uma potência no turismo, um povo hospitaleiro, com uma cultura, um folclore, nós temos tudo para sermos uma indústria internacional de entretenimento em todas as áreas. Vamos conseguir fazer isso com o apoio do Governo Federal, da Embratur, dos estados, mas principalmente, com as pessoas que trabalham no turismo, os profissionais e empresários desse ramo.    

Nenhum comentário: