sexta-feira, 9 de agosto de 2019

+ LITERATURA

Livro "A cidade sob o chão do espaço público" será lançado nesta segunda-feira (12) na Reitoria

Será lançado na próxima segunda-feira (12), às 17h, o livro A cidade sob o chão do espaço público, organizado pelas professoras Irlys Barreira e Danyelle Nilin Gonçalves, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. O evento ocorrerá nos jardins da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e é aberto ao público. Na ocasião, a Profª Irlys Barreira falará sobre "A cidade na pesquisa sociológica".

A obra é resultado de um conjunto de investigações que teve como suporte o projeto denominado Novas Sociabilidades Urbanas – Retração do Espaço Público e Reinvenção de Cidades, realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conforme a apresentação do livro, as pesquisas que serviram de fundamento à coletânea, em sua maioria realizadas por integrantes do Laboratório de Estudos de Política, Educação e Cidade (LEPEC) da UFC, "buscaram mirantes de reflexão em praças, parques, ruas, vias públicas, bairros e tudo que supõe a vigência de um coletivo partilhado". Os capítulos, portanto, apresentam pesquisas sobre patrimônio público, uso dos espaços, movimentos, mobilidade urbana etc.

A cidade sob o chão do espaço público é dividido em duas partes: "Espaço público, invenções e sociabilidades", que trata das formas que o espaço público vem adquirindo nos últimos anos, por conta de intervenções dos poderes municipais ou devido à emergência de novos usos e práticas de sociabilidade, e "Espaço público, segregação e mobilização", acerca de questões similares à primeira parte, porém abordando mais detidamente o tema da segregação, sob a ótica de processos estruturais ou mediante práticas culturais e modos de aparecimento de categorias sociais estigmatizadas.

Fonte: Profª Danyelle Nilin Gonçalves, do Departamento de Ciências Sociais da UFC ‒ e-mail: danynilin@yahoo.com.br

Nenhum comentário: