
Evento apresenta um leque da diversidade musical de Fortaleza
> Banda Breculê, que acabou de lançar novo CD, é uma das atrações
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com a Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), realiza neste mês de maio a III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. São 54 músicos e grupos musicais locais que se apresentarão em três fins de semana ao longo do mês, em três diferentes espaços culturais da cidade. A mostra tem início nos próximos dias 14, 15 e 16, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará).

Os grupos e músicos selecionados representam toda a diversidade musical de Fortaleza, indo do instrumental ao forró, do rock à música popular cearense, passando pelo reggae, ska, batuque percussivo, chorinho, frevo, marchinha, rap e blues. A seletiva aponta algumas surpresas, como o Quarteto de Trombones do Ceará. “Para nós, que já estamos há três lutando pela causa do trombonista no Estado, é uma satisfação imensa participar de um evento tão importante, que traz diversos estilos e gêneros musicais na sua pauta. Nosso trabalho é bem diferente do que está sendo feito aqui, portanto ter esse reconhecimento é muito bom”, avalia Isaías Alexandre, integrante do quarteto.

A partir de 2007, com uma nova formação, o grupo trocou de nome e decidiu seguir com mais profissionalismo.

> Banda Obskure mostra seu hea

Com influências do punk rock e do rock clássico, de bandas como Sex Pistols e Rolling Stones, a Bonecas da Barra possui um repertório de canções autorais que tratam das experiências pessoais dos integrantes da banda e do dia a dia da Barra do Ceará.
Algumas dessas músicas compõem o CD “Batom Navalha”, o primeiro do grupo. “A nossa proposta ao participar da Mostra Petrúcio Maia é apresentar para a cidade a realidade do nosso bairro através da música”, planeja o guitarrista André Ressaca.
> Jazz e blues do guitarrista Felipe Cazaux
A III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia será realizada em três etapas, privilegiando espaços públicos referenciais da cidade, que garantem amplo acesso e acessibilidade. A primeira etapa será de 14 a 16 de maio, no CUCA Che Guevara, a partir das 18h; a segunda, de 21 a 23 de maio, no Shopping Solidário Bom Mix, a partir das 19h; e a terceira, de 28 a 30, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema), a partir de 18h.

>Regionalismo do grupo Fulô da Aurora
Em sua terceira edição, a Mostra reitera o propósito de valorizar e dar visibilidade à produção musical de grupos e artistas do município de Fortaleza, abrindo espaços de circulação para veteranos e novatos.
Depois de realizadas duas edições nos anos 2006 e 2007, a mostra de 2010 ressurge sob novo formato e maior amplitude, antecedendo e inaugurando o circuito de intercâmbio musical semeado ao longo de nove anos pela Feira da Música, um dos principais eventos de música independente do Brasil.

A Mostra de Música de Fortaleza homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada”. A mostra é resultado de demanda apresentada nas Conferências Municipais de Cultura e no âmbito do Orçamento Participativo, em 2005 e 2006.
Programação
1ª etapa
Local: CUCA Che Guevara (Av. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Horário: a partir das 18h

18h - Coral Todos os cantos
18h45 - Esquina Brasil
19h30 - Breculê
20h15 - Babau do Pandeiro (foto)
21h - The Good Garden
21h45 - Quilombo Favela
DIA 15
18h - Grupo Murmurando
18h45 - Marimbanda
19h30 - Alegoria da Caverna
20h15 - Fulô da Aurora
21h - Ska Brothers
21h45 - Dona Zefinha
DIA 16
18h - Argonautas
18h45 - Assaré Band
19h30 - Fátima Santos
20h15 - Batuqueiros da Caravana Cultural
21h - Concreto e Asfalto
21h45 - Faculdade Mental
2ª etapa
Local: Shopping Solidário Bom Mix (Av. Osório de Paiva, 5623 – Bom Jardim)
Horário: a partir das19h

19h - Fulô de Araçá
19h45 - ZAZ
20h30 - Cumpade Barbosa & as Cumade
21h15 - Fabrício Pinheiro Diniz
22h - Plastique Noir
22h45 - Bonecas da Barra
19h - The Starlets
19h45 - Obskure
20h30 - Jonnata Doll & Os Garatos Solventes
21h15 - Facada
22h - My Fair Lady
22h45 - Thrunda
DIA 23
19h - Grupo Chorinho na Praia
19h45 - Eudes Fraga
20h30 - Babi Guedes
21h15 - Lúcio Ricardo
22h00 - Macula
22h45 - Joseph K?
3ª etapa
Local: Anfiteatro Flávio Ponte (Av. Beira-Mar – Volta da Jurema)
Horário: a partir das 18h

18h - Vozes de Cera
18h45 - Bernadinho Mota
19h30 - Marta Aurélia
20h15 - Renegados
21h - Gustavo Portela
21h45 - Francisco Adriano Costa
DIA 29
18h - Regional Chega e Chora
18h45 – Don’L
19h30 - Vitoriano
20h15 – Sanatório Geral
21h – Baque Lírico
21h45 - Messias Holanda

DIA 30
18h - Quarteto de Trombones do Estado do Ceará
18h45 - Fernando Rosa
19h30 - Felipe Cazaux
20h15 – Artigo 19
21h – Água de Quartinha
21h45 - Tailândia Montenegro
Serviço
III Mostra de Música de Fortaleza Petrúcio Maia. Mais informações nos sites: www.fortaleza.ce.gov.br / www.fortaleza.ce.gov.br/cultura ou através dos telefones: 3105-1358 (Secultfor) ou 3262-5011 (Prodisc).
Tributo ao Pessoal do Ceará
Após “Salve a Beleza”, Mona Gadelha mergulha em canções cearenses dos anos 70

O disco “Salve a Beleza” conta com o amigos Moisés Santana (Apenas meninas) e Paulo Bira (Não ligo pra você) e trouxe músicas de outros autores como Rômulo Fróes (Ou nada), Edvaldo Santana (Sem cena), Fernando Chuí (Estrela morta), Sylvia Patrícia (Minha casa é você) e Álvaro Fernando (Gol).

Lançou os CDs Mona Gadelha (Movieplay, 1996), Cenas & Dramas (Eldorado, 2000), Tudo se Move (Brazilbizz, 2004) e Salve a Beleza (Brazilbizz, 2010). Tudo se Move foi o seu maior sucesso e conseguiu ótima repercussão no Brasil e no mercado internacional, especialmente com a faixa "Saint-Denis-Cear", que foi incluída em diversas compilações lançadas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa.
Venceu o Concurso de Contos Femininos do Jornal O Povo, com júri presidido pelo escritor Moreira Campos, em 1980. Como escritora, publicou um perfil biográfico de José de Alencar (FDR, 2001) e o livros de contos Contagem Depressiva (1980). Foi também editora do semanário Meio & Mensagem, atuando ainda como jornalista na TV Manchete, O Povo e O Estado de São Paulo.
Mona Gadelha apresenta no próximo sábado o show de lançamento de “Salve a Beleza”, às 21h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Praia de Iracema). Entrada: 2kg de alimentos. Outras informações: 3488 8600.
Brasil e a música celta
CD de Carlos Núñez traz Adriana Calcanhotto, Dominguinhos e Carlinhos Brown

Alborada do Brasil conta com a presença de artistas como a gaúcha Adriana Calcanhotto (em Gaita, tema do Sul do Brasil), o pernambucano Dominguinhos (em Xotes Universitários), o baiano Carlinhos Brown (voz e percussão em Padaria Elétrica da Barra) e o carioca Wilson das Neves (em Alvorada de Cartola). Já a faixa que abre o álbum - Alborada de Rosalía, da lavra de Rosalía de Castro (1837 - 1885), ícone da cultura galega - traz a voz de Fernanda Takai. Também participam do disco nomes como Lenine (convidado de Nau Bretoa), Luiza Maita (voz em Coração Brasileiro) e o violonista Yamandú Costa (no medley que une Assum Preto e Asa Branca, encerrando o CD).

Festa Aviões Limits marca o início da parceria com a gravadora Som Livre
Formada em 2002, a banda Aviões do Forró se tornou referência da boa música nordestina. Seus álbuns e shows atingem milhares de pessoas em todo o Brasil. O terceiro CD, lançado em 2005, vendeu 800 mil cópias e consolidou a trajetória do grupo formado pelos vocalistas Xand Avião e Solange Almeida. Apostando no talento da banda cearense, a Som Livre lança agora seu sétimo álbum, só com inéditas. Aviões do Forró – Volume 7 inclui músicas que já estão na boca do povo, como “Pegadinha do Inglês” (Nego John), que abre o repertório, e “Pare Com Isso” (Os Nonatos).
A banda que já reuniu 60 mil pessoas em show no Maranhão pretende alcançar o mesmo sucesso de álbuns anteriores, apostando no forró-pop. As letras trazem uma linguagem diferente do forró clássico, se distanciando de temas como o sofrimento do nordestino. Mas não esquecem as raízes do ritmo, tendo como referência músicos como Luiz Gonzaga. O repertório popular atinge um público jovem por falar sobre relações amorosas, sem deixar de lado o ritmo dançante e animado.
Um dos compositores mais tocados pelo grupo não poderia ficar de fora deste novo trabalho. Dorgival Dantas entra no repertório com as faixas “Coração Teimoso” e “Forró Só Presta Assim”. Ainda no álbum, as divertidas “Dá Beijinho que Passa” (Nego John / Brinco de Ouro), “Não Tô Bebendo Nada” (Zélia Santti / Zé Maria), “Motivos Para Beber” (Zélia Santti / Zé Maria), “Pare de Fumar” (Os Nonatos) e “O Saco E O Lixo” (Chrystian Lima / Leo Moraes). “Feito Capim” (Rodrigo Mell / Elvis Pires) – primeira música de trabalho do CD -, “Está Carente” (Rodrigo Mell / Elvis Pires), “Bem Feito” (Os Nonatos), “Já Foi” (Zélia Santti), “Coração Traiçoeiro” (Rita de Cássia), “Se Livra Dela” (Chrystian Lima / Ivo Lima), “Se Deu Mal” (Chrystian Lima / Rodrigo Mell / Elvis Pires) e “Quando eu Saí” (Rita de Cássia) completam o repertório.
O grupo Aviões do Forró foi formado por quatro empresários de Fortaleza (CE), em agosto de 2002. A escolha começou pelos vocalistas Xand e Solange Almeida, logo depois os músicos e, claro, o corpo de baile que é marca registrada da banda de forró. A escolha do repertório passaria, então, pelo vaneirão – tipo de forró conhecido no nordeste – o arrastado pé-de-serra – característico do interior do Ceará – além do forró romântico.
O primeiro trabalho alcançou mais de 200 mil cópias, mas o recorde de vendas foi atingido com o terceiro lançamento. Com 800 mil cópias, o álbum consolidou a banda não só no nordeste como em todo o Brasil. O grupo também lançou um DVD só com canções inéditas.
Os shows do Aviões do Forró reúnem um grande público, todos com mais de 15 mil pessoas. O sucesso do grupo rendeu um convite para cantarem com Ivete Sangalo no DVD e CD Pode Entrar, lançado em 2009. O grupo também participa de grandes eventos e festivais, como o festival de Verão de Salvador e o carnaval na mesma cidade.
Com seis CDs gravados de forma independente, a banda que já levou o som nordestino para os Estados Unidos, se alia a uma grande gravadora para o lançamento do novo álbum.
No Forró no Sítio, a A3 Entretenimento promoveu a festa Aviões Limits. O evento foi um ensaio exclusivo da banda Aviões do Forró e também uma prévia da turnê de lançamento do disco Aviões do Forró Vol.7, lançado pela gravadora Som Livre. O sétimo disco da banda contém 17 faixas, trazendo composições inéditas e hits estourados como “Feito Capim” e “Pare com isso”.
A Aviões Limits contou com participações do sanfoneiro e compositor Dorgival Dantas e da banda Boca a Boca.
Segundo Ângelo Roncalli, diretor da A3 Entretenimento, a proposta do Aviões Limits é quebrar alguns preconceitos que ainda existem em torno do forró. “Há muitos anos o forró é o ritmo que embala as noites cearenses, tornando-se assim marca registrada do Estado. Queremos mostrar que o forró tem qualidade para ser ouvido e dançado por todas as classes sociais. Para isso apostamos na remodelação das composições, com letras mais leves”, afirma.
Sobre a Aviões do Forró: formada em agosto de 2002 por quatro empresários do ramo de entretenimento em Fortaleza(CE). O processo de montagem do grupo foi feito primeiro com a escolha dos cantores Xand e Solange, depois os músicos, e posteriormente o corpo de baile. Já a escolha do repertório, a A3 Entretenimento, empresa responsável pela produção da banda nos shows teve a preocupação de selecionar músicas que pudessem agradar todos os públicos do forró.
Um comentário:
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ acheter cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ commander cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis generico
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis
Postar um comentário