Museu Ferroviário e MIS Ceará inauguram na Estação das Artes exposição sobre Descartes Gadelha
No primeiro dia de casa aberta, a quarta (3), a partir das 15h, a Estação recebe a abertura da exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”, realizada pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe em parceria com o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). A mostra apresenta ao público um aspecto inédito do trabalho artístico do escultor, pintor, escritor e músico: suas obras produzidas enquanto desenhista da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), entre 1957 e 1986.
São 45 materiais expostos, entre fotografias; cartazes de segurança do trabalho; ilustrações de peças metálicas das locomotivas; documentos que marcam seus quase 30 anos dedicados à ferrovia; recortes de jornais; e também os projetos do batedor (caixa para frear o trem) e do painel de pastilhas Trem para o Futuro, ambos na Estação das Artes. O acervo foi digitalizado pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará.
O momento terá debate com a presença do artista seguido pela batida do Maracatu Solar de Todos os Ritmos, que colore a Estação com loas em vários ritmos do universo do maracatu cearenses, como Batuque Solene, Ijexá, Luanda, Ymalê e 5 Toques. A apresentação homenageia Descartes, que é um dos fundadores do grupo, considerado um griô, ou seja, um guardião da memória coletiva de um povo ou comunidade.
Atrações em alusão ao Dia Internacional do Reggae embalam Gare na quinta (4)Na quinta (4) tem homenagem ao Dia Internacional do Reggae, comemorado em 1o de julho. A partir das 18h, o som ecoa na Gare sob o comando do Coletivo Deixe com Elas, formado pelas DJs Vládia Soares, Indira Marley e Lady Luh. Seja na Jamaica, no Maranhão, ou aqui no Ceará, o contexto musical do reggae sempre foi amplamente dominado pela figura masculina, por isso o grupo se uniu com propósito de ocupar espaço e estimular outras mulheres a se empoderarem na cena regueira.
Na sequência, é a vez da banda Donaleda subir ao palco com o show “This Is Reggae Music Made In Ceará”. Com seis discos lançados ao longo de 20 anos de estrada, o grupo é a maior expressão do reggae autoral do Ceará e se consolidou como uma das maiores referências do ritmo no cenário nacional. Para o show da Estação Férias, a banda promete reviver os maiores sucessos da carreira e homenagear Bob Marley.Baila Comigo recebe tradicional forró de gafieira do Clube Santa Cruz
O Baila Comigo chega à 10a edição com atrações mais do que especiais. Voltado para a dança em todas idades, com foco na pessoa idosa da comunidade Moura Brasil, o programa é realizado na Estação das Artes desde agosto de 2023. Na noite de sexta-feira (5), a partir das 18h, a Gare é embalada pela música do grupo Arrochados do Forró, promovido em parceria com o Sesc, que promete fazer todo mundo dançar bem juntinho ao som do autêntico forró pé-de-serra.Inspirado nas danças de salão que acontecem no Centro de Fortaleza, o Baila Comigo recebe ainda nesta noite o tradicional forró de gafieira do Clube Santa Cruz, com música garantida pela apresentação de Zé Bandeira e Banda. Atual arrendatário do icônico clube, o sanfoneiro já integrou bandas como Mastruz com Leite e Cavalo de Pau.
Primeiro sound system da Bahia, Ministereo Público recebe Luedji Luna na Estação
No sábado (6) acontece a estreia do Ministereo Público Sound System nos palcos cearenses. A Estação Férias tem o prazer de receber o primeiro sound system da Bahia e um dos mais importantes do Brasil. Formado atualmente por DJ Raiz, DJ Pureza e o Dubmaster Regivan Santa Bárbara, o trio de amantes do reggae bebe da tradição da aparelhagem jamaicana e atua para alimentar o movimento na cena musical independente de Salvador.
O MPSS convida ao palco a cantora e compositora Luedji Luna, dona de uma das vozes brasileiras mais potentes da atualidade. Aos 37 anos, já coleciona dois álbuns, diversas indicações e prêmios e se tornou referência da música popular contemporânea do Brasil. Voz ativa na militância racial e feminista, Luedji mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor.
O acesso está sujeito à capacidade do espaço e nesta noite a entrada será por meio do Ingresso Solidário, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) a ser destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Domingo na Estação tem Feira Mais Vinil e oficinas infantis
Com programação para toda a família, o Domingo na Estação conta com nova edição da Feira Mais Vinil, projeto mensal da Estação das Artes. De 10h às 15h, amantes da música podem mergulhar no garimpo de raridades da indústria fonográfica. A programação conta com o som da DJ Selectah Tuti, cujo setlist é um passeio pelos clássicos da música jamaicana e suas vertentes, com faixas e vocais de diversos artistas nacionais e internacionais, além de improvisos no microfone, como de costume nos bailes regueiros tradicionais e contemporâneos.
De 10h às 13h, também acontece na Gare a oficina infantil "Poéticas do Giz de Cera". Com mediação dos arte-educadores Iuri Tavares e Fleuri Cardoso, a proposta é revisitar a prática de desenho com giz de cera, elemento capaz de despertar lembranças por ser um dos primeiros materiais riscantes a ser usado pelas crianças. O espaço criativo aborda formas de expressão e criação com giz de cera, incorporando materiais como guache e aquarela.
O encerramento do domingo fica por conta de Marcelo Góis, a partir das 12h45, no Mercado AlimentaCE. Com show intitulado “Jahvan”, o vocalista e produtor da Superbanda conta com a parceria de Bruno Rafael, Fábio Willar e Daniel Costa para interpretar o compositor Djavan no universo da música reggae e suas vertentes, como dub e ska. O repertório primoroso e dançante promete ser um deleite para os apreciadores da boa música.
Serviço:
Estação Férias
Dias 3 a 7.07
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 - Centro
Entrada gratuita na quarta, na quinta, na sexta e no domingo. No sábado ingresso solidário (1kg alimento não perecível, exceto sal)
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 3 a 7 de julho
Quarta, 3
15h - Abertura da Exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”, do Museu Ferroviário Estação João Felipe, com apresentação do Maracatu Solar
Quinta, 4
Em alusão ao Dia Internacional do Reggae
18h às 20h - Coletivo Deixe Com Elas, com DJs Vládia Soares, Indira Marley e Lady Luh
20h30 às 22h - This Is Reggae Music Made In Ceará, com Donaleda
Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sexta, 5
Baila Comigo: Especial Santa Cruz
18h às 19h30 - Arrochados Do Forró (Parceria Sesc)
20h às 22h - Zé Bandeira e Banda
Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 6
18h às 21h30 - Ministereo Público Sound System convida Luedji Luna
Ingresso Solidário (1kg alimento não perecível, exceto sal)
Entrada por ordem de chegada, a partir das 17h, e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 7
Domingo na Estação
10h às 15h - Pintura infantil "Poéticas do Giz de Cera", com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso
10h às 15h - Feira Mais Vinil
10h às 12h30 - Reggae, com Selectah Tuti
12h45 - Marcelo Góis canta Jahva
Acesso gratuito
Classificação indicativa: Livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário