Os 20 trabalhos selecionados serão publicados em formato PDF para e-book e, também, livro físico. Está prevista a impressão de 400 exemplares de cada trabalho selecionado, com a concessão prevista de 50% da tiragem dos livros publicados para seus(suas) respectivos(as) autores(as).
O chamamento público tem como objetivos promover a difusão de pesquisas no campo das artes e culturas; estimular a produção e as pesquisas científicas feitas por artistas e demais profissionais que atuem no campo das artes e culturas; e contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de artistas e de outros(as) agentes culturais.
Este é o segundo edital lançado pelo projeto Territórios de Criação. O primeiro deles, ainda com inscrições abertas até o dia 23/6, é destinado à concessão de bolsas para mobilidade e formação artística e cultural em território nacional e no exterior. Após o período de execução dos projetos e de finalização do ciclo formativo de bolsistas, está previsto a realização de um evento, que integrará lançamentos das publicações e apresentações dos resultados advindos das pesquisas realizadas com as bolsas.
Ernesto Gadelha, coordenador da Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, destaca a importância dessa iniciativa. “A política de formação em arte e cultura prevê, entre outras ações, o estímulo à produção e difusão de conhecimento em torno do campo artístico-cultural. O Ceará, por meio de suas universidades, vem já há algum tempo produzindo um número significativo de pesquisas sobre temas relevantes para o setor cultural. Boa parte dessa produção, entretanto, permanece nos repositórios universitários, desconhecidos por um público potencialmente interessado. Esse edital representa uma oportunidade para publicizar e difundir essa produção”, pontua.
Formato e conteúdo das publicações
Os trabalhos acadêmicos deverão ter no mínimo 100 e no máximo 200 laudas, tamanho A4 (considerando fonte tamanho 12, Arial ou Times New Roman, espaçamento de 1,5 entre as linhas, margens de 3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita) e deverão seguir as regras de formatação utilizadas pela Universidades Federal do Ceará ou pela Universidade Estadual do Ceará (ABNT). O trabalho acadêmico deve ser inédito, ainda não publicado, a não ser em repositórios institucionais de Universidades).
As propostas devem apresentar pesquisas relevantes e já finalizadas para o campo artístico-cultural no Estado do Ceará. Os temas abordados nas pesquisas inscritas devem estar relacionados às seguintes áreas: Áreas Técnicas, Artes Visuais, Artes Cênicas, Artes Integradas, Audiovisual, Música, entre outras expressões artísticas e técnicas transversais ao campo das artes e das culturas. Serão consideradas para participação nesta chamada pública, teses de doutorado e dissertações de mestrado, que abordem temas relevantes para a reflexão sobre as artes e culturas no estado do Ceará.
Quem pode participar
Poderão realizar inscrições pessoas que possuam endereço domiciliar no estado do Ceará há pelo menos 2 anos. O Edital prevê vagas para pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas. Caso o interessado(a) necessite de ajuda ou de acesso a computador para realizar sua inscrição, basta agendar horário de atendimento através do e-mail territoriosdecriacao@gmail.com
Serviço:
Territórios de Criação - Edital Programa de Publicação de Pesquisas
Inscrições gratuitas, até 03 de julho de 2024, pelo Mapa Cultural do Ceará (https://mapacultural.secult.
Link para a oportunidade: https://mapacultural.secult.
Mais informações:
No instagram do projeto @territoriosdecriacao e pelo site da Secult CE (www.secult.ce.gov.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário