O Coletivo Imune, formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales, traz à Fortaleza (CE) o show "Rolezinho Imune", uma experiência sonora potente que transita entre a música brasileira, eletrônica, rap e ritmos das manifestações afro-mineiras. O show, que tem como convidado especial o cearense Mateus Fazeno Rock, acontece no dia 10 de abril, às 19h, na Hifive Discos e Bar, com entrada gratuita.
Bia Nogueira, idealizadora do Festival Imune. Foto: Divulgação
Destacando-se pelo fomento à música negra em Minas Gerais por meio do Festival Imune, o coletivo apresenta um repertório que combina composições coletivas e solos autorais, abordando temas como ancestralidade, empoderamento e representatividade nas artes. A proposta também busca fortalecer o intercâmbio cultural entre territórios, conectando o Coletivo Imune a artistas locais e promovendo imersões musicais e apresentações colaborativas.
NOVOS TRABALHOS
Na programação, a Bia Nogueira, idealizadora do Festival Imune, apresenta Respira, um álbum que transita entre experiências pessoais e coletivas, explorando temas como solidão, desejo, autenticidade e reconexão. “Nesse momento em que vivemos com excesso de informação e pouco tempo para pensar, Respira é um convite para desacelerarmos e um manifesto ambiental”, afirma a cantora e compositora.
Além de Bia, a multiartista e produtora executiva, Cleópatra, apresenta o seu álbum solo, “RELÍQUIA”. O projeto representa um marco na carreira da artista e reforça sua missão de garantir a presença da mulher preta e latino-americana na música. O álbum “RELÍQUIA” é resultado de uma pesquisa profunda e inovadora sobre subgêneros que conectam o RAP à música eletrônica, como UK Garage, Grime e Drill, estilos que emergiram entre o final dos anos 1990 e os anos 2000. Com batidas marcantes e letras que dialogam com suas experiências e visões, Cleópatra convida o público a explorar sonoridades que ressignificam a cultura urbana no Brasil e no mundo.
Raphael Sales. Foto: Henrique Bocelli
Raphael Sales apresentará o novo disco, "Yorubyte". Este projeto é uma fusão única das raízes culturais Yorubás com arranjos eletrônicos modernos, criando uma rica experiência sonora. "Yorubyte" é um termo criado por Raphael Sales, que combina "Yorubá", em referência à rica herança cultural Yorubá, com "Bytes", representando os elementos digitais e eletrônicos presentes na música. Essa junção simboliza a conexão entre o passado, o presente e o futuro, refletindo a visão do artista de honrar as tradições enquanto se aventura em novos territórios sonoros.
PARTICIPAÇÃO Mateus Fazeno Rock
Além da apresentação do Coletivo, o artista cearense Mateus Fazeno Rock participa do evento. Cria da Sapiranga, bairro periférico de Fortaleza, Mateus é fundador e criativo do Fazeno Rock, uma rede de produção cultural formada por artistas ligados ao rock de favela. Em 2023, lançou “Jesus Ñ Voltará”, um álbum autoral sobre os ciclos da vida na favela, que inclui colaborações com artistas renomados e foi aclamado pela crítica. Em 2024, Mateus foi considerado pela Rolling Stone como o “futuro da música”.
Mateus Fazeno Rock. Foto: Guilherme Silva
O projeto é realizado em parceria com a DoSol, uma das principais articuladoras da música independente no Nordeste, e prevê apresentações em espaços culturais e casas de shows, reforçando a importância da circulação da música independente e a valorização da cultura negra, indígena, periférica e LGBTQIAP+.
Já tendo passado pelas cidades de Recife, Natal e João Pessoa, o "Rolezinho Imune" segue sua trajetória pelo Nordeste e ainda passará por Maceió e Salvador, ampliando sua conexão com diferentes territórios e públicos.
Uma das atividades previstas do projeto é o workshop "Do ancestral ao contemporâneo", no qual artistas convidados terão contato direto com a pesquisa sonora do coletivo, ampliando o diálogo entre diferentes linguagens musicais. Mais informações desta atividade serão divulgadas em breve.
Este projeto foi fomentado pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, através do programa de difusão nacional Funarte Rede das Artes 2023, com o apoio da Funarte e do Ministério da Cultura.
Serviço:
Data: 10 de abril (quinta-feira) |Horário: 19h | Entrada gratuita
Local: Hifive Discos e Bar (Vila Bachá, 5 - Meireles) - Fortaleza, Ceará
Atrações: Coletivo Imune (Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales) e Mateus Fazeno Rock
Contato: Monique Linhares (85 986594762) | Convite vídeo: https://drive.google.com/file/d/1IShvjEF0-8WrzVvJZNmzbKhbZztvElBM/view?usp=drive_link
Próximas edições do Rolezinho Imune:
Maceió/AL
Data: 12 de abril (sábado)
Horário: 19H
Local: Carambola Lab
Show de Coletivo Imune: Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales
Show de Naty Barros
Gratuito
Salvador/BA
Data: 26 de abril (sábado)
Local: Colaboraê
Horários:
20h (abertura da casa)
22h às 23h20: Show Coletivo IMUNE (com Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales)
Participações: Pedro Pondé, Fashion Piva, João Merin
23h30 às 01h30: Show RDD
Ingressos à venda no Sympla – Primeiro lote: R$ 20,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário