quinta-feira, 28 de março de 2024

LIVRO: Wendel Miranda, uma trajetória de sucesso internacional

Para quem aos 7 anos tinha como sonho ser cobrador de ônibus, Wendel Miranda foi longe demais, e compartilhar com o mundo sua improvável trajetória de sucesso é um de seus maiores prazeres. É na certeza de que estamos permanentemente em movimento, na interminável busca por sermos melhores como seres humanos, como cidadãos e como profissionais, que o empresário, nascido e criado em Salvador (BA), acorda diariamente motivado a ensinar aprendendo e a aprender ensinando. 
A vida fez dele um empreiteiro nato, hoje proprietário do Grupo WM, que coleciona filiais em cinco endereços e respeitável clientela no ramo de construções, reformas e serviços de manutenção predial e industrial. Dono de uma história digna de fábula, Wendel até chegou a ser o cobrador que lhe enchia os olhos quando criança. Foi músico na terra de todos os santos, onde o ritmo se  impõe de modo quase sagrado, e motorista de aplicativo, até que uma boa alma cruzou o seu caminho e o conduziu para o ramo onde ele viria a vencer.
Homenageado pelo The Winner, premiação que o levou ao suntuoso Hyatt Regency Paris Étoile Ternes, na capital francesa, foi contemplado ao lado de outros empresários estrangeiros na magnífica cerimônia que celebra empreendedores bem-sucedidos sob os holofotes da imprensa. O prêmio é direcionado a empresas que contribuem para o crescimento de seus países, gerando empregos e superando barreiras, tornando-se referências em suas áreas de atuação.
Pesa, para tanto, a preocupação com novas tecnologias, educação, produção, implantação de programas sociais, energia sustentável e tantas outras inovações hoje resumidas pela sigla ESG.
Esse mesmo contexto levou Wendel a outra premiação internacional, o Top of Business Leaders Awards 2022 UAE, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A cerimônia foi sediada pelo Palazzo Versace Dubai, ícone hoteleiro mais exuberante e luxuoso do coração dos Emirados Árabes Unidos.
O empresário voltaria a Paris para a Batimat Internacional, feira de construção civil da maior relevância no calendário mundial, com 3 mil visitantes diários de mais de 100 países. A partir dali, grandes contratos são celebrados entre representantes de diferentes nações, com foco na expansão em tecnologia, inovação e investimentos para a compra de equipamentos.
No ano passado, Wendel também esteve no Quality Festival, na cidade do Panamá, onde recebeu a mais alta condecoração conferida pela organização na América Latina, o Latin America Quality Awards.

ESSA É SUA VIDA...
Vale fazer um breve flashback para conhecer a trilha percorrida por Wendel, filho de Gerson Miranda e Teofania Miranda. Foi aos 13 que ele despertou para a música e abraçou o contrabaixo como instrumento. Dos 17 aos 24, passou por bandas renomadas de Salvador, como Selakuatro, Pagodart e Dignow do Brasil.
Ainda aos 16, atento ao esforço dos pais para botar comida em casa, embrenhou-se em serviços disponíveis ao seu alcance. Trabalhou como “segurança de fila” e caixa lotérico.
Foi enquanto tocava aqui e fazia um bico acolá que começou a buscar mais um trocado como motorista de aplicativo, e acredita piamente que foi Deus quem colocou em seu carro um passageiro que trabalhava em uma construtora internacional: ele o convidou a trabalhar como ajudante de obras.
Em cinco anos, ascendeu a supervisor e coordenador em uma empresa com mais de 2.500 funcionários. A disposição e o desempenho o levaram ao alto escalão em obras realizadas do sul ao norte do Brasil, no Rio Grande do Sul e no Maranhão, e até bem longe daqui, na China, entre outros cantos. 
Por ironia do destino, o segmento de empreiteiras sofreria com os efeitos da necessária Operação Lava Jato, iniciada para desmantelar esquemas de corrupção plantados no seio da política nacional, e Wendel se veria então desempregado e novamente agarrado ao volante de um carro de aplicativo para driblar as dívidas feitas com financiamento de imóvel e carro, apostas de um tempo que mostravam futuro promissor.
Foi Carla Miranda, sua esposa, quem o incentivou a trabalhar como motorista de aplicativo mesmo com o carro estando com ordem de busca para a cobertura de dívidas. No porta-luvas, carregava cópias do currículo que engrossara graças aos trabalhos na construção civil.
E quis Deus, como crê Wendel, de novo Ele, que outro passageiro ocupasse o seu banco de trás e se apresentasse como superintendente de uma construtora de Salvador: “Estamos em licitação”, avisou o homem. “Mande a sua proposta”, completou o freguês, prometendo retorno se o seu preço fosse justo. E foi. Fecharam negócio.
Carla se empenhou nos serviços avulsos, juntou R$ 900 e os dois alugaram até espaço físico para um escritório onde tudo começou a se mostrar novamente em construção, com perdão pelo trocadilho.
Em 2020, quando o mundo sofria com a pandemia, ele foi atrás de oportunidades de obras de órgãos que não podiam parar, por meio do sessões no pregão eletrônico.
Hoje com matriz em Laura de Freitas e filiais em São Paulo, Belo Horizonte, Bagé e Vitória da Conquista, o Grupo WM emprega 160 funcionários diretos. Nunca fez tanto sentido a frase “Não há mal que dure para sempre”, ele gosta de repetir. “É possível vencer. Basta querer, acreditar e compartilhar.”

Nenhum comentário: