terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Exposição sobre aves cearenses segue até 7 de dezembro no Memorial Edson Queiroz, em Cascavel

A mostra é um convite para admirar o belo colorido de diversas espécies de aves cearenses na celebração dos 3 anos do Memorial Edson Queiroz

A chegada das férias destaca uma programação cultural gratuita para conferir na região Metropolitana de Fortaleza. A exposição fotográfica “Aves que Habitam o Campus” está aberta ao público até o dia 7 de dezembro (sábado), no Memorial Edson Queiroz, em Cascavel (CE). A mostra é uma realização do Instituto Myra Eliane, gestor do equipamento cultural, em parceria com a Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 13h, a mostra é um convite para conhecer e preservar as aves que habitam o campus da Unifor, com registros que destacam a beleza e a biodiversidade das espécies cearenses.
Três anos do Memorial Edson Queiroz
A exposição celebra o aniversário de três anos do Memorial Edson Queiroz, espaço que teve revitalizado seu prédio histórico, inaugurado em 1886. Antiga sede da Câmara Municipal e da Cadeia Pública de Cascavel, o local carrega um significativo simbolismo para a história da cidade e hoje é referência cultural na região.
“É uma grande satisfação ver esse espaço pulsando arte e cultura, mantendo vivo o legado de meu avô, Edson Queiroz, um ilustre cascavelense. O Memorial não só resgata a memória, mas promove transformações positivas, impactando diretamente a vida das pessoas”, ressalta Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.

Coloridas aves cearenses 
A exposição “Aves que Habitam o Campus” consiste em 32 fotografias que exibem o colorido das espécies vistas no campus da Unifor, em registros do fotógrafo Ares Soares, com curadoria do professor Claudio Sena, ambos integrantes da universidade. As imagens revelam detalhes da vida das aves, como movimentos, cores e interações que geralmente passam despercebidas na rotina. O nome científico e o nome popular de cada espécie figuram em legendas produzidas pela professora Fernanda Menezes, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifor.

Sobre o Memorial Edson Queiroz
O Memorial Edson Queiroz é um equipamento cultural do Instituto Myra Eliane situado em Cascavel (CE). Inaugurado em 7 de novembro de 2021 após revitalização da edificação, representa o resgate e a valorização da história da cidade, pois anteriormente foi sede da Câmara Municipal e da Cadeia Pública. O prédio é tombado por lei municipal de 2009. O Memorial homenageia o ilustre cascavelense, o industrial Edson Queiroz, com uma exposição permanente sobre a trajetória do empreendedor e também apresenta exposições temporárias de temáticas e autores diversos. Desse modo, tem um importante papel na promoção da cultura, educação e história, com o propósito de promover o acesso da população à arte como catalisador da transformação social. 

Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane é uma instituição sem fins lucrativos criada em 2016, em Fortaleza (CE), que tem como propósito "transformar vidas através dos Valores Humanos". Atua na promoção da Educação Infantil com base nos Valores Humanos, na formação de jovens e adultos, além de ofertar ações culturais gratuitas para a população. A entidade conta com equipamentos próprios, onde desenvolve as atividades de educação e capacitação profissional - o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso; o Centro de Formação Yolanda e Edson Queiroz (Cenfor); e os espaços de fomento às artes - Memorial Edson Queiroz (Cascavel-CE) e Espaço Cultural Arandu (Caucaia-CE). 

Serviço:
Exposição “Aves que Habitam o Campus” 
Período: até 7 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; sábados, das 8h às 13h 
Local: Memorial Edson Queiroz, à Rua Crispim Teixeira, S/N, Praça Nossa Senhora do Ó. Cascavel (CE)
Informações, agendamento de escolas e grupos (a partir de 10 pessoas): contato@memorialedsonqueiroz.com.br ou (85) 2181.6339
Gratuito

Nenhum comentário: