Serão realizadas duas turmas, uma no dia 25 e outra no dia 26, para estudantes de música, percussionistas, educadores e arte-educadores, pesquisadores, investigadores da cultura popular e público interessado na cultura amazônica
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, a partir desta quarta-feira, 16 de abril, as inscrições para o workshop " Percussão com Rafael Barros ", conduzido pela experiência percussionista, integrante do Baile do Mestre Cupijó. Voltada para estudantes de música, percussionistas, educadores e arte-educadores, pesquisadores, estudiosos da cultura popular e público interessado na cultura amazônica, a atividade proporcionará aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas instrumentais e compreender a relevância histórico-cultural desses ritmos na música brasileira. Serão duas turmas, uma no dia 25 e outra no dia 26 de abril, ambas às 16h, com 2 horas/aula. Os detalhes devem preencher o formulário correspondente ao escritório, disponível no site da CAIXA Cultural: www.caixacultural.gov.br . Serão disponibilizadas 30 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. A atividade é gratuita.
A atividade é uma ação formativa do Baile do Mestre Cupijó, que de 24 a 27 deste mês apresenta na CAIXA Cultural Fortaleza o show Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins , um espetáculo repleto de metais e muito swing, onde o grupo apresenta os ritmos amazônicos Siriá e Banguê, gêneros populares na região do Baixo-Tocantins e difundidos pelo compositor paraense Mestre Cupijó.
Uma oficina
Com uma abordagem dinâmica e participativa, o workshop será estruturado a partir de experimentação sonora, exercícios práticos e troca de saberes, promovendo uma experiência enriquecedora tanto para iniciantes quanto para músicos mais experientes. Os participantes serão incentivados a desenvolver sua expressividade musical e interagir com os diferentes timbres e técnicas características da percussão amazônica.
Além do aprendizado técnico, o workshop também abordará o contexto histórico e cultural dos ritmos apresentados, ressaltando a contribuição dos povos indígenas, afrodescendentes e ribeirinhos na formação da música amazônica.
Sobre o ministrante
Rafael Barros possui mais de 25 anos de experiência na percussão amazônica. Formado em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Percussão pelo Instituto Carlos Gomes, é percussionista da Banda Arraial do Pavulagem e regente do Batalhão da Estrela desde 2005.
Fundador do grupo Tambores de Louvação, coordenador do festival nacional O Som dos Tambores no Pará. Rafael já se apresentou ao lado de artistas como Dona Onete e Nazaré Pereira, e gravou o CD autoral "Árvore Ar" (2008), inspirado na cultura amazônica. Com mais de 16 anos dedicados ao ensino, atua em projetos culturais e ministra escritórios em diversas instituições pelo Brasil. Atualmente coordena um grupo feminino de percussão chamado TAMBÚRU, que conta com a participação de 30 mulheres.
Patrocínio Cultural:
O projeto “Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 13 anos da CAIXA Cultural Fortaleza. A programação de 2025 convida todos os públicos a "culturar", isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba, Recife e Brasília. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA inaugurará seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).
Serviço:
[Oficina] Percussão com Rafael Barros
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Data/Horário : TURMA 1 - 25/04, 16h. TURMA 2 – 26/04, 16h
Duração : 120 min
Classificação Livre
Público-alvo : estudantes de música, percussionistas, educadores e arte-educadores, pesquisadores, investigadores da cultura popular e público geral interessado na cultura amazônica.
Vagas : 25
Inscrições Gratuitas, a partir de 16/04.
Informações: (85) 3453-2770 | Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalfortaleza
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência
Nenhum comentário:
Postar um comentário