sexta-feira, 9 de agosto de 2019

ESPETÁCULO CÊNICO PERCUSSIVO

Acadêmicos da Casa Caiada estreia nova temporada de "Que caboclo são vocês?"

O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC), vinculado ao Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, apresenta nova temporada de Que caboclo são vocês?, seu quarto espetáculo cênico-percussivo, nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto, às 19h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno da UFC (Av. da Universidade, 2210, Benfica). O ingresso custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

"Que caboclo são vocês? é uma expressão emitida pelos agrupamentos dos cabocolinhos para o início da brincadeira tradicional popular", explica a diretora do espetáculo, Profª Catherine Furtado. Ao som de tambores, atabaques, ferros e zabumbas, é apresentado um baile percussivo com personagens dessa mistura cultural representada por muriquinhos, cabocolinhos, bois, jurema, capoeiristas, sertanejos, entre outros.

O espetáculo tem codireção de Áquila Rebeca, Jean Brito, Juliana Evandro e Victor Ramos. Os figurinos são de Bruno Bandeira e a preparação corporal é de Aristides de Oliveira. A produção é realizada pelo setor de Produção Cultural do ICA, com Henrique Rocha, Jocastra Bezerra e Tobias Gaede como produtores, e Bemfica de Oliva, Gabriela Queiroz e Gabriel Marques como bolsistas. As fotografias são de Gabriel Marques e Iara Pereira.

O GRUPO – Fundado em 2008, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada é coordenado pela regente e Profª Catherine Furtado dos Santos, proporcionando um trabalho baseado na formação humana e musical através de práticas percussivas coletivas. O grupo conta com a participação de estudantes da UFC e pessoas fora da academia, promovendo a formação docente/artística dos estudantes do Curso de Música.

As atividades realizadas pelo grupo englobam, entre outras, desfiles carnavalescos e apresentações cênico-percussivas. O grupo conta com outros três espetáculos apresentados: Sons da casa (2012), Agô, tambor (2015) e Brincante (2016-2017), além de quatro desfiles carnavalescos (2011, 2014, 2015 e 2016). O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA – fone: (85) 3366 9222 / e-mail: labprocult.ica@gmail.com

Nenhum comentário: