terça-feira, 15 de abril de 2025

Auditoria de Condomínios: Como Boas Práticas na Gestão Condominial Podem Ajudar a Prevenir Riscos

A auditoria e a adoção de boas práticas são fundamentais para evitar riscos e garantir a conformidade legal dentro dos condomínios. De acordo com Miguel Carioca, sócio-fundador do Grupo Dominus, a Auditoria Condominial funciona como uma ferramenta preventiva, identificando possíveis falhas nos processos antes que possam se tornar problemas reais. “A Auditoria permite que os condomínios detectem irregularidades e riscos, evitando surpresas que possam resultar em multas, processos ou desperdícios”, explica.
Além disso, Carioca enfatiza que boas práticas de governança são essenciais para reduzir os riscos e possíveis conflitos jurídicos. “Condomínios que seguem boas práticas de governança e utilizam a Auditoria periodicamente minimizam a exposição a questões, garantindo que operem de forma clara e em conformidade com a legislação”, afirma. Ele acrescenta que, ao adotar esses princípios, as práticas estabelecem relações mais transparentes, aumentando a confiança com seus condôminos.
“Estamos vendo uma nova fase da gestão condominial em que essas entidades estão cada vez mais adotando as práticas das empresas privadas e como sabemos empresas que não investem em melhores controles internos adequados estão mais vulneráveis a problemas legais que podem comprometer sua continuidade e alterações”, alerta Miguel Carioca. Portanto, adotar uma estratégia de auditoria eficiente e boas práticas é um passo crucial para garantir a segurança jurídica e financeira dos condomínios.

Saiba mais sobre o Grupo Dominus
O Grupo Dominus se destaca no mercado de Auditoria, Contabilidade e Consultoria, oferecendo serviços personalizados para empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diversos setores. Com mais de 22 anos de atuação no mercado, o Grupo Dominus foca na excelência para ajudar as empresas a garantir a conformidade e melhoria dos processos, além de ajudar na construção e manutenção da governança, além de garantir a transparência e integridade nas operações empresariais.

Nenhum comentário: