O Museu da Imagem e do Som do Ceará realiza nesta semana uma programação especial dentro da 22ª Semana Nacional de Museus, cujo tema é “Museus, Educação e Pesquisa”. O movimento anual é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A programação no MIS, toda gratuita, prevê visitas mediadas, oficina, apresentações artísticas e rodas de conversa. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Museus, Educação e Pesquisa
O tema proposto para a 22ª Semana Nacional de Museus nos instiga a refletir sobre como a pesquisa e a educação devem permear todas as dimensões de atuação do Museu da Imagem e do Som do Ceará, dando consistência e consolidando a missão do Museu.
Se por um lado a pesquisa contribui para a preservação e valorização do patrimônio cultural do Estado, permitindo a identificação, catalogação e estudo de acervos, e a produção de conteúdos originais, as atividades educativas, embasadas em conhecimentos sólidos, enriquecem a experiência dos visitantes e promovem a educação patrimonial. Assim, ao fomentar a pesquisa e a educação, o museu incentiva a formação de profissionais capacitados e a colaboração com instituições acadêmicas, fortalecendo a cultura e o desenvolvimento social da região.
Programação
A programação inclui diversas apresentações artísticas, falas abertas, oficina e visita mediada. Na sexta (17), acontece a oficina “Vestir-se criatura”, que a partir da obra de Chico da Silva vai trabalhar com retalhos e aviamentos; a apresentação musical do grupo batuQ DelUs, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia; e a fala aberta “As potências da curadoria compartilhada”. Já no sábado (18), acontece exibição do curta “Revendo Chico da Matilde” seguida de conversa com os realizadores e participantes Natália Magalhães (MIS), David Felício (MIS) e Raquel Caminha (diretora do Museu do Ceará); e o espetáculo “História divertida: ABC em Libras”. E no domingo (19), acontece a visita mediada “O encontro do pandeiro e a sanfona: Humberto Teixeira no período varguista” e o espetáculo "A mulher mais forte do mundo!", de Sâmia Bittencourt. Confira os horários no serviço abaixo.
SERVIÇO:
Museu da Imagem e do Som do Ceará - Av. Barão de Studart, 410.
Programação 22ª Semana Nacional de Museus
- Ação mediada - Oficina “Vestir-se criatura”
Data: 17/05 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h
Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)
Inscrições via Sympla. 15 vagas.
Classificação indicativa: a partir de 15 anos.
- Apresentação artística cultural com batuQ DelUs - Programação em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
Data: 17/05 (sexta-feira)
Horário: 18h às 19h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
- Encontro - Fala Aberta “As potências da curadoria compartilhada”
Data: 17/05 (sexta-feira)
Horário: 18h às 19h30
Local: Sala Imersiva / Canal do YouTube do MIS (@mis_ceara)
60 vagas. Inscrições via Sympla.
Classificação indicativa: Livre
- Exibição do curta-metragem “Revendo Chico da Matilde” e bate-papo com Natália Magalhães, David Felício e Raquel Caminha.
Data: 18/05 (sábado)
Horário: 16h às 17h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
- Espetáculo “História Divertida: ABC em Libras”
Data: 18/05 (sábado)
Horário: 17h30 às 18h30
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
- Visita Mediada “O encontro do pandeiro e a sanfona: Humberto Teixeira no período varguista” com Naiany Kelly e Viviane Lima
Data: 19/05 (domingo)
Horário: 16h às 17h
Local: Anexo -2
Inscrições via Sympla. 20 vagas
Classificação indicativa: a partir dos 16 anos
- Espetáculo "A mulher mais forte do mundo!" de Sâmia Bittencourt
Data: 19/05 (domingo)
Horário: 17h às 18h
Local: Praça do MIS
Classificação indicativa: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário