A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realizará no dia 4 de fevereiro, às 18h, com a roda de conversa “Literatura brasileira transviada” e o lançamento do livro “Neca: romance em bajubá”, da escritora e feminista Amara Moira. O evento contará com a participação de Stênio Gardel e Aires, e a mediação será conduzida por Taynara Araújo, criando um espaço de reflexão sobre literatura, diversidade e as múltiplas vozes que reconstroem narrativas na cultura brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público.
A roda de conversa trará a discussão sobre os impactos, desafios e potência da literatura queer no Brasil. “A literatura LGBTQIA+ tem se fortalecido como um campo de inovação e resistência, conquistando prêmios e ampliando sua presença nas livrarias e bibliotecas. Obras que antes eram ignoradas agora desafiam padrões e reconfiguram o cenário literário. Mas até que ponto essa produção pode ser considerada uma das mais criativas da atualidade? Essa questão será o ponto de partida da roda de conversa ‘Literatura brasileira transviada' ", comenta Amara.
Após a roda de conversa, a escritora lançará o seu romance de estreia, Neca: romance em bajubá (Companhia das Letras, 2024), uma obra ousada e inovadora, escrita inteiramente no bajubá, a língua das bichas. No livro, uma travesti revisita sua história como prostituta no Brasil e na Europa enquanto compartilha lembranças, sonhos e reflexões sobre literatura, amor e identidade. Com uma narrativa hilária e sofisticada, Neca tem sido aclamado como uma obra singular na literatura brasileira, marcando a estreia do bajubá como linguagem literária.
Minibio participantes
Amara Moira é travesti, feminista e doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp. Além de Neca, é autora do livro E se eu fosse puta e colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente, atua como Coordenadora do Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, sendo uma referência na luta por direitos e visibilidade das pessoas LGBTQIAP+.
Aires é travesti, pansexual e não monogâmica. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará, atualmente trabalha como arte educadora no Museu da Imagem e do Som do Ceará, foi Conselheira Estadual de Cultura/Performance. Vem desenvolvendo trabalhos como educadora, artista visual, produtora,gestora cultural e curadora independente.
Stênio Gardel nasceu em Limoeiro do Norte, estado do Ceará. Publicou em 2021 seu primeiro romance, “A palavra que resta”, pela Companhia das Letras, sendo finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti, em 2022. A obra foi publicada em inglês pela editora New Vessel Press com o título “The Words That Remain”, em tradução de Bruna Dantas Lobato, vencendo o National Book Awards 2023 na categoria Literatura Traduzida. Em 2024, a mesma tradução foi finalista do Jabuti na categoria melhor livro brasileiro publicado no exterior. O romance traduzido agora para o espanhol, teve publicação também em italiano e holandês, além de edição em Portugal, e será publicado ainda em eslovaco.
Serviço:
Roda de Conversa: “Literatura brasileira transviada” + Lançamento de Neca com Amara Moira, Stênio Gardel e Aires
Mediação: Taynara Araújo
Data: 4 de fevereiro de 2025
Horário: 18h
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza – CE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário