Atividades começam hoje (07) e unem oficinas de construção de bonecos de mamulengo, contação de histórias e teatro
No mês de férias escolares, o projeto Bonecos Brincantes vai percorrer instituições sociais e comunitárias da periferia de Fortaleza levando ações que visem preservar e valorizar a cultura popular do nordeste unindo arte e sustentabilidade.
O projeto reúne oficinas, apresentações teatrais e contações de histórias, com o objetivo de ensinar crianças e jovens a criar e manusear bonecos de mamulengo a partir de objetos reutilizáveis, montar espetáculos inspirados nas narrativas da cultura popular brasileira e, com essas ações, contribuir para a preservação e valorização da identidade cultural do nordeste e do teatro de mamulengo — reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
O agente cultural e idealizador do projeto, Paulo Severo — artista que vive na periferia do Curió, em Fortaleza — considera que “promover as práticas da cultura popular se faz de extrema urgência dentro dessas periferias, para a provocação da valorização da nossa cultura e reconhecimento pessoal”.
As oficinas vão acontecer entre os dias 7 e 21 de julho, na CasaVoa, no Curió; Instituto Maria do Carmo, no Bom Jardim e Associação dos Moradores do Titanzinho. Cada oficina terá uma apresentação especial de artistas e grupos consagrados do teatro de bonecos de Fortaleza. As oficinas terão duração de 10 horas e ocorrerão em cada espaço durante uma semana. No Instituto Hélio Góes, espaço voltado para crianças cegas, haverá contação de histórias com o bonequeiro Souza Rapadura. O Projeto é apoiado pela Lei Aldir Blanc/2024 – Secretaria da Cultura de Fortaleza – Edital de Microprojetos Culturais.
Programação:
7 a 11/07 – CasaVoa (Curió)
Abertura com o espetáculo A Bruxa Catifunda, do Grupo Formosura de Teatro.
O enredo é baseado na luta de Quinzinho, um menino vendedor de pirulitos, que tenta defender a natureza das garras da Bruxa. Com a colaboração da platéia Quinzinho planeja como salvar a natureza.
14 a 18/07 – Instituto Maria do Carmo (Bom Jardim)
Abertura com contação de histórias da artista Maria Vitória
21 a 25/07 – Associação dos Moradores do Titanzinho
Abertura com o espetáculo Arcânia e a Magia dos Livros, com os bonequeiros Bruno Lobo La Loba e Ícaro Trócoli.
>> O livro dos Antigos Segredos desaparece do enigmático vilarejo de Arcânia. Leo, o jovem aprendiz de uma curandeira, parte em busca de encontrá-lo e embarca em uma emocionante jornada repleta de desafios e descobertas.
27/07 – Instituto Hélio Góes
Contação de histórias com o bonequeiro Souza Rapadura
Ficha Técnica:
Proponente: Paulo Severo
Produção Cultural: Caio César Vidal
Articulação: Julia Kilme
Comunicação: Kátia Karan
Identidade Visual/Design Gráfico: Bianse Araújo
Oficineiros: Souza Rapadura, Tatiane Albuquerque, Dudu Costa
Colaboração: Formosura de Teatro, Maria Vitória, Bruno Lobo La Loba e Ícaro Trócoli
Apoio Institucional: Instituto Hélio Góes, CasaVoa, Instituto Maria do Carmo e Associação dos Moradores do Titanzinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário