sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

PRÉ CARNAVAL: Terceira Edição do Bloco do Peixe agita Fortaleza com feijoada, música e alegria

Evento abre o ciclo de Pré Carnaval do bairro Benfica fechando a Rua João Gentil no próximo domingo

Neste domingo, 2 de fevereiro, o bairro Benfica, em Fortaleza, será palco da terceira edição do Bloco do Peixe, evento que promete reunir alegria, música e sabor no Boteco do Peixe. Com início às 15h, o bloco contará com feijoada e shows ao vivo de Carlinhos Guitarradas e o talentoso DJ e percussionista Ravengah, animando os foliões com os clássicos, muita  marchinha e a energia contagiante da cultura carnavalesca.
A empresária Carmelita da Silva, dona do Boteco do Peixe, compartilha um pouco sobre a trajetória e desafios enfrentados para chegar a este momento de sucesso. Ela revela que o bar surgiu durante a pandemia, como uma forma de sobreviver ao cenário adverso da época. “Eu e meu marido, que trabalhava no hospital, decidimos investir no nosso sonho e, com muito esforço, criamos o Boteco do Peixe, que começou no improviso e com a ajuda dos amigos”, conta Carmelita. O bar, fundado em junho de 2020, se tornou um ponto de resistência para os moradores da região, mantendo o espírito acolhedor e familiar.
A gastronomia do Boteco é um dos grandes diferenciais do lugar. A proprietária destaca os espetinhos e pratos como feijão verde com camarão como grandes sucessos do cardápio. “Tudo aqui é feito com muito carinho e tempero especial, e a qualidade dos ingredientes é essencial. O nosso peixe é diferenciado, e a comida agrada aos mais variados paladares”, afirma Carmelita.
Além do cardápio delicioso, o atendimento é outro ponto forte do estabelecimento, que se destaca pela sua inclusão e respeito a todos os públicos. "Recebemos todos com o mesmo carinho e respeito, sem discriminação", completa.
A festa do Bloco do Peixe é também uma grande oportunidade para curtir o carnaval fora de época no bairro Benfica. A organização do evento conta com a experiência acumulada nas edições anteriores, com maior estrutura, segurança e a participação de estandes parceiros e ambulantes locais. A festa promete ser ainda mais grandiosa, com a expectativa de um público recorde e um ambiente descontraído, abrindo o Pré Carnaval no bairro Benfica.
Os shows ao vivo ficarão por conta de Carlinhos Guitarradas, músico com 36 anos de carreira e destaque na cena local, que traz um repertório recheado de guitarradas, forró, axé e piseiro, e o talentoso Ravengah, com mais de 40 anos de experiência no mundo da música, fazendo todo mundo dançar com sua percussão e set de DJ.
A empresária Carmelita finaliza com muita empolgação: “Estamos muito ansiosos para essa terceira edição. A rua vai estar cheia de energia e, como sempre, nosso evento é para todos. Não vai faltar música boa, comida deliciosa e uma verdadeira celebração do carnaval!”
A entrada para o evento é gratuita, e os organizadores pedem a colaboração do público para manter a rua limpa e a festa segura. A camisa Abadá com direito a feijoada custa R$ 20 antecipado. Se você está em Fortaleza, não pode perder o Bloco do Peixe – um evento para quem ama a folia com muito sabor e animação!

Serviço:
3ª Edição do Bloco do Peixe
Data: Domingo, 2 de fevereiro de 2025
Horário: A partir das 15h
Local: Boteco do Peixe, Rua João Gentil, Bairro Benfica – Fortaleza, CE
Entrada: Gratuita
Camisa: Abadá 20 reais antecipado e 30 Reais no dia, com direito a feijoada.

Tv Cultura exibe documentário sobre o desafio de alimentar o mundo sem impactar o meio ambiente

inédito da tv aberta, produção vai ao ar na quarta-feira (5/2), a partir das 22h

Nesta quarta-feira (5/2), às 22h, a TV Cultura exibe o documentário Terra que Alimenta, inédito na TV aberta. O filme foca em um dos principais desafios globais desse século: como alimentar o mundo sem degradar o meio ambiente.
Em 2050 o planeta deverá ter 10 bilhões de pessoas que precisarão diariamente de comida. Mas como abastecer essa quantidade estratosférica de bocas sem esgotar a água e o solo? No Brasil, o Censo Agropecuário Nacional estima que atualmente existam 12 milhões de hectares de terras degradadas que podem ser recuperadas e convertidas para a agricultura. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) calcula algo entre 80 e 100 milhões de hectares. A verdade é que tanto para uma estimativa quanto para a outra, já passou da hora de agirmos.

Lia de Itamaracá é destaque em exposição na Caixa Cultural Fortaleza

Mostra conta a história de sucessos, desafios e resistência cultural
da artista pernambucana
A artista Lia de Itamaracá
(Foto: Ytallo Barreto)

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a exposição Lia de Itamaracá - Cirandar é Resistir. A mostra, em cartaz de 08 de fevereiro a 11 de maio, retrata a história da artista pernambucana que, aos 81 anos, permanece como uma das principais vozes da cultura popular brasileira e da valorização da ciranda como patrimônio imaterial. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
A exposição convida o público a refletir sobre a resistência cultural e os desafios enfrentados por Lia em sua carreira, em um contexto de reafirmação da identidade afro-brasileira, rompendo barreiras e levando suas cirandas, loas e encantamentos ao Brasil e ao mundo.
A curadoria da mostra é assinada pela artista visual e cineasta Lia Letícia, pela jornalista e escritora Michelle de Assumpção (autora da biografia Lia de Itamaracá, nas Rodas da Cultura Popular) e pelo empresário e produtor cultural Beto Hees, guardião do acervo do Centro Cultural Estrela de Lia, na Ilha de Itamaracá (PE). A curadoria fotográfica é de Ytallo Barreto, também autor de algumas fotos e vídeos que compõem a exposição.

Eixos expositivos:
Três eixos temáticos norteiam a exposição. O Eixo Quem é essa preta? convida à reflexão sobre identidade e a luta contra o racismo na cultura popular. Nesse espaço, o jornalismo ganha a força de uma arte denúncia, trazendo a capa de um jornal de 1974 onde a artista é retratada com termos que refletem o racismo estrutural e naturalizado. Nesse mesmo ambiente, a instalação inédita “Sossego de Lia” surge como um contraponto poético, homenageando a Praia do Sossego, local de nascimento da artista, e oferece aos visitantes a serenidade da praia, com redes que convidam ao repouso e o som das ondas e das cirandas compondo uma atmosfera de contemplação.
O Eixo Ciranda no Mundo apresenta a trajetória ascendente de Lia, apesar de todas as adversidades, com destaque para a instalação “Ciranda de Ritmos”, composta pelos instrumentos reais da ciranda disponíveis para interação do público e acompanhada por um documentário de shows internacionais e espetáculos diversos. A instalação exibe também figurinos, joias e adereços da artista, revelando facetas que conectam tradição e contemporaneidade.
O Eixo Verde Louco, inspirado na canção de mesmo nome do repertório de Lia, mergulha no lado mais pessoal da artista, apresentando a Ilha de Itamaracá como a terra fértil, fonte, raízes, de onde surgem Lia e toda arte que carrega pelo mundo. Três instalações compõem o espaço expositivo. Em “Mar de Lia”, por meio de óculos de realidade virtual, os visitantes embarcam em uma jangada imaginária e podem se deslumbrar com as águas verdes que envolvem a ilha, vivenciar a rotina dos pescadores e integrar uma roda de ciranda comandada por Lia.
A instalação “Casa de Lia” é um convite à intimidade da vida de Lia de Itamaracá, trazendo objetos e elementos do seu universo particular, para onde retorna sempre que suas turnês pelo mundo terminam. A simplicidade e os significados presentes nesse ambiente fazem com que Lia, apesar de sua fama, continue sendo uma mulher genuína, alegre, e profundamente conectada à sua história e ao seu povo.
Outra novidade na exposição é um recorte do projeto “Letras da Ilha”, da designer Lili Nascimento, que também assina identidade visual da exposição como um todo. Este projeto destaca a tipografia vernacular das embarcações tradicionais da Ilha de Itamaracá, exibindo a feitura dos letreiros e a arte feita pelos pintores letristas locais.

Encontros com Lia:
A mostra também contará com atividades especiais com a presença da artista. No dia 08 de março (sábado), às 16h, a roda de diálogo “Racismo na Cultura Popular” terá a participação de Lia de Itamaracá, dos curadores, de artistas e gestores culturais convidados, seguida de apresentação de Lia ao lado do DJ Dolores.
No dia 09 de março (domingo), às 16h, a artista participa da vivência “Aprendendo a Cirandar”, ao lado de músicos de sua banda, promovendo um encontro pedagógico que proporcionará ao público a oportunidade de conhecer mais sobre a ciranda. A atividade culminará com o show Ciranda de Lia, em que a artista apresenta um repertório tradicional de cirandas e cocos de roda.

Serviço:
Exposição Lia de Itamaracá – Cirandar é Resistir
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema
Visitação: de 08 de fevereiro a 11 de maio de 2025
Horários de visitação: de terça a sábado, 10h às 20h, e domingos, das 10 às 19h
Entrada Franca
Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso a pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Natura Musical apresenta Esse é Meu Mundo, álbum de estreia de Paige

Trabalho é um manifesto da cantora mineira sobre suas origens e identidade, explorando um pop diverso
Capa de Esse é Meu Mundo

“Desacredita, bobo, eles não me conhecem ainda / Mas quem me conhece não esquece”. Esses versos representam bem a essência de Esse é Meu Mundo, primeiro álbum da cantora mineira Paige, que chegou às plataformas digitais. Patrocinado pela Natura.
Musical, o disco é um verdadeiro manifesto sobre suas origens, sua identidade e seu propósito como artista ‒ tudo isso embalado por um pop multifacetado e contagiante.
Composto por 11 faixas, Esse é Meu Mundo perpassa momentos e pessoas que contribuíram para moldar Paige enquanto indivíduo e artista. “Este álbum não é apenas uma coleção de músicas; é o testemunho de uma odisséia pessoal. É a trilha sonora da minha vida. Cada faixa representa um capítulo da minha história, uma página virada na narrativa que é única e minha”, reflete a cantora. O ouvinte é convidado a mergulhar na essência de Paige, desde sua paixão pela música herdada da família, passando por sua bissexualidade, suas relações românticas e muito mais.
O público já teve um gostinho do álbum com os singles “Trik Trik”, “Pra Viajar” (com Cynthia Luz) e “Muy Linda” (com o DJ WS da Igrejinha), que introduziram a sonoridade plural do trabalho. Esse é Meu Mundo vai do afrobeat ao reggaeton, do rap ao R&B, consolidando Paige como uma artista pop no sentido mais genuíno da palavra, conforme ela própria explica. “Eu me entendo nesse lugar: isso é pop porque a gente pode se comunicar com muita gente e falar várias linguagens, e a minha música representa muito esse lugar. Minha música é uma mistura de várias coisas que são populares. E onde a gente coloca isso tudo? Na pluralidade do pop. O pop no sentido de ser abrangente, expansivo e autêntico”, conclui.
Esse é Meu Mundo foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de 1ª Festival de Música Doida, Festival Pá na Pedra, Jack Will, Natania Borges, N'zinga e ruadois. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 160 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira como Maíra Baldaia, Sérgio Pererê e Meninos de Araçuaí. O disco também tem patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC).

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 20 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

Evento reunirá Amara Moira, Stenio Gardel e Aires em diálogo sobre literatura, diversidade e resistência

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realizará no dia 4 de fevereiro, às 18h, com a roda de conversa “Literatura brasileira transviada” e o lançamento do livro “Neca: romance em bajubá”, da escritora e feminista Amara Moira. O evento contará com a participação de Stênio Gardel e Aires, e a mediação será conduzida por Taynara Araújo, criando um espaço de reflexão sobre literatura, diversidade e as múltiplas vozes que reconstroem narrativas na cultura brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público.
A roda de conversa trará a discussão sobre os impactos, desafios e potência da literatura queer no Brasil. “A literatura LGBTQIA+ tem se fortalecido como um campo de inovação e resistência, conquistando prêmios e ampliando sua presença nas livrarias e bibliotecas. Obras que antes eram ignoradas agora desafiam padrões e reconfiguram o cenário literário. Mas até que ponto essa produção pode ser considerada uma das mais criativas da atualidade? Essa questão será o ponto de partida da roda de conversa ‘Literatura brasileira transviada' ", comenta Amara. 
Após a roda de conversa, a escritora lançará o seu romance de estreia, Neca: romance em bajubá (Companhia das Letras, 2024), uma obra ousada e inovadora, escrita inteiramente no bajubá, a língua das bichas. No livro, uma travesti revisita sua história como prostituta no Brasil e na Europa enquanto compartilha lembranças, sonhos e reflexões sobre literatura, amor e identidade. Com uma narrativa hilária e sofisticada, Neca tem sido aclamado como uma obra singular na literatura brasileira, marcando a estreia do bajubá como linguagem literária.

Minibio participantes
Amara Moira é travesti, feminista e doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp. Além de Neca, é autora do livro E se eu fosse puta e colunista do UOL Esporte e da plataforma Fatal Model. Atualmente, atua como Coordenadora do Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, sendo uma referência na luta por direitos e visibilidade das pessoas LGBTQIAP+.
Aires é travesti, pansexual e não monogâmica. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Ceará, atualmente trabalha como arte educadora no Museu da Imagem e do Som do Ceará, foi Conselheira Estadual de Cultura/Performance. Vem desenvolvendo trabalhos como educadora, artista visual, produtora,gestora cultural e curadora independente.
Stênio Gardel nasceu em Limoeiro do Norte, estado do Ceará. Publicou em 2021 seu primeiro romance, “A palavra que resta”, pela Companhia das Letras, sendo finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Jabuti, em 2022. A obra foi publicada em inglês pela editora New Vessel Press com o título “The Words That Remain”, em tradução de Bruna Dantas Lobato, vencendo o National Book Awards 2023 na categoria Literatura Traduzida. Em 2024, a mesma tradução foi finalista do Jabuti na categoria melhor livro brasileiro publicado no exterior. O romance traduzido agora para o espanhol, teve publicação também em italiano e holandês, além de edição em Portugal, e será publicado ainda em eslovaco.

Serviço:
Roda de Conversa: “Literatura brasileira transviada” + Lançamento de Neca com Amara Moira, Stênio Gardel e Aires
Mediação: Taynara Araújo
Data: 4 de fevereiro de 2025
Horário: 18h
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza – CE.

Riachuelo convida o folião a reinventar o carnaval com coleção que mistura moda e criatividade

Com looks fashionistas e versáteis para todos os estilos e personalidades, a marca se reafirma como especialista em Carnaval, traduzindo a energia e a pluralidade da festa em peças exclusivas

Carnaval é o momento de brilhar, ser quem quiser, deixar a criatividade voar, e criar combinações cheias de personalidade. Convidando o consumidor a inventar a sua própria mistura, a Riachuelo, marca de moda brasileira especialista na folia, apresenta a coleção Mistura e Vem, repleta de brilhos, cores e texturas com peças versáteis para todos os tipos de carnaval do Brasil, do bloco de rua à roda de samba.
Dividida em 3 categorias, a coleção traz diferentes estilos e ideias para que o folião arrase na mistura com alegria e ousadia.
A linha Glam é voltada para aqueles que adoram as comemorações noturnas e buscam um visual carnavalesco moderno e sexy com peças em paetê, lurex, tule e animal print. Os acessórios são os grandes protagonistas das produções, com headbands adornadas com cristais, óculos de strass e sapatos metalizados.
Para aqueles que amam curtir a festa de forma lúdica e colorida, a linha Fun traz uma proposta romântica e surrealista, perfeita para brincar o carnaval nos bloquinhos de rua com brilho e cor. Acessórios em formatos divertidos e elementos como aplicações, franjas, e strass são os destaques da linha.
A linha Neon é vibrante e futurista, ideal para o Carnaval diurno. As peças seguem as tendências de raves e festivais, como o próprio nome sugere. As cores neon são protagonistas, mas dividem espaço com um colorido.
Além da coleção, a Riachuelo também aposta em itens licenciados que conquistam o coração de adultos e crianças, com personagens que estão em alta para garantir um toque divertido e temático nos looks.
“A Riachuelo tem a missão de democratizar a moda brasileira, e a campanha Mistura e Vem é a materialização do nosso objetivo. As 3 linhas da coleção se complementam e abraçam todos os tipos de estilo, e as diferentes formas de festejar o carnaval celebrando a criatividade e a liberdade de expressão, incentivando o nosso consumidor a encontrar a sua mistura perfeita para curtir a folia.” comenta Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.
A coleção de Carnaval 2025 da Riachuelo já está disponível em lojas físicas e no e-commerce da marca, levando brilho, cor e muita brasilidade para quem quer celebrar esse momento com muito estilo.

Greenish celebra a vida e o bem-estar com aulas gratuitas de yoga

A Greenish, marca cearense de moda contemporânea, incentiva a celebrar o verão com estilo e positividade. Inspirada pela beleza natural e pelo estilo de vida leve e despojado, a marca oferece peças confortáveis e estilosas, ideais para quem busca leveza e conexão com a natureza.
A Greenish oferece mais do que moda, oferece um estilo de vida. Por isso, visando tornar mais acessível a prática do yoga, a marca promove aulas gratuitas todas as segundas-feiras, às 17h30, na Casa Greenish, localizada na Praia de Iracema. Em um momento com a imprensa, a professora Clah Mendonça realizou uma aula exclusiva na noite de quarta-feira (29).
"A prática do yoga na Greenish surgiu como um convite. Através desse cuidado com o público que frequenta a Praia de Iracema, um público que tem a necessidade de se cuidar, de olhar para si mesmo, de trabalhar questões internas como ansiedade e depressão. A ideia é trazer essa consciência para o presente", destaca a professora.
As aulas são abertas a todos os níveis e idades, e o público é convidado a se conectar consigo mesmo e com a natureza em um ambiente acolhedor e inspirador.

Serviço:
Yoga na Casa Greenish
Quando: toda segunda-feira
Horário: 17h30
Onde: Av. Beira Mar, 805 - Praia de Iracema

TLF Jeans marca presença no Bloquinho de Verão

A TLF Jeans, marca que celebra a identidade das mulheres e a versatilidade do jeanswear, está presente no Bloquinho de Verão com uma ativação para apresentar a marca e distribuir brindes exclusivos. A ação acontece todos os sábados de evento, até o dia 15 de fevereiro.
Além de reforçar sua presença no pré-carnaval, a TLF incentiva a expressão individual por meio da customização de abadás com jeans. O material, conhecido por sua atemporalidade e estilo urbano, ganha um novo papel nas produções carnavalescas, permitindo que cada foliã transforme sua peça em uma criação única.
“O jeans é um clássico da moda e, agora, também é um diferencial para o carnaval. Nossa ideia é incentivar as mulheres a explorarem diferentes formas de customização, seja adicionando bolsos, barras ou recortes estilizados. O importante é que cada abadá reflita a personalidade de quem veste”, destaca Thicy Lemos, diretora criativa da TLF.

Em parceria inédita, TS Health Center se une a Track & Field e Audi Center para promover corrida em alusão à qualidade de vida

Fortaleza receberá um evento esportivo exclusivo nos próximos meses, unindo esporte, saúde e qualidade de vida. Em uma parceria inédita, o médico especialista em lesões esportivas Abaeté Neto, atuante na TS Health Center, a Track & Field e a Audi Center Fortaleza promovem uma corrida com diferentes modalidades para os esportistas cearenses. Intitulado Running Fortaleza | TS Audi, o evento acontece no dia 12 de abril, a partir das 5h30, com largada na Audi Center Fortaleza, localizada na Avenida Santos Dumont.
A prova contará com opções para diferentes níveis de condicionamento físico: caminhada de 3 km e corridas de 5 km e 10 km. Além da competição, os participantes contarão com um kit completo Track & Field, serviço de massagem e liberação pós-corrida, além de uma arena com atração musical e diversas ativações.
A corrida promete proporcionar uma experiência esportiva completa, promovendo bem-estar e incentivando hábitos saudáveis. “Eventos como este são fundamentais para incentivar a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis. A iniciativa reforça a importância da prática esportiva para a prevenção de lesões e melhoria da qualidade de vida.", destaca o doutor Abaeté Neto, um dos organizadores da ação.
Todos os participantes que concluírem a prova receberão medalhas, e os três primeiros colocados gerais nas categorias masculina e feminina das provas de 5 km e 10 km serão premiados.

Cronograma do evento
04h00 - Abertura da Arena do Atleta
05h30 - Aquecimento
05h45 - Largada das provas de 3 km, 5 km e 10 km
06h30 - Início das ativações
07h30 - Premiação

Retirada de kits
Os kits dos participantes estarão disponíveis para retirada entre os dias 9 e 11 de abril, na loja Track & Field do Shopping Del Paseo. O atendimento acontecerá das 10h às 22h.

Serviço:
Running Fortaleza | TS Audi 
Data: 12/04 a partir das 04h
Local de Largada: Audi Center Fortaleza - Av. Santos Dumont, 8001 - Manuel Dias Branco
Baixe o app da TFS Sports pelo link https://www.tfsports.com.br/ e se inscreva!

Uma década após extinção, extintores de incêndio em veículos fabricados a partir de 2015 podem voltar

As gerações mais novas possivelmente associam os extintores de incêndio aos prédios residenciais e comerciais, mas entre os anos de 1970 e 2015 o item era obrigatório nos veículos com motores a combustão no Brasil. Esse cilindro vermelho ficava fixado debaixo do banco do motorista, de fácil acesso, para apoio inicial na mitigação de princípio de incêndio. A volta da obrigatoriedade já está avançada no Congresso Nacional e, se for aprovada, o Código de Trânsito Brasileiro precisará ser alterado e essa passará a ser uma nova demanda para as oficinas mecânicas.
De acordo com o especialista automotivo Leonardo Mendonça, “infelizmente, os casos de veículos pegando fogo em via pública têm sido constantes no Ceará. Há veículos mais propensos para esse tipo de sinistro, como a Kombi. O modelo é um tipo clássico envolvido em incêndios e explosões no Brasil”. Para além das revisões e manutenções que podem detectar algum problema, alguns sinais como sentir o cheiro de combustível (geralmente quando o abastecimento é feito com produto adulterado), manchas de vazamento, problemas elétricos e de arrefecimento, devem ser vistos como sinal de alerta.
Leonardo observa que os extintores de incêndio têm validade. “Dados recentes apontam para um número cada vez mais crescente de veículos mais velhos circulando pelas cidades. Então, aqueles fabricados até 2015 que ainda mantêm o extintor, precisam passar por manutenção periódica e até a substituição a cada cinco anos, que é o prazo de validade deste item. Do contrário, o condutor que for parado em uma blitz pode receber uma multa no valor de R$ 195,23, levar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e ainda ter o veículo retido. Somente com a regularização e pagamento da infração poderá ter o bem liberado.”
A volta da obrigatoriedade dos extintores, que revoga a Resolução nº 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), traz também ao debate a questão da necessidade de treinamento sobre o seu uso pelos condutores. Por outro lado, conforme relatou o especialista Leonardo Mendonça, se voltar a vigorar essa lei, as oficinas mecânicas terão uma demanda grande com a corrida dos condutores para instalar o item.
“Na LS Centro Automotivo temos profissionais preparados e habilitados para realizar os mais diversos serviços de manutenção, revisão e instalação de extintores. É importante ressaltar que quase 20% dos recalls de automóveis no país dizem respeito a possíveis falhas que poderiam causar incêndios. Desta forma, eu avalio como positivo o retorno dos extintores, com treinamento para o seu uso correto”
Leonardo Mendonça

Serviço:
LS Centro Automotivo
Endereço: Avenida Júlio Jorge Vieira, 860, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas; aos sábados, das 8 às 12 horas
Formas de pagamento: cartão em até 10X sem juros e PIX, além de boletos mediante aprovação de cadastro para Pessoa Jurídica
Informações: (85) 3279-6640
Instagram: @lscentroautomotivo

Em noite emocionante, Alexandre Pires homenageia a música sertaneja com “Pagonejo Bão”, em Goiânia

Fotos Fred Pontes/ Divulgação

Leonardo, Léo Santana, Ana Castela, Lauana Prado, Murilo Huff, Matogrosso & Mathias e Luiz Cláudio & Giuliano foram as participações confirmadas do projeto Goiânia foi palco de mais um projeto de sucesso e, dessa vez, dançou em um ritmo diferente: o pagode.
Famosa por ser o berço da música sertaneja, a cidade recebeu, na noite de ontem (29), o cantor Alexandre Pires e o projeto Pagonejo Bão, uma deliciosa mistura dos ritmos mais populares do país.
Com início às 22 horas, o mineirinho mais sertanejo do Brasil reuniu amigos da música no Espaço Dois Ipês, e juntos cantaram alguns dos grandes sucessos da música sertaneja, acompanhados por uma banda de primeira. 
Abrindo o show, Alexandre Pires transformou Logo Eu, de Jorge & Mateus, em uma verdadeira batucada.
Homenageando seus conterrâneos – César Menotti & Fabiano –, o cantor mostrou sua versatilidade em um medley de Ciumenta e Leilão.
Em seguida, Matogrosso & Mathias subiram ao palco e emocionaram o público com a versão de Tentei Te Esquecer.
Ana Castela, deu o pontapé inicial nas inéditas e dividiu o vocal em Eu Esqueço. 
Já Murilo Huff deu o tom em Beijo de Outro Ângulo, enquanto Lauana Prado cantou De Ex Pra Ex e Léo Santana Butecoterapia, completando as inéditas do projeto.
Finalizando as participações especiais, Luiz Cláudio & Giuliano e Leonardo emprestaram o talento de anos de carreira e fizeram o público vibrar, relembrando Te Amar Foi Ilusão e Temporal de Amor, respectivamente. Foram pouco mais de duas horas de show, que também homenageou Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Tião Carreiro & Pardinho, Gino & Geno, Zé Neto & Cristiano, Marília Mendonça e muito mais. Incansável, Alexandre Pires ainda presenteou o público com um medley de sucessos do grupo Só Pra Contrariar.
O bastidor da gravação foi uma atração à parte com os encontros entre os artistas, que trocaram experiências musicais e fizeram um show de clássicos nos camarins.
Pagonejo Bão tem estreia prevista para abril e promete ser mais um projeto de grande sucesso de Alexandre Pires, que pretende percorrer o Brasil com o novo show.
“Realizei um sonho que eu tenho há anos e poder dividir com meu povo e amigos queridos não tem preço. Isso aqui foi muito bom, que energia incrível esse meu povo de Goiânia trouxe. Obrigado demais a cada um que esteve presente e fez desse momento ainda mais especial.” – Alexandre Pires

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

A escritora e jornalista Janayde Gonçalves lança livro infantil no próximo domingo (2), na Bece

Uma oportunidade de mergulhar no universo lúdico da alimentação afetiva e garantir exemplares autografados para as crianças e a família

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), será palco, no dia 2 de fevereiro, das 16h às 17h, de um encontro especial com a escritora Janayde Gonçalves. Na ocasião, a autora realizará uma contação de histórias e lançará seus mais novos livros, A Sardinha Prateada e Purê Purê, publicados pela editora VDV. A entrada é gratuita.
Os livros fazem parte da coleção "Ler e Diversão", que busca estimular a criatividade e transmitir valores às crianças a partir dos dois anos de idade. Cada obra é rica em estímulos visuais e narrativas que conectam os pequenos e seus pais por meio da temática da alimentação afetiva.
Em "A Sardinha Prateada", o universo mágico da Fada dos Mares encanta ao transformar três sardinhas com um toque de alegria e magia. Já "Purê Purê" diverte ao explorar, com humor e leveza, as diversas variedades de batatas e suas possibilidades.
Alimentação afetiva como tema central
Janayde Gonçalves propõe histórias que mesclam diversão e aprendizado, abordando especialmente a introdução alimentar. Segundo a autora, a alimentação afetiva é aquela que resgata memórias, reforça os laços e desperta emoções por meio da comida.
A coleção é formada por seis livros, pensados para auxiliar pais e crianças durante as primeiras experiências alimentares, um período repleto de descobertas e desafios. Além das histórias envolventes, os livros também são aliados na criação de hábitos saudáveis e na construção de vínculos familiares.

Sobre a autora
Janayde Gonçalves, mãe de Amir, é jornalista, educadora e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará e pela Universidade Nova de Lisboa. Com ampla experiência na área cultural e cinco prêmios de jornalismo, Janayde também foi apresentadora de programas televisivos e atua desde 2008 em temas como meio ambiente, ética e cultura.

Serviço:
Contação de histórias e lançamento dos livros A Sardinha Prateada e Purê Purê, de Janayde Gonçalves.
Mediação: Juliana Lacerda
Data: 2 de fevereiro
Horário: 16h
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Av. Pres. Castelo Branco, 255, Moura Brasil, Fortaleza – CE.

Proibição do comércio de lagostas começa neste sábado

De 1º de fevereiro a 30 de abril, a pesca e a venda do pescado são ilegais em todo o país
 
Quem passeia pelas praias do Ceará ao longo do verão, principalmente em sua disputada capital Fortaleza, não demora muito até passar pela tentação de provar uma das principais iguarias do Nordeste brasileiro: a lagosta. No entanto, a partir desse sábado, dia 1º de fevereiro, quem estiver vendendo o produto estará infringindo a lei. Essa medida é necessária para evitar o declínio da espécie, que está em período reprodutivo desde novembro.
A proibição é determinada pela Portaria 221/2021, do Governo Federal, que estabelece as regras para a pescaria de lagosta, incluindo as orientações sobre o período de defeso – prática de suspensão da atividade de pesca durante determinados meses, para proteger os ciclos de reprodução, crescimento ou migração de algumas espécies. No caso da lagosta, o defeso vai sempre de 1º de novembro a 30 de abril e inclui a proibição de transporte, processamento e comercialização para todo o mercado nacional durante seus três últimos meses (fevereiro, março e abril). Nesse período, fica permitido apenas o armazenamento do estoque remanescente já declarado ao Ministério da Pesca e Aquicultura e a exportação dos produtos.
“Temos dois problemas aí: a pesca e o comércio ilegais. Porque para estar sendo vendida durante esse período, é porque, provavelmente, essa lagosta também foi pescada durante o defeso. E isso prejudica todos nós, pescadores, mas, principalmente a lagosta, porque ela precisa de tempo para se reproduzir, para se desenvolver, e aí então abastecer os novos ciclos de pesca”, explica o pescador artesanal Tobias Soares, coordenador do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Icapuí (CE). “O defeso é uma das principais ferramentas para garantir a sustentabilidade da espécie. Quando a gente respeita essas normas, estamos defendendo a lagosta e o nosso sustento.”
Com a comercialização ilegal das lagostas, as demais medidas adotadas pelo governo para a sua recuperação, como é o caso do limite de pesca estabelecido no ano passado, também têm sua efetividade reduzida. “A nossa expectativa é que todos os atores envolvidos com a cadeia produtiva possam se comprometer para realmente mudar essa cultura. Os estabelecimentos precisam se opor, se recusar a vender, mas os turistas e os moradores também não podem aceitar o produto caso ele seja oferecido, porque, muitas vezes, isso se dá também pelo comércio clandestino. A proteção das espécies é uma responsabilidade de todos nós” argumenta o diretor científico da Oceana, Martin Dias.
 
Ouro do mar
Pesca da lagosta, no Ceará. Foto: Oceana/Christian Braga
A pescaria de lagosta é uma das mais valiosas do Brasil, correspondendo ao principal pescado de exportação do país. A espécie representa o sustento de mais de 15 mil famílias de pescadores e pescadoras espalhadas pelo Nordeste, principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, seus maiores produtores.
Apesar dos cuidados e das tradições relacionados com a pesca artesanal da lagosta, sua população vem apresentando forte queda ao longo dos anos. Diversos estudos apontam que a pesca excessiva causou, ao longo de décadas, reduções significativas nos estoques de lagosta. As medidas de ordenamento, monitoramento e controle da pescaria são fundamentais para que esse processo se reverta, e a lagosta possa continuar se desenvolvendo até uma plena recuperação, beneficiando o meio ambiente e a pesca.
A Oceana é a maior organização de advocacy sem fins lucrativos dedicada exclusivamente à conservação dos oceanos. Com base na ciência, trabalhamos para recuperar a abundância dos oceanos e garantir a saúde da biodiversidade marinha por meio de mudanças nas políticas públicas de países que controlam mais de um quarto da pesca mundial. Nossas campanhas apresentam resultados efetivos, explícitos em mais de 300 vitórias contra a sobrepesca, a destruição de habitats, a poluição por petróleo e plástico e a perda de espécies ameaçadas, como tartarugas, baleias e tubarões. Um oceano saudável pode oferecer uma refeição saudável de pescados a 1 bilhão de pessoas todos os dias, para sempre. Juntos, podemos proteger os oceanos e ajudar a alimentar o mundo. Saiba mais em brasil.oceana.org.

Educador garante que é possível transformar a atividade física em um hábito prazeroso

Embora muitas pessoas ainda vejam o exercício como um sacrifício, esse pensamento pode ser mudado. Na Bodytech do Shopping Iguatemi Bosque, o educador físico e coordenador Gil Duarte aponta como pequenos ajustes podem transformar a atividade física em algo prazeroso e sustentável no dia a dia. Em vez de se obrigar a seguir um treino maçante, a dica de Gil é: o segredo está em encontrar a atividade certa, alinhada ao estilo de vida e preferências pessoais.
Segundo o profissional, muitas vezes a dificuldade de manter uma rotina de exercícios vem da falta de identificação com o tipo de atividade praticada. “Se você não gosta de correr, por que insistir nisso? A atividade física não precisa ser um castigo. O ideal é procurar algo que te faça bem, que se encaixe na sua rotina e que você realmente curta fazer”, afirma Gil Duarte.
Conforme ele, seja uma aula de dança, uma caminhada ao ar livre ou até mesmo um treino funcional na academia, o importante é fazer algo que dê prazer.
Para quem tem um dia cheio de compromissos, Gil explica que a solução pode estar em encontrar exercícios rápidos, mas eficazes. “Treinos de 20 a 30 minutos, como os de alta intensidade (HIIT), podem ser uma excelente alternativa para quem não tem muito tempo. O segredo é agendar o treino como se fosse um compromisso fixo e garantir que ele se encaixe na rotina”, sugere.
Com isso, de acordo com o educador físico, o treino passa a ser uma parte natural do dia, sem gerar o estresse de tentar encontrar longas horas livres para se dedicar à atividade. A ideia é tornar a prática física algo que se encaixe nas “brechas” do dia a dia.

Comece devagar
Outro ponto destacado por Gil é a importância de começar com atividades mais simples, especialmente para quem ainda tem resistência ao exercício. “Atividades como caminhadas ou yoga são excelentes pontos de partida. Elas são menos intensas e ajudam a criar confiança no corpo”, explica.
Além disso, para quem não gosta de treinar sozinho, o educador recomenda buscar companhia. “Treinar com amigos ou participar de aulas em grupo é uma ótima maneira de aumentar a motivação. Isso torna o momento mais agradável e cria um compromisso com os outros, o que pode ser um fator importante para não desistir”, afirma.

Metas pequenas
Estabelecer pequenas metas também é uma estratégia eficaz. “Em vez de se preocupar com resultados rápidos, foque em metas que sejam alcançáveis a curto prazo, como treinar três vezes por semana ou caminhar por 15 minutos todo dia. A ideia é criar consistência e perceber os avanços”, destaca.
O profissional explica que esse tipo de abordagem vai criando um ciclo positivo, onde o prazer em conquistar os pequenos objetivos torna o exercício mais prazeroso e menos desafiador.
Gil também fala sobre as barreiras psicológicas que muitas pessoas enfrentam ao iniciar a prática de exercícios, como a pressão por resultados rápidos ou a comparação com os outros. Para ele, a autocompaixão é a chave para vencer esses obstáculos. “Não se cobre demais. O importante é dar o primeiro passo e persistir. O progresso vem com o tempo, e cada pequeno avanço é uma vitória”, finaliza o coordenador.
FOTOS: Arquivo/Bodytech

Kazane e Micaela Gomes são atrações no Cantinho do Frango

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, às 18h30, a cantora Micaela Gomes, com seu Mica Trio, apresenta show com   repertório de sucessos da MPB
Couvert: R$ 20,00

Estreando o mês de fevereiro,  no sábado, 01, às 19h, Kazane, um dos grandes expoentes do Blues cearense, apresenta o show de lançamento do clipe da canção "Tá Faltando Mas Tem". No repertório autoral, as clássicas "Panelada da Vovó  Ieda" e " Bitelma". Kazane será acompanhado pelos músicos: Erivan PDM (Beats), Ernesto Durruti (Guitarra)  e Ângelo Tokutake (Baixo). A apresentação terá a abertura do cantor Samuel Brandão.   Couvert: R$ 20,00.
Piano na hora do almoço
De sexta a domingo, sempre a partir do meio-dia,  o pianista Hérlon Robson apresenta sucessos nacionais e internacionais. Couvert: R$ 4,00.
Sextas, sábados e domingos, na hora do almoço, o som vem do vinil com o Dj Barry White. Nas sextas, no fim do dia, tem a A Hora Que O Galo Canta, que traz a música do Dj Alan Morais e um cardápio promocional das 16h às 20h. Momento ideal para quem quer descontrair, encontrar os amigos e saborear petiscos deliciosos após um dia intenso de trabalho. 

Serviço:
Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota
Informações: (85) 3224 6112 / 98796  9066
Facebook: @cantinhodofrango
Instagram: @cantinhodofrangooficial
Site: cantinhodofrangooficial.com.br

Paula Dantas, diretora da Inova Varejo RH, assume Diretoria de Núcleo Feminino da CDL Jovem

A empresária Paula Dantas, reconhecida por sua atuação como Diretora da Inova Varejo RH e especialista em educação corporativa e cultura organizacional, agora assume a diretoria do Núcleo Feminino da CDL Jovem na gestão 2025-2026. O evento de posse aconteceu no dia 28 de janeiro. 
Criadora do grupo Entre Elas, um seleto grupo voltado para o apoio e crescimento de mulheres empresárias, Paula traz para o novo cargo uma visão transformadora voltada para fortalecer e inspirar mulheres no empreendedorismo.
Seu maior objetivo à frente do Núcleo Feminino, de acordo com as suas palavras, será inspirar, conectar, evoluir e desenvolver mulheres empreendedoras, promovendo impacto positivo nos negócios e na sociedade. 
“Acredito no poder do associativismo como motor de crescimento. Por isso, o trabalho será focado em networking qualificado, capacitações e acesso a oportunidades concretas. Queremos que cada mulher empreendedora ou líder veja no nosso núcleo um espaço de apoio, desenvolvimento e conquista.”, afirma Paula. 
De acordo com a especialista em gestão empresarial e cultura organizacional, “O sucesso não se constrói apenas com técnica e estratégia. Saúde física, mental e emocional são bases fundamentais para qualquer trajetória de liderança e alto desempenho. Fortalecer as mulheres não é apenas uma pauta de mercado, é uma necessidade para o crescimento econômico e social da nossa cidade”, finaliza.

Na Foto:
Liduina Dantas, Nayara Dantas, Paula Dantas, Thaissa Dantas e
Ana Lissa Dantas

Academia da Cerveja, da Ambev, oferece diversos cursos gratuitos e online para começar o ano com o pé direito

De aulas sobre a história da cerveja à harmonizações especiais, os cursos são ministrados de forma online e destinados ao público geral

O início de um novo ano é sempre um momento inspirador para buscar novas experiências e expandir o conhecimento. Começar um novo hobby, iniciar um curso diferente, ler mais: são metas recorrentes para começar bem o novo ciclo. Para os apaixonados por cerveja, esse objetivo pode se tornar ainda mais fácil e especial. Isso porque, a Academia da Cerveja — um espaço criado pela Ambev para fortalecer a cultura cervejeira no Brasil — oferece diversos cursos gratuitos e online para quem quer conhecer um pouco mais sobre o universo cervejeiro.
Agora é a oportunidade perfeita para explorar os temas. As opções são variadas e atendem a todos os interesses, desde quem deseja explorar a história e o mercado da cerveja como um todo, até aprender a harmonizar a bebida mais querida do Brasil com diferentes sabores. Com a intenção de potencializar o ecossistema cervejeiro e enriquecer a cultura que envolve a bebida no país, os cursos estão abertos ao público em geral, maiores de 18 anos, e também em formato de webinars gratuitos disponíveis online.

Serviço:
Academia da Cerveja: R. Mourato Coelho, 560.
Funcionamento: De Segunda à Sexta: 08h às 19h. Atendimento ao Público: 14h às 16h
Mais informações: www.academiadacerveja.com

Arquitetos promovem mesa-redonda no MAUC sobre o tombamento da sede da Fundação Waldemar Alcântara

Nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 9h30, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC sediará a mesa-redonda “Notas sobre a Instrução de tombamento do edifício-sede da Fundação Waldemar Alcântara (FWA)”. O evento será moderado por Ricardo Paiva, professor do Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, e reunirá três arquitetos cearenses: Bruno Braga, Daniela Alcântara e Romeu Duarte. O evento é aberto ao público.
O encontro tem como objetivo discutir o documento que formaliza o pedido de tombamento da sede da Fundação Waldemar Alcântara, instituição privada sem fins lucrativos e sem vínculos políticos – partidários, que trabalha na promoção e construção de uma memória histórica e bibliográfica do estado do Ceará.

Sobre os participantes
Bruno Melo Braga – é graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo CAU-UFC (2008) e possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU+D-UFC (2017). Professor efetivo de Projeto Arquitetônico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e do Curso de Especialização ‘Projeto Arquitetônico Contemporâneo: teoria e prática’, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC.
Maria Daniela Alcântara - arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília (1991) com Máster na Universitat Politècnica de Catalunya (1996). Desde 1991, tem colaborado em ateliers de arquitetura no Brasil, Espanha e Portugal.
Romeu Duarte - arquiteto e urbanista, professor do CAU-UFC (desde 1991), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design e do Curso de Especialização em Projeto Arquitetônico do Centro de Tecnologia da UFC, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Atualmente, exerce o cargo de presidente do Comitê de Patrimônio Cultural da UFC.

Fundação Waldemar Alcântara
O edifício-sede da Fundação Waldemar Alcântara foi projetada na década de 1970 pelo arquiteto cearense Neudson Braga para ser a residência do casal Dolores e Waldemar Alcântara e se mantém - com ligeiras adaptações para abrigar seu novo uso - como um dos raros exemplares da arquitetura residencial unifamiliar moderna que resistiram às grandes transformações urbanas de Fortaleza nos últimos 40 anos. No documento “Instrução de Tombamento do Edifício - Sede Fundação Waldemar Alcântara - FWA”, objeto de discussão da mesa-redonda, procura-se demonstrar as razões que fundamentaram a preservação dessa antiga residência, hoje sede da instituição fundada em 1983.
A FWA trabalha na promoção e construção de uma memória histórica e bibliográfica do estado do Ceará. Para alcançar esse propósito, vem desenvolvendo projetos que incidam no campo da pesquisa histórica, da catalogação de documentos e na produção de conteúdo, principalmente, editorial. Além disso, a instituição mantém três acervos que contam a atividade pública dos ex-governadores Waldemar Alcântara e Lúcio Alcântara e do ex-deputado federal Leonardo Alcântara, abrangendo a vida política cearense desde 1946. Entre eles, a Biblioteca Labirinto, que conta com cerca de 19 mil livros, 700 periódicos e 203 folhetos sobre diversas áreas do conhecimento, que foram garimpados pelo bibliófilo Lúcio Alcântara. Além disso, a instituição propõe-se a promover palestras e ciclos de debates voltados para assuntos no campo de sua atuação de interesse da sociedade.

SERVIÇO:
Mesa-redonda “Notas sobre a Instrução de tombamento do edifício-sede da Fundação Waldemar Alcântara (FWA)” – 31 de janeiro (sexta-feira), às 9h30, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC. Acesso gratuito!

FUNDAÇÃO WALDEMAR ALCÂNTARA
Sede - Rua Júlia Vasconcelos, 100, São João do Tauape. Horário de funcionamento: segunda, quarta e sexta – das 8h às 12h. Mais informações: (85) 3257-6927 / contato@fwa.org.br
Biblioteca Labirinto - Avenida Antônio Justa, 3305, Meireles. Horário de funcionamento: segunda, terça e quinta – das 13h30 às 16h30. Visitação por meio de agendamento através do contato: (85) 3242-9006.

Esquina Brasil/ Nega Teresa terá nesta semana Stand-up, Baile das Rainhas Trans 2025 e show com clássicos da década de 1960 a 1980

Com uma programação variada que mistura humor, shows ao vivo e eventos especiais, o Esquina Brasil/ Nega Teresa é um dos pontos de encontro da capital cearense para quem busca cultura e entretenimento

Quinta-feira (30/01): é dia de Esquina Comedy, uma noite de stand-up que promete ser de muitas risadas e diversão. A partir das 20h, o espaço recebe o projeto Humor no Bar, comandado pelo humorista Oliveirinha, que terá a participação de dois convidados especiais: Roberto Rizzo e Seu Sérgio. Em seguida, quem anima o público é a cantora Mara Ferrer. Ingressos à venda na plataforma Sympla, a partir de R$20.
Sexta-feira (31/01): Para começar o final de semana, o Esquina Brasil/ Nega Teresa terá, a partir das 20h, o show “Embalos de sexta”, do cantor Luisinho Magalhães e banda. O repertório traz clássicos dos anos de 1960, 1970 e 1980, com sucessos de diferentes gêneros, desde o samba e pagode, incluindo os inesquecíveis hits românticos dessas décadas. Para este show, estão sendo disponibilizadas mesas, que acomodam até quatro pessoas, pelo valor de R$ 260,00, e mesas para duas pessoas no valor de R$ 140,00. E para quem desejar aproveitar o momento de forma mais descontraída, a entrada para a área externa vai custar R$30,00 por pessoa, à venda somente no dia.
Sábado (1°/02): A partir das 18h acontece o Baile da Rainha Trans 2025. O evento celebra diversidade, arte e inclusão em grande estilo. O público será recepcionado pela Pautita Rans e o som de D'Cal Solo e terá presença do repórter das celebridades e idealizador do Blog Barbarizou, Rafael Saldanha, que realizará toda a cobertura do evento. Além disso, a festa contará com premiações especiais, destacando o brilho e a criatividade dos participantes. Serão escolhidas a mais bela rainha trans da noite e a melhor fantasia. O couvert é R$10.
Domingo (02/02): Encerrando a programação do final de semana, a partir das 14h, terá apresentação do grupo Esquina Brasil. Comandada pelo músico Átila Mello, a banda promete colocar todo mundo para dançar ao som de pagode e samba. O couvert é R$10.
Horários de funcionamento
O Esquina Brasil/Nega Teresa oferece Almoço Executivo de terça a sexta, das 11h às 15h tendo no cardápio opções de cozinha brasileira e internacional. À noite, o espaço abre de terça a domingo, com horários variados: nas terças, quartas e quintas, das 17h à meia-noite; nas sextas-feiras, das 17h às 4h da manhã. Aos sábados, o funcionamento vai do meio-dia até às 4h da manhã, e aos domingos, do meio-dia à meia-noite.
SERVIÇO:
Esquina Brasil/Nega Teresa: Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE. Site:
www.esquinabrasilfortaleza.com.br/ Redes sociais: @esquinabrasilfortaleza /  @nanegateresa. Contato para reservas: (85) 85 9.8884-3177/ 9.9290-8755 / 9.8521-1001 (ligação ou WhatsApp).

Editora UFC lança antologia e edital dedicados aos 300 anos de Fortaleza; escritor Lira Neto terá participação especial

Em 2026 a capital cearense completa 300 anos de fundação, contados a partir do ano em que o então povoado do Forte Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, batizado pelos colonizadores portugueses, foi alçado à condição de vila. Em reconhecimento a esse marco histórico importante, a Editora UFC realiza, no próximo dia 4 de fevereiro, a partir das 18h, no auditório da Reitoria, a programação especial Fortaleza Amada.
O encontro terá uma mesa-redonda e dois lançamentos dedicados à celebração da cidade. Na ocasião, o escritor cearense Lira Neto (que assina a biografia da UFC, a ser lançada neste ano) fará uma participação especial, com um anúncio surpresa. Participam da mesa o reitor Custódio Almeida; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; e o escritor Flávio Paiva. A conversa pretende abordar a importância da literatura na preservação e difusão da memória, da história e da cultura da cidade.
Um dos lançamentos é o do livro Fortaleza, poéticas do passado – antologia, que reúne textos de diferentes gerações de escritores e poetas cearenses (ou que aqui viveram parte da vida) do século XX, publicados pela Editora UFC ao longo da história do equipamento.

Organizado pelo professor Francisco Silva Cavalcante Júnior, diretor da Editora UFC, o trabalho oferece uma seleção cuidadosa de crônicas, contos, ensaios e poemas sobre diferentes aspectos da história, da cultura e da vida em uma Fortaleza antiga. Esse trabalho foi iniciado ainda em janeiro de 2024, com a aprovação da proposta pelo Conselho Editorial da UFC.
Pelo olhar de nomes consagrados como Moreira Campos, Raimundo Girão (com o texto “Minha cidade do oceano verde”), Lustosa da Costa (que assina “Louvação de Fortaleza: a loura desposada do sol”), Jáder de Carvalho, Blanchard Girão, Airton Monte, Jorge Tufic e Caio Carneiro, emerge uma Fortaleza nostálgica, ainda pacata, mas em transformação. Entre memórias e rastros de um passado ora superado, ora resistente, o leitor é convidado a observar uma cidade em plena construção de sua identidade.
Com prefácio assinado pela escritora e professora da UFC Tércia Montenegro, a antologia inaugura a coleção Fortaleza 300 Anos, concebida em homenagem ao tricentenário da capital. Essa é a segunda coleção lançada pela Editora UFC desde sua reinauguração, em dezembro de 2023. A primeira foi a coleção Flecha, lançada no fim do ano passado, marcando os 70 anos da UFC.

EDITAL – O outro lançamento da programação é o do edital Fortaleza Amada, que vai orientar a seleção de crônicas inéditas para a próxima publicação da coleção Fortaleza 300 Anos. A ideia é convocar o público a contribuir com textos que expressem seu amor pela cidade, fortalecendo o elo entre ela e seus moradores.
A meta é selecionar 300 crônicas, e a previsão de publicação é para 13 de abril de 2026, no dia do aniversário da cidade.  “A participação é aberta a todos os públicos. A crônica deverá expressar um tipo de amor por Fortaleza e os seus múltiplos espaços urbanos e afetivos”, reforça Francisco Cavalcante Júnior. O material será recebido entre os dias 1º e 30 de abril de 2025. Outros detalhes da seleção constarão no edital.
Ainda dentro da proposta da coleção Fortaleza 300 Anos, a Editora UFC adquiriu os direitos de publicação da segunda edição do Dicionário amoroso de Fortaleza, de Tércia Montenegro, e publicará uma versão ampliada do livro com crônicas inéditas da autora.
Conheça os autores da antologia: Claudia Regina Albuquerque e Souza, Eduardo Fontes, Jose Luís Lira, Linhares Filho, Luciano Maia, Vera Lúcia Moraes, Adauto Gondim, Airton Monte, Aluízio Medeiros, Artur Eduardo Benevides, Blanchard Girão, Caio Porfírio Carneiro, Eduardo Campos, Antônio Filgueiras Lima, Francisco Carvalho, Herman de Castro Lima, Jáder de Carvalho, Jorge Tufic, Lauro Ruiz de Andrade, Lustosa da Costa, José Martins D'Alvarez, Milton de Vasconcelos Dias, Moreira Campos, Mozart Soriano Aderaldo, Otacilio Ferreira de Azevedo, Raimundo Girão e Tulio Monteiro.

SERVIÇO:
Programação Fortaleza Amada
Dia 4 de fevereiro, a partir das 18h, no auditório da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, Benfica). Aberto ao público.

Programação:
Lançamento do livro Fortaleza, poéticas do passado – antologia;
Lançamento do edital Fortaleza Amada;
Mesa-redonda com Custódio Almeida, Evandro Leitão e Flávio Paiva.

Fonte: Editora UFC – fone: (85) 3366.7766

Crédito da foto em anexo: Daryan Dornelles/Divulgação

Assaí está com cerca de 40 vagas abertas no Ceará

Assaí Atacadista recebe clientes | Foto: Divulgação 

O Assaí Atacadista, um dos maiores empregadores privados do país, está com cerca de 40 vagas abertas para atuação em suas lojas no Ceará.
Todas as posições de trabalho são elegíveis a pessoas com deficiência e abrangem diferentes áreas operacionais. Entre as principais oportunidades oferecidas estão vagas para o cargo de Operador(a) de loja e Operador(a) de caixa. Os(as) interessados(as) devem se inscrever diretamente no banco de talentos da região, pelo link: https://assai.gupy.io. Para o cadastro, é necessário ter em mãos CPF, número de telefone e contar com um endereço de e-mail atualizado. 
Os(as) candidatos(as) devem ter mais de 18 anos, Ensino Médio completo e disponibilidade para trabalhar em escala de 6x1 (seis dias trabalhados e um de folga por semana). 

Shopping Eusébio inicia Semana do Cinema, com ingressos a R$ 10

Entre os  dias 6 a 12 de fevereiro, o Grupo Cine do Shopping Eusébio se junta à FENEEC e à ABRAPLEX para a aguardada Semana do Cinema 2025, oferecendo ingressos a apenas R$ 10 para todas as sessões de cinema. Trata-se da sexta edição da campanha.
Durante sete dias, a promoção permite que cinéfilos de todas as idades possam curtir as melhores estreias, desde longas nacionais até produções internacionais, com preços reduzidos. "A Semana do Cinema é uma oportunidade única para levar mais pessoas ao cinema, tornando o acesso à cultura mais democrático e inclusivo. Nosso objetivo é que todos, independentemente do orçamento, possam desfrutar de bons filmes em um ambiente de qualidade", afirma Bruna Pescara, gerente de marketing do Grupo Cine.
A ação é válida para todos os horários e dias da semana, incluindo os finais de semana – exceto para pré-estreias e exibições especiais. Além disso, o Grupo Cine preparou combos especiais com pipoca e refrigerante a preços diferenciados, garantindo ainda mais comodidade e diversão.

Lívia Ferraz assume a Diretoria de Comunicação da CDL Jovem

A Coordenadora de Marketing do Instituto Empresariar, Lívia Ferraz, assume a Diretoria de Comunicação da CDL Jovem. Com vasta experiência na área de marketing e comunicação, Lívia traz consigo uma visão de inovação e sustentabilidade, além de um forte compromisso com a evolução da sociedade e do mercado. A solenidade de posse aconteceu no dia 28 de janeiro. 
Durante a posse, Lívia destacou a importância da comunicação como ferramenta essencial para o desenvolvimento coletivo. "O nosso lema é 'juntos para evoluir', e a ideia é que a Diretoria de Comunicação seja um canal que não só traga informações internas, mas também compartilhe com o público em geral conteúdos que possam contribuir para o crescimento da sociedade. Queremos focar em temas como sustentabilidade, inovação e governança, levando conhecimento de forma acessível a todos", afirmou Lívia.
Ela também ressaltou que, em sua nova posição, pretende consolidar a CDL Jovem como um verdadeiro veículo de disseminação de conhecimento, ajudando a fortalecer a comunicação entre os empresários, as instituições e a comunidade.
Com a entrada de Lívia Ferraz na Diretoria de Comunicação, a CDL Jovem se prepara para intensificar suas ações de engajamento e promover uma comunicação mais transparente e colaborativa, alinhada aos desafios e oportunidades do mundo moderno.

Vinho & Ponto Fortaleza reúne convidados em lançamento do novo cardápio

No mercado da enogastronomia desde agosto de 2022, por meio da loja e wine bar Vinho & Ponto Fortaleza, o empreendedor e pianista Felipe Adjafre movimentou um encontro com profissionais da imprensa na noite da última quarta-feira (29). O motivo foi a apresentação, em primeira mão, do lançamento de novos pratos que passam a compor o cardápio a partir de hoje e deve agradar os amantes de peixe branco e salmão.
Mas as carnes, massas e risotos, sucessos do local, permanecem como outras opções. 
Elaborado pelos chefs Emmanuel Guimarães e Sérgio Prieto, o jantar harmonizado contou com apoio das marcas Jean Veleiros, Minalba e Arosa. Para entrada, foram servidos Ceviche de Banana da Terra e Salmão & Mil Folhas; o prato principal teve dois tempos: Peixe Panga Vinho & Ponto e o Salmão com Crosta de Ervas; e para finalizar, um Volo Búlgaro Vinho & Ponto. Tudo regado aos rótulos exclusivos El Maiten Superior Chardonnay e El Maiten Superior Rosé de Merlot, ambos chilenos.
Serviço:
Vinho &Ponto Fortaleza
Endereço: Rua Eduardo Garcia, 192, Aldeota, Fortaleza/CE
Instagram: @vinhoeponto_fortaleza

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

JISOO do BLACKPINK assina acordo global como artista solo com a Warner Records

JISOO do BLACKPINK assina acordo global como artista solo com a Warner Records

A sul-coreana JISOO, que é cantora, atriz, ícone fashion e membro do grupo BLACKPINK, anuncia que assinou um contrato global como artista solo com a Warner Records - distribuição nacional Warner Music Brasil. Ela inicia essa nova fase com a estreia de um mini álbum solo chamado ‘’AMORTAGE’’, com lançamento previsto para 14 de fevereiro.
"Estou animada com essa nova era e a continuação da minha jornada musical", diz JISOO. "Sinto que estou apenas começando e gostaria de agradecer aos BLINKs por todo o amor e apoio. Esse é só o começo, e estou empolgada para dar início a esse momento histórico com a Warner Records".
"Não há dúvidas de que JISOO é uma das maiores estrelas do mundo e estamos certos de que sua carreira solo será ainda mais impactante. A energia, paixão e talento artístico que ela traz para sua música são de outro nível", afirma Aaron Bay-Schuck (CEO e co-presidente da Warner Records). "Sua música transcende culturas, e Tom Corson, eu e toda a equipe estamos entusiasmados para unir forças com JISOO à medida que ela continua a fazer história e a inspirar milhões ao redor do mundo".
‘’AMORTAGE’’ é o trabalho solo mais abrangente de JISOO, até agora, e marca um verdadeiro renascimento da artista. O título do álbum é uma fusão de "amor" e "montagem", representando os diferentes estágios emocionais do amor, e os diversos momentos de um relacionamento. Juntas, as músicas criam uma trilha sonora vívida dessa jornada.
Com mais de 79 milhões de seguidores no Instagram e bilhões de streams acumulados, JISOO iniciou sua ascensão como artista solo em 2023. Ela fez história com seu primeiro single álbum, ‘’ME’’, com o qual conquistou inúmeros prêmios e se destacou como o álbum mais vendido por uma artista solo feminina na Coreia do Sul e o primeiro a vender mais de um milhão de cópias. Com o hit "꽃 (FLOWER)", ela se tornou a primeira artista feminina solo de K-Pop a alcançar 1 milhão de pré-vendas, além de registrar a maior venda na primeira semana por uma artista solo feminina e o maior número de visualizações em 24 Horas de um videoclipe de K-Pop em 2023. Além disso, a música se tornou o hit de maior sucesso na história do Canadá por uma artista feminina coreana. Nos EUA, chegou ao segundo lugar no Billboard Global 200 e ao primeiro lugar no Global Excl. U.S. Chart.
Ao mesmo tempo, sua influência se expandiu para a moda e a cultura. JISOO já atuou como embaixadora global da Dior, Cartier e Dyson, além de ter sido escolhida como o rosto da ALO Yoga em 2024. No mesmo ano, se destacou como a celebridade mais mencionada durante a New York Fashion Week. Ela também estrelará o aguardado K-drama ‘’Newtopia’’, que estreia em 7 de fevereiro no Prime Video. JISOO iniciou sua carreira como integrante do BLACKPINK, grupo feminino global que esgotou estádios, conquistou inúmeros prêmios e cativou milhões de fãs ao redor do mundo. No entanto, ela está apenas começando o que promete ser seu maior, mais ousado e melhor capítulo até agora.

Prefeitura de Fortaleza inicia programação do Carnaval 2025 neste final de semana

Com apresentações na Praça do Ferreira, no Aterrinho da Praia de Iracema e, pela primeira vez, no Conjunto Ceará, a programação traz Jorge Aragão, Mart’nália, Solange Almeida, Luxo da Aldeia, Belinho, Marcos Lessa, blocos fortalezenses e os coletivos de DJs Numalaje e As Serpentinas

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), inicia a programação do Carnaval de Fortaleza 2025 neste fim de semana (31/01 e 01/02), com uma série de atrações para já aquecer o público para o ritmo de folia que tomará conta da Cidade até o início de março. Nomes aclamados da cena musical nacional e cearense se apresentam em três pontos: nos tradicionais polos da Praça do Ferreira e Aterrinho da Praia de Iracema e no inédito Conjunto Ceará, com acesso gratuito. 
E esse é só o começo. Em breve, em Fortaleza, a alegria será geral. Ao longo dos próximos finais de semana, o clima festivo também se espalhará por outras regiões, até que todas as áreas da Cidade tenham sido contempladas com alguma programação. Este ano, serão 20 polos carnavalescos espalhados por todas as Regionais, novidade que marca a descentralização da festa. 
"Sempre me questionei sobre a razão de as grandes festas públicas em Fortaleza acontecerem somente na Beira-Mar e na Praia de Iracema. Esse gesto só aumentava as desigualdades da nossa Cidade. Desde a campanha eleitoral, critico essa atitude e propus termos Carnaval, São João e Réveillon em polos espalhados pelas Regionais. Agora, na condição de prefeito, determinei que fossem descentralizadas as atrações do Carnaval, para que a festa seja plural e próxima de todos os fortalezenses", declara o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. 
Abertura do Pré-Carnaval
Na sexta-feira (31/01), o ponto de encontro dos foliões será a Praça do Ferreira, que a partir das 18h recebe a banda Luxo da Aldeia, seguida pela apresentação do "poeta do samba", Jorge Aragão, que sobe ao palco às 20h30. 
Já no sábado (01/02), a animação toma conta do Aterrinho da Praia de Iracema. A partir das 16h, começa o cortejo dos blocos Unidos da Cachorra, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila, um desfile repleto de ritmos e energia. No palco, a festa inicia às 17h30 com a apresentação de As Serpentinas, coletivo das DJs Maria Tavares, Kaká Di Paula e Ada Porã. Em seguida, o cantor e compositor Marcos Lessa assume o comando e, logo depois, Mart’nália chega com sua voz marcante para apresentar o melhor do samba. O encerramento fica por conta do Bloco Camaleões do Vila, contando com a participação especial do sambista Belinho da Silva, para finalizar a noite com muita folia. 
Enquanto isso, a agitação também tomará conta do Polo de Lazer do Conjunto Ceará, pela primeira vez, ponto oficial do Carnaval de Fortaleza. A agenda inicia às 17h, com a festa Numalaje, projeto do coletivo de DJs Lolost, DDzin e Negona, abrindo a programação, seguida do sambista Belinho da Silva. Encerrando a noite, um dos maiores nomes do forró, Solange Almeida sobe ao palco para embalar o público ao som de muitos sucessos.

Mais investimentos nos artistas de Fortaleza
A secretária da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Helena Barbosa, reforça que outro diferencial importante deste ano será o aumento dos investimentos no fomento da cultura local. Mais de R$ 3,3 milhões estão sendo revertidos em apoios financeiros a agremiações e blocos independentes e contratação de artistas locais e pesquisadores, processo executado por meio de credenciamento, instrumento democrático de difusão viabilizado por meio da política de editais. 
O Carnaval de Fortaleza 2025 apresentará mais de 100 atrações artísticas fortalezenses. Até 4 de março, 48 blocos de rua independentes e 33 agremiações também desfilarão pelas ruas da cidade. O restante da programação será integrada por artistas, bandas e DJs selecionados a partir do Edital de Artistas e Grupos do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza 2025, cujo prazo de inscrições encerrou na última segunda-feira (20/01). Após a análise documental, as inscrições encontram-se em processo de curadoria, seguido de agendamento. A agenda completa dos credenciados será lançada até a primeira semana de fevereiro.

Atrações nacionais
Entre as 14 atrações nacionais, além de Mart’nália, Solange Almeida e Jorge Aragão, que abrem a agenda momina, também se apresentam Ednardo, Moacyr Luz & Samba do Trabalhador, Mariana Aydar, Marcelo D2, Xamã, Nação Zumbi, Don L, Tropykália, Magníficos, Gaby Amarantos e Margareth Menezes. “Esta curadoria vem sendo norteada para promover a inclusão e a pluralidade, abraçando gêneros musicais diversos, pensados para contemplar diferentes faixas de público”, reforça a titular da Secultfor. 

CARNAVAL DE FORTALEZA 2025 - PROGRAMAÇÃO DO PRIMEIRO FIM DE SEMANA

31 de janeiro (sexta-feira)
Praça do Ferreira
18h - Luxo da Aldeia
20h30 - Jorge Aragão

1º de fevereiro (sábado)
Aterrinho da Praia de Iracema
15h - Concentração dos blocos
16h - Bloco Unidos da Cachorra
17h - Cortejo Baqueta Clube de Ritmistas
18h - Cortejo Bloco Bonde Batuque
19h - Cortejo Bloco Camaleões do Vila
Palco
17h30 - As Serpentinas
18h30 - Marcos Lessa
20h30 - Mart’nália
22h30 - Bloco Camaleões do Vila, com participação de Belinho da Silva

Polo Conjunto Ceará
17h - NUMALAJE
18h30 - Belinho da Silva
20h30 - Solange Almeida
programação sujeita a alterações

Homenageado do Carnaval 2025
Em 2025, o Carnaval de Fortaleza rende homenagem ao cantor e compositor Ednardo, ícone da música cearense que, junto a nomes como Amelinha, Belchior, Fagner, Fausto Nilo, Ednardo, Rodger Rogério e Téti, o Pessoal do Ceará, revolucionou o cenário cultural nacional, na década de 1970, dando origem a um dos mais ricos movimentos da música brasileira. Sua vasta produção soma mais de 400 títulos, entre eles "Pavão Mysteriozo", "Terral", “Longarinas”, hinos que atravessam gerações com sua mistura de ritmos tradicionais nordestinos e MPB e que cantam o Ceará e sua cultura.

Serviço:
Abertura do Carnaval de Fortaleza 2025
Datas: 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025 (sexta-feira e sábado)
Horários diversos
Locais: Praça do Ferreira (Rua Floriano Peixoto, Centro), Aterrinho da Praia de Iracema (Av. Historiador Raimundo Girão, Praia de Iracema) e Polo de Lazer do Conjunto Ceará (Avenida Ministro Albuquerque Lima, 727 cs 769, Conjunto Ceará)
Acesso gratuito