quarta-feira, 26 de junho de 2024

Festival Ibero-americano de Cinema chega ao cineteatro São Luiz em junho

Fruto de parceria entre o Cineteatro São Luiz, a Embaixada da Espanha, o Instituto Cervantes Recife e o Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual do Ceará (UECE), chega ao equipamento o Festival Ibero-americano de Cinema de Huelva, entre os dias 26 e 29 de junho. A programação apresenta a rica diversidade e a contundência do cinema realizado no continente ibero-americano a partir da exibição de quatro filmes, com debates diários. A entrada é gratuita, com classificação indicativa a partir de 10 anos.

Filmes

“Miriam Miente” e “O Outro Tom” revelam como as mulheres são as primeiras vítimas dos desequilíbrios sociais e das novas formas de se relacionar, no primeiro caso, mas também da violência e da dificuldade de lidar com distúrbios psicológicos e emocionais, no segundo. 

O ambiente de trabalho e os seus conflitos na gestão dos recursos humanos é um dos temas de “Planta Permanente”, filme em que fica evidente como os conflitos laborais se deslocaram para espaços mais invisíveis, mas não menos injustos. Por fim, em “Pizarro” desenvolve-se uma abordagem da memória histórica colombiana a partir do protagonismo compartilhado da protagonista e de seu pai, um comandante assassinado após a assinatura dos acordos de paz.

Debates

As últimas sessões de cada dia serão seguidas de debates. No primeiro dia de mostra (26/06), o longa “Planta Permanente” terá bate-papo mediado por Cleudene de Oliveira Aragão, doutora em Filología Hispánica pela Universidad de Barcelona, Espanha e pós-doutora na área de Conhecimento e Inclusão Social; com os debatedores Sara Benvenuto, realizadora, roteirista e produtora audiovisual, tradutora e pesquisadora em Tradução Audiovisual Acessível; e Michelle Maciel, gestora cultural, produtora audiovisual, cineclubista, licenciada em História e pós graduanda em gestão cultural.

Para o debate do filme “Pizarro”, na quinta (27/06), após a sessão de 19h, receberemos Maria Ocenéia dos Santos Rocha, doutoranda em Linguística Aplicada (POSLA) na Universidade Estadual do Ceará, e Gerciane Maria da Costa Oliveira, doutora em Sociologia. A sessão das 19h de sexta (28/06) terá exibição e debate do filme “O Outro Tom” com Marisa Ferreira Aderaldo, doutora em Letras na área dos Estudos da Tradução, e Alessandra Silva Xavier, doutora em Psicologia Clínica e mestre em Educação.

O encerramento do Festival ocorrerá no sábado (29/06), com discussão do filme “Miriam Mente” exibido às 6h30. A mediadora do debate será Cleide Amorim, doutora em Sociologia, com participação de PABLO MANYÉ, artista plástico e doutor em Artes, e Iara Fraga, assistente social, docente e pesquisadora doutoranda em Serviço Social.

Confira programação completa:

QUARTA (26)

16h30 - “Miriam Mente”, Entrada: Gratuita  | Classificação Indicativa: 10 anos

19h - “Planta Permanente”, com debate. Entrada: Gratuita  | Classificação Indicativa: 10 anos

QUINTA (27)

16h30 - “O Outro Tom”. Entrada: Gratuita  | Classificação Indicativa: 12 anos

19h -  “Pizarro”, com debate. Entrada: Gratuita  | Classificação Indicativa: 10 anos

SEXTA (28) 

14h - “Pizarro”  | 10 anos

16h - “Miriam Mente” | 10 anos

19h - “O Outro Tom”, com debate. | 12 anos

SÁBADO (29)

14h - “Planta Permanente” | 10 anos

16h30 -  “Miriam Mente”, com debate. | 10 anos

Nenhum comentário: