I Festival da Juventude Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Tribo de Jah e a nova versão de Os Mutantes (foto ao lado) são atrações no Clube da Cofeco
De 03 a 06 de junho, o Ceará recebe o I Festival da Juventude – América Latina e as lutas juvenis. O evento, que acontece no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/ nº, Sabiaguaba), irá reunir mais de três mil jovens que participarão de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, seminários e apresentações culturais. Os participantes também irão assistir aos shows de O Teatro Mágico, Mutantes, Actitud María Marta (Argentina), Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Luiz Melodia e outras 40 bandas e grupos locais.
> Luiz Melodia
O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação, discussão e manifestação cultural. Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”.
A programação do Festival será descentralizada e autogestionada. Com exceção das conferências, todas as outras atividades, que serão realizadas no evento, foram propostas por jovens de todo o Brasil e demais países da América Latina, por meio de inscrição gratuita no site. Dentre as atividades, está o Encontro Nacional da Juventude Kalunga; o Seminário “Transformação Social na Rede: Perspectivas de transformação social no contexto das novas tecnologias na comunicação”; oficinas de batucada, de dança, de vídeo e de artes marciais; apresentações de grupos de teatro, de dança e de música; exposições de artes; e saraus de poesias.
> Tribo de Jah
Também será realizada uma Feira de Economia Solidária, na qual as pessoas terão a oportunidade de comercializar materiais criados por jovens empreendedores em um local aberto e com uma grande variedade de produtos. Na feira, irá circular uma moeda social, otimizando a comercialização local dos produtos.
Programação
Quinta-feira - DIA 3
9h às 15h – Credenciamento 14h às 17h - Atividades autogestionárias 17h30 – Cortejo com o grupo Cia Bate Palmas 18h - Abertura oficial 18h30 – Apresentação do grupo Coda 19h30 - Apresentação do grupo Alegoria da Caverna 20h30 - Apresentação do grupo Unidos da Cachorra 21h30 - Show d’O Teatro Mágico 23h - Show d'Os Mutantes
Sexta-feira - DIA 4
08h às 11h - Atividades autogestionárias 14h às 18h - Atividades autogestionárias 18h – Conferência Mesa 1 - Mobilização Social: “A Participação da Juventude nos Processos de Mudança na América Latina” 19h30 - Apresentação do grupo Vitrola São Jorge 20h30 - Apresentação do grupo Dona Zefinha 21h30 - Show da Actitude María Marta (Argentina) 23h - Show da Tribo de Jah
Sábado - DIA 5
08h às 11h - Atividades autogestionárias 14h às 18h - Atividades autogestionárias 15h às 16h30 - Conferência Mesa 2 - “Apontando os desafios da PPJ no Brasil” -; 18h às19h30 - Mesa 3 - “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes - É Possível Unificas as Lutas das Juventudes?” 19h30 – Apresentação da banda ZàZ 20h30 – Apresentação da banda Fulô da Aurora 21h30 - Show de Luiz Melodia 23h - Show de Zeca Baleiro
Domingo - DIA 6
08h às 11h - Atividades autogestionárias Encerramento
Sucesso de público e crítica, comédia "Cândida" está em cartaz no Teatro José de Alencar
Amor e casamento são os temas centrais da comédia Cândida, do dramaturgo irlandês Bernard Shaw (Prêmio Nobel de Literatura), com a atriz Bia Seidl no papel-título. O espetáculo cumpriu longa e vitoriosa carreira em São Paulo, além de passar por Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras capitais. Completam o elenco os atores do Núcleo Experimental: Fernanda Maia, João Bourbonnais, Sergio Mastropasqua, Thiago Carreira e Thiago Ledier. A direção é de Zé Henrique de Paula (indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2009).
Escrito em 1895 pelo dramaturgo irlandês Bernard Shaw, o texto ameaça colocar em cena um adultério a ser praticado por Cândida (Bia Seidl) - a devotada esposa do reverendo Morell (Sergio Mastropasqua), um pastor anglicano de ideologia socialista. Cândida encanta-se pelo aristocrata Marchbanks (Thiago Carreira), um jovem poeta. Ao invés de seguir os rumos esperados, porém, a peça tem um final surpreendente. “Uma das grandes questões da peça se coloca para Cândida: O que completa mais a mulher? Um marido provedor, um porto seguro, com quem ela vive uma rotina que não é necessariamente entediante, mas serena, um bom alicerce? Ou viver a aventura de compartilhar momentos intensos com um jovem poeta de 18 anos que a faz perder o fôlego com suas declarações de amor?”, conta o diretor.
Ironia e irreverência marcam os personagens, incutindo ao enredo um tom de inteligência e alta teatralidade. Além dos três personagens que formam o triângulo amoroso central, completam a história o pai de Cândida, o capitalista insaciável Sr. Burgess (João Bourbonnais); a secretária do reverendo Morell, Srta. Prosérpina (Fernanda Maia), e o assistente do pastor, reverendo Lexy Mill (Thiago Ledier). A natureza da fé religiosa, o embate socialismo versus capitalismo, a decadência da nobreza e a Londres da era vitoriana também estão presentes na comédia.
A montagem busca, esteticamente, a limpeza e a síntese, com cenografia enxuta e funcional, figurinos sóbrios em paleta de cores reduzida, música e iluminação de natureza narrativa e cenográfica. "Há um foco altamente dirigido para o trabalho de interpretação dos atores e para a descoberta de uma linguagem cênica que 'revele' o espírito de Shaw, um autor com carpintaria teatral impecável e sofisticação de pensamento. O ator, nesse sentido, é a peça fundamental", explica Zé Henrique.
Cenário e figurinos, assinados pelo diretor, são pautados pela sobriedade: no palco, somente os elementos necessários. Há uma predominância de cores escuras, acentuando a sisudez desse lar londrino da era vitoriana e funcionando como tela de fundo para a ação dos personagens. Nos figurinos, há uma busca por concretude e verdade, utilizando-se modelagens, tecidos e padronagens típicos do período.
A trilha original, composta pela diretora musical Fernanda Maia especificamente para a encenação, apresenta um quarteto formado por piano, violoncelo, violino e clarineta acompanhados por uma solista feminina. A música pontua as passagens de tempo dentro da peça e musicaliza as entradas de cada personagem com a sonoridade correspondente às características de cada um deles. A iluminação de Fran Barros evidencia a passagem do tempo (a peça se passa em um só dia, da manhã à noite) e também cria símbolos que contribuem para a construção da narrativa.
FICHA TÉCNICA:
Texto - Bernard Shaw
Tradução e Direção - Zé Henrique de Paula
Elenco - Bia Seidl, Fernanda Maia, João Bourbonnais, Sergio Mastropasqua, Thiago Carreira, Thiago Ledier, Patricia Pichamone (stand-in para Cândida)
Produção Executiva – Claudia Miranda
SERVIÇO: Teatro: Theatro José de Alencar Datas: 28, 29 e 30 de maio Horários: sexta e sábado às 21h e domingo às 20 horas Preços: R$ 30,00 e R$ 15,00 Informações: 3101.2583
Atores de "Rãmlet Soul" são agredidos com a conivência e estímulo de policiais
O espetáculo Rãmlet Soul, que esteve em cartaz ao longo do mês de maio no Theatro José de Alencar, sofreu de violência física e verbal, nesta terça-feira (25/05), pouco depois das 18h, sob estímulo e conivência de PMs. Os atores Junior Barreira, Saymon Moraes e Sol Mouffer foram agredidos e o ator George Alexandre e o músico Saulo Raphael ameaçados durante a apresentação da primeira parte da peça, que ocorre na Praça José de Alencar.
Inicialmente, os PMs (de nomes Geraldo, França e Lacerda) abordaram os atores de modo truculento, abusivo e confrontador, alegando que não podiam estar na rua, interpretando seus papéis de michês, apenas de toalha, o que configuraria “atentado ao pudor” – nas seis apresentações no TJA e dez apresentações na Praia de Iracema, bem como em sua participação em festivais, o espetáculo jamais teve problemas similares. Os policiais exigiram que os atores se retirassem da praça, onde a peça iniciava a penúltima apresentação desta temporada. Os atores reivindicaram por seu direito de trabalho em espaço público. Os PMs, cada vez mais agressivos, insistiram que aquilo não era trabalho, mas sim "sem-vergonhice”. Um deles, o mais velho, quando questionado pelo ator George Alexandre sobre sua postura, ameaçou-o com expressões do tipo: “não tenho medo de nada; eu nasci foi pra morrer”. O policial, abusando de suas atribuições e de sua função pública, foi aglomerando os transeuntes da praça em torno dos atores da peça, em mobilização contra o elenco (temos este registro em vídeo). Pouco depois, sob esse clima tenso, numa das cenas peça em que os michês, em triste paródia da vida real, são expulsos de seus pontos e correm acossados, um dos PMs, novamente o mais velho, insuflou transeuntes e deu a ordem contra o elenco: “mostra pra eles o que é teatro”. Armados de porretes e de facas, os agressores aplicaram socos, tapas e pontapés nos atores Junior Barreira e Saymon Morais. Dois outros atores da peça, Yasmin Elica e Jhon Jonas, presenciaram o momento em que o policial instigou tal agressão. A atriz da peça, Sol Mouffer, também próxima da confusão, em cena que carrega uma pedra na mão (parte do espetáculo já tantas vezes apresentada naquele espaço), foi agarrada pelo braço por um dos policiais, que, “pressupôs”que ela iria agredi-lo com o objeto. Finalmente, após a violência sofrida (sob ameaças de ser furado à faca pelos agressores), o ator Junior Barreira, ignorando que partira da polícia o comando para atacá-lo, procurou o referido efetivo policial para queixar-se do que aconteceu, e obteve esta resposta de um dos PMs: “Defender você? Não estou aqui pra lhe defender. Isto que você faz é uma baitolagem. Você mereceu". Situação que justificou as lágrimas do ator, abalado como outros artistas da peça que também sofreram agressão, incluindo o músico Saulo Raphael, que, por tentar proteger os atores da situação de perigo, fora “jurado” pelos agressores, em promessa de violência para a apresentação seguinte, nesta quarta-feira, dia 26/05. Fato que justificou que Rãmlet Soul encerrasse a temporada do TJA sob proteção de - outra - escolta policial, solicitada pela direção do teatro, num deplorável quadro de "polícia protegendo da polícia".
A “baitolagem” a que se referiu o pm instigador da agressão aos atores, e que, na sua visão, justifica tanta violência, faz parte de um espetáculo premiado nacionalmente, pela Funarte/Petrobras, bem como pela Prefeitura de Fortaleza, tendo obtido repercussão em dezenas de veículos de comunicação e que, apenas três dias antes, havia lotado o Porão do Theatro José de Alencar em plena meia-noite.
Rãmlet Soul é uma peça que procura se inserir no que a cidade é, de fato. Será por isso que a polícia mandou bater?
Thiago Arrais (diretor do RÃMLET SOUL)
Festival de Cinema Digital Jericoacoara recebe novo evento de 9 a 13 de junho
O cinema digital começa a dominar a cena no presente e aponta para o futuro. É a partir deste foco que a vila de Jericoacoara, no litoral cearense, torna-se o palco do I Festival de Cinema Digital, que acontecerá de 9 a 13 de junho. Ao escolher Jeri vislumbraram-se seus encantos naturais e também a quebra de seu isolamento geográfico, afinal, a tecnologia digital permite isso. Durante os cinco dias do Festival, o público assistirá a uma programação diversificada. Além da Mostra Competitiva, haverá a Mostra Informativa de Cinema Ambiental, Debates, Oficina de Vídeo e Seminário. Também será apresentada uma seleção de filmes, das últimas cinco décadas, com foco em temas como história, esporte, saúde e outros, traçando um panorama da produção audiovisual tradicional e moderna. A Mostra Competitiva exibirá 40 produções vindas de diversos estados de todas as regiões brasileiras; do Ceará, foram escolhidos seis trabalhos. Os vencedores nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental receberão do Júri oficial, o Troféu Pedra Furada, elaborado pelo artista plástico cearense, reconhecido internacionalmente, José Tarcísio, além de um prêmio de R$ 5.000, em dinheiro. Já a melhor produção do eixo Ceará, Piauí e Maranhão, também receberá um prêmio especial no mesmo valor.
Canções do Festival da Meruoca
Calé Alencar, Nelson Augusto, Haroldo Holanda, Augusto Moita, Arnóbio Santiago, Pingo de Fortaleza: organização divulga selecionados do VII Festival de Inverno da Serra
Durante três meses, o cenário musical brasileiro foi movimentado com as inscrições da seletiva para a Mostra Competitiva de Música do VII Festival de Inverno da Serra da Meruoca-CE. As inscrições foram realizadas do dia 01 de março até o último dia 12 de maio. O VII Festival de Inverno da Serra da Meruoca-CE acontece nos próximos dias 03, 04 e 05 de junho na referida cidade da região Norte do Ceará. Realizado pela Prefeitura Municipal de Meruoca em parceria com a Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR) na coordenação de sua mostra musical competitiva, o Festival é um termômetro da produção musical brasileira e desde a sua primeira edição em 2003, se consolida a cada ano. Único em seu formato no Estado do Ceará, este ano a organização recebeu 160 inscrições para as categorias Regional e Geral revelando assim, a importância e a credibilidade do Festival no cenário artístico cearense e nacional. Entre os inscritos que participaram desta seleção, estão compositores premiados em festivais nacionais e artistas participantes de vários movimentos culturais como Massafeira (Fortaleza-1979); e também novos compositores e intérpretes, desta forma unindo a experiência musical ao ineditismo autoral. “A Solar está feliz pela credibilidade depositada através das inscrições realizadas no Festival e parabeniza o nível das composições”, declara o coordenador da Mostra Competitiva, Pingo de Fortaleza. Ceará (em sua maioria), São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados representados nesta edição na Categoria Geral, que também contemplou a valorização dos artistas da Região do Vale do Acaraú, criando a Categoria Regional, onde figuram artistas de Sobral, Meruoca, Marco e Massapê. As canções inscritas na categoria geral foram avaliadas por uma comissão constituída por nomes respeitados da música do Ceará. Confira todas as canções selecionadas no blog DIVIRTA-CE (www.divirta-ce.blogspot.com).
“Sopros da Vida” é destaque do mês no Projeto Grandes Espetáculos
Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg estarão este mês no Teatro Celina Queiroz
Dentro da programação do Projeto Teatro Celina Queiroz Grandes Espetáculos, a Universidade de Fortaleza recebe, nos dias 28, 29 e 30 de maio, o espetáculo Sopros de Vida, com Rosamaria Murtinho e Nathalia Timberg. A peça narra a história de duas mulheres que dividiram o mesmo homem por 25 anos. Agora, chegou a hora de se enfrentarem. De um lado, a esposa Francis, interpretada por Rosamaria Murtinho; do outro, a amante Madeleine, por Nathalia Timberg. Em “Sopros de Vida”, elas remexem o passado e falam sobre o presente revelando suas sensações, sentimentos e preconceitos. O espetáculo foi escrito pelo autor inglês David Hare, em 2002. Sopros de Vida tem a direção brasileira assinada por Naum Alves de Souza. A tradução e a adaptação são de Nathalia Timberg. Ao escrevê-la, Hare buscava descrever duas mulheres no exato momento em que, mesmo tendo um longo passado atrás delas, possuem a expectativa de um futuro considerável. Para Nathalia Timberg, o espetáculo é a realização de uma parceria há muito pretendida e só agora realizada. “A peça é um reencontro com Rosamaria, com quem, tenho certeza, vou mais uma vez dividir as alegrias de um belo trabalho”. Rosamaria Murtinho elogia o trabalho da colega dizendo que Nathalia é “uma atriz que realmente contracena e joga limpo”. Os trabalhos do diretor não poderiam ser deixados de lado. Para Rosamaria, “Naum é uma pessoa desarmada e um diretor de grande percepção”.
“Labirinto Alienígena” no Via Sul Mostra temática permanece no shopping até o dia 30 de maio
Devido à intensa procura, o Labirinto Alienígena tem sua temporada estendida no Via Sul Shopping: a atração permanece até o dia 30 de maio, na Praça de Alimentação, 3º. piso (Av. Washington Soares, 4335, Seis Bocas, telefone 3404-4000), das 14h às 22h.
O Labirinto é um espaço temático, com réplicas de ovnis, ET’s e personagens em um cenário de arrepiar, baseado em mitos, filmes, casos polêmicos da ufologia e no imaginário popular.
Recortado por inúmeros corredores e salas, o Labirinto apresenta os greys (seres extraterrestes com estatura variando de 0,50 cm a 1,30 m de altura), com pele cinza a amêndoa, olhos grandes e negros, boca e narinas mínimas e corpo desproporcional ao tamanho da cabeça), além de experiências extraterrestres em seres humanos abduzidos.
Em diversos locais da atração, atores profissionais estarão interpretando tanto monstros quanto ET’s.
Para enfrentar o Labirinto Alienígena, são permitidos grupos de até 6 pessoas por vez.
Segundo Walmir Lopes, organizador do espaço, os visitantes podem escolher até quatro modalidades para entrar no Labirinto: “Desafio Kids”, “Adrenalina”, “Apagão Total” e “Fuga Alucinante”.
“O ‘Desafio Kids’ é criado especialmente para crianças abaixo dos 7 anos, acompanhadas dos pais, e de pessoas que não gostam de grandes sustos. Já o ‘Adrenalina’ tem forte emoção, acompanhada de sons, luz e perseguição. A modalidade ‘Apagão Total’ é voltada para grupos que entram no Labirinto com apenas uma lanterna e muita coragem para enfrentar o terror de alienígenas e monstros. Por fim, na ‘Fuga Alucinante’, as pessoas deverão estar dispostas a vivenciar pura adrenalina e a correr”, orienta Walmir Lopes. Os ingressos para o Labirinto Alienígena são de R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira). O Labirinto não é recomendado para gestantes, hipertensos e crianças de 7 anos desacompanhadas dos responsáveis. Mais informações: www.shoppingviasul.com.br, www.twitter.com/shopping_viasul e (85) 3404-4000.
Casa Cor Ceará 2010
Evento acontece na antiga sede da Coelce
Esse ano, a versão cearense da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, a Casa Cor, acontece na antiga sede da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Nesta quarta-feira (5/5), um acordo foi firmado entre a empresa e a organização do evento, selando a realização da Casa Cor Ceará 2010 no terreno de 6200 metros localizado à av. Barão de Studart, 2917. A Casa Cor Ceará 2010 se realiza de 20 de outubro a 30 de novembro com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, privilegiando espaços voltados para a qualidade de vida. A mostra reúne esse ano mais de 80 profissionais assinando cerca de 60 ambientes. O diferencial fica por conta de áreas diferenciadas de Morar - com condomínios de estúdios/flats e apartamentos - Comercial, Social e Gastronomia. A moda produzida no Estado também ganha espaço especial, com mais de 300m², onde se situam lojas, acontecem desfiles e exposições. De acordo com as organizadoras da Casa Cor Ceará, Neusa Oliveira e Neuma Figueiredo, o evento prossegue promovendo a conscientização sobre duas temáticas bem atuais: acessibilidade e sustentabilidade. Com tantas novidades e devido à localização privilegiada, a 12ª edição do evento deve superar o recorde de visitações de 2009, projetando público de 35 mil pessoas. Serviço Casa Cor Ceará 2010 Av. Barão de Studart, 2917 – Fortaleza (CE) (85) 3261.3533 www.casacorceara.com.br
TV DIVIRTA-CE
Christina Aguilera rasga seu xinin em novo clipe: depois de fazer "Dirty", casar com um milionário, sumir da mídia, ela retorna mais maquiada que as putas da Beira Mar, mais provocante e xerox de suas ídolos rivais do que nunca!
Esse ano, a versão cearense da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, a Casa Cor, acontece na antiga sede da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Nesta quarta-feira (5/5), um acordo foi firmado entre a empresa e a organização do evento, selando a realização da Casa Cor Ceará 2010 no terreno de 6200 metros localizado à av. Barão de Studart, 2917. A Casa Cor Ceará 2010 se realiza de 20 de outubro a 30 de novembro com o tema “Sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz”, privilegiando espaços voltados para a qualidade de vida. A mostra reúne esse ano mais de 80 profissionais assinando cerca de 60 ambientes. O diferencial fica por conta de áreas diferenciadas de Morar - com condomínios de estúdios/flats e apartamentos - Comercial, Social e Gastronomia. A moda produzida no Estado também ganha espaço especial, com mais de 300m², onde se situam lojas, acontecem desfiles e exposições. De acordo com as organizadoras da Casa Cor Ceará, Neusa Oliveira e Neuma Figueiredo, o evento prossegue promovendo a conscientização sobre duas temáticas bem atuais: acessibilidade e sustentabilidade. Com tantas novidades e devido à localização privilegiada, a 12ª edição do evento deve superar o recorde de visitações de 2009, projetando público de 35 mil pessoas. Serviço Casa Cor Ceará 2010 Av. Barão de Studart, 2917 – Fortaleza (CE) (85) 3261.3533 www.casacorceara.com.br
Salão de Abril 2010
Fotos do lançamento da maior mostra de artes plásticas promovida pela Prefeitura de Fortaleza
Balões azuis suspendiam uma boneca inflável de sorriso aberto, que divertia os convidados, logo na entrada da Galeria Antônio Bandeira, no Centro de Referência do Professor. Era a performance “A pessoa busca seu lugar” (referência ao tema do 61º Salão de Abril - Qual o lugar da arte?), uma das selecionadas para a tradicional mostra de artes visuais realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de sua secretaria municipal de Cultura. O Salão permanece em cartaz até 31 de maio, no local e ruas adjacentes do centro da cidade. “Conseguimos retomar a realização do Salão em abril, especialmente no mês do aniversário de Fortaleza, e estamos muito felizes por isso. Este ano, mais do que nunca, a mostra assume seu feitio nacional e se consolida como Salão nacional de arte contemporânea”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Fátima Mesquita, saudando a todos os artistas presentes e ao público em geral, em particular o artista plástico e gravurista cearense Francisco de Almeida, homenageado do Salão em 2006.
Maíra Ortins, Coordenadora de Artes Visuais da Secultfor e organizadora do Salão, disse que um dos objetivos é o de tentar agregar os novos artistas a nomes reconhecidos nacionalmente, como os curadores Ivo Mesquita, Suely Rolnik e Jaqueline Medeiros. “Com este intuito, realizamos neste sábado, às 10h, aqui na Galeria Antônio Bandeira, um bate-papo entre os artistas, os curadores e o público em geral, que debaterão sobre a arte contemporânea, o Salão e, especialmente, o tema em questão: qual o lugar da arte”, informa. Ivo Mesquita, curador e pesquisador de arte em São Paulo, diz que o resultado final da mostra é bastante positivo: “ Está muito bonito, sóbrio, simples, porque os trabalhos são corretos e dialogam entre si, um critério que nós, curadores, levamos em conta”. Entre tantos artistas presentes à abertura, o paulista Flávio Cerqueira (SP), 26, ficou surpreso com a receptividade do seu trabalho. “É a terceira mostra que participo este ano. Uma pessoa chegou pra mim e disse que estava se vendo na minha escultura e é isso o que quero, mexer com as pessoas”, diz. Sua obra, Ex Corde, é feita em metal, e une uma linguagem tradicional, a escultura, com uma visão contemporânea, mais arrojada. “Quis fazer uma figura que tem o peso do metal, mas a pintura eletrostática branca dá uma leveza, acentuada pelo buraco no peito, a ausência de coração”, explica.
Flávio Cerqueira tem graduação na Escola Paulista de Arte, mas somente há um ano começou a expor seu trabalho: participou de 10 mostras coletivas, duas delas em Portugal. “Em julho vou fazer residência artística de um mês em Camarões e aprofundar ainda mais meus estudos. Vir a Fortaleza está sendo muito importante, sobretudo pela troca com outros artistas, por ver de perto uma produção tão competente como a do Salão e ter a oportunidade de conviver com curadores de nível tão elevado”, concluiu. O cearense Júnior Pimenta, 27, maquiou um prédio histórico com dois tons de batom vermelho e um rosa, respeitando a arquitetura do local, na intervenção “Maquilagem de Fronte”, realizada no início da tarde de ontem. “Foi muito legal porque as pessoas perguntavam se ali seria uma nova boate, se eu era um decorador de fachada e algumas mulheres brincaram, dizendo que eu estava acabando com o batom da cidade”, diverte-se.
Depois do coquetel servido aos convidados, o grupo Mesa de Luz (DF), apresentou a performance ”Mesa de Luz: cotidiano”, que une, imagem, som, projeção e manipulação de objetos. São quatro ações simultâneas que dividem o olhar do público: um integrante do grupo faz edição de vídeo ao vivo, outro edita som ao mesmo tempo em que toca um instrumento, e um terceiro manipula objetos e materiais, enquanto um telão projeta as imagens. “É um cinema ao vivo, que se faz enquanto as pessoas assistem. As pessoas se envolvem e os resultados são surpreendentes. Estamos participando pela primeira vez do Salão de Abril, que já está no mapa das artes, e é uma experiência importante para o grupo”, diz Marta Mencarini, artista plástica, graduada pela Universidade de Brasília e mestre em Arte e Tecnologia.
Dividem a cena com ela, Hyeronimus do Vale, artista plástico (Artes Plásticas/UNB) e Tomás Seferin (Especialização em Engenharia de Áudio em Paris). Este ano, o Salão confirma sua legitimidade perante à classe artística local e nacional: foram 405 obras inscritas, de 19 estados brasileiros, sendo São Paulo o estado com maior participação (123 inscritos). Em seguida, o Ceará, com 77 trabalhos inscritos, e o Rio de Janeiro, 53. Entre os 30 selecionados, estão pinturas, fotografias, instalações, intervenções urbanas, esculturas, desenhos, performances, objetos e vídeos. Todos os selecionados receberão um prêmio de incentivo à produção no valor de R$ 2,5mil. Além do caráter contemporâneo e não-competitvo, as obras possuem alto nível técnico e trazem idéias inovadoras, que instigam o espectador. Hoje, sábado, os curadores vão decidir qual o artista receberá da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor, uma bolsa de formação no valor de R$ 10 mil.
Aquarelas
Veja flashes do lançamento da mostra "Águas de abril" em cartaz na Casa D'Arte
Na quinta-feira, dia 29 de abril, com coquetel a partir das 20h, aconteceu na galeria Casa D´Arte, a abertura da exposição "Águas de Abril".
São lindas aquarelas assinadas pelos artistas plásticos Vando Figueiredo, Cecilia Castellini, Nicia Bormann e Zeina Romcy.
A exposição seguirá até o dia 14 de maio. Serviço
Coquetel abertura exposição "Águas de Abril" Dia 29 de abril, quinta-feira, 20h, na galeria Casa D´Arte Rua Barbosa de Freitas, 1035 - Aldeota Fones : 3224-1903 / 3224-9870 www.casadarte.com.br Visitação exposição até o dia 14 de maio 2010 Segunda à sexta - 10h às 19h Sábado - 10h às 13h
Vik Muniz no Espaço Cultural Unifor
O artista plástico brasileiro, sucesso internacional, revela a sua singularidade em 141 obras que traçam uma retrospectiva do seu trabalho
Confira fotos da vernissage by Felipe Muniz Palhano
A Universidade de Fortaleza oferece ao público cearense a Exposição do artista plástico e fotógrafo Vik Muniz, que estará em cartaz no Espaço Cultural Unifor a partir do dia 16 de abril, que contará com 141 obras do artista. Há 25 anos radicado em Nova Iorque, o paulistano ganhou projeção no cenário artístico internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais quase sempre inusitados.
Marca Registrada- Vik Muniz imprime sua marca ao lidar com a memória, a ilusão e, sobretudo, o humor, apoiado no uso de materiais pouco convencionais. “Sempre levei o humor muito a sério.” Ele não apenas registra a sua versão do mundo, como o recria. Antes de seu olhar como fotógrafo captar o que se tornará o produto final de sua obra, cria um verdadeiro teatro, com cenas, retratos, objetos e imagens, alguns em escala gigantesca, usando elementos tão diversos como papel picado, sucata, molhos e algodão, em processos de construção que podem levar semanas ou até meses. Dessa forma surgiram algumas das obras como a Mona Lisa de geléia e pasta de amendoim; o soldado composto por inúmeros soldadinhos de brinquedo; a Medusa de macarrão e molho marinara; o Saturno devorando um de seus filhos, de Goya, refeito com sucata; e retratos das atrizes Elizabeth Taylor e Monica Vitti compostos por centenas de pequenos diamantes, todos presentes na mostra.
Vik Muniz- O artista nasceu no centro de São Paulo, em 1961. Filho único de um garçom e uma telefonista, passou parte de sua infância morando na periferia da cidade. Trabalhou em vários empregos, entre eles uma agencia de anúncios que despertou nele o poder de persuasão e a possibilidade de manipulação. Na década de 80 um acidente foi decisivo para a mudança de sua vida. Vik Muniz acabou sendo baleado na perna quando presenciou um briga entre dois homens. Para evitar uma queixa policial o atirador o ofereceu uma razoável quantia em dinheiro, fato que possibilitou sua ida para os Estados Unidos. Vik passou dois anos em Chicago com os familiares e em 1986 mudou-se para Nova York, lugar onde acabou naturalizando-se norte - americano. Em 1989 realizou a sua primeira mostra, onde expôs esculturas denominadas Relíquias – Objets Trouvés fabricados ou falsas descobertas arqueológicas, como a Máquina de Café Pré- colombiana. Os trabalhos do artista já evidenciavam a sua arte bem humorada que marca sua trajetória.
Fotógrafo por acaso - O artista começou a sua carreira como escultor e tornou-se fotógrafo à medida que fotografava suas peças para documentá-las. Através da fotografia, Vik Muniz conseguia encontrar o ângulo perfeito, a iluminação perfeita e a exposição perfeita para capturar o efeito que havia imaginado quando começou a produzir a escultura. A partir desse momento a fotografia se torna mais interessante do que a escultura propriamente dita.
Reconhecimento - Vik Muniz foi descoberto pelo crítico de arte do jornal The New York Times, Charles Haggan, nos anos 90. em 2001, foi escolhido como representante do Brasil na Bienal de Veneza. Já em 2005, escreveu o livro Reflex: A Vik Muniz Primer. Recentemente Vik foi convidado para ser o primeiro brasileiro a participar como curador na nona versão Artist´s Choice (2008- 2009), um projeto criado pelo museu de Arte Moderna de Nova York. Atualmente, a originalidade da sua obra o estabeleceu como um dos criadores mais respeitados da arte contemporânea, presente em acervos dos principais museus do mundo.
Exposição Vik Muniz Abertura: 15 de abril Visitação: 16 de abril a 8 de agosto Local: Espaço Cultural Unifor A visitação ao Espaço Cultural Unifor é gratuita. De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
O Complexo Hospitalar Lift reafirma sua posição de vanguarda na cirurgia plástica ao realizar um dos procedimentos mais inovador...
TV DIVIRTA-CE
A cantora Anitta fez uma apresentação inesquecível no Marina Park e falou com Felipe Muniz Palhano e jornalistas de Fortaleza sobre o carnaval e sua maratona de shows; veja essa e outras entrevistas com personalidades no nosso canal do YouTube, TV DIVIRTA-CE 📺 Clique na foto!
ENTREVISTAS
Mileide Mihaile, musa do Carnaval, preparada para novos desafios na TV: empresária, influenciadora e ícone do Carnaval, Mileide fala sobre carreira, empoderamento feminino, projetos sociais e novos desafios para 2025
Roberta Miranda, 40 anos de história e legado feminino no sertanejo: em entrevista exclusiva ao DIVIRTA-CE, a cantora e compositora reflete sobre sua trajetória e os desafios que marcaram sua carreira
Artista plástico goiano Gerson Fogaça reflete sobre como o uso de materiais improvisados influenciam seu trabalho que tem reconhecimento internacional
DIVIRTA-CE entrevistou o ator Matheus Nachtergaele que falou sobre o personagem João Grilo em "O Auto da Compadecida 2" e sua odisseia no cinema. Clique na foto e leia!
Muriall e a nova geração da música pop que vem do Ceará: cantora e compositora de apenas 21 anos tem cinco músicas, produz seus clipes, estuda moda, participa de espetáculos de teatro e fala dos desafios de ser uma artista em início de carreira
DIVIRTA-CE entrevistou a bailarina e coreógrafa Tallita Furtado, responsável pela direção artística do Ballet Hugo Bianchi
Débora Lee, a forrozeira que une música, moda e tradição nordestina: clique na foto e leia a entrevista de Felipe Muniz Palhano com a cantora
DJ e Chef Daniel Campos, do Nomads Pub & Food: entre a música e a gastronomia no Benfica; leia a entrevista com o empresário da noite do bairro mais boêmio de Fortaleza
DIVIRTA-CE entrevistou a atriz Vera Holtz, que passou por Fortaleza com o espetáculo "Ficções", inspirado no best seller Sapiens e falou sobre sua carreira na TV. Clique na foto e leia a entrevista
Diretor Ronaldo Agostinho fala sobre a missão do teatro de "reconectar as pessoas" fora da internet
Evandro Mesquita celebrou 40 anos da banda Blitz em Fortaleza - O artista conversou com Felipe Palhano
Leonardo Brício e Kadu Garcia protagonizam o espetáculo "Dom Quixote" - DIVIRTA-CE entrevistou os atores
DIVIRTA-CE conversou com a atriz Gorete Milagres, que celebra 30 anos da personagem Filomena e revelou uma proposta da RecordTV em entrevista para Felipe Palhano
Ex- The Voice Kids, cantora Marília Tavares, de Roraima, gravou DVD em Goiânia, e Felipe Palhano viajou para capital de Goiás, para cobertura do evento. Clique na foto e leia a entrevista com a cantora
Jornalista Ana Peyroton falou com o DIVIRTA-CE sobre o livro que lançou, "Cevirando", que ajuda artistas na era digital, e o trabalho de assessoria de imprensa na Divulga Ação, sua empresa há mais de duas décadas. Clique na foto e leia!
Adriano Uchôa, cantor da banda Os Alfazemas, deu entrevista para o DIVIRTA-CE e falou do sucesso no Carnaval
Talento da nova geração da música no Ceará, Bendor, natural do município de Santa Quitéria, é destaque da cena cultural fazendo muitos shows em Fortaleza e conversou com o DIVIRTA-CE
Dra. Anahy D’Amico fala sobre sua trajetória na psicologia e sua participação de 19 anos no programa de TV "Casos de Família"
Tirullipa deu entrevista para o DIVIRTA-CE , e comentou sobre o sucesso de seu Circo em São Paulo e a estreia do seu novo programa no SBT
DIVIRTA-CE entrevistou Renato Teixeira, um dos maiores compositores da história da música brasileira
Apresentadora do programa "Corpo e Estilo de Vida" da TV Cidade, afiliada da Record TV em Fortaleza, e repórter do programa "Ressoar" da Record News, Cleane Fontenele conversou com Felipe Palhano do DIVIRTA-CE sobre vida e carreira
DIVIRTA-CE entrevistou o ator e cantor Silvero Pereira, atração do Festival Elos. Ele falou sobre o show em homenagem a Belchior que está apresentando em todo o Brasil além das novidades da TV, teatro, cinema e streaming.
Ajude a manter o DIVIRTA-CE no ar! Jornalismo independente, qualquer doação é bem vinda no pix caderno2@gmail.com
Mande uma mensagem para o DIVIRTA-CE
+ ENTREVISTAS
A banda NX Zero fez um show histórico em Fortaleza e o vocalista Di Ferrero respondeu as perguntas do DIVIRTA-CE; clique na foto e leia
O sucesso internacional do músico Nonato Lima - o músico do Ceará que está conquistando o mundo conversou com o blog DIVIRTA-CE
Cláudia Leitte deu entrevista exclusiva ao DIVIRTA-CE e falou sobre vida, carreira, fé e prometeu surpresas no Fortal 2023
A cantora Makem falou com o DIVIRTA-CE sobre sua carreira, The Voice e participação na Festival Zepelim 2023
Simone Mendes falou com o DIVIRTA-CE sobre o sucesso de sua carreira solo
Valéria Pinheiro e a celebração da ancestralidade feminina através da dança
A atriz e cantora Sandra Pêra passou por Fortaleza com show em homenagem a Belcior e deu entrevista para o DIVIRTA-CE
O diretor e ator Hemetério Segundo falou sobre os 25 de teatro e seu trabalho no Grupo Arte de Viver
Conheça Thiago Cosmo, o influencer com mais de 2 milhões de seguidores do Cariri
A sensibilidade visível na arte do muralista Wesley Rocha
Berg Lima comanda a festa Farofa das Antigas, toda a sexta, com convidados, no Paraíba Music Bar, no bairro Benfica em Fortaleza, cantando clássicos do Forró. O artista conversou com Felipe Muniz Palhano
Getúlio Abelha, cantor que é sucesso na música, respondeu as perguntas do DIVIRTA-CE
DIVIRTA-CE entrevistou Mika Sol, a estrela cearense do Kitesurf
DIVIRTA-CE entrevistou o músico Felipe Cazeaux, referência do blues e rock nacional
O ator Luis Miranda esteve nos cinemas com o filme "Bem Vinda a Quixeramobim" e outro longa metragem sobre o escritor Lima Barreto e se prepara para lançar uma série na Globoplay - clique na foto leia a entrevista que ele deu para o DIVIRTA-CE
O novo galã do momento, astro da novela "Pantanal" , ator e cantor Gabriel Sater deu entrevista para o DIVIRTA-CE
Podutora dos principais festivais de dança do Ceará e gestora do projeto social BCAD, Janne Ruth conversou com o DIVIRTA-CE sobre seus projetos fora e dentro da política - Clique na foto e veja a entrevista!
"Eu ainda vou ter meu programa de TV", diz a cantora Gretchen em entrevista para o DIVIRTA-CE
Fábio Porchat respondeu as perguntas do DIVIRTA-CE sobre seu novo filme O Palestrante e admitiu: "Adoraria fazer novela"
Leandro Hassum fala em entrevista ao DIVIRTA-CE sobre sua carreira, o filme "O Auto da Boa Mentira", que ganhou o Júri Popular do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e novos projetos na TV
Humorista Titela conversou com o DIVIRTA-CE sobre os 20 anos de carreira
O apresentador Luiz Esteves deu entrevista para o DIVIRTA-CE e falou sobre a saída da TV Verdes Mares e a missão de apresentar o Balanço Geral na TV Cidade
Um papo sobre gaita, política e cultura - jornalista Roberto Maciel conversou com o DIVIRTA-CE sobre o Fórum Harmônicas Brasil e outros assuntos
Tem entrevista com Glória Groove no DIVIRTA-CE, falando sobre a turnê pela Europa que começa em julho
A atriz Dira Paes respondeu as perguntas do blog DIVIRTA-CE e falou sobre o sucesso da novela Pantanal da Globo e do filme Pureza nos cinemas
"Iremos entrar na disputa pelo Oscar 2023", afirmou o cineasta Renato Barbieri, diretor de "Pureza", para o DIVIRTA-CE
O escritor Fabrício Carpinejar passou pelo projeto Diálogos Contemporâneos em Fortaleza e conversou com o DIVIRTA-CE
LÁZARO RAMOS 💥 Clique na foto e leia entrevista com o ator, escritor, apresentador e diretor do filme "Medida Provisória", sucesso nacional nos cinemas
"O otimismo virou uma falsa virtude cívica", afirmou o filósofo Luiz Felipe Pondé, que está lançando novo livro e concedeu entrevista para o blog DIVIRTA-CE
O espetacular ator e diretor Carri Costa fez apresentação especial da peça"Rota e Nic" e está celebrando em 2022 suas quatro décadas de carreira; confira entrevista
O influenciador digital, cantor e compositor Valmir Lins fala sobre sua nova música, "Esfinge", suas opiniões na internet e outros assuntos em entrevista para o DIVIRTA-CE
A cantora Ana Cañas fez show na Barraca Santa Praia, cantando músicas de Belchior, e deu entrevista para o DIVIRTA-CE
Conhecido por ser jurado do Dança dos Famosos na Globo, o consagrado diretor e coreógrafo Caio Nunes estará em Fortaleza no mês de maio, participando do Festival Internacional de Dança do CBDD 2022 e respondeu a entrevista do blog DIVIRTA-CE
Depois de fazer show em Fortaleza, Duda Beat investe em turnê internacional. A cantora pernambucana respondeu as perguntas de Felipe Muniz Palhano, leia!
A irreverente Nany People passou por Fortaleza com seu show Tsunany e respondeu a entrevista do DIVIRTA-CE
O apresentador do "Balanço Geral Ceará" na TV Cidade, Erlan Bastos, deu entrevista para o blog DIVIRTA-CE sobre sua carreira e os desafios na cobertura jornalística sobre os famosos no seu portal Em Off
Revelação da música cearense, a cantora Camila Marieta fala sobre a carreira, seus novos projetos e os bastidores do The Voice Brasil, da TV Globo, na entrevista para o DIVIRTA-CE
O sucesso de Luciano Lopes e seu personagem, a Luana do Crato: em entrevista para o DIVIRTA-CE, humorista fala sobre a participação no Programa do Ratinho, seus shows por todo o Brasil e novo livro e filme
A atriz Samantha Schmütz falou com o DIVIRTA-CE sobre seu novo filme "Tô Ryca 2"
Humorista Ciro Santos celebra 30 anos de carreira e lança concurso para descobrir novos talentos do humor
O apresentador Zeca Camargo respondeu as perguntas do blog DIVIRTA-CE sobre sua carreira e seu novo programa na Band
"Você pode ser a transformação que quer no mundo", disse Monja Coen em entrevista para o blog DIVIRTA-CE
Jornalista Ian Gomes prepara livro sobre entrevistas de seu programa "Viver Mais" na TV Ceará
DIVIRTA-CE em várias línguas
LINKS DO DIVIRTA-CE
Acesse todos os perfis do blog da arte, cultura e diversão do Ceará
ANUNCIE AQUI
Para anunciar no blog da arte, cultura e diversão do Ceará, ligue (85) 99760-7527 ou mande email para caderno2@gmail.com que entraremos em contato
Pesquisar este blog
DIVULGUE SEU EVENTO
Envie um email para Felipe Muniz Palhano: caderno2@gmail.com
Acessos do DIVIRTA-CE desde a sua criação
QUEM FAZ O DIVIRTA-CE?
O blog é organizado por Felipe Muniz Palhano e Israel Oliveira, com a ajuda de assessorias de imprensa e colaboradores